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<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Jorge.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Pontos de Cultura:<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Quais as suas necessidades?
Cabe a você responder, certo?<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Querem saber as necessidades
dos Pontos de Cultura? Perguntem a eles.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Eu participei de duas TEIAS,
a de BH e a de Brasília.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Fui em diversas comunidades
em vários estados.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Muitas cidades do interior.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Obviamente acredito no que
faço e é meu papel divulgar isto.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Tenho declarações escritas e
filmadas muito favoráveis a minhas idéias e NÃO vou utilizá-las como defesa
nesta lista, pois o Pontos de Cultura e outros não participam deste debate.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>A TEIA – 2008 aconteceu
em Brasília agora em novembro, fiquei lá de 9 as 21 horas, todos os dias.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Vocês poderiam ter feito o
mesmo.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Sua experiência e suas idéias.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Novamente afirmo que suas idéias estão muito além da minha
capacidade até de entendê-las.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Muitos Professores também devem ter outras idéias, outras formas.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Permita-me uma comparação:<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoListParagraph style='margin-left:53.25pt;text-indent:-18.0pt;
mso-list:l0 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><span style='mso-list:Ignore'>1)<span
style='font:7.0pt "Times New Roman"'>      </span></span></span><![endif]><span
style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Eu
ofereço feijão e arroz;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoListParagraph style='margin-left:53.25pt;text-indent:-18.0pt;
mso-list:l0 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><span style='mso-list:Ignore'>2)<span
style='font:7.0pt "Times New Roman"'>      </span></span></span><![endif]><span
style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Você
oferece Filet Mignon.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoListParagraph style='margin-left:53.25pt'><span style='font-size:
11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Eles não são concorrentes, nem conflitantes. Deveriam ser
COMPLEMENTARES.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Só não aceito deixar as comunidades sem Feijão e Arroz, só
porque não podemos oferecer Filet Mignon.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Já disse e REPITO, que se você (ou outro Professor) quiser criar
um processo via internet para fazer o que fez no Ponto de Cultura do MST, tenho
boa experiência nisto e estou a disposição para contribuir.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Parece fácil, mas não é.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>As dificuldades são inúmeras:<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>                Internet
ruim;   <o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>                Faltam
ferramentas de Hardware;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>                Falta de
monitores capacitados;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>                É muito difícil
se fazer entender em MINUTOS, principalmente para crianças que, as vezes, nem
sabem ler direito.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Seria muito bom, conhecerem
melhor a solução que criei.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Verão que está aberta uma
ENORME GAMA de oportunidades para os Professores de Música.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Criação de novas músicas,
jogos, produtos, livros, métodos,  DVDs,  novas formas de interação, etc, e novos
resultados.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Internet</span></b><span style='font-size:11.0pt;font-family:
"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>:<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Há resistência contra o uso
de computadores, internet, etc.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Mas não há como segurar a
evolução.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Muitos lucram com a evolução,
outros resistem e ficam pelo caminho e não fui eu quem inventou isto.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Ensino a Distância:<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Como atingir todo o País, com
tanta falta de recursos?<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Resposta: Potencializando aqueles
que são capazes, ou seja, os Professores de Música devem ter ferramentas de
performance.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Hoje, grandes cirurgiões que dão
suporte a outros, utilizando a internet.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>A NATURA conquista e capacita
vendedores através da internet.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>O Ensino a Distância é uma
realidade, tanto que o MEC já tem uma secretaria para tal fim.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Já existe a Universidade
Aberta.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Nosso Debate:<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>O debate via e-mail é muito
limitado, principalmente para assuntos polêmicos.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><span style='font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>No meu caso esta ainda pior,
pois alguns estão falando sobre um produto que nem conhecem.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Pela terceira vez, reafirmo:<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoListParagraph style='text-indent:-18.0pt;mso-list:l1 level1 lfo2'><![if !supportLists]><b><span
style='font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><span
style='mso-list:Ignore'>1)<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>     
</span></span></span></b><![endif]><b><span style='font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>estar a disposição para um DEBATE no fórum ou local que
