Olá caros colegas,<br><br>Lembrando que em São Paulo há uma lei que dispensa a apresentação da carteira da OMB.<br><u></u><br><br>Vejam a <u>Lei nº 12.547,</u> promulgada na constituição no dia 31 de janeiro de 2007<br><a href="http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2007/lei%20n.12.547,%20de%2031.01.2007.htm" target="_blank">http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2007/lei%20n.12.547,%20de%2031.01.2007.htm</a>


<br><br>Abraços,<br>Adriano Gado<br> <br><br><br><br><div class="gmail_quote">2009/4/1 Farlley Jorge Derze <span dir="ltr"><<a href="mailto:farlley@pianobrasileiro.com">farlley@pianobrasileiro.com</a>></span><br><blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">









<div bgcolor="white" link="blue" vlink="purple" lang="EN-US">

<div>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">Prezados, vou me abster de julgar
comportamentos da Ordem dos Músicos, se de fato tal comportamento é mesmo de
algum representante de tal entidade. Vamos à Lei que criou a Ordem dos Músicos
do Brasil (OMB), em 22 de dezembro de 1960, lei 3.857.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11pt; color: rgb(31, 73, 125);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11pt;" lang="PT-BR">Art. 14, letra c) :
Fiscalizar o exercício da profissão de músico.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11pt;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">Comentário meu: não está
escrito fiscalizar a profissão do professor. A Ordem dos Músicos está longe de
ter ingerência na formação do professor. Isso cabe às Universidades e seus
Cursos de Licenciatura ou Pedagogia, caso seja essa a formação de quem nos
relata o caso, o prof. Luiz Fernando Cadorin, que não elucida se ele dá aula
numa escola do ensino básico ou uma escola de música particular. Vou apresentar
alguns pontos da Lei que criou a Ordem dos Músicos com o raciocínio voltado
para o professor da Escola Básica 9educação infantil, ensino fundamental e
ensino médio), já que estamos falando de uma intervenção da Ordem dos Músicos
junto a um professor.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">A Ordem dos Músicos fornece
carteira para o exercício profissional de músico. Ela não está habilitada a
fornecer os Diplomas Universitários para o professor da escolaridade básica, que
na Universidade obteve o conhecimento teórico, as práticas de estágios e a
filosofia educacional para a Educação Básica, regida por uma Lei específica, a
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (<b>LDB</b>) n<sup>o</sup> 9.394 de 1996,
e não à Lei que criou uma entidade cujo foco é o exercício de outra profissão,
bem diferente daquela exercida por um professor cuja formação possui legislação
específica (já citada) e local específico (já citado).  Em outras palavras, se
a Ordem dos Músicos pode, sob amparo de <u>sua</u> Lei, punir um músico profissional,
o faz da seguinte maneira: após algumas advertências (ao se constatar “irregularidades”),
finda por retirar dele a sua carteira profissional, como acontece na medicina e
engenharia, por exemplo. Mas jamais pode pretender retirar do professor da
escola básica o Diploma Universitário que conquistou após haver um base mínima exercer
a <u>profissão de professor</u>, pois no ambiente escolar da Educação Básica não
se trata a música como um negócio, mas como um conhecimento que compõem a formação
geral do indivíduo conforme determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (<b>LDB</b> n<sup>o</sup> 9.394 de 1996), além dos documentos oficiais
conhecidos como Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Parâmetros
Curriculares Nacionais (para o ensino fundamental) e Orientação Curriculares
para o Ensino Médio, em que se contempla toda a faixa da Educação Básica
prevista na <b>LDB</b>. Cabe ressaltar que a Legislação que normatiza as
questões da área profissional para um docente que atua no ambiente da Educação
Básica, é resultado de pesquisas acadêmicas que geraram debates públicos e
debates entre Associações voltadas à Pesquisa em Música (ABEM, ANPPOM), dentro
das Universidades, por meio de seus Programas de Mestrado e Doutorado, de cujas
pesquisas e discussões se vislumbram os meios para se ajustar e se aperfeiçoar
a prática pedagógica musical (o foco em questão). Estou tentando dizer que
desconheço o investimento em pesquisa na área da pedagogia musical por parte da
Ordem dos Músicos, e tal desinteresse é até compreensível tendo em vista ser
outro o objetivo de tal Instituição que se encontra distante da prática de pesquisas
sistematizadas sobre o universo do músico profissional, quem dirá sobre a
prática do professor profissional, para cuja instituição não deve nenhuma
satisfação, salvo se estiver atuando como músico profissional em outro
ambiente, diferente da escola, em horário de sua folga como professor da Escola
Básica.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">No Art. 29 da Lei que criou
a Ordem dos Músicos, há a classificação daquilo que é considerado pela Lei como
sendo “o músico profissional”:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11pt; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - compositores de música
erudita ou popular;</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - regentes de orquestras
sinfônicas, óperas, bailados, operetas, orquestras mistas, de salão, ciganas, jazz,
jazz sinfônico, conjuntos, corais e bandas de música;</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - diretores de orquestras ou
conjuntos populares;</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - instrumentistas de todos os
gêneros e especialidades;</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">e) - cantores de todos os gêneros
e especialidades;</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">f) - professores particulares de
música;</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">g) - diretores de cena lírica;</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">h) - arranjadores e
orquestradores;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">i) - copistas de música.</span><span style="font-size: 11pt; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"></span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11pt; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">Na letra f), surge a
expressão “professores particulares de música”, ou seja, aquele caso típico de
quando se tem um cartão e se distribui para informar que se dá aulas de música
em domicílio, considerada na referida Lei, como atividade de músico
profissional. Sabe-se que o professor particular de música, oferece ao aluno o
seu próprio conhecimento sobre música, suas técnicas, com metodologia particular,
o que é totalmente diferente da formação do professor de música no âmbito
