<p><br />Prezada Sonia, <br /><br />por gentileza, poderia verificar se há algum problema com minhas mensagens e respostas (vide abaixo) que não chegam na lista. <br />Abraços, <br />obrigada <br /><br />Magali Kleber<br />Universidade Estadual de Londrina<br />Fone: 43 3371 4761<br />43 3329 3166 <br /><br />Em 27/11/2008 00:32, <strong><span title="Farlley<farlley@pianobrasileiro.com>">Farlley  </span></strong> escreveu:</p>
<blockquote style="border-left: 2px solid #6868cc; margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;"><br />
<div><span style="font-family: Georgia;">Prezada Magali Kleber. Obrigado pelas palavras dirigidas a mim. Realmente torna-se preocupante que ao longo de décadas todo um esforço tenha sido empreendido pelo meio acadêmico em busca de <em>explicações, soluções, reflexões</em> acerca da Educação Musical no Brasil e, de repente, uma intervenção de natureza mercadológica caia como um meteoro na agricultura de conceitos, idéias, debates e práticas que foi possível produzir com o esforço contínuo da ABEM, ANPPOM, ABET em seus congressos e publicações. Um incêndio pode se instaurar e levar Ã  bancarrota todo o esforço em prol dos caminhos possíveis que se oferecem para introduzir a Música na vida escolar, em outras palavras, na rotina de formação do indivíduo. A fumaça pode se alastrar e no cenário se veriam anos de dedicação ao debate sendo torrados na fornalha que o apelo de um game  (software) pode evocar, cujo destino de tal experiência se desconhec
 e. Concordo que Ã© hora de uma posição mais institucionalizada, mais comprometida com o histórico dos esforços e resultados já conquistados pelas respectivas Associações. Ã‰ fato que um grupo de pessoas se organizou para debater questões alusivas Ã  experiência da Música como fator de educação, fator de experiência cultural, fator de cognição. Duvido que um remédio lançado no mercado não tenha passado pelo crivo das entidades organizadas nas Ã¡reas da Medicina e Farmácia, por exemplo.<br /><br />De todo modo, hei de testar o software, porque não posso me distanciar da experiência. A TOMPLAY  enviou uma senha para mim e para cada um de meus filhos gêmeos (10 anos de idade). Desconheço o tempo que pode durar essa experiência que será individualizda, aqui em casa. Independente disso, o que parece ser premente Ã© uma ação rápida das nossas Associações no sentido de, pelo menos, embargar o ritmo de uma negociação de natureza mercadológica (e talv
 ez menos focada em Educação), que corre sem a participação intelectual de nossas Associações (no sentido técnico do <em>conhecimento em Educação Musical</em>, <em>conhecimento em Música</em>, especialmente no que se refere aos efeitos desse conhecimento na formação geral do indivíduo em idade escolar).<br /><br />Atenciosamente,<br /><br />Farlley Derze<br /></span></div>
<br />MAGALI KLEBER escreveu:
<blockquote cite="mid:KAXVCB$283EF453B307DE4B8167C998563EB3D7@uol.com.br">
<div>
<div>Caros colegas e Farlley,</div>
<div>antes, obrigada  Farlley por sua importante contribuição!!.</div>
<div>É preciso agir com rapidez pois acabei de receber a noticia de Maria Isabel Montandon da UNB que o projeto foi aprovado e, parece que vai ser aplicado nos pontos de cultura do MINC.</div>
<div>Assim, como ja sugeri, urge um pronunciamento formal das Associações de classe, ABEM, ANPPOM, ABET, mediante pareceres e apontamentos técnicos e pedagógicos desse produto. Temos importantes manifestaçoes pessoais, mas agora Ã© importante formalizar a posição das Associações.</div>
<div> </div>
<div>Afinal, temos uma representatividade e, nesse momento, ela tem que fazer presente e ser consultada pela esferas que instituem polícas públicas.</div>
<div> </div>
<div>Abraços, Magali Kleber</div>
<div> </div>
<div>---------- Início da mensagem original -----------</div>
<div>De: <a class="moz-txt-link-abbreviated" onclick="window.open(this.href);return false;" href="../../../undefined//compose?to=anppom">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a></div>