escolherem, deveria ser na UnB</span></b><span style='font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoListParagraph style='text-indent:-18.0pt;mso-list:l1 level1 lfo2'><![if !supportLists]><b><span
style='font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><span
style='mso-list:Ignore'>2)<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>     
</span></span></span></b><![endif]><b><span style='font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>respeito a academia e também as ações populares, elas não são
concorrentes, deveriam ser complementares;<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoListParagraph style='text-indent:-18.0pt;mso-list:l1 level1 lfo2'><![if !supportLists]><b><span
style='font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><span
style='mso-list:Ignore'>3)<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>     
</span></span></span></b><![endif]><b><span style='font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>a população precisa mais da academia que a academia da
população, por isto a necessidade da academia ter sensibilidade social para
dirigir seus objetivos;<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoListParagraph style='text-indent:-18.0pt;mso-list:l1 level1 lfo2'><![if !supportLists]><b><span
style='font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><span
style='mso-list:Ignore'>4)<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>     
</span></span></span></b><![endif]><b><span style='font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>acho que a oportunidade oferecida pelo MinC/UnB, PODERIA e
DEVERIA ser um grande estudo de tudo que vocês estão questionando, inclusive da
necessidade dos Pontos de Cultura. <o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Então, porque não fazê-lo?<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'>Estamos no momento de evoluir, juntos.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'>Roberto
Bittar<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";
color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p>

<div style='border:none;border-top:solid #B5C4DF 1.0pt;padding:3.0pt 0cm 0cm 0cm'>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif"'>De:</span></b><span
style='font-size:10.0pt;font-family:"Tahoma","sans-serif"'> Jorge Antunes
[mailto:antunes@jorgeantunes.com.br] <br>
<b>Enviada em:</b> domingo, 30 de novembro de 2008 11:41<br>
<b>Para:</b> maria isabel montandon<br>
<b>Cc:</b> Jorge Antunes; mario@unb.br; Roberto Bittar;
anppom-l@iar.unicamp.br; farlley@pianobrasileiro.com;
abemcentro-oeste@grupos.com.br; beatriz@unb.br; criscarvalho@abordo.com.br;
mariobr@terra.com.br; mestrandos_e_doutorandos_ufrgs_musica@yahoogrupos.com;
secretaria_abem@yahoo.com.br; muscoord@unb.br; Abel Camargo CAMUS; alciomar;
Beatriz Magalhães-Castro; Bohumil Med; Bojin Nedialkov; Carlos Mello; Conrado
Marco; Cristina Grossi; Daniel Tarquinio; David Junker; departamento de musica;
Ebnezer Nogueira; Edson; Eustaquio Grilo; Flavia Narita; Glesse Collet; Glesse
Collet; Irene Bentley; Jaci Toffano; luizmar souza; Maria Volpe; Patricia
Vanzella; Programa de Pós-Graduação; Renato Vasconcellos; Ricardo Dourado
Freire; Sergio Nogueira; Vadim<br>
<b>Assunto:</b> Re: A idéia é ser ÚTIL.<o:p></o:p></span></p>

</div>

<p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p>

<p class=MsoNormal style='margin-bottom:12.0pt'>Oi, Isabel:<br>
<br>
Seu questionamento é muito oportuno:<br>
"Quais são as necessidades dos Pontos de Cultura?"<br>
<br>
No dia 29 de fevereiro de 2006 eu estive num Ponto de Cultura que fica no
acampamento do MST próximo à Cidade Ocidental.<br>
Fui a convite do MST, para ministrar uma palestra sobre História da Música. Era
atividade do curso "Arte, Comunicação e Cultura na Formação". Eram
vários os palestrantes.<br>
Outras palestras, em outros dias, versavam sobre artes plásticas, conjuntura
nacional, literatutra brasileira, modernidade, crítica social, etc.<br>
Na minha palestra, de 4 horas, com intervalo, abordei a história do uso do som
na criação artística, desde os primórdios da humanidade até a música
eletroacústica. O CD com ilustrações musicais que levei continha sons e músicas
de diferentes culturas: alaúde, vielas, harpas, trompas do Tibet, guimbarda,
cantos difônicos, bambus oscilantes, sons eletrônicos, música das Ilhas
Solomon, de Taiwan, Etiópia, indígenas brasileiros, Papua, Mongólia, Chopin,
Beethoven, Mahler, Schoenberg, Stockhausen, Schaeffer, Riley, Antunes.<br>
<br>
Depois do almoço e descanso, o programa previa uma oficina. Fizemos uma bela e
riquíssima sessão de criação coletiva durante toda a tarde. O material sonoro
usado foi o produzido por foices, pás, martelos, enxadas e vozes. Os
participantes somavam um total de 63 pessoas.<br>
Foi um belíssimo trabalho de educação musical, que ainda hoje dá frutos. No
final do dia, depois de nova pausa refrescante, foi feita uma grande reunião
para balanço, análise crítica do trabalho e dos resultados, e ampla discusão
sobre política cultural.<br>
Na recente solenidade de transmissão de cargo de reitor, no Espaço Cultural
Athos Bulcão, encontrei dois representantes daquele assentamento. Disseram-me
que até hoje os assentados desenvolvem estudos, experimentações e trabalhos
artísticos, que tiveram como fator gerador aquele dia 29/02/2006.<br>
Garanto que dentre as necessidades daquele Ponto de Cultura, não se destacava o
aprendizado do do-re-mi.<br>
<br>
Abraço,<br>
Jorge Antunes<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<o:p></o:p></p>

<div>

<p class=MsoNormal>2008/11/30 maria isabel montandon <<a
href="mailto:misabel@unb.br">misabel@unb.br</a>><o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal style='margin-bottom:12.0pt'><br>
Mário,<br>
acho ótimo que você e Roberto estejam nessa lista, pois, assim, poderão dirimir
muitas dúvidas em relação ao material e ao projeto.<br>
<br>
você poderia explicar o que quer dizer com "atender as necessidades dos
Pontos de Cultura"?<br>
<br>
Mais especificamente:<br>
1. Quais são as necessidades dos Pontos de Cultura?<br>
2. De acordo com quem?<br>
<br>
3. Em que e como  TOMPLAY atende às essas necessidades?<br>
<br>
4. Quem instalou, inicialmente o TOMPLAY nos Pontos de Cultura? Roberto e Mário
poderiam esclarecer isso?<br>
<br>
<br>
Isabel<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