universitário, sob regime de outra Legislação (Lei de Diretrizes e Bases da
Educação 9.394 de 1996), em que o futuro professor formado no ambiente
acadêmico se encontra submetido a um conjunto de regras específicas para
receber sua titulação, obtida de forma sistematizada, normatizada, monitorada
por sistemas de avaliação e grade curricular, além da prática e realização de estágios
e pesquisas acerca de sua futura profissão: professor profissional. </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">No Art. 32, a dita Lei (da
OMB) exige que para exercer a PROFISSÃO DE CANTOR, o mesmo deve obter diploma
do Curso de Formação de Professores da Escola Nacional de Música. Reiterando: a
exigência da referida titulação é para o exercício profissional de CANTOR. (cabe
ressaltar a idade da Lei: é de 1960. Em seu texto até o Canto Orfeônico, aquele
do Villa-Lobos, encontra-se citada no texto em vigor).</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">Assim, na carona
desatualizada do Art. 32, encontram-se os Artigos 34, 35 e 36.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 34. Ao diplomado em matérias
musicais teóricas compete lecionar, a domicílio ou em estabelecimento de ensino
regularmente organizado, a disciplina de sua especialidade.</span></p>

<p style=""><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">Por exemplo: um Conservatório
de Música?</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 35. Somente os
portadores de diploma do Curso de Formação de Professores da Escola Nacional de
Música, do Curso de Professores do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico ou
de estabelecimentos equiparados ou reconhecidos poderão lecionar as matérias
das escolas primárias e secundárias.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">As terminologias
“primárias” e “secundárias” encontram-se obsoletas.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">Sobre a
expressão “matérias”, não se especificam quais, mas  quanto aos “diplomados” referem-se
aos formados pelo “<i>Conservatório Nacional de Canto Orfeônico ou de estabelecimentos
equiparados ou reconhecidos</i>”. Equiparados em relação ao currículo?</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 36. Somente os portadores de
diploma do Curso de Formação de Professores da Escola Nacional de Música ou
estabelecimento equiparado ou reconhecido poderão lecionar as matérias das
escolas de ensino superior. </span><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">Qualquer dia a Ordem dos Músicos do Brasil vai bater na porta
das Universidades pedindo a carteira da OMB aos nossos Mestres e Doutores
acadêmicos.</span><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"></span></p>

<p><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">No Art. 59, finalmente a
Lei que criou a Ordem dos Músicos e aquilo que lhe compete, encontra-se a classificação
das empresas contratantes dos profissionais que encontram-se sob observância e
monitoramento da referida Lei – os músicos profissionais:</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 59. Consideram-se empresas
empregadoras para os efeitos desta lei:</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) os estabelecimentos comerciais,
teatrais e congêneres, bem como as associações recreativas, sociais ou
desportivas;</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) os estúdios de gravação,
radiodifusão, televisão ou filmagem;</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) as companhias nacionais de
navegação;</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) toda organização ou instituição
que explore qualquer gênero de diversão, franqueada ao público, ou privativa de
associados.</span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style=""><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">UFA ! As Escolas
do ENSINO BÁSICO NO BRASIL não são consideradas pela dita Lei, como EMPRESAS
CONTRATANTES da classe de profissionais de que trata a Lei. Assim, quando alguém
pretender exigir alguma carteira de músico profissional a um professor de
música da Escola Básica, basta solicitar ao “fiscal” que procure os
profissionais que se encontram sob sua mira ou caça, nos ambientes citados no
artigo 59. Jamais numa Escola do Ensino Básico brasileiro.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">Sugiro ao
colegas signatários da ABEM e ANPPOM que alertem aos demais colegas (ou futuros
alunos) que atuam em Escolas da Educação Básica sobre os equívocos de
comportamento de outra classe de profissionais, cujos interesses estão
distantes da prática docente do professor de música em ambiente da Educação Básica,
regido pelos objetivos e obrigações constantes na Lei de Diretrizes e Bases
para a Educação Nacional (<b>LDB</b>), que em nenhum momento legisla sobre a
prática do músico profissional, por conseguinte, não compete à Ordem dos
Músicos traduzir seus interesses com base numa legislação trinta anos mais
velha que a LDB de 1996, sob pena de fazer colidir de maneira forçosa e
imprudente (para não dizer inadequada) uma Lei com a outra, uma trata de músico
profissional, outra do professor profissional devidamente diplomado para
ensinar música na Educação Básica, um direito social para a formação da criança
e do adolescente brasileiro, direito defendido e assegurado pela LDB/1996.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">Abaixo, na
íntegra, a Lei que criou a Ordem dos Músicos do Brasil (ex-Pindorama).</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">Atenciosamente,</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">Prof. Farlley
Derze (1963 - )</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR">Brasília - DF</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Georgia","serif"; color: rgb(0, 176, 80);" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><b><span style="font-size: 10pt; font-family: Arial-BoldMT;" lang="PT-BR">LEI Nº 3.857 - DE
22 DE DEZEMBRO DE 1960.</span></b></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Cria a Ordem dos
Músicos do Brasil e dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de músico,
e dá outras providências.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">O Presidente da
República:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Faço saber que o
Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">CAPÍTULO I</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">DA ORDEM DOS MÚSICOS DO
BRASIL</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 1º. Fica criada a
Ordem dos Músicos do Brasil com a finalidade exercer, em todo o país, a
seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da
profissão do músico, mantidas as atribuições específicas do Sindicato
respectivo.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 2º. A Ordem dos
Músicos do Brasil com forma federativa, compõe-se do Conselho Federal dos Músicos