<div>Para: "Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo" <a class="moz-txt-link-abbreviated" onclick="window.open(this.href);return false;" href="http://mce_host/compose?to=criscarvalho@abordo.com.br">criscarvalho@abordo.com.br</a></div>
<div>Cc: "Secretaria da ABEM" <a class="moz-txt-link-abbreviated" onclick="window.open(this.href);return false;" href="http://mce_host/compose?to=secretaria_abem@yahoo.com.br">secretaria_abem@yahoo.com.br</a>,"riz Magalhães-Castro" <a class="moz-txt-link-abbreviated" onclick="window.open(this.href);return false;" href="http://mce_host/compose?to=beatriz@unb.br">beatriz@unb.br</a>, =?ISO-8859-1?Q?Beat?=@iar.unicamp.br,<a class="moz-txt-link-rfc2396E" onclick="window.open(this.href);return false;" href="../../../undefined//compose?to=anppom">"anppom-l@iar.unicamp.br"</a> <a class="moz-txt-link-abbreviated" onclick="window.open(this.href);return false;" href="../../../undefined//compose?to=anppom">anppom-l@iar.unicamp.br</a>,<a class="moz-txt-link-rfc2396E" onclick="window.open(this.href);return false;" href="http://mce_host/compose?to=mestrandos_e_doutorandos_ufrgs_musica@yahoogrupos.com.br">"mestrandos_e_doutorandos_ufrgs_musica@yahoogrupos.com.br"</a> <a class="moz-txt-link-
 abbreviated" onclick="window.open(this.href);return false;" href="http://mce_host/compose?to=mestrandos_e_doutorandos_ufrgs_musica@yahoogrupos.com.br">mestrandos_e_doutorandos_ufrgs_musica@yahoogrupos.com.br</a>,<a class="moz-txt-link-rfc2396E" onclick="window.open(this.href);return false;" href="../../../undefined//compose?to=abemcentro">"abemcentro-oeste@grupos.com.br"</a> <a class="moz-txt-link-abbreviated" onclick="window.open(this.href);return false;" href="../../../undefined//compose?to=abemcentro">abemcentro-oeste@grupos.com.br</a></div>
<div>Data: Mon, 24 Nov 2008 17:09:34 -0300</div>
<div>Assunto: Re: [ANPPOM-L] URGENTE - TOMPLAY substitui professor de música na escola</div>
<div>></div>
<div>> Eu vou manipular o software, mas me antecipei para solicitar junto ao</div>
<div>> site do fabricante alguns esclarecimentos, conforme texto abaixo.</div>
<div>> Boa tarde. Meu nome Ã© Farlley Derze, sou professor de música, com</div>
<div>> Licenciatura Plena na Universidade Federal do Rio de Janeiro,</div>
<div>> pós-graduação e mestrado em Música, na Universidade de Brasília. Tendo</div>
<div>> em vista a propaganda sobre o software de que não se faz necessário o</div>
<div>> acompanhamento de um professor de música, creio que tal afirmação</div>
<div>> encontra-se embasada em dados estatísticos colhidos ao longo de vários</div>
<div>> anos em que o software vem sendo utilizado. Como vocês afirmam</div>
<div>> participar "da luta" para a inserção da educação musical nas escolas</div>
<div>> brasileiras (que se deu por meio de um aditivo Ã  Lei de Diretrizes e</div>
<div>> Bases de 9394 de 1998), e atestam que o software cumpre com os</div>
<div>> objetivos relacionados Ã  Educação Musical nas escolas, acredito que Ã©</div>
<div>> oportuno levar ao conhecimento do Ministério Público Federal, aqui em</div>
<div>> Brasília, as afirmações que acompanham a propaganda do software que</div>
<div>> vocês estão vendendo. Especialmente a afirmação de que o professor de</div>
<div>> música Ã© dispensável para a educação musical da criança. A idéia Ã©</div>
<div>> contar com a participação do Ministério Público na defesa da Educação</div>
<div>> Musical no Brasil. Se o professor de música Ã© dispensável, como vocês</div>
<div>> afirmam, será possível verificar a partir de resultados estatísticos</div>
<div>> sobre o rendimento de crianças em contato com o referido software.</div>
<div>> Vocês já descobriram como solucionar os milhões de estudantes do</div>
<div>> ensino fundamental e médio que não dispõem de um computador? A</div>
<div>> consequência Ã© não ter aula de música, já que se dependeria de um</div>
<div>> computador para instalação do referido software.</div>
<div>> Tenho 45 anos de idade. Tenho 2 filhos gêmeos. Vocês aceitariam enviar</div>
<div>> o software para que meus filhos manipulassem o mesmo? Vocês poderiam</div>
<div>> enviar a estatística com os dados quantitativos de quantas crianças</div>