Citando mario lima brasil <<a href="mailto:mario@unb.br" target="_blank">mario@unb.br</a>>:<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal style='margin-bottom:12.0pt'>Caros Colegas!<br>
<br>
Atualmente a Ferramenta Nacional que atende as necessidades dos Pontos de
Cultura que conhecemos é o Tom - Aventuras Musicais. No entanto, por razões
morais, éticas e legais vamos (Minc, UnB, Pontos de Cultura) lançar um edital
de chamada pública.<br>
<br>
Gostaria que os colegas ajudassem a divulgar em todas as listas para os demais
interessados que queiram participar.<br>
<br>
Mário Lima Brasil<br>
Coordenador do Projeto<br>
<br>
<br>
Citando Jorge Antunes <<a href="mailto:antunes@jorgeantunes.com.br"
target="_blank">antunes@jorgeantunes.com.br</a>>:<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal style='margin-bottom:12.0pt'>Caro Roberto Bittar:<br>
<br>
Obrigado por sua resposta.<br>
Devo assinalar que a palavra "inclusão" já está, por toda parte, e
por parte<br>
do governo, sendo usada à exaustão, ganhando total banalização e<br>
esvaziamento.<br>
Considero totalmente vazio este discurso que fala em INCLUSÃO DA MÚSICA nas<br>
vidas das crianças.<br>
Está faltando uma discussão aprofundada sobre o conceito de "inclusão<br>
social".<br>
As crianças já nascem "incluídas" na música. A música que toca no
rádio e na<br>
TV já está por demais "incluída" nas crianças.<br>
Essa "inclusão" biunívoca, que torna nossas crianças incluídas na
"música",<br>
e torna a "música" incluída nas crianças, é uma peste danosa, é uma
doença<br>
incurável.<br>
Como não conheço o Tomplay, não sei se o produto ajuda a combater essa<br>
praga, essa droga, que está mediocrizando, alienando e emburrecendo nossa<br>
juventude.<br>
Tenho visto projetos que tiram jovens da maconha, colocando-os no funk, no<br>
pagode ou na religião.<br>
Troca-se uma droga por outra. Dessas, não sei qual é a droga pior.<br>
Devo salientar que o democratismo tem sido outra praga, que corta qualquer<br>
possibilidade de educação de qualidade.<br>
Você fez mal em consultar jovens da Febem, com relação a nome de projeto.<br>
Se você colocar em votação, entre eles, escolhas relacionadas às suas<br>
preferências, muito falarão em Bruno & Marrone, outros em Chitãozinho &<br>
Xororó, outros em Lacraia e alguns indicarão preferência pelo revólver<br>
calibre 38.<br>
Abraço,<br>
Jorge Antunes<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
2008/11/28 Roberto Bittar <<a href="mailto:rbittar@uai.com.br"
target="_blank">rbittar@uai.com.br</a>><o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal style='margin-bottom:12.0pt'>Prof. Jorge Antunes<br>
<br>
<br>
<br>
Tenho que reconhecer, este debate está muito acima de minhas competências,<br>
inteligências e experiência, mas vou tentar explicar o que penso.<br>
<br>
<br>
<br>
1)      O nome.<br>
<br>
Em 2004, escolhi o nome TOM, fiz minhas primeiras avaliações com<br>
ADOLESCENTES de alta periculosidade da FEBEM.<br>
<br>
Fiz um concurso para eleger o nome e eles escolheram TOM PLAY. Hoje o<br>
projeto se chama AVENTURAS MUSICAIS, em homenagem ao Maestro Heitor<br>
Villa-Lobos, que dizia: Não componho músicas, componho AVENTURAS MUSICAIS.<br>
<br>
<br>
<br>
2)      Citação dos Personalidades:<br>
<br>
Citei os nomes, pois entendi que o Farley era do Rio de Janeiro e quis<br>
mostrar que venho *buscando* apoio dos Acadêmicos, SÓ ISTO.<br>
<br>
Tenho uma carta do Dr. Turíbio Santos, apoiando o projeto, mas não tenho<br>
interesse em utilizar o nome, nem posição de ninguém.<br>
<br>
Já estive com muita gente, inclusive MEC. Tenho filmes de declarações<br>
públicas de Governadores, Secretários de Educação, Artistas, Mães, Alunos,<br>
Diretores de Conservatório, Professores, etc, mas não acho que este é o<br>
momento para Marketing.<br>
<br>
Saiba que não tenho fortuna, não sou político, não tenho força com<br>
Ministérios, nem em Prefeituras do Interior.<br>
<br>
Quem está fazendo a diferença é o Projeto.<br>
<br>
Importante é a LIBERDADE de debater as IDÉIAS.<br>
<br>
Lutamos por isto durante anos.<br>
<br>
<br>
<br>
3)      Disse tudo:<br>
<br>
Gostei tanto que, se me permitir, vou incluir sua frase no como objetivo a<br>
ser alcançado pelo projeto. Você disse tudo que eu não conseguia explicar:<br>
<br>
" Enfim, lembremos que o grande objetivo nosso não é aprender Música<br>
através da Educação. Ao contrário, o objetivo é Educar através da Música"<br>
<br>
No site <a href="http://www.inclusaomusical.com.br" target="_blank">www.inclusaomusical.com.br</a>,
tem um vídeo citando Howard Gardner e<br>
Oliver Sacks, falando dos efeitos da música no desenvolvimento do cérebro.<br>
<br>
<br>
<br>
4)      Simples e Fácil.<br>
<br>
Meus objetivos são muito simples, feijão com arroz.<br>
<br>
Tirar o MÊDO, a sensação de que a música é DIFÍCIL, INATINGÍVEL e que<br>
somente os mais INTELIGENTES, BONITOS, FORTES e RICOS são capazes de<br>
aprender.<br>
<br>
Mostrar, informar, esclarecer e provar que ao DIVIDIR O BOI em bifes,<br>
conseguimos comê-lo por inteiro.<br>
<br>
Enquanto as crianças BRINCAM com as informações musicais, fazemos a<br>
inclusão digital e social.<br>
<br>
<br>
<br>
5)      A MAIOR PROVA:<br>
<br>
Talvez a maior prova de minhas intenções, são o grande número de críticas<br>
técnicas: Falta isto, falta aquilo, etc.<br>
<br>
Não falta nada. Não é para fazer tudo que acham que tem que fazer.<br>
<br>
É para ser o INÍCIO, não é para ser TUDO.<br>
<br>
Se fosse TUDO, ai sim,  os Professores de Música deveriam se preocupar.
Mas<br>
não tenho interesse nisto.<br>
<br>
Gostaria, que pessoas com sua capacidade e dos demais, apoiassem a idéia de<br>
DEFINIR O MELHOR INÍCIO?<br>
<br>
Os outros passos, tais como os que você cita e eu nem consigo entender,<br>
deveriam vir dos Professores de Música, aos milhares.<br>
<br>
Quanto a isto, já me dispus a ajudar, apoiar o desenvolvimento de novos<br>
produtos, novas formas, jogos, etc, dentro de minhas competências, e cuja<br>
propriedade e patente seja de QUEM CRIOU.<br>
<br>
<br>
<br>
6)      O Professor e o Mercado de Trabalho.<br>
<br>
Realmente, há professores ruins em todas as áreas, assim como tem médicos<br>
ruins, músicos ruins, etc.<br>
<br>
Mas não há como substituir o SER HUMANO, a relação, o contato e sentimentos<br>
passados pessoalmente. Isto é válido para todas as áreas.<br>
<br>
DESPERTAR 30 milhões de crianças e jovens do Ensino Fundamental<br>
(IBGE/2007), para que queiram aprender música DEVERIA ser incentivado pelos<br>
Professores de Música, pela indústria de Instrumentos Musicais, etc.<br>