e de Conselhos Regionais, dotados de personalidade jurídica de direito público
e autonomia administrativa e patrimonial.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 3º. A Ordem dos
Músicos do Brasil exercerá sua jurisdição em todo o país, através do Conselho Federal,
com sede na capital da República.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§1º. No Distrito
Federal e nas capitais de cada Estado haverá um Conselho Regional.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§2º. Na capital dos
territórios onde haja, pelo menos 25 ( vinte e cinco ) músicos, poderá
instalar-se um Conselho Regional.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 4º. O Conselho
Federal dos Músicos será composto de 9 ( nove ) membros e de igual número de suplentes,
brasileiros natos ou naturalizados.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Parágrafo único. Os
membros do Conselho Federal serão eleitos por escrutínio secreto e maioria absoluta
de votos, em assembléia dos delegados dos Conselhos Regionais.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 5º. São
atribuições do Conselho Federal:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - organizar o seu
regimento interno;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - aprovar os
regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - eleger a sua
diretoria;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - preservar a ética
profissional, promovendo as medidas acauteladoras nacessárias;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">e) - promover quaisquer
diligências ou verificações, relativas ao funcionamento dos Conselhos Regionais
dos Músicos, nos Estados ou Territórios e Distrito Federal e adotar, quando
necessárias, providências convenientes a bem da sua eficiência e regularidade,
inclusive a designação da diretoria provisória;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">f) - propor ao Governo
Federal, a emenda ou alteração do regulamento desta lei;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">g) - expedir as
instruções necessárias ao bom funcionamento dos Conselhos Regionais;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">h) - tomar conhecimento
de quaisquer dúvidas suscitadas pelos Conselhos Regionais e dirimí-las;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">i) - julgar os recursos
interpostos das decisões dos Conselhos Regionais ;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">j) - fixar a anuidade a
vigorar em cada Conselho Regional, por proposta deste;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">k) - aprovar o orçamento;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">l) - preparar a
prestação de contas a ser encaminhada ao Tribunal de Contas;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 6º. O mandato dos
membros do Conselho Federal dos Músicos será honorífico e durará 3 anos, renovando-se
o terço anualmente, a partir do 4º ano da primeira gestão.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 7º. Na primeira
reunião ordinária de cada ano do Conselho Federal, será eleita a sua diretoria,
que é a mesma da Ordem dos Músicos do Brasil, composta de presidente,
vice-presidente, secretário-geral, primeiro e segundo secretários e
tesoureiros, na forma do Regimento.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 8º. Ao Presidente
do Conselho Federal compete a direção do mesmo Conselho, representá-lo ativa e passivamente,
em juízo ou fora dele e velar pela conservação do decoro e da independência dos</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Conselhos Regionais dos
Músicos e pelo livre exercício legal dos direitos de seus membros.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 9º. O Secretário
geral terá ao seu cargo a secretaria permanente do Conselho Federal.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 10. O patrimônio
do Conselho Federal será constituído de:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - 20% pagos pelo
Fundo Social Sindical, deduzidos da totalidade da cota ao mesmo atribuída, do imposto
sindical pago pelos músicos, na forma do art. 590, da Consolidação das Leis do
Trabalho;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - 1/3 (um terço) da
taxa de expedição das carteiras profissionais;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - 1/3 (um terço) das
multas aplicadas pelos Conselhos Regionais;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - doações e legados;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">e) - subvenções
oficiais;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">f) - bens e valores
adquiridos;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">g) - 1/3 das anuidades
percebidas pelos Conselhos Regionais.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 11. Os Conselhos
Regionais serão compostos de 6 membros, quando o Conselho tiver até 50 músicos
inscritos; de 9, até 150 músicos inscritos; de 15, até 300 músicos inscritos; e
21, quando exceder deste numero.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 12. Os membros dos
Conselho Regionais dos Músicos serão eleitos em escrutínio secreto, em assembléia
dos inscritos de cada região que estejam em pleno gozo de seus direitos.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§1º. As eleições para
os Conselhos Regionais serão feitas em discriminação de cargos que serão providos
na primeira reunião ordinária, de cada ano, dos referidos órgãos.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§2º. O mandato dos
membros dos Conselhos Regionais será honorífico, privativo de brasileiro nato
ou naturalizado e durará 3 anos, renovando-se o terço anualmente, a partir do
4º ano da primeira gestão.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 13. A diretoria de
cada Conselho Regional será composta de Presidente, Vice-Presidente, Primeiro e
Segundo Secretários, e Tesoureiro.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Parágrafo único. Nos
Conselhos Regionais onde o quadro abranger menos de 20 músicos inscritos poderão
ser suprimidos os cargos de Vice-Presidente e os de Primeiro e Segundo
Secretários, ou alguns</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">destes.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 14. São
atribuições dos Conselhos Regionais:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - deliberar sobre a
inscrição e cancelamento do quadro no Conselho, cabendo recurso, no prazo de 30
dias, contados da ciência, para o Conselho Federal;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - manter um registro
dos músicos, legalmente habilitados, com exercício na respectiva região;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - fiscalizar o
exercício da profissão de músico;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - conhecer, apreciar
