<html xmlns:v="urn:schemas-microsoft-com:vml" xmlns:o="urn:schemas-microsoft-com:office:office" xmlns:w="urn:schemas-microsoft-com:office:word" xmlns:m="http://schemas.microsoft.com/office/2004/12/omml" xmlns="http://www.w3.org/TR/REC-html40">

<head>
<meta http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<meta name=Generator content="Microsoft Word 12 (filtered medium)">
<!--[if !mso]>
<style>
v\:* {behavior:url(#default#VML);}
o\:* {behavior:url(#default#VML);}
w\:* {behavior:url(#default#VML);}
.shape {behavior:url(#default#VML);}
</style>
<![endif]-->
<style>
<!--
 /* Font Definitions */
 @font-face
        {font-family:Wingdings;
        panose-1:5 0 0 0 0 0 0 0 0 0;}
@font-face
        {font-family:"Cambria Math";
        panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;}
@font-face
        {font-family:Calibri;
        panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;}
@font-face
        {font-family:Tahoma;
        panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4;}
@font-face
        {font-family:Consolas;
        panose-1:2 11 6 9 2 2 4 3 2 4;}
@font-face
        {font-family:Georgia;
        panose-1:2 4 5 2 5 4 5 2 3 3;}
 /* Style Definitions */
 p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal
        {margin:0cm;
        margin-bottom:.0001pt;
        font-size:12.0pt;
        font-family:"Times New Roman","serif";
        color:#000099;}
a:link, span.MsoHyperlink
        {mso-style-priority:99;
        color:blue;
        text-decoration:underline;}
a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed
        {mso-style-priority:99;
        color:purple;
        text-decoration:underline;}
p
        {mso-style-priority:99;
        mso-margin-top-alt:auto;
        margin-right:0cm;
        mso-margin-bottom-alt:auto;
        margin-left:0cm;
        font-size:12.0pt;
        font-family:"Times New Roman","serif";
        color:#000099;}
pre
        {mso-style-priority:99;
        mso-style-link:"Pré-formatação HTML Char";
        margin:0cm;
        margin-bottom:.0001pt;
        font-size:10.0pt;
        font-family:"Courier New";
        color:#000099;}
p.MsoListParagraph, li.MsoListParagraph, div.MsoListParagraph
        {mso-style-priority:34;
        margin-top:0cm;
        margin-right:0cm;
        margin-bottom:0cm;
        margin-left:36.0pt;
        margin-bottom:.0001pt;
        font-size:12.0pt;
        font-family:"Times New Roman","serif";
        color:#000099;}
span.Pr-formataoHTMLChar
        {mso-style-name:"Pré-formatação HTML Char";
        mso-style-priority:99;
        mso-style-link:"Pré-formatação HTML";
        font-family:Consolas;
        color:#000099;}
span.EstiloDeEmail20
        {mso-style-type:personal-reply;
        font-family:"Calibri","sans-serif";
        color:#1F497D;}
.MsoChpDefault
        {mso-style-type:export-only;
        font-size:10.0pt;}
@page Section1
        {size:612.0pt 792.0pt;
        margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;}
div.Section1
        {page:Section1;}
 /* List Definitions */
 @list l0
        {mso-list-id:200358968;
        mso-list-type:hybrid;
        mso-list-template-ids:-273243022 68550657 68550659 68550661 68550657 68550659 68550661 68550657 68550659 68550661;}
@list l0:level1
        {mso-level-number-format:bullet;
        mso-level-text:\F0B7;
        mso-level-tab-stop:none;
        mso-level-number-position:left;
        text-indent:-18.0pt;
        font-family:Symbol;}
ol
        {margin-bottom:0cm;}
ul
        {margin-bottom:0cm;}
-->
</style>
<!--[if gte mso 9]><xml>
 <o:shapedefaults v:ext="edit" spidmax="1026" />
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml>
 <o:shapelayout v:ext="edit">
  <o:idmap v:ext="edit" data="1" />
 </o:shapelayout></xml><![endif]-->
</head>