<br>
Ainda não consegui entender COMO isto está sendo entendido de forma<br>
contrária.<br>
<br>
Fico tocando sax na Praça da Liberdade todos os fins de semana, é grande o<br>
número de alunos que indico  para dois professores (formados). Se ganhasse<br>
comissão deles, seria ótimo.<br>
<br>
Quem sabe um dia, um Professor de Música não me manda uma comissão por<br>
NOVOS ALUNOS? (risos).<br>
<br>
<br>
<br>
7)      Um novo UNIVERSO.<br>
<br>
Sinceramente, não tenho capacidade para avaliar a dimensão dos seus<br>
conceitos sobre sons e música.<br>
<br>
Talvez, com sua ajuda possamos criar um UNIVERSO sobre estes ALARGAMENTOS<br>
da dimensão do sons.<br>
<br>
Podem surgir outros também.<br>
<br>
Estamos abertos ao diálogo.<br>
<br>
<br>
<br>
8)      Licitação:<br>
<br>
Gostaria que houvesse. Isto cabe ao MinC e UnB. Por isto não opinei.<br>
<br>
<br>
<br>
9)      Sobre a Pesquisa:<br>
<br>
Não acho que o MinC queira uma avaliação sobre minha solução, isto nem tem<br>
sentido.<br>
<br>
O que entendo ser objetivo do MinC é pesquisar ferramentas EXISTENTES, para<br>
DESENVOLVER formas dos Pontos de Cultura prestarem serviços à COMUNIDADE<br>
onde atuam.<br>
<br>
A UnB terá que gastar tempo, passagens, bolsas, diárias, treinamento e tudo<br>
mais, isto custa e esta será a maior parte, incluindo a ANALISE, AVALIAÇÃO,<br>
etc. Isto é com a UnB.<br>
<br>
Minha empresa tem o maior interesse em ACOMPANHAR, EFETUAR MELHORIAS,<br>
APRIMORAR a solução, independentemente de ser exigida pela UnB.<br>
<br>
Para fazê-lo, vou gastar do que "poderei" receber pelo valor dos
Kits.<br>
<br>
<br>
<br>
10)  Participação dos Professores de Música.<br>
<br>
Acho que é mais que OPORTUNO,  é fundamental.<br>
<br>
Tenho insistido com esta participação.<br>
<br>
Se por problemas de tempo, agenda, etc não puder ser através da PESQUISA DE<br>
SUSTENTABILIDADE, estou a disposição da ABEM, UnB ou qualquer outro fórum de<br>
debate.<br>
<br>
A população precisa de SOLUÇÃO e AÇÃO.<br>
<br>
<br>
<br>
11)  Concorrentes e telefone.<br>
<br>
Nas vendas que já fiz a governos, não aparecem concorrentes, nem SIMILARES.<br>
<br>
Assim, solicito a todos, que enviem-me os endereços destes concorrentes,<br>
mesmo que internacionais traduzidos.<br>
<br>
Tenho colocado meus números de telefone, inclusive celular, para mostrar<br>
que não me escondo de debates, que estou aberto a discussão de idéias.<br>
<br>
<br>
<br>
Agradeço a oportunidade de apresentar minhas idéias.<br>
<br>
<br>
<br>
Convoco a todos que participem da construção de NOVOS MODELOS, de<br>
incentivar e desenvolver o Mercado Musical, mas, PRIORITARIAMENTE, de<br>
DESPERTAR  as crianças e jovens para este REMÉDIO NATURAL para o Ser
Humano,<br>
que é a INCLUSÃO DA MÚSICA em suas vidas.<br>
<br>
<br>
<br>
Roberto Bittar<br>
<br>
31-9976-5262<br>
<br>
31-3421-2223<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
*De:* Jorge Antunes [mailto:<a href="mailto:antunes@jorgeantunes.com.br"
target="_blank">antunes@jorgeantunes.com.br</a>]<br>
*Enviada em:* sexta-feira, 28 de novembro de 2008 10:31<br>
*Para:* Roberto Bittar<br>
*Cc:* <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>;
<a href="mailto:farlley@pianobrasileiro.com" target="_blank">farlley@pianobrasileiro.com</a>;<br>
<a href="mailto:abemcentro-oeste@grupos.com.br" target="_blank">abemcentro-oeste@grupos.com.br</a>;
<a href="mailto:beatriz@unb.br" target="_blank">beatriz@unb.br</a>; <a
href="mailto:criscarvalho@abordo.com.br" target="_blank">criscarvalho@abordo.com.br</a>;<br>
<a href="mailto:mariobr@terra.com.br" target="_blank">mariobr@terra.com.br</a>;<br>
<a href="mailto:mestrandos_e_doutorandos_ufrgs_musica@yahoogrupos.com.br"
target="_blank">mestrandos_e_doutorandos_ufrgs_musica@yahoogrupos.com.br</a>;<br>
<a href="mailto:secretaria_abem@yahoo.com.br" target="_blank">secretaria_abem@yahoo.com.br</a>;
<a href="mailto:muscoord@unb.br" target="_blank">muscoord@unb.br</a>; <a
href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank">antunes@unb.br</a>; Abel<br>
Camargo CAMUS; alciomar; Beatriz Magalhães-Castro; Bohumil Med; Bojin<br>
Nedialkov; Carlos Mello; Conrado Marco; Cristina Grossi; Daniel Tarquinio;<br>
David Junker; departamento de musica; Ebnezer Nogueira; Edson; Eustaquio<br>
Grilo; Flavia Narita; Glesse Collet; Glesse Collet; Irene Bentley; Jaci<br>
Toffano; luizmar souza; maria isabel montandon; Maria Volpe; Mario Brasil;<br>
Patricia Vanzella; Programa de Pós-Graduação; Renato Vasconcellos; Ricardo<br>
Dourado Freire; Sergio Nogueira; Vadim<br>
*Assunto:* Re: [ANPPOM-L] RES: URGENTE - TOMPLAY substitui professor de<br>
música na escola<br>
<br>
<br>
<br>
Prezado Senhor Roberto Bittar:<br>
<br>
Parabéns e obrigado pela resposta pública que o senhor nos envia.<br>
Ela tenta esclarecer alguns pontos.<br>
Não conheço o Tomplay. Assim, não posso emitir opiniões a respeito.<br>
Por enquanto, a única opinião que posso emitir é a de que o nome
"Tomplay"<br>
é péssimo.<br>
Eu diria que, por aí, tudo já começa mal. Sei que essa minha opinião será<br>
tratada como a opinião de um "Jerryplay".<br>
Mas, é pena que não tenham batizado o dito cujo de, por exemplo, "Jogo de<br>
Sons". Poderia, enfim, ter sido usado qualquer outro nome na língua<br>
portuguesa. O processo de Educação, a tão almejada, já começaria por aí.<br>
Gostaria, entretanto, de dizer que não concordo com aqueles que dizem ser a<br>
presença do professor insubstituível.<br>
Em outras palavras, sou contra a idéia de que um software é sempre pior que<br>
um professor real ao vivo in loco.<br>
Penso assim, porque são muito conhecidos os casos de professores de<br>
educação musical que, ao invés de educarem, deseducam, ou alimentam a<br>
deseducação.<br>
Existe um vício de uso de métodos Dalcroze, Montessori, Orff, Kodali, etc,<br>
que simplesmente manipulam a cabeça das crianças no sentido de moldá-las<br>
unicamente para a música tonal. O professor, nessa linha filosófica, dá<br>
pulos de alegria quando a pobre criancinha consegue cantar afinadinha as<br>
conhecidas sete notas do sistema temperado. Dali para a frentte o que vemos<br>
é o surgimento de público que tem pavor de música erudita contemporânea e<br>
que considera música eletroacústica coisa de doido.<br>
A pretendida educação de qualidade, nesses casos, passa em geral a ser mera<br>
deseducação porque são formados pequenos futuros consumidores de<br>
"músicas-que-tocam-no-rádio",
"músicas-que-tocam-no-faustão" e<br>