e decidir sobre os assuntos atinentes à ética profissional, impondo as penalidades
que couberem;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">e) - elaborar a
proposta do seu regimento interno submetendo-a à aprovação do Conselho Federal;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">f) - aprovar o
orçamento anual;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">g) - expedir carteira
profissional;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">h) - velar pela
conservação da honra e da independência do Conselho e pelo livre exercício
legal dos direitos dos músicos;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">i) - publicar os
relatórios anuais de seus trabalhos e as relações dos profissionais
registrados;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">j) - exercer os atos de
jurisdição que por lei lhes sejam cometidos;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">k) - admitir a
colaboração dos sindicatos e associações profissionais, nas matérias previstas
nas letras anteriores;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">l) - eleger um
delegado-eleito: para a assembléia referida no art. 4º, parágrafo único.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 15. O patrimônio
dos Conselhos Regionais será constituído de:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - taxa de inscrição;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - 2/3 (dois terços)
da taxa de expedição de carteiras;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - 2/3 das anuidades
pagas pelos músicos inscritos no Conselho Regional;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - 2/3 das multas
aplicadas de acordo com a alínea "c" do art. 19;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">e) - doações e legados;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">f) - subvenções
oficiais;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">g) - bens e valores
adquiridos.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 16. Os músicos só
poderão exercer a profissão depois de regularmente registrados no órgão competente
do Ministério da Educação e Cultura e no Conselho Regional dos Músicos sob cuja
jurisdição estiver compreendido o local da sua atividade.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 17. Aos
profissionais registrados de acordo com esta lei, serão entregues as carteiras
profissionais que os habilitarão ao exercício da profissão de músico em todo o
país.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§1º. A carteira a que
alude este artigo valerá como documento de identidade e terá fé pública.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§2º. No caso de o
músico ter de exercer temporariamente a sua profissão em outra jurisdição,
deverá apresentar a carteira profissional para ser visada pelo Presidente do
Conselho Regional desta jurisdição;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§3º. Se o músico
inscrito no Conselho Regional de um Estado passar a exercer por mais de 90 dias
atividades em outro Estado, deverá requerer inscrição no Conselho Regional da
jurisdição deste.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 18. Todo aquele
que, mediante anúncios, cartazes, placas, cartões comerciais ou quaisquer
outros meios de propaganda, se propuser ao exercício da profissão de músico, em
qualquer de seus gêneros e especialidades, fica sujeito às penalidades
aplicáveis ao exercício ilegal da profissão, se não estiver devidamente
registrado.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 19. As penas
disciplinares aplicáveis são as seguintes:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - advertência;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - censura;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - multa;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - suspensão do
exercício profissional até 30 dias;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">e) - cassação do
exercício profissional ad referendum do Conselho Federal.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§1º. Salvo os casos da
gravidade manifesta que exijam aplicação imediata da penalidade mais grave, a imposição
das penas obedecerá à gradação deste artigo.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§2º. Em matéria
disciplinar, o Conselho Regional deliberará de ofício ou em conseqüência de representação
de autoridade, de qualquer músico inscrito ou de pessoa estranha ao Conselho, interessada
no caso.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§3º. A deliberação do
Conselho precederá, sempre, de audiência do acusado, sendo-lhe dado defensor, no
caso de não ser encontrado, ou for revel.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§4º . Da imposição de
qualquer penalidade caberá recurso no prazo de 30(trinta) dias, contados da ciência
para o Conselho Federal, sem efeito suspensivo, salvo os casos das alíneas c, d
e e, deste artigo, em que o efeito será suspensivo.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§5º. Além do recurso
previsto no parágrafo anterior, não caberá qualquer outro de natureza administrativa,
ressalvada aos interessados a via judiciária para as ações cabíveis.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§6º. As denúncias
contra os membros dos Conselhos Regionais só serão recebidas quando devidamente
assinadas e acompanhadas da indicação de elementos comprobatórios do alegado.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 20. Constituem a
Assembléia Geral de cada Conselho Regional os músicos inscritos, que se achem no
pleno gozo dos seus direitos e tenham aí a sede principal de sua atividade
profissional.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Parágrafo único. A
Assembléia Geral será dirigida pelo Presidente e os Secretários do Conselho Regional
respectivo.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 21. À Assembléia
Geral compete:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">I - Discutir e votar o
relatório e contas da diretoria, devendo, para esse fim, reunir-se ao menos uma
vez por ano, sendo, nos anos que se tenha de realizar a eleição do Conselho
Regional, de 30 a 45 dias antes da data fixada para essa eleição;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">II - Autorizar a
alienação de imóveis do patrimônio do Conselho;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">III – Elaborar e alterar
a tabela de emolumentos cobrados pelos serviços prestados, ad referendum do Conselho
Federal;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">IV - Deliberar sobre as
questões ou consultas submetidas à sua decisão pelo Conselho ou pela Diretoria;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">V - Eleger um delegado