<body bgcolor="#99FF99" lang=PT-BR link=blue vlink=purple>

<div class=Section1>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Caro Farlley.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Quanto ao Ministério Público ser acionado, não vejo nenhum problema.
<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Estamos numa DEMOCRACIA e lutar por direitos legítimos é uma
obrigação.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal>Nota:<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>As informações da Prof. Maria Cristina de Carvalho Cascelli
de Azevedo não estão corretas.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>Ela deve ter recebido alguma informação errada.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>Não estão sendo discutidos a venda de 2000 kits.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>Os R$ 500.000,00 (o projeto é de responsabilidade da
Universidade) são para analise, discussão, avaliação e a maior parte destes recursos,
 vão para custear os trabalhos, que serão feitos pela Universidade E SERIA
OPORTUNO, a participação dos Professores de Música, até para criticar com mais
consistência técnica.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>A demanda, vem dos Pontos de Cultura que, em alguns casos,
já estão utilizando o projeto.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#365F91'>Deverá haver algum tipo de LICITAÇÃO ou de CHAMADA PÚBLICA para
outras soluções equivalentes</span></b><b><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#17365D'><o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#365F91'>Tive uma apresentação e debate na UNB com vários Professores de
diversos departamentos e a Prof. Maria Cristina não estava presente.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#365F91'>Todos, inclusive a representante dos Educadores Musicais,
fizeram elogios ao Projeto.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#365F91'>Claro que todos tem sempre algo a acrescentar, sugerir a até
criticar.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#365F91'>Neste projeto, a PPV se compromete, formalmente,  a acatar as
mudanças solicitadas (dentro de limites possíveis) e SE aprovadas no CAMPO DE
TESTE, torná-las padrão do site.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#365F91'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#365F91'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Há um engano em suas conclusões, parece-me que induzidas por
informações equivocadas, que é fundamental eliminar para termos um debate
equilibrado.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-indent:35.4pt'><b><span style='font-size:16.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#17365D'>Jamais</span></b><b><span
style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#17365D'>
dissemos ou defendemos que o Professor de Música seja DISPENSÁVEL.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>                Informamos que se não houver um Professor de
Música, o Monitor dos Laboratórios (são capacitados para isto) podem aplicar o
Projeto de Inclusão Musical, Aventuras Musicais aos alunos.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>                Se isto NÃO FOI ENTENDIDO CORRETAMENTE, deverei
ser mais explícito, farei a verificação do site.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>                Para a PPV, o Professor de Música é tão
importante quanto MÉDICO, pois acreditamos na MÚSICA como REMÉDIO NATURAL para
os problemas sociais.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>                Quanto aos dados estatísticos, a resposta é sim,
temos.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>                Todo e qualquer acesso ao site é registrado em
Banco de Dados, detalhadamente.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Defesa da Educação Musical.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>                Não vejo em seus argumentos NADA que defenda a
Educação Musical, assim, se puder, envie-me estes argumentos.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>                Também não vejo como podemos prejudicar os