"músicas-que-tocam-no-gugu".<br>
<br>
Espero que o Tomplay, que não conheço, não adote esse mesmo método de<br>
educação musical a que chamo de "educação-lesa-pátria".<br>
<br>
Enfim, espero que o Tomplay possa realmente substituir aqueles maus<br>
professores, e que inclua, na programação, uma etapa de introdução às<br>
linguagens da música contemporânea: atonal, dodecafônica, estocástica,<br>
eletroacústica, ...<br>
Enfim, lembremos que o grande objetivo nosso não é aprender Música através<br>
da Educação. Ao contrário, o objetivo é Educar através da Música.<br>
E, educar é formar novos cidadãos de mentes abertas, fraternos, solidários,<br>
conscientes, que não discriminem qualquer corrente de pensamento. Por isso,<br>
fazer conhecer *apenas* as sete notas, as cirandas e a música tonal é<br>
deseducar.<br>
<br>
Pior, existe corrente de educação musical que pretende partir e usar<br>
unicamente a prática estética conhecida pelo grupo de deseducandos. Nesse<br>
método, o grupinho que só conhece funk é trabalhado pelo professor a partir<br>
do funk. Tudo começa no funk e termina no funk, não sendo introduzidas<br>
outras corrrentes e linguagens musicais.<br>
<br>
Com relação aos seus argumentos, em seu e-mail, tenho algumas observações.<br>
O senhor menciona nomes reconhecidos do nosso meio, e instituições, de uma<br>
maneira vã e anti-ética. O senhor afirma: "No Rio de Janeiro, estive com o<br>
Maestro André Cardoso  UFRJ e na ABM com o Maestro Ricardo Tacuchian, e
com<br>
o Dr. Turíbio Santos do Museu Villa-Lobos, todos em agosto/2007."<br>
E dai? Não creio que o senhor esteve apenas com essas pessoas. O senhor<br>
deve ter estado também com pessoas do governo Lula. Não? Por exemplo, com<br>
gente do MEC. Com o Ministro. Por que não mencionou também os outros nomes,<br>
na lista de pessoas com quem o senhor esteve. O senhor esteve com o<br>
governador do Acre? O senhor esteve com o reitor da Universidade do Acre?<br>
Sua menção aos três nomes parece pretender passar a impressão de que o<br>
senhor insinua que eles gostaram do Tomplay. Mas nada é afirmado nesse<br>
sentido. Apenas envolve-se os nomes, comprometendo-os.<br>
<br>
Outra sua afirmação é surpreendente:<br>
"Deverá haver algum tipo de LICITAÇÃO ou de CHAMADA PÚBLICA para outras<br>
soluções equivalentes."<br>
Afinal, deverá haver? Ou haverá?<br>
<br>
Um outro esclarecimento é amedrontador:<br>
"Os R$ 500.000,00 (o projeto é de responsabilidade da Universidade) são<br>
para analise, discussão, avaliação e a maior parte destes recursos, vão para<br>
custear os trabalhos, que serão feitos pela Universidade E SERIA OPORTUNO, a<br>
participação dos Professores de Música, até para criticar com mais<br>
consistência técnica."<br>
<br>
Se a maior parte desses recursos vão para custeio dos trabalhos,<br>
subentende-se que a menor parte vai para pagamento de "analise, discussão,<br>
avaliação". Como é isso? O MEC vai subornar os professores? Os professores<br>
costumam fazer, de graça, em seus horários normais de trabalho, análises,<br>
discussões e avaliações. O senhor está providenciando pagamento aos<br>
professores para que eles discutam?<br>
Esse método é bem inteligente, embora imoral! Muitos professores, no<br>
desespero salarial, gostarão muito de serem pagos para avaliar e discutir.<br>
<br>
Por enquanto é só. Espero ter contribuído um pouco com a discussão.<br>
<br>
Cordialmente,<br>
Jorge Antunes<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
2008/11/26 Roberto Bittar <<a href="mailto:rbittar@uai.com.br"
target="_blank">rbittar@uai.com.br</a>><br>
<br>
*Caro Farlley.*<br>
<br>
* *<br>
<br>
*Quanto ao Ministério Público ser acionado, não vejo nenhum problema. *<br>
<br>
*Estamos numa DEMOCRACIA e lutar por direitos legítimos é uma obrigação.*<br>
<br>
* *<br>
<br>
Nota:<br>
<br>
As informações da Prof. Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo não<br>
estão corretas.<br>
<br>
Ela deve ter recebido alguma informação errada.<br>
<br>
Não estão sendo discutidos a venda de 2000 kits.<br>
<br>
Os R$ 500.000,00 (o projeto é de responsabilidade da Universidade) são para<br>
analise, discussão, avaliação e a maior parte destes recursos,  vão para<br>
custear os trabalhos, que serão feitos pela Universidade E SERIA OPORTUNO, a<br>
participação dos Professores de Música, até para criticar com mais<br>
consistência técnica.<br>
<br>
A demanda, vem dos Pontos de Cultura que, em alguns casos, já estão<br>
utilizando o projeto.<br>
<br>
*Deverá haver algum tipo de LICITAÇÃO ou de CHAMADA PÚBLICA para outras<br>
soluções equivalentes*<br>
<br>
*Tive uma apresentação e debate na UNB com vários Professores de diversos<br>
departamentos e a Prof. Maria Cristina não estava presente.*<br>
<br>
*Todos, inclusive a representante dos Educadores Musicais, fizeram elogios<br>
ao Projeto.*<br>
<br>
*Claro que todos tem sempre algo a acrescentar, sugerir a até criticar.*<br>
<br>
*Neste projeto, a PPV se compromete, formalmente,  a acatar as mudanças<br>
solicitadas (dentro de limites possíveis) e SE aprovadas no CAMPO DE TESTE,<br>
torná-las padrão do site.*<br>
<br>
* *<br>
<br>
* *<br>
<br>
* *<br>
<br>
*Há um engano em suas conclusões, parece-me que induzidas por informações<br>
equivocadas, que é fundamental eliminar para termos um debate equilibrado.<br>
*<br>
<br>
* *<br>
<br>
*Jamais** dissemos ou defendemos que o Professor de Música seja<br>
DISPENSÁVEL.*<br>
<br>
*                Informamos que se não
houver um Professor de Música, o<br>
Monitor dos Laboratórios (são capacitados para isto) podem aplicar o Projeto<br>
de Inclusão Musical, Aventuras Musicais aos alunos.*<br>
<br>
*                Se isto NÃO FOI
ENTENDIDO CORRETAMENTE, deverei ser mais<br>
explícito, farei a verificação do site.*<br>
<br>
*                Para a PPV, o
Professor de Música é tão importante quanto<br>
MÉDICO, pois acreditamos na MÚSICA como REMÉDIO NATURAL para os problemas<br>
sociais.*<br>
<br>
*                Quanto aos dados
estatísticos, a resposta é sim, temos.*<br>
<br>
*                Todo e qualquer acesso
ao site é registrado em Banco de<br>
Dados, detalhadamente.*<br>
<br>
* *<br>
<br>
*Defesa da Educação Musical.*<br>
<br>
*                Não vejo em seus
argumentos NADA que defenda a Educação<br>
Musical, assim, se puder, envie-me estes argumentos.*<br>
<br>
*                Também não vejo como
podemos prejudicar os Professores de<br>
Música, acho que podemos ALAVANCAR o mercado.*<br>
<br>
* *<br>
<br>
*A PPV.*<br>
<br>