e um suplente para a eleição dos membros e suplentes do Conselho Federal.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 22. A Assembléia
Geral, em primeira convocação, reunir-se-á com a maioria absoluta de seus membros
e, em segunda convocação, com qualquer número de membros presentes.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Parágrafo único – As
deliberações serão tomadas por maioria de votos dos presentes.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 23. O voto é
pessoal e obrigatório em toda a eleição, salvo doença ou ausência comprovada plenamente.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§1º. Por falta
injustificada à eleição incorrerá o membro do Conselho na multa de Cr$ 200,00
(duzentos cruzeiros), dobrada na reincidência.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§2º. Os músicos que se
encontrarem fora da sede das eleições, por ocasião destas, poderão dar seu voto
em dupla sobrecarta, opaca, fechada e remetida pelo Correio, sobre registro e
acompanhada por ofício com firma reconhecida dirigida ao Presidente do Conselho
Federal.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§3º. Serão computadas
as cédulas recebidas com as formalidades do parágrafo precedente, até o momento
de encerrar-se a votação. A sobrecarta maior será aberta pelo Presidente do
Conselho, que depositará a sobrecarta menor na urna, sem violar o segredo do
voto.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§4º. As eleições serão
anunciadas num órgão oficial e em jornal de grande circulação, com 30(trinta) dias
de antecedência.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§5º. As eleições serão
feitas por escrutínio secreto, perante o Conselho, podendo, quando haja mais de
duzentos votantes, determinar-se locais diversos para o recebimento dos votos,
permanecendo, neste caso, em cada local, dois diretores ou músicos inscritos,
designados pelo Conselho.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§6º. Em cada eleição,
os votos serão recebidos durante seis horas contínuas, pelo menos.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 24. Instalada a
Ordem dos Músicos do Brasil será estabelecido o prazo de 06 (seis) meses para a
inscrição daqueles que já se encontrem no exercício da profissão.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 25. O músico que,
na data da publicação desta lei, estiver, há mais de seis meses, sem exercer atividade
musical, deverá comprovar o exercício anterior da profissão de músico, para
poder registrar-se na Ordem dos Músicos do Brasil.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 26. A Ordem dos
Músicos do Brasil instituirá:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - cursos de
aperfeiçoamento profissional;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - concursos;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - prêmios de viagens
no território nacional e no exterior;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - bolsas de estudos;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">e) - serviços de cópia
de partituras sinfônicas dramáticas, premiadas em concursos.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 27. O Poder
Executivo providenciará a entrega ao Conselho Federal dos Músicos, logo após a publicação
da presente lei, de 40% pagos pelo fundo social sindical, deduzidos da
totalidade da quota atribuída ao mesmo, o imposto sindical pago pelos músicos,
na forma do art. 590 da Consolidação das Leis do Trabalho.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Parágrafo único. A
instalação da Ordem dos Músicos do Brasil será promovida por uma comissão composta
de um representante do Ministério da Educação e Cultura, do Ministério do
Trabalho e Previdência Social, da União dos Músicos do Brasil, da Escola
Nacional de Música, da Academia Brasileira de Música e dois representantes das
entidades sindicais.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">CAPÍTULO II</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">DAS CONDIÇÕES PARA O
EXERCÍCIO PROFISSIONAL</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 28. É livre o
exercício da profissão de músico, em todo território nacional, observados o
requisito da capacidade técnica e demais condições estipuladas em lei.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - Aos diplomados
pela Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil ou por estabelecimentos
equiparados ou reconhecidos;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - Aos diplomados
pelo Conservatório Nacional de Canto Orfeônico;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - Aos diplomados por
conservatórios, escolas ou institutos estrangeiros de ensino superior de
música, legalmente reconhecidos, desde que tenham revalidados os seus diplomas
no país na forma da lei;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - Aos professores
catedráticos e aos maestros de renome internacional que dirijam ou tenham
dirigido orquestras ou coros oficiais;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">e) - Aos alunos dos
dois últimos anos dos cursos de composição, regência ou de qualquer instrumento
da Escola Nacional de Música ou estabelecimentos equiparados ou reconhecidos;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">f) - Aos músicos do
qualquer gênero ou especialidade que estejam em atividade profissional devidamente
comprovada, na data da publicação da presente lei;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">g) - Os músicos que
foram aprovados em exame prestado perante Banca Examinadora, constituída de três
especialistas, no mínimo, indicados pela Ordem e pelos sindicatos de músicos do
local e nomeados pela autoridade competente do Ministério do Trabalho e
Previdência Social.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§1º. Aos músicos a que
se referem as alíneas f e g deste artigo será concedido certificado que os
habilite ao exercício da profissão.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§2º. Os músicos
estrangeiros ficam dispensados das exigências deste artigo, desde que sua permanência
no Território Nacional não ultrapasse o período de 90(noventa) dias, e sejam:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - compositores de
música erudita ou popular;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - regentes de
orquestra sinfônica, ópera, bailados ou coro, de comprovada competência;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - integrantes de
conjuntos orquestrais, operísticos, folclóricos, populares ou típicos;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - pianistas,
violinistas, violoncelistas, cantores ou instrumentistas virtuoses de outra
especialidade a critério do órgão instituído pelo art. 1º desta lei.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 29. Os músicos