Professores de Música, acho que podemos ALAVANCAR o mercado.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>A PPV.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Empresa pequena, ética e competente:<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoListParagraph style='text-indent:-18.0pt;mso-list:l0 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span
style='font-size:11.0pt;font-family:Symbol;color:#17365D'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:
"Calibri","sans-serif";color:#17365D'>tem consciência que não tem uma solução MÁGICA,
apenas INOVADORA;<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoListParagraph style='text-indent:-18.0pt;mso-list:l0 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span
style='font-size:11.0pt;font-family:Symbol;color:#17365D'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:
"Calibri","sans-serif";color:#17365D'>tem consciência que a participação dos
Educadores Musicais é importante no desenvolvimento do PROJETO;<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoListParagraph style='text-indent:-18.0pt;mso-list:l0 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span
style='font-size:11.0pt;font-family:Symbol;color:#17365D'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:
"Calibri","sans-serif";color:#17365D'>não mudará seus objetivos de INCLUIR
MUSICALMENTE as crianças, principalmente as mais podres.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Por isto, já fez inúmeras tentativas em buscar junto aos
Educadores Musicais, apoio na participação, discussão e até mesmo críticas
quanto ao Projeto.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Nosso objetivo é desenvolver uma ferramenta de Inclusão Musical
e esperamos que ela possa ser utilizada pelos Educadores Musicais.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>No Rio de Janeiro, estive com o Maestro André Cardoso  UFRJ e na
ABM com o Maestro Ricardo Tacuchian, e com o Dr. Turíbio Santos do Museu
Villa-Lobos, todos em agosto/2007.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Soluções Tecnológicas:<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Mais cedo ou mais tarde, algum grande PLAYER irá lançar alguma
solução nesta direção.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Seria melhor ser uma empresa nacional, com apoio e participação
dos Professores de Música do Brasil.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Computadores:<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Acho desnecessária a discussão sobre os computadores.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Eles existem aos milhões e a taxa de aumento é superior a 25% ao
ano.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Existem mais de 90 mil Lan-Houses no Brasil, a maioria em Favelas.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Debate importante:<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Despertar, através da internet,  milhões de crianças, jovens e
adultos a APRENDER MÚSICA, deveria ser um INCENTIVO ao crescimento e
desenvolvimento do mercado para os Professores de Música.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Acho que seria mais proveitoso, se pudermos ter um debate NESTA
DIMENSÃO.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Estamos abertos ao DEBATE, a MUDANÇAS, a INCLUSÃO DE OUTROS
PRODUTOS.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Desde que não seja um DEBATE DE SURDOS.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Gêmeos:<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Favor informar-me a idade deles.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Enviarei em outro e-mail, três senhas, uma para você e duas para
os gêmeos.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Com o acesso ao site,  enviarei os relatórios sobre cada um deles
para sua analise.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>Roberto Bittar<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>31-3421-2223<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#17365D'>31-9976-5262<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<div>