<div>> usaram o software e os dados qualitativos, elucidando quantas das</div>
<div>> crianças aprenderam a tocar algum instrumento?</div>
<div>> Atenciosamente,</div>
<div>> Farlley Derze</div>
<div>></div>
<div>> Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo escreveu:</div>
<div>></div>
<div>> Prezados colegas,</div>
<div>> Preciso urgentemente da opinião de vocês sobre o software TOMPLAY</div>
<div>> que está sendo comercializado na internet. Visitem os sites:</div>
<div>></div>
<div>> [1]<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/</a></div>
<div>></div>
<div>> [2]<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.tomplay.com.br">http://www.tomplay.com.br</a></div>
<div>> [3]<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.marcelosabadini.com.br/portfolio/2008/08/26/tomplay-s">http://www.marcelosabadini.com.br/portfolio/2008/08/26/tomplay-s</a></div>
<div>> ite/</div>
<div>> [4]<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/10/16/projeto">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/10/16/projeto</a></div>
<div>> -tomplay-sai-na-agencia-de-noticias-do-acre/</div>
<div>> O autor do projeto, o empresário Roberto Bittar, por meio da sua</div>
<div>> empresa PPV Informática está solicitando e tentando obter apoio de</div>
<div>> acadêmicos da nossa Ã¡rea para legitimar seu produto e, assim</div>
<div>> efetivar parceria com o MINC para a compra de mais de 2000 Kits</div>
<div>> para os pólos de cultura. Para avaliar o programa esperam gastar</div>
<div>> cerca de R$ 500 000,00 do dinheiro público.</div>
<div>> A empresa divulga em seu site parceria com o estado de Minas Gerais</div>
<div>> para introduzir o programa em todas as escolas do estado. O</div>
<div>> argumento comercial da PPV Informática Ã© que o software Ã© simples,</div>
<div>> fácil de ser usado, lúdico, compatível com linux e windows e</div>
<div>> dispensa a presença de um professor com formação acadêmica para</div>
<div>> ministrar aula de música, a ferramenta o substitui. Com esse</div>
<div>> argumento, a empresa defende o baixo custo do produto. Vejam como a</div>
<div>> empresa justifica seu argumento comercial:</div>
<div>> O artigo que previa a formação específica de professores na Ã¡rea</div>
<div>> musical para ministrar os conteúdos foi vetado. Afinal a música Ã©</div>
<div>> uma prática social e, no Brasil, há diversos profissionais sem</div>
<div>> formação acadêmica específica ou oficial na Ã¡rea e que são</div>
<div>> reconhecidos por seu talento. In [5]</div>
<div>> <a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de</a>-</div>
<div>> musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2</div>
<div>></div>
<div>> No site [6]www.ppvinformática.com.br vocês podem ver que a empresa</div>
<div>> oferece treinamento para qualquer pessoa implantar o software nas</div>
<div>> escolas: produção em série de tutores ou monitores - uma visão</div>
<div>> tecnicista de ensino e aprendizagem.</div>
<div>></div>
<div>> Vejam algumas opiniões sobre o assunto de colegas na lista da</div>
<div>> ANPPOM do ano passado:</div>
<div>></div>
<div>> o software Ã© realmente um brinquedo bacana e vou até indicá-lo para</div>
<div>> meus sobrinhos. mas, como a Wanda disse, também não vejo sentido em o</div>
<div>> governo adotar software e ficar na mão do produtor. o softw. Ã©</div>
<div>> discutível assim como muitas aulas de música são discutíveis. o</div>
<div>> principal, a meu ver, Ã© q ele não ensina (nem nunca terá como ensinar)</div>
<div>> o sujeito a tocar um instrumento e Ã© aí q mora a diferença e talvez</div>
<div>> seja este o foco de uma pedagogia musical: ensinar a pessoa a cantar e</div>
<div>> tocar instrumento, visando adquirir um rigor técnico (seja sopro,</div>
<div>> percussão, cordas, mas com um certo rigor da minúcia). realmente a</div>
<div>> pedagogia musical precisa ser pensada e urgente no Brasil a partir da</div>
<div>> prática completa da música e não do brinquedos musicais. Silvio</div>
<div>></div>
<div>> Dei uma olhada no material e considero-o pedagogicamente</div>