*Empresa pequena, ética e competente:*<br>
<br>
·         *tem consciência que não tem uma solução MÁGICA,
apenas<br>
INOVADORA;*<br>
<br>
·         *tem consciência que a participação dos
Educadores Musicais é<br>
importante no desenvolvimento do PROJETO;*<br>
<br>
·         *não mudará seus objetivos de INCLUIR
MUSICALMENTE as crianças,<br>
principalmente as mais podres.*<br>
<br>
*Por isto, já fez inúmeras tentativas em buscar junto aos Educadores<br>
Musicais, apoio na participação, discussão e até mesmo críticas quanto ao<br>
Projeto.*<br>
<br>
*Nosso objetivo é desenvolver uma ferramenta de Inclusão Musical e<br>
esperamos que ela possa ser utilizada pelos Educadores Musicais.*<br>
<br>
*No Rio de Janeiro, estive com o Maestro André Cardoso  UFRJ e na ABM com<br>
o Maestro Ricardo Tacuchian, e com o Dr. Turíbio Santos do Museu<br>
Villa-Lobos, todos em agosto/2007.*<br>
<br>
* *<br>
<br>
*Soluções Tecnológicas:*<br>
<br>
*Mais cedo ou mais tarde, algum grande PLAYER irá lançar alguma solução<br>
nesta direção.*<br>
<br>
*Seria melhor ser uma empresa nacional, com apoio e participação dos<br>
Professores de Música do Brasil.*<br>
<br>
* *<br>
<br>
*Computadores:*<br>
<br>
*Acho desnecessária a discussão sobre os computadores.*<br>
<br>
*Eles existem aos milhões e a taxa de aumento é superior a 25% ao ano.*<br>
<br>
*Existem mais de 90 mil Lan-Houses no Brasil, a maioria em Favelas.*<br>
<br>
* *<br>
<br>
*Debate importante:*<br>
<br>
*Despertar, através da internet,  milhões de crianças, jovens e adultos a<br>
APRENDER MÚSICA, deveria ser um INCENTIVO ao crescimento e desenvolvimento<br>
do mercado para os Professores de Música.*<br>
<br>
*Acho que seria mais proveitoso, se pudermos ter um debate NESTA DIMENSÃO.<br>
*<br>
<br>
*Estamos abertos ao DEBATE, a MUDANÇAS, a INCLUSÃO DE OUTROS PRODUTOS.*<br>
<br>
*Desde que não seja um DEBATE DE SURDOS.*<br>
<br>
* *<br>
<br>
*Gêmeos:*<br>
<br>
*Favor informar-me a idade deles.*<br>
<br>
*Enviarei em outro e-mail, três senhas, uma para você e duas para os<br>
gêmeos.*<br>
<br>
*Com o acesso ao site,  enviarei os relatórios sobre cada um deles para<br>
sua analise.*<br>
<br>
* *<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
Roberto Bittar<br>
<br>
31-3421-2223<br>
<br>
31-9976-5262<br>
<br>
<br>
<br>
*De:* <a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a>
[mailto:<br>
<a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a>]
*Em nome de *Farlley<br>
*Enviada em:* segunda-feira, 24 de novembro de 2008 18:10<br>
*Para:* Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo<br>
*Cc:* Secretaria da ABEM; riz Magalhães-Castro;
"=?ISO-8859-1?Q?Beat?="@<br>
<a href="http://iar.unicamp.br" target="_blank">iar.unicamp.br</a>; <a
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>;<br>
<a href="mailto:mestrandos_e_doutorandos_ufrgs_musica@yahoogrupos.com.br"
target="_blank">mestrandos_e_doutorandos_ufrgs_musica@yahoogrupos.com.br</a>;<br>
<a href="mailto:abemcentro-oeste@grupos.com.br" target="_blank">abemcentro-oeste@grupos.com.br</a><br>
*Assunto:* Re: [ANPPOM-L] URGENTE - TOMPLAY substitui professor de música<br>
na escola<br>
<br>
<br>
<br>
Eu vou manipular o software, mas me antecipei para solicitar junto ao site<br>
do fabricante alguns esclarecimentos, conforme texto abaixo.<br>
<br>
Boa tarde. Meu nome é Farlley Derze, sou professor de música, com<br>
Licenciatura Plena na Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduação<br>
e mestrado em Música, na Universidade de Brasília. Tendo em vista a<br>
propaganda sobre o software de que não se faz necessário o acompanhamento de<br>
um professor de música, creio que tal afirmação encontra-se embasada em<br>
dados estatísticos colhidos ao longo de vários anos em que o software vem<br>
sendo utilizado. Como vocês afirmam participar "da luta" para a
inserção da<br>
educação musical nas escolas brasileiras (que se deu por meio de um aditivo<br>
à Lei de Diretrizes e Bases de 9394 de 1998), e atestam que o software<br>
cumpre com os objetivos relacionados à Educação Musical nas escolas,<br>
acredito que é oportuno levar ao conhecimento do Ministério Público Federal,<br>
aqui em Brasília, as afirmações que acompanham a propaganda do software que<br>
vocês estão vendendo. Especialmente a afirmação de que o professor de música<br>
é dispensável para a educação musical da criança. A idéia é contar com a<br>
participação do Ministério Público na defesa da Educação Musical no Brasil.<br>
Se o professor de música é dispensável, como vocês afirmam, será possível<br>
verificar a partir de resultados estatísticos sobre o rendimento de crianças<br>
em contato com o referido software. Vocês já descobriram como solucionar os<br>
milhões de estudantes do ensino fundamental e médio que não dispõem de um<br>
computador? A consequência é não ter aula de música, já que se dependeria de<br>
um computador para instalação do referido software.<br>
Tenho 45 anos de idade. Tenho 2 filhos gêmeos. Vocês aceitariam enviar o<br>
software para que meus filhos manipulassem o mesmo? Vocês poderiam enviar a<br>
estatística com os dados quantitativos de quantas crianças usaram o software<br>
e os dados qualitativos, elucidando quantas das crianças aprenderam a tocar<br>
algum instrumento?<br>
Atenciosamente,<br>
<br>
Farlley Derze<br>
<br>
<br>
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo escreveu:<br>
<br>
Prezados colegas,<br>
<br>
Preciso urgentemente da opinião de vocês sobre o software TOMPLAY que está<br>
sendo comercializado na internet. Visitem os sites:<br>
<br>
<a href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/" target="_blank">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/</a><br>
<br>
<a href="http://www.tomplay.com.br" target="_blank">http://www.tomplay.com.br</a><br>
<a href="http://www.marcelosabadini.com.br/portfolio/2008/08/26/tomplay-site/"
target="_blank">http://www.marcelosabadini.com.br/portfolio/2008/08/26/tomplay-site/</a><br>
<br>
<a
href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/10/16/projeto-tomplay-sai-na-agencia-de-noticias-do-acre/"
target="_blank">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/10/16/projeto-tomplay-sai-na-agencia-de-noticias-do-acre/</a><br>
<br>
O autor do projeto, o empresário Roberto Bittar, por meio da sua empresa<br>
PPV Informática está solicitando e tentando obter apoio de acadêmicos da<br>
nossa área  para legitimar seu produto e, assim efetivar parceria com o
MINC<br>