<div style='border:none;border-top:solid #B5C4DF 1.0pt;padding:3.0pt 0cm 0cm 0cm'>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";
color:windowtext'>De:</span></b><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif";
color:windowtext'> anppom-l-bounces@iar.unicamp.br
[mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] <b>Em nome de </b>Farlley<br>
<b>Enviada em:</b> segunda-feira, 24 de novembro de 2008 18:10<br>
<b>Para:</b> Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo<br>
<b>Cc:</b> Secretaria da ABEM; riz Magalhães-Castro;
"=?ISO-8859-1?Q?Beat?="@iar.unicamp.br; anppom-l@iar.unicamp.br;
mestrandos_e_doutorandos_ufrgs_musica@yahoogrupos.com.br;
abemcentro-oeste@grupos.com.br<br>
<b>Assunto:</b> Re: [ANPPOM-L] URGENTE - TOMPLAY substitui professor de música
na escola<o:p></o:p></span></p>

</div>

</div>

<p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p>

<div>

<p class=MsoNormal><span style='font-family:"Georgia","serif"'>Eu vou manipular
o software, mas me antecipei para solicitar junto ao site do fabricante alguns
esclarecimentos, conforme texto abaixo.</span><br>
<br>
<span style='font-family:"Georgia","serif"'>Boa tarde. Meu nome é Farlley
Derze, sou professor de música, com Licenciatura Plena na Universidade Federal
do Rio de Janeiro, pós-graduação e mestrado em Música, na Universidade de
Brasília. Tendo em vista a propaganda sobre o software de que não se faz
necessário o acompanhamento de um professor de música, creio que tal afirmação
encontra-se embasada em dados estatísticos colhidos ao longo de vários anos em
que o software vem sendo utilizado. Como vocês afirmam participar "da
luta" para a inserção da educação musical nas escolas brasileiras (que se
deu por meio de um aditivo à Lei de Diretrizes e Bases de 9394 de 1998), e
atestam que o software cumpre com os objetivos relacionados à Educação Musical
nas escolas, acredito que é oportuno levar ao conhecimento do Ministério
Público Federal, aqui em Brasília, as afirmações que acompanham a propaganda do
software que vocês estão vendendo. Especialmente a afirmação de que o professor
de música é dispensável para a educação musical da criança. A idéia é contar
com a participação do Ministério Público na defesa da Educação Musical no
Brasil. Se o professor de música é dispensável, como vocês afirmam, será
possível verificar a partir de resultados estatísticos sobre o rendimento de
crianças em contato com o referido software. Vocês já descobriram como
solucionar os milhões de estudantes do ensino fundamental e médio que não
dispõem de um computador? A consequência é não ter aula de música, já que se
dependeria de um computador para instalação do referido software.</span><br>
<span style='font-family:"Georgia","serif"'>Tenho 45 anos de idade. Tenho 2
filhos gêmeos. Vocês aceitariam enviar o software para que meus filhos
manipulassem o mesmo? Vocês poderiam enviar a estatística com os dados
quantitativos de quantas crianças usaram o software e os dados qualitativos,
elucidando quantas das crianças aprenderam a tocar algum instrumento?</span><br>
<span style='font-family:"Georgia","serif"'>Atenciosamente,</span><br>
<br>
<span style='font-family:"Georgia","serif"'>Farlley Derze</span><o:p></o:p></p>

</div>

<p class=MsoNormal><br>
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo escreveu: <o:p></o:p></p>

<p>Prezados colegas,<br>
<br>
Preciso urgentemente da opinião de vocês sobre o software TOMPLAY que está
sendo comercializado na internet. Visitem os sites:<o:p></o:p></p>

<p><a href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/</a><o:p></o:p></p>

<p><a href="http://www.tomplay.com.br/" target="_blank">http://www.tomplay.com.br</a><br>
<a href="http://www.marcelosabadini.com.br/portfolio/2008/08/26/tomplay-site/"
target="_blank">http://www.marcelosabadini.com.br/portfolio/2008/08/26/tomplay-site/</a><br>
<a
href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/10/16/projeto-tomplay-sai-na-agencia-de-noticias-do-acre/"
target="_blank">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/10/16/projeto-tomplay-sai-na-agencia-de-noticias-do-acre/</a><br>
<br>
O autor do projeto, o empresário Roberto Bittar, por meio da sua empresa PPV
Informática está solicitando e tentando obter apoio de acadêmicos da nossa
área  para legitimar seu produto e, assim efetivar parceria com o MINC
para a compra de mais de 2000 Kits para os pólos de cultura. Para avaliar o
programa esperam gastar cerca de    R$ 500 000,00 do dinheiro
público.<br>
<br>
A empresa divulga em seu site parceria com o estado de Minas Gerais para
introduzir o programa em todas as escolas do estado. O argumento comercial da
PPV Informática é que o software é simples, fácil de ser usado, lúdico,
compatível com linux e windows e dispensa <b>a presença de um professor com
formação acadêmica </b>para ministrar aula de música, a ferramenta o substitui.
Com esse argumento, a empresa defende o baixo custo do produto. Vejam como a
empresa justifica seu argumento comercial:<br>
<br>
<i>O artigo que previa a formação específica de professores na área musical
para ministrar os conteúdos foi vetado. Afinal a música é uma prática social e,
no Brasil, há diversos profissionais sem formação acadêmica específica ou
oficial na área e que são reconhecidos por seu talento. In </i><a
href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2"
target="_blank">
http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2</a><o:p></o:p></p>

<p>No site <a href="http://www.ppvinformática.com.br">www.ppvinformática.com.br</a>
vocês podem ver que a empresa oferece treinamento para qualquer pessoa
implantar o software nas escolas: produção em série de tutores ou monitores -
uma visão tecnicista de ensino e aprendizagem.<o:p></o:p></p>