<div>> profundamente discutível.Acho, também, que o ensino, e a educação</div>
<div>> em geral, têm como base profissionais bem formados e bem</div>
<div>> remunerados. Não vejo sentido em o governo gastar com esse software</div>
<div>> ou qualquer outro, sem que haja um investimento real e consistente</div>
<div>> na formação de professores, na melhoria dos salários deles, na</div>
<div>> melhoria das condições materiais em sala de aula, etc. Material de</div>
<div>> apoio, como o software pretende ser, deve ser um complemento Ã  ação</div>
<div>> competente de um educador musical.Não acredito que qualquer</div>
<div>> software, mesmo que pedagogicamente adequado, seja o ponto de</div>
<div>> partida para trazer de volta a música Ã s escolas. Na verdade,</div>
<div>> considero quetal iniciativa seria uma total inversão de valores e</div>
<div>> um desperdício de dinheiro público. Vanda Freire</div>
<div>></div>
<div>> Concordo com o que o Silvio, Wanda e Palombini falaram. Apesar de</div>
<div>> não ser a</div>
<div>> minha Ã¡rea direta, gostaria de dizer ainda que acredito ser muito</div>
<div>> retrógrado se limitar ao ensino das notas musicais e não explorar</div>
<div>> de forma mais ampla a percepção do som e de suas qualidades</div>
<div>> internas.Se a criança Ã© adestrada desde os 7, 8 anos de idade sendo</div>
<div>> formatada neste universo apenas (das relações tonais), estamos</div>
<div>> perdendo a oportunidade de abrir a sua cabeça para um universo</div>
<div>> muito mais rico de sonoridades que a música já se utiliza a mais de</div>
<div>> 50 anos e que chega com força hj até na música comercial, vide</div>
<div>> música eletronica, suas raves e quantidade de público que gosta e</div>
<div>> produz esse tipo de música. Ou seja, adotando um programa ( = um</div>
<div>> sistema de ensino) voce atropela a discussão sobre como fazer</div>
<div>> acoisa, como educar musicalmente os jovens nas escolas. Alexandre.</div>
<div>></div>
<div>> Eu concordo com os colegas acima. Acho que o software apresenta</div>
<div>> potencial como ferramenta digital complementar Ã  aula de música, o</div>
<div>> que exige a presença de um professor de música e sua reflexão</div>
<div>> sobre como usar, quando, por quanto tempo, associado a que</div>
<div>> atividades. Além disso, o software apresenta pontos discutíveis</div>
<div>> relativo a concepção de ensino de música, construção de conceitos</div>
<div>> musicais, procedimentos pedagógicos musicais e seleção musical. Uma</div>
<div>> outra questão Ã© o governo adquirir um produto específico que está</div>
<div>> nas mãos de um Ãºnico produtor sem analisar outros produtos do</div>
<div>> mercado de livre acesso.</div>
<div>></div>
<div>> Aguardo a avaliação de vocês, pois a UnB e outras instituições</div>
<div>> estão sendo contactadas de forma não muito precisa para legitimar</div>
<div>> esse produto. Penso que precisamos urgentemente nos unirmos para</div>
<div>> defendermos o professor de música como o Ãºnico profissional</div>
<div>> competente para ministrar a aula de música nas escolas. Repassem</div>
<div>> este email para outros educadores musicais. A secretaria da ABEM</div>
<div>> pode repassá-lo para todos os sócios? Obrigada.</div>
<div>></div>
<div>> Um abraço para todos,</div>
<div>> Maria Cristina de Carvalho C. de Azevedo</div>
<div>></div>
<div>> ----------------------------------------------------------------</div>
<div>> This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.</div>
<div>> ----- Final da mensagem encaminhada -----</div>
<div>> ----------------------------------------------------------------</div>
<div>> This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.</div>
<div>> ____________________________________________________________</div>
<div>></div>
<div>> Prezados colegas,</div>
<div>> Preciso urgentemente da opinião de vocês sobre o programa TOMPLAY</div>
<div>> que está sendo comercializado na internet.</div>
<div>> O autor do projeto, o empresário Roberto Bittar, por meio da sua</div>