para a compra de mais de 2000 Kits para os pólos de cultura. Para avaliar o<br>
programa esperam gastar cerca de    R$ 500 000,00 do dinheiro
público.<br>
<br>
A empresa divulga em seu site parceria com o estado de Minas Gerais para<br>
introduzir o programa em todas as escolas do estado. O argumento comercial<br>
da PPV Informática é que o software é simples, fácil de ser usado, lúdico,<br>
compatível com linux e windows e dispensa *a presença de um professor com<br>
formação acadêmica *para ministrar aula de música, a ferramenta o<br>
substitui. Com esse argumento, a empresa defende o baixo custo do produto.<br>
Vejam como a empresa justifica seu argumento comercial:<br>
<br>
*O artigo que previa a formação específica de professores na área musical<br>
para ministrar os conteúdos foi vetado. Afinal a música é uma prática social<br>
e, no Brasil, há diversos profissionais sem formação acadêmica específica ou<br>
oficial na área e que são reconhecidos por seu talento. **In *<a
href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2"
target="_blank">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2</a><br>
<br>
No site <a href="http://www.xn--ppvinformtica-ceb.com.br" target="_blank">www.ppvinformática.com.br</a>
<<a href="http://www.ppvinform" target="_blank">http://www.ppvinform</a>%C3%<a
href="http://A1tica.com.br" target="_blank">A1tica.com.br</a>>vocês podem
ver que a empresa oferece treinamento para qualquer pessoa<br>
implantar o software nas escolas: produção em série de tutores ou monitores<br>
- uma visão tecnicista de ensino e aprendizagem.<br>
<br>
Vejam algumas opiniões sobre o assunto de colegas na lista da ANPPOM do ano<br>
passado:<br>
<br>
*o software é realmente um brinquedo bacana e vou até indicá-lo para meus<br>
sobrinhos. mas, como a Wanda disse, também não vejo sentido em o governo<br>
adotar software e ficar na mão do produtor. o softw. é discutível assim como<br>
muitas aulas de música são discutíveis. o principal, a meu ver, é q ele não<br>
ensina (nem nunca terá como ensinar) o sujeito a tocar um instrumento e é aí<br>
q mora a diferença e talvez seja este o foco de uma pedagogia musical:<br>
ensinar a pessoa a cantar e tocar instrumento, visando adquirir um rigor<br>
técnico (seja sopro, percussão, cordas, mas com um certo rigor da minúcia).<br>
realmente a pedagogia musical precisa ser pensada e urgente no Brasil a<br>
partir da prática completa da música e não do brinquedos musicais. Silvio*<br>
<br>
*Dei uma olhada no material e considero-o pedagogicamente profundamente<br>
discutível.Acho, também, que o ensino, e a educação em geral, têm como base<br>
profissionais bem formados e bem remunerados. Não vejo sentido em o governo<br>
gastar com esse software ou qualquer outro, sem que haja um investimento<br>
real e consistente na formação de professores,  na melhoria dos salários<br>
deles, na melhoria das condições materiais em sala de aula, etc. Material de<br>
apoio, como o software pretende ser, deve ser um complemento à ação<br>
competente de um educador musical.Não acredito que qualquer software, mesmo<br>
que pedagogicamente adequado, seja o ponto de partida para trazer de volta a<br>
música às escolas. Na verdade, considero quetal iniciativa seria uma total<br>
inversão de valores e um desperdício de dinheiro público. Vanda Freire *<br>
<br>
*Concordo com o que o Silvio, Wanda e Palombini falaram. Apesar de não ser<br>
a<br>
minha área direta, gostaria de dizer ainda que acredito ser muito<br>
retrógrado se limitar ao ensino das notas musicais e não explorar de forma<br>
mais ampla a percepção do som e de suas qualidades internas.Se a criança é<br>
adestrada desde os 7, 8 anos de idade sendo formatada neste universo apenas<br>
(das relações tonais), estamos perdendo a oportunidade de abrir a sua cabeça<br>
para um universo muito mais rico de sonoridades que a música já se utiliza a<br>
mais de 50 anos e que chega com força hj até na música comercial, vide<br>
música eletronica, suas raves e quantidade de público que gosta e produz<br>
esse tipo de música. Ou seja, adotando um programa ( = um sistema de ensino)<br>
voce atropela a discussão sobre como fazer acoisa, como educar musicalmente<br>
os jovens nas escolas. Alexandre.*<br>
<br>
Eu concordo com os colegas acima. Acho que o software apresenta potencial<br>
como ferramenta digital complementar à aula de música,  o que exige a<br>
presença de um *professor de música *e sua  reflexão sobre como usar,<br>
quando, por quanto tempo, associado a que atividades. Além disso, o software<br>
apresenta pontos discutíveis relativo a concepção de ensino de música,<br>
construção de conceitos musicais, procedimentos pedagógicos musicais e<br>
seleção musical. Uma outra questão é o governo adquirir um produto<br>
específico que está nas mãos de um único produtor sem analisar outros<br>
produtos do mercado de livre acesso.<br>
<br>
Aguardo a avaliação de vocês, pois a UnB e outras instituições estão sendo<br>
contactadas de forma não muito precisa para legitimar esse produto. Penso<br>
que precisamos urgentemente nos unirmos para defendermos* o professor de<br>
música como o único profissional competente para ministrar a aula de música<br>
nas escolas. *Repassem este email para outros educadores musicais. A<br>
secretaria da ABEM pode repassá-lo para todos os sócios? Obrigada.<br>
<br>
Um abraço para todos,<br>
Maria Cristina de Carvalho C. de Azevedo<br>
<br>
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This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.<br>
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----- Final da mensagem encaminhada -----<br>
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This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.<br>
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Prezados colegas,<br>
<br>
Preciso urgentemente da opinião de vocês sobre o programa TOMPLAY que está<br>
sendo comercializado na internet.<br>
<br>
O autor do projeto, o empresário Roberto Bittar, por meio da sua empresa<br>
PPV Informática está solicitando e tentando obter apoio de acadêmicos da<br>
área (educação musical, músicos, informática, programação visual, etc) para<br>
legitimar seu produto e, assim efetivar parceria com o MINC para a compra de<br>
mais de 2000 Kits para os pólos de cultura.<br>
<br>
A empresa divulga em seu site parceria com o estado de Minas Gerais para<br>
introduzir o programa em todas as escolas do estado. O argumento comercial<br>