<p>Vejam algumas opiniões sobre o assunto de colegas na lista da ANPPOM do ano
passado:<o:p></o:p></p>

<div>

<p class=MsoNormal><i>o software é realmente um brinquedo bacana e vou até
indicá-lo para meus sobrinhos. mas, como a Wanda disse, também não vejo sentido
em o governo adotar software e ficar na mão do produtor. o softw. é discutível
assim como muitas aulas de música são discutíveis. o principal, a meu ver, é q
ele não ensina (nem nunca terá como ensinar) o sujeito a tocar um instrumento e
é aí q mora a diferença e talvez seja este o foco de uma pedagogia musical:
ensinar a pessoa a cantar e tocar instrumento, visando adquirir um rigor
técnico (seja sopro, percussão, cordas, mas com um certo rigor da minúcia).
realmente a pedagogia musical precisa ser pensada e urgente no Brasil a partir
da prática completa da música e não do brinquedos musicais. Silvio</i><o:p></o:p></p>

</div>

<p class=MsoNormal><i>Dei uma olhada no material e considero-o pedagogicamente
profundamente discutível.Acho, também, que o ensino, e a educação em geral, têm
como base profissionais bem formados e bem remunerados. Não vejo sentido em o
governo gastar com esse software ou qualquer outro, sem que haja um
investimento real e consistente na formação de professores,  na melhoria
dos salários deles, na melhoria das condições materiais em sala de aula, etc.
Material de apoio, como o software pretende ser, deve ser um complemento à ação
competente de um educador musical.Não acredito que qualquer software, mesmo que
pedagogicamente adequado, seja o ponto de partida para trazer de volta a música
às escolas. Na verdade, considero quetal iniciativa seria uma total inversão de
valores e um desperdício de dinheiro público. Vanda Freire </i> <o:p></o:p></p>

<p><i>Concordo com o que o Silvio, Wanda e Palombini falaram. Apesar de não ser
a <br>
minha área direta, gostaria de dizer ainda que acredito ser muito retrógrado se
limitar ao ensino das notas musicais e não explorar de forma mais ampla a
percepção do som e de suas qualidades internas.Se a criança é adestrada desde
os 7, 8 anos de idade sendo formatada neste universo apenas (das relações
tonais), estamos perdendo a oportunidade de abrir a sua cabeça para um universo
muito mais rico de sonoridades que a música já se utiliza a mais de 50 anos e
que chega com força hj até na música comercial, vide música eletronica, suas
raves e quantidade de público que gosta e produz esse tipo de música. Ou seja,
adotando um programa ( = um sistema de ensino) voce atropela a discussão sobre
como fazer acoisa, como educar musicalmente os jovens nas escolas. Alexandre.</i><o:p></o:p></p>

<p>Eu concordo com os colegas acima. Acho que o software apresenta potencial
como ferramenta digital complementar à aula de música,  o que exige a
presença de um <b>professor de música </b>e sua  reflexão sobre como usar,
quando, por quanto tempo, associado a que atividades. Além disso, o software
apresenta pontos discutíveis relativo a concepção de ensino de música, 
construção de conceitos musicais, procedimentos pedagógicos musicais e seleção
musical. Uma outra questão é o governo adquirir um produto específico que está
nas mãos de um único produtor sem analisar outros produtos do mercado de livre
acesso.<o:p></o:p></p>

<p>Aguardo a avaliação de vocês, pois a UnB e outras instituições estão sendo
contactadas de forma não muito precisa para legitimar esse produto. Penso que
precisamos urgentemente nos unirmos para defendermos<b> o professor de música
como o único profissional competente para ministrar a aula de música nas
escolas. </b>Repassem este email para outros educadores musicais. A secretaria
da ABEM pode repassá-lo para todos os sócios? Obrigada.<o:p></o:p></p>