<div>> empresa PPV Informática está solicitando e tentando obter apoio de</div>
<div>> acadêmicos da Ã¡rea (educação musical, músicos, informática,</div>
<div>> programação visual, etc) para legitimar seu produto e, assim</div>
<div>> efetivar parceria com o MINC para a compra de mais de 2000 Kits</div>
<div>> para os pólos de cultura.</div>
<div>> A empresa divulga em seu site parceria com o estado de Minas Gerais</div>
<div>> para introduzir o programa em todas as escolas do estado. O</div>
<div>> argumento comercial da PPV Informática Ã© que o software Ã© simples,</div>
<div>> fácil de ser usado, lúdico, compatível com linux e windows e</div>
<div>> despensa a presença de um professor com formação acadêmica para</div>
<div>> mediar a ferramenta. Com esse argumento, a empresa defende o baixo</div>
<div>> custo do produto. Além disso, vejam como a empresa justifica seu</div>
<div>> argumento comercial:</div>
<div>> O artigo que previa a formação específica de professores na Ã¡rea</div>
<div>> musical para ministrar os conteúdos foi vetado. Afinal a música Ã©</div>
<div>> uma prática social e, no Brasil, há diversos profissionais sem</div>
<div>> formação acadêmica específica ou oficial na Ã¡rea e que são</div>
<div>> reconhecidos por seu talento. In [7]</div>
<div>> <a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de</a>-</div>
<div>> musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2</div>
<div>> O software apresenta potencial como ferramenta digital complementar</div>
<div>> Ã  aula de música, o que exige a presença de um professor e sua</div>
<div>> reflexão sobre como usar, quando, por quanto tempo, associado a que</div>
<div>> atividades. Além disso, o software apresenta problemas com relação</div>
<div>> a concepção de ensino de música, construção de conceitos musicais,</div>
<div>> procedimentos pedagógicos e seleção musical. Uma outra questão Ã© o</div>
<div>> governo adquirir um produto específico que está nas mãos de um</div>
<div>> Ãºnico produtor sem analisar outros produtos do mercado de livre</div>
<div>> acesso.</div>
<div>> Vejam algumas opiniões sobre o assunto de colegas na lista da</div>
<div>> ANPPOM do ano passado:</div>
<div>></div>
<div>> o software Ã© realmente um brinquedo bacana e vou até indicá-lo para</div>
<div>> meus sobrinhos.</div>
<div>></div>
<div>> mas, como a Wanda disse, também não vejo sentido em o governo adotar</div>
<div>> software e ficar na mão do produtor. o softw. Ã© discutível assim como</div>
<div>> muitas aulas de música são discutíveis. o principal, a meu ver, Ã© q</div>
<div>> ele não ensina (nem nunca terá como ensinar) o sujeito a tocar um</div>
<div>> instrumento e Ã© aí q mora a diferença e talvez seja este o foco de uma</div>
<div>> pedagogia musical: ensinar a pessoa a cantar e tocar instrumento,</div>
<div>> visando adquirir um rigor técnico (seja sopro, percussão, cordas, mas</div>
<div>> com um certo rigor da minúcia).</div>
<div>></div>
<div>> realmente a pedagogia musical precisa ser pensada e urgente no Brasil</div>
<div>> a partir da prática completa da música e não do brinquedos musicais.</div>
<div>> silvio</div>
<div>></div>
<div>> Dei uma olhada no material e considero-o pedagogicamente</div>
<div>> profundamente discutível.Acho, também, que o ensino, e a educação</div>
<div>> em geral, têm como base profissionais bem formados e bem</div>
<div>> remunerados. Não vejo sentido em o governo gastar com esse software</div>
<div>> ou qualquer outro, sem que haja um investimento real e consistente</div>
<div>> na formação de professores, na melhoria dos salários deles, na</div>
<div>> melhoria das condições materiais em sala de aula, etc. Material de</div>
<div>> apoio, como o software pretende ser, deve ser um complemento Ã  ação</div>
<div>> competente de um educador musical.Não acredito que qualquer</div>
<div>> software, mesmo que pedagogicamente adequado, seja o ponto de</div>
<div>> partida para trazer de volta a música Ã s escolas. Na verdade,</div>
<div>> considero quetal iniciativa seria uma total inversão de valores e</div>