profissionais, para os efeitos desta lei, se classificam em:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - compositores de
música erudita ou popular;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - regentes de
orquestras sinfônicas, óperas, bailados, operetas, orquestras mistas, de salão,
ciganas, jazz, jazz sinfônico, conjuntos, corais e bandas de música;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - diretores de
orquestras ou conjuntos populares;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - instrumentistas de
todos os gêneros e especialidades;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">e) - cantores de todos
os gêneros e especialidades;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">f) - professores
particulares de música;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">g) - diretores de cena
lírica;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">h) - arranjadores e orquestradores;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">i) - copistas de
música.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 30. Incumbe
privativamente ao compositor de música erudita e ao regente:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - exercer cargo de
direção nos teatros oficiais de ópera ou bailado;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - exercer cargos de
direção musical nas estações de rádio ou televisão;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - exercer cargo de
direção musical nas fábricas ou empresas de gravações fonomecânicas;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - ser consultor
técnico das autoridades civis e militares em assuntos musicais;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">e) - exercer cargo de
direção musical nas companhias produtoras de filmes cinematográficos do
Instituto Nacional de Cinema Educativo;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">f) - dirigir os
conjuntos musicais contratados pelas companhias nacionais de navegação;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">g) - ser diretor
musical das fábricas de gravações fonográficas;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">h) - dirigir a seção de
música das bibliotecas públicas;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">i) - dirigir
estabelecimentos de ensino musical;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">j) - ser diretor
técnico dos teatros de ópera ou bailados e dos teatros musicais;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">k) - ser diretor
musical da seção de pesquisas folclóricas do Museu Nacional do Índio;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">l) - ser diretor musical
das orquestras sinfônicas oficiais e particulares;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">m)- ensaiar e dirigir
orquestras sinfônicas;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">n) - preparar e dirigir
espetáculos teatrais de ópera, bailado ou opereta;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">o) - ensaiar e dirigir
conjuntos corais ou folclóricos;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">p) - ensaiar e dirigir
bandas de música;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">q) - ensaiar e dirigir
orquestras populares;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">r) - lecionar matérias
teóricas musicais a domicílio ou em estabelecimentos de ensino primário, secundário
ou superior, regularmente organizados.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§1º É obrigatória a
inclusão do compositor de música erudita e regente nas comissões artísticas e culturais
de ópera, bailado ou quaisquer outros de natureza musical.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§2º. Na localidade em
que não houver compositor de música erudita ou regente, será permitido o exercício
das atribuições previstas neste artigo a profissional diplomado em qualquer
outra especialidade musical.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 31. Incumbe
privativamente ao Diretor de Orquestra ou Conjunto Popular:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - assumir a
responsabilidade da eficiência artística do conjunto;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - ensaiar e dirigir
orquestras ou conjuntos populares;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Parágrafo único. O
diretor de orquestra ou conjuntos populares, a que se refere este artigo,
deverá ser diplomado em composição e regência pela Escola Nacional de Música ou
estabelecimento equiparado ou reconhecido.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 32. Incumbe
privativamente ao cantor:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - realizar recitais
individuais;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - participar como
solista de orquestras sinfônicas ou populares;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) – participar de
espetáculos de ópera ou operetas;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - participar de
conjuntos corais ou folclóricos;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">e) – lecionar, a
domicílio ou em estabelecimento de ensino regularmente organizado, a matéria de
sua especialidade, se portador de diploma do Curso de Formação de Professores
da Escola Nacional de Música ou de estabelecimento de ensino equiparado ou
reconhecido;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 33. Incumbe
privativamente ao instrumentista:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - realizar festivais
individuais;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - participar como
solista de orquestras sinfônicas ou populares;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - integrar conjuntos
de música de câmara;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) - participar de
orquestras sinfônicas, dramáticas, religiosas ou populares, ou de bandas de
música;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">e) - ser acompanhador,
ser organista, pianista, violonista ou acordeonista;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">f) – lecionar, a
domicílio ou estabelecimento de ensino regularmente organizado, o instrumento
de sua especialidade, se portador de diploma do Curso de Formação de
Professores da Escola Nacional de</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Música ou
estabelecimento equiparado ou reconhecido.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§1º. As atribuições
constantes das alíneas c, d, e, f, g, h, k, o, e q, do art. 30, são extensivas
aos profissionais de que trata este artigo.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§2º. As atribuições
referidas neste artigo são extensivas ao compositor, quando instrumentista.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 34. Ao diplomado