<p>Um abraço para todos,<br>
Maria Cristina de Carvalho C. de Azevedo<o:p></o:p></p>

<p><br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
----------------------------------------------------------------<br>
This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.<br>
<br>
<br>
<br>
----- Final da mensagem encaminhada -----<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal style='margin-bottom:12.0pt'><br>
<br>
----------------------------------------------------------------<br>
This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.<o:p></o:p></p>

<div class=MsoNormal align=center style='text-align:center'>

<hr size=4 width="90%" align=center>

</div>

<p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p>

<p><br>
<br>
Prezados colegas,<br>
<br>
Preciso urgentemente da opinião de vocês sobre o programa TOMPLAY que está
sendo comercializado na internet. <br>
<br>
O autor do projeto, o empresário Roberto Bittar, por meio da sua empresa PPV
Informática está solicitando e tentando obter apoio de acadêmicos da área
(educação musical, músicos, informática, programação visual, etc) para
legitimar seu produto e, assim efetivar parceria com o MINC para a compra de
mais de 2000 Kits para os pólos de cultura. <br>
<br>
A empresa divulga em seu site parceria com o estado de Minas Gerais para
introduzir o programa em todas as escolas do estado. O argumento comercial da
PPV Informática é que o software é simples, fácil de ser usado, lúdico,
compatível com linux e windows e despensa a presença de um professor com
formação acadêmica para mediar a ferramenta. Com esse argumento, a empresa
defende o baixo custo do produto. Além disso, vejam como a empresa justifica
seu argumento comercial:<br>
<br>
<i>O artigo que previa a formação específica de professores na área musical
para ministrar os conteúdos foi vetado. Afinal a música é uma prática social e,
no Brasil, há diversos profissionais sem formação acadêmica específica ou
oficial na área e que são reconhecidos por seu talento. In </i><a
href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2"
target="_blank">
http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2</a><br>
<br>
O software apresenta potencial como ferramenta digital complementar à aula de
música,  o que exige a presença de um <b>professor </b>e sua 
reflexão sobre como usar, quando, por quanto tempo, associado a que atividades.
Além disso, o software apresenta problemas com relação a concepção de ensino de
música,  construção de conceitos musicais, procedimentos pedagógicos e
seleção musical. Uma outra questão é o governo adquirir um produto específico
que está nas mãos de um único produtor sem analisar outros produtos do mercado
de livre acesso.<br>
Vejam algumas opiniões sobre o assunto de colegas na lista da ANPPOM do ano
passado:<o:p></o:p></p>

<div>

<p class=MsoNormal><i>o software é realmente um brinquedo bacana e vou até
indicá-lo para meus sobrinhos.</i><o:p></o:p></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal><i>mas, como a Wanda disse, também não vejo sentido em o
governo adotar software e ficar na mão do produtor. o softw. é discutível assim
como muitas aulas de música são discutíveis. o principal, a meu ver, é q ele
não ensina (nem nunca terá como ensinar) o sujeito a tocar um instrumento e é
aí q mora a diferença e talvez seja este o foco de uma pedagogia musical:
ensinar a pessoa a cantar e tocar instrumento, visando adquirir um rigor
técnico (seja sopro, percussão, cordas, mas com um certo rigor da minúcia).</i><o:p></o:p></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal><i>realmente a pedagogia musical precisa ser pensada e
urgente no Brasil a partir da prática completa da música e não do brinquedos
musicais. silvio</i><o:p></o:p></p>

</div>

<p class=MsoNormal><i>Dei uma olhada no material e considero-o pedagogicamente
profundamente discutível.Acho, também, que o ensino, e a educação em geral, têm
como base profissionais bem formados e bem remunerados. Não vejo sentido em o
governo gastar com esse software ou qualquer outro, sem que haja um
investimento real e consistente na formação de professores,  na melhoria
dos salários deles, na melhoria das condições materiais em sala de aula, etc.
Material de apoio, como o software pretende ser, deve ser um complemento à ação
competente de um educador musical.Não acredito que qualquer software, mesmo que
pedagogicamente adequado, seja o ponto de partida para trazer de volta a música
às escolas. Na verdade, considero quetal iniciativa seria uma total inversão de
valores e um desperdício de dinheiro público. Vanda Freire </i> <o:p></o:p></p>

