<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD><TITLE>Re: [ANPPOM-L] Concurso público para docente do magistério superior ( UFPel)</TITLE>
<META http-equiv=Content-Type content=text/html;charset=iso-8859-1>
<META content="MSHTML 6.00.6000.16788" name=GENERATOR></HEAD>
<BODY id=MailContainerBody 
style="PADDING-RIGHT: 10px; PADDING-LEFT: 10px; PADDING-TOP: 15px" 
bgColor=#ffffff leftMargin=0 topMargin=0 CanvasTabStop="true" 
name="Compose message area">
<DIV>
<DIV>Prezado Fernando e todos os colegas,</DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>Não poderia deixar de dar todo apoio à sua msg e de demonstrar minha 
perplexidade frente a este fato que se repete ainda hoje (e por quanto tempo?). 
Sou músico e musicólogo atuando desde o ano de 1980, com graduação em 
Licenciatura em Educação Artística com habilitação em música pela Unirio, 
mestrado em Educação pela UFMS (com o tema Educação Informal na Comunidade 
Jazzística) e doutorado em literatura pela PUC-Rio (com o tema 
Pós-Estruturalismo e MPB nos anos 1960). Minha produção se insere plenamente na 
área de etnomusicologia, mas estou impedido de disputar esta vaga da UfPel pelo 
motivo que você aponta. Sabendo que apesar de termos profusos discursos sobre 
interdisciplinaridade (inclusive nos PCN) ainda estamos longe de implementá-la 
na prática, em 2006 vi-me na obrigação de fazer um outro doutorado em música, 
pela Unirio, que espero terminar este ano e que talvez me possibilite disputar 
tais concursos. Digo "talvez" porque o título será de "doutor em Música" (na 
linha de pesquisa etnografia das práticas musicais brasileiras), enquanto o 
concurso da UfPel exigë doutores em música *com ênfase em etnomusicologia*. Essa 
minúcia terminológica com certeza excluiria até mesmo doutores em música 
formados pela Unirio, com orientação da internacionalmente reconhecida 
etnomusicóloga Elizabeth Travassos (meu caso). Perguntas: 1) Em que isso promove 
o avanço da etnomusicologia no Brasil? 2) De que maneira levar doutores a fazer 
segundos doutorados promove um melhor aproveitamento dos parcos recursos 
investidos na formação de pesquisadores no Brasil? 3) Será que não é possível 
avaliar a competência específica do candidato por meio de sua produção no campo, 
de provas escritas e didáticas e de arguições orais?</DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>Dada a importância deste tema, seria necessário que o mesmo fosse discutido 
de maneira mais ampla e intensa pela comunidade musical.</DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>Atenciosamente,</DIV>
<DIV>
<DIV>==============================<BR>Dr. Alvaro 
Neder<BR>Etnomusicólogo/Ethnomusicologist<BR>Instituto Federal de Educação, 
Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/ IFRJ<BR>Professor de Produção 
Musical<BR>Coordenador da Pós-Graduação em Produção Cultural<BR>UNIRIO - 
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro <BR>+55 (21) 9663-3291<BR>Rio 
de Janeiro, Brazil<BR>+1 (401) 441-5757 <BR>Providence RI, USA<BR>CV/Currículo 
CNPq/Lattes:<BR><A href="">http://lattes.cnpq.br/0728793370003830</A><BR>Grupo 
de Pesquisa do Diretório CNPq - Etnomusicologia Crítica Contemporânea e Estudos 
de Música Popular Brasileira<BR><A 
href="">http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=4103803W8HOYAJ</A><BR></DIV></DIV></DIV>
<DIV style="FONT: 10pt Tahoma">
<DIV><FONT face="Verdana, Helvetica, Arial"><SPAN 
style="FONT-SIZE: 12px"></SPAN></FONT> </DIV></DIV></BODY></HTML>