em matérias musicais teóricas compete lecionar, a domicílio ou em estabelecimento
de ensino regularmente organizado, a disciplina de sua especialidade.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 35. Somente os
portadores de diploma do Curso de Formação de Professores da Escola Nacional de
Música, do Curso de Professores do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico ou
de estabelecimentos equiparados ou reconhecidos poderão lecionar as matérias
das escolas primárias e secundárias.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 36. Somente os
portadores de diploma do Curso de Formação de Professores da Escola Nacional de
Música ou estabelecimento equiparado ou reconhecido poderão lecionar as
matérias das escolas de ensino superior.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 37. Ao diplomado
em declamação lírica incumbe, privativamente, ensaiar, dirigir e montar óperas
e operetas.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Parágrafo único. As
atribuições constantes deste artigo são extensivas aos estrangeiros portadores
de diplomas matteur en sène ou régisseur.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 38. Incumbe
privativamente ao arranjador ou orquestrador:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - fazer arranjos
musicais de qualquer gênero para coral, orquestra sinfônica, conjunto de câmara
e banda de música;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - fazer arranjos
para conjuntos populares ou regionais;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - fazer o fundo
musical de programas montados em emissoras de rádio ou televisão em gravações fonomecânicas.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 39. Incumbe ao
copista:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - executar trabalhos
de cópia de música;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - fazer transposicão
de partituras e partes de orquestra.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 40. É condição
essencial para o provimento de cargo público privativo de músico o cumprimento
pelo candidato das disposições desta lei.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Parágrafo único. No
provimento de cargo público privativo de músico terá preferência, na igualdade
de condições, o músico diplomado.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">CAPÍTULO III</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">DA DURAÇÃO DO TRABALHO</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 41. A duração
normal do trabalho dos músicos não poderá exceder de 5 (cinco) horas,
excetuados os casos previstos desta lei.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§1º. O tempo destinado
aos ensaios será computado no período de trabalho;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§2º. Com exceção do
destinado a refeição, que será de 1 (uma) hora, os demais intervalos que se verificarem
na duração normal do trabalho ou nas prorrogações serão computados como de
serviço efetivo.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 42. A duração normal
do trabalho poderá ser elevada:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">I) - a 6 (seis) horas,
nos estabelecimentos de diversões públicas, tais como, cabarés, boates,
dancings, taxi-dancings, salões de danças e congêneres, onde atuem 2 (dois) ou
mais conjuntos;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">II) - excepcionalmente,
a 7 (sete) horas nos casos de força maior ou festejos populares e serviço reclamado
pelo interesse nacional.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§1º. A hora de
prorrogação nos casos previstos no item II deste artigo, será remunerada com o
dobro do valor do salário normal.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§2º. Em todos os casos
de prorrogação do período normal de trabalho, haverá obrigatoriamente um intervalo
para repouso de 30 (trinta) minutos no mínimo.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§3º. As prorrogações de
caráter permanente deverão ser precedidas de homologação da autoridade competente.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 43. Nos espetáculos
de ópera, bailado e teatro musicado, a duração normal do trabalho para fins de ensaios,
poderá ser dividida em dois períodos, separados por um intervalo de várias
horas, em benefício do rendimento artístico e desde que a tradição e a natureza
do espetáculo assim o exijam.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Parágrafo único. Nos
ensaios gerais, destinados à censura oficial, poderá ser excedida a duração
normal do trabalho.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 44. Nos
espetáculos de teatro musicado, como revistas, operetas e outros gêneros
semelhantes, os músicos receberão uma diária por sessão excedente das normas.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 45. O músico das
empresas nacionais de navegação terá um horário especial de trabalho, devendo participar,
obrigatoriamente, de orquestras ou como solista:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - Nas horas de
almoço ou jantar;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - das 21 às 22
horas;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) - Nas entradas e
saídas dos portos, desde que este trabalho seja executado depois das 7 (sete) e
antes das 22 horas.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Parágrafo único. O
músico de que se trata este artigo ficará dispensado de suas atividades durante
as permanências das embarcações nos portos, desde que não haja passageiros a
bordo.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 46. A cada período
de seis dias consecutivos de trabalho, corresponderá a um dia de descanso obrigatório
remunerado, que constará do quadro de horário afixado pelo empregador.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 47. Em seguida a
cada período diário de trabalho, haverá um intervalo de 11 (horas), no mínimo, destinado
ao repouso.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 48. O tempo em que
o músico estiver à disposição do empregador será computado como de trabalho
efetivo.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">CAPÍTULO IV</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">DO TRABALHO DOS MÚSICOS
ESTRANGEIROS</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 49. As orquestras,
os conjuntos musicais, os cantores e concertistas estrangeiros só poderão
exibir-se no território nacional, a juízo do Ministério do Trabalho e
Previdência Social, e pelo prazo máximo de 90 dias depois de legalizada sua
permanência no país, na forma da legislatura vigente.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§1º. As orquestras, os
conjuntos musicais e os cantores de que trata este artigo só poderão exibir-se:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) - em teatros como