da PPV Informática é que o software é simples, fácil de ser usado, lúdico,<br>
compatível com linux e windows e despensa a presença de um professor com<br>
formação acadêmica para mediar a ferramenta. Com esse argumento, a empresa<br>
defende o baixo custo do produto. Além disso, vejam como a empresa justifica<br>
seu argumento comercial:<br>
<br>
*O artigo que previa a formação específica de professores na área musical<br>
para ministrar os conteúdos foi vetado. Afinal a música é uma prática social<br>
e, no Brasil, há diversos profissionais sem formação acadêmica específica ou<br>
oficial na área e que são reconhecidos por seu talento. In *<a
href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2"
target="_blank">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2</a><br>
<br>
O software apresenta potencial como ferramenta digital complementar à aula<br>
de música,  o que exige a presença de um *professor *e sua  reflexão
sobre<br>
como usar, quando, por quanto tempo, associado a que atividades. Além disso,<br>
o software apresenta problemas com relação a concepção de ensino de música,<br>
construção de conceitos musicais, procedimentos pedagógicos e seleção<br>
musical. Uma outra questão é o governo adquirir um produto específico que<br>
está nas mãos de um único produtor sem analisar outros produtos do mercado<br>
de livre acesso.<br>
Vejam algumas opiniões sobre o assunto de colegas na lista da ANPPOM do ano<br>
passado:<br>
<br>
*o software é realmente um brinquedo bacana e vou até indicá-lo para meus<br>
sobrinhos.*<br>
<br>
*mas, como a Wanda disse, também não vejo sentido em o governo adotar<br>
software e ficar na mão do produtor. o softw. é discutível assim como muitas<br>
aulas de música são discutíveis. o principal, a meu ver, é q ele não ensina<br>
(nem nunca terá como ensinar) o sujeito a tocar um instrumento e é aí q mora<br>
a diferença e talvez seja este o foco de uma pedagogia musical: ensinar a<br>
pessoa a cantar e tocar instrumento, visando adquirir um rigor técnico (seja<br>
sopro, percussão, cordas, mas com um certo rigor da minúcia).*<br>
<br>
*realmente a pedagogia musical precisa ser pensada e urgente no Brasil a<br>
partir da prática completa da música e não do brinquedos musicais. silvio*<br>
<br>
*Dei uma olhada no material e considero-o pedagogicamente profundamente<br>
discutível.Acho, também, que o ensino, e a educação em geral, têm como base<br>
profissionais bem formados e bem remunerados. Não vejo sentido em o governo<br>
gastar com esse software ou qualquer outro, sem que haja um investimento<br>
real e consistente na formação de professores,  na melhoria dos salários<br>
deles, na melhoria das condições materiais em sala de aula, etc. Material de<br>
apoio, como o software pretende ser, deve ser um complemento à ação<br>
competente de um educador musical.Não acredito que qualquer software, mesmo<br>
que pedagogicamente adequado, seja o ponto de partida para trazer de volta a<br>
música às escolas. Na verdade, considero quetal iniciativa seria uma total<br>
inversão de valores e um desperdício de dinheiro público. Vanda Freire *<br>
<br>
*Concordo com o que o Silvio, Wanda e Palombini falaram. Apesar de não ser<br>
a<br>
minha área direta, gostaria de dizer ainda que acredito ser muito<br>
retrógrado se limitar ao ensino das notas musicais e não explorar de forma<br>
mais ampla a percepção do som e de suas qualidades internas.Se a criança é<br>
adestrada desde os 7, 8 anos de idade sendo formatada neste universo apenas<br>
(das relações tonais), estamos perdendo a oportunidade de abrir a sua cabeça<br>
para um universo muito mais rico de sonoridades que a música já se utiliza a<br>
mais de 50 anos e que chega com força hj até na música comercial, vide<br>
música eletronica, suas raves e quantidade de público que gosta e produz<br>
esse tipo de música. Ou seja, adotando um programa ( = um sistema de ensino)<br>
voce atropela a discussão sobre como fazer acoisa, como educar musicalmente<br>
os jovens nas escolas. Alexandre.*<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
<br>
Estive visitando a internet para conhecer o software. É um produto<br>
comercial,<br>
vejam os sites abaixo.<br>
<a href="http://www.tomplay.com.br" target="_blank">http://www.tomplay.com.br</a><br>
<a href="http://www.tomplay.com.br/site/" target="_blank">http://www.tomplay.com.br/site/</a><br>
<a href="http://www.tomplay.com.br/versoes/v5b/download/musicas" target="_blank">http://www.tomplay.com.br/versoes/v5b/download/musicas</a><br>
<a href="http://www.marcelosabadini.com.br/portfolio/2008/08/26/tomplay-site/"
target="_blank">http://www.marcelosabadini.com.br/portfolio/2008/08/26/tomplay-site/</a><br>
<br>
<br>
<a
href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/10/16/projeto-tomplay-sai-na-agencia-de-noticias-do-acre/"
target="_blank">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/10/16/projeto-tomplay-sai-na-agencia-de-noticias-do-acre/</a><br>
<br>
Fuçando eu me deparei com a notícia abaixo onde escrevi  um comentário<br>
(não resisiti);<br>
<br>
<a
href="http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2"
target="_blank">http://www.ppvinformatica.com.br/ppv/noticias/2008/08/20/ensino-de-musica-agora-e-obrigatorio-nas-escolas/#comment-2</a><br>
<br>
Acho que devemos iniciar uma campanha contra esse tipo de iniciativa e<br>
processo, que querem eliminar o professor de música. Estou disposta a<br>
enviar para toda ABEM e colegas o site do TOMPLAY e a reportagem que<br>
li para façam uma avaliação do software e se manifestem. De repente eu<br>
estou com implicância. O que acham? E o pessoal de Minas? Será que<br>
estão apoiando? Puxa vida é duro tanto trabalho para privilegiar uma<br>
iniciativa privada.<br>
<br>
Se o software tem potencial, ótimo, mas quais as suas intenções e<br>
conseqüências? Depois é duro ouvir o Mário querer ensinar o pai nosso<br>
ao vigário, tipo a  "lógica dos pólos é diferente da academia".
Então<br>
porque precisam da academia?<br>
<br>
O que acham de encaminharmos esse email para a Beatriz MC?<br>
<br>
Beijos,<br>
<br>
M Cristina<br>
<br>
<br>
<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p>

<p class=MsoNormal style='margin-bottom:12.0pt'><br>
<br>
<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal style='margin-bottom:12.0pt'><o:p> </o:p></p>

</div>

<p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p>

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