<div>> um desperdício de dinheiro público. Vanda Freire</div>
<div>></div>
<div>> Concordo com o que o Silvio, Wanda e Palombini falaram. Apesar de</div>
<div>> não ser a</div>
<div>> minha Ã¡rea direta, gostaria de dizer ainda que acredito ser muito</div>
<div>> retrógrado se limitar ao ensino das notas musicais e não explorar</div>
<div>> de forma mais ampla a percepção do som e de suas qualidades</div>
<div>> internas.Se a criança Ã© adestrada desde os 7, 8 anos de idade sendo</div>
<div>> formatada neste universo apenas (das relações tonais), estamos</div>
<div>> perdendo a oportunidade de abrir a sua cabeça para um universo</div>
<div>> muito mais rico de sonoridades que a música já se utiliza a mais de</div>
<div>> 50 anos e que chega com força hj até na música comercial, vide</div>
<div>> música eletronica, suas raves e quantidade de público que gosta e</div>
<div>> produz esse tipo de música. Ou seja, adotando um programa ( = um</div>
<div>> sistema de ensino) voce atropela a discussão sobre como fazer</div>
<div>> acoisa, como educar musicalmente os jovens nas escolas. Alexandre.</div>
<div>> Estive visitando a internet para conhecer o software. Ã‰ um produto</div>
<div>> comercial,</div>
<div>> vejam os sites abaixo.</div>
<div>> [8]<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.tomplay.com.br">http://www.tomplay.com.br</a></div>
<div>> [9]<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.tomplay.com.br/site/">http://www.tomplay.com.br/site/</a></div>
<div>> [10]<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.tomplay.com.br/versoes/v5b/download/musicas">http://www.tomplay.com.br/versoes/v5b/download/musicas</a></div>
<div>> [11]<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.marcelosabadini.com.br/portfolio/2008/08/26/tomplay">http://www.marcelosabadini.com.br/portfolio/2008/08/26/tomplay</a>-</div>
<div>> site/</div>
<div>> [12]<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/10/16/projet">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/10/16/projet</a></div>
<div>> o-tomplay-sai-na-agencia-de-noticias-do-acre/</div>
<div>> Fuçando eu me deparei com a notícia abaixo onde escrevi um</div>
<div>> comentário</div>
<div>> (não resisiti);</div>
<div>> [13]<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino</a></div>
<div>> -de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2</div>
<div>> Acho que devemos iniciar uma campanha contra esse tipo de</div>
<div>> iniciativa e</div>
<div>> processo, que querem eliminar o professor de música. Estou disposta</div>
<div>> a</div>
<div>> enviar para toda ABEM e colegas o site do TOMPLAY e a reportagem</div>
<div>> que</div>
<div>> li para façam uma avaliação do software e se manifestem. De repente</div>
<div>> eu</div>
<div>> estou com implicância. O que acham? E o pessoal de Minas? Será que</div>
<div>> estão apoiando? Puxa vida Ã© duro tanto trabalho para privilegiar</div>
<div>> uma</div>
<div>> iniciativa privada.</div>
<div>> Se o software tem potencial, Ã³timo, mas quais as suas intenções e</div>
<div>> conseqÃ?ências? Depois Ã© duro ouvir o Mário querer ensinar o pai</div>
<div>> nosso</div>
<div>> ao vigário, tipo a "lógica dos pólos Ã© diferente da academia".</div>
<div>> Então</div>
<div>> porque precisam da academia?</div>
<div>> O que acham de encaminharmos esse email para a Beatriz MC?</div>
<div>> Beijos,</div>
<div>> M Cristina</div>
<div>> ----------------------------------------------------------------</div>
<div>> This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.</div>
<div>> ----- Final da mensagem encaminhada -----</div>
<div>> _______________________________________________________________________</div>
<div>></div>
<div>> ________________________________________________</div>
<div>> Lista de discussões ANPPOM</div>
<div>> [14]<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a></div>
<div>> ________________________________________________</div>
<div>></div>
<div>Magali Kleber</div>
<div>Universidade Estadual de Londrina</div>
<div>Fone: 43 3371 4761</div>
<div>43 3329 3166</div>
</div>
</blockquote>
<br /></blockquote>