<p><i>Concordo com o que o Silvio, Wanda e Palombini falaram. Apesar de não ser
a <br>
minha área direta, gostaria de dizer ainda que acredito ser muito retrógrado se
limitar ao ensino das notas musicais e não explorar de forma mais ampla a
percepção do som e de suas qualidades internas.Se a criança é adestrada desde
os 7, 8 anos de idade sendo formatada neste universo apenas (das relações
tonais), estamos perdendo a oportunidade de abrir a sua cabeça para um universo
muito mais rico de sonoridades que a música já se utiliza a mais de 50 anos e
que chega com força hj até na música comercial, vide música eletronica, suas
raves e quantidade de público que gosta e produz esse tipo de música. Ou seja,
adotando um programa ( = um sistema de ensino) voce atropela a discussão sobre
como fazer acoisa, como educar musicalmente os jovens nas escolas. Alexandre.</i><br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
Estive visitando a internet para conhecer o software. É um produto comercial,<br>
vejam os sites abaixo.<br>
<a href="http://www.tomplay.com.br" target="_blank">http://www.tomplay.com.br</a><br>
<a href="http://www.tomplay.com.br/site/" target="_blank">http://www.tomplay.com.br/site/</a><br>
<a href="http://www.tomplay.com.br/versoes/v5b/download/musicas" target="_blank">http://www.tomplay.com.br/versoes/v5b/download/musicas</a><br>
<a href="http://www.marcelosabadini.com.br/portfolio/2008/08/26/tomplay-site/"
target="_blank">http://www.marcelosabadini.com.br/portfolio/2008/08/26/tomplay-site/</a><br>
<br>
<a
href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/10/16/projeto-tomplay-sai-na-agencia-de-noticias-do-acre/"
target="_blank">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/10/16/projeto-tomplay-sai-na-agencia-de-noticias-do-acre/</a><br>
<br>
Fuçando eu me deparei com a notícia abaixo onde escrevi  um
comentário  <br>
(não resisiti);<br>
<a
href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2"
target="_blank">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2</a><br>
<br>
Acho que devemos iniciar uma campanha contra esse tipo de iniciativa e  <br>
processo, que querem eliminar o professor de música. Estou disposta a  <br>
enviar para toda ABEM e colegas o site do TOMPLAY e a reportagem que  <br>
li para façam uma avaliação do software e se manifestem. De repente eu  <br>
estou com implicância. O que acham? E o pessoal de Minas? Será que  <br>
estão apoiando? Puxa vida é duro tanto trabalho para privilegiar uma  <br>
iniciativa privada.<br>
<br>
Se o software tem potencial, ótimo, mas quais as suas intenções e  <br>
conseqüências? Depois é duro ouvir o Mário querer ensinar o pai nosso  <br>
ao vigário, tipo a  "lógica dos pólos é diferente da academia".
Então  <br>
porque precisam da academia?<br>
<br>
O que acham de encaminharmos esse email para a Beatriz MC?<br>
<br>
Beijos,<br>
<br>
M Cristina<br>
<br>
<br>
----------------------------------------------------------------<br>
This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.<br>
<br>
<br>
<br>
----- Final da mensagem encaminhada -----<o:p></o:p></p>

<pre><o:p> </o:p></pre><pre style='text-align:center'>

<hr size=4 width="90%" align=center>

</pre><pre><o:p> </o:p></pre><pre>________________________________________________<o:p></o:p></pre><pre>Lista de discussões ANPPOM <o:p></o:p></pre><pre><a
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><o:p></o:p></pre><pre>________________________________________________<o:p></o:p></pre></div>

</body>

</html>