atração artística;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) - em empresas de
radiodifusão e de televisão, em cassinos, boates e demais estabelecimentos de diversão,
desde que tais empresas ou estabelecimentos contratem igual número de
profissionais brasileiros, pagando-lhes remuneração de igual valor.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§2º. Ficam dispensados
da exigência constante da parte final da alínea b, do parágrafo anterior , as empresas
e os estabelecimentos que mantenham orquestras, conjuntos, cantores e
concertistas nacionais.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§3º. As orquestras, os
conjuntos musicais, os cantores e concertistas de que trata este artigo não poderão
exercer atividades profissionais diferentes daquelas que o exercício das quais
tenham vindo ao país.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 50. Os músicos
estrangeiros aos quais se refere o parágrafo 2º do art. 49 desta lei, poderão trabalhar
sem o registro da Ordem dos Músicos do Brasil, criada pelo art. 1º., desde que
tenham sido contratados na forma do art. 7º, alínea d, do Decreto-lei nº 7.967,
de 18 de setembro de 1945.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 51. Terminados os
prazos contratuais e desde que não haja acordo em contrário, os empresários ficarão
obrigados a reconduzir os músicos estrangeiros aos seus pontos de origem.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 52. Os músicos
devidamente registrados no país só trabalharão nas orquestras estrangeiras, em caráter
provisório e em caso de força maior ou de enfermidade comprovada de qualquer
dos componentes das mesmas, não podendo o substituto, em nenhuma hipótese,
perceber proventos inferiores ao do substituído.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 53. Os contratos
celebrados com os músicos estrangeiros somente serão registrados no órgão competente
do Ministério do Trabalho e Previdência Social, depois de provada a realização
do pagamento pelo contratante da taxa de 10% (dez por cento) sobre o valor do
contrato e o recolhimento da mesma ao Banco do Brasil em nome da Ordem dos
Músicos do Brasil e do sindicato local, em partes iguais.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Parágrafo único. No
caso de contratos celebrados com base, total ou parcialmente, em percentagens
de bilheteria, o recolhimento previsto será feito imediatamente após o término
de cada espetáculo.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">CAPÍTULO V</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">DA FISCALIZAÇÃO DO
TRABALHO</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 54. Para os
efeitos da execução e, conseqüentemente da fiscalização do trabalho dos
músicos, os empregadores são obrigados:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) a manter fixado, em
lugar visível, no local de trabalho, quadro discriminativo do horário dos
músicos em serviço;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) a possuir livro de
registro de empregados destinados às anotações relativas à identidade,
inscrição na Ordem dos Músicos do Brasil, número da carteira profissional, data
de admissão e saída, condições de trabalho, férias e obrigações da lei de
acidentes do trabalho, nacionalização, além de outras estipuladas em lei.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 55. A fiscalização
do trabalho dos músicos, ressalvada a competência privativa da Ordem dos Músicos
do Brasil quanto ao exercício profissional, compete, no Distrito Federal ao
Departamento Nacional do Trabalho, e, nos Estados e Territórios, às respectivas
Delegacias Regionais, obedecidas as normas fixadas pelos artigos 626 e
seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">CAPÍTULO VI</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">DAS PENALIDADES</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 56. O infrator de
qualquer dispositivo desta lei será punido com a multa de Cz$ 1.000,00 (hum mil
cruzados) a Cz$ 10.000,00 (dez mil cruzados), de acordo com a gravidade da
infração, e a juízo da autoridade competente, aplicada em dobro, na
reincidência.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 57. A oposição do
empregador, sob qualquer pretexto, à fiscalização dos preceitos desta lei
constitui infração grave, passível de multa de Cz$ 10.000,00 (dez mil cruzados)
aplicada em dobro na reincidência.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Parágrafo único. No
caso de habitual infração dos preceitos desta lei será agravada a penalidade, podendo,
inclusive ser determinada a suspensão da atividade exercida em qualquer local
pelo empregador.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 58. O processo de
autuação por motivo de infração dos dispositivos reguladores do trabalho do músico,
constantes desta lei, assim como o dos recursos apresentados pelas partes
autuadas obedecerá às normas constantes do Título VII, da Consolidação das Leis
do Trabalho.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">CAPÍTULO VII</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">DISPOSIÇÕES GERAIS E
TRANSITÓRIAS</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 59. Consideram-se
empresas empregadoras para os efeitos desta lei:</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">a) os estabelecimentos
comerciais, teatrais e congêneres, bem como as associações recreativas, sociais
ou desportivas;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">b) os estúdios de
gravação, radiodifusão, televisão ou filmagem;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">c) as companhias
nacionais de navegação;</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">d) toda organização ou
instituição que explore qualquer gênero de diversão, franqueada ao público, ou privativa
de associados.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 60. Aos músicos
profissionais aplicam-se todos os preceitos da legislação de assistência e
proteção do trabalho, assim como da previdência social.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 61. Para os fins
desta lei, não será feita nenhuma distinção entre o trabalho do músico e do
artistamúsico a que se refere o Decreto nº 5. 492, de 16 de julho de 1928, e
seu Regulamento, desde que este profissional preste serviço efetivo ou
transitório a empregador, sob a dependência deste e mediante qualquer forma de
remuneração ou salário, inclusive "cachet" pago com continuidade.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 62. Salvo o
disposto no artigo 49, parágrafo 2º, será permitido o trabalho do músico estrangeiro,
respeitadas as exigências desta lei, desde que não exista no país profissional
habilitado na especialidade.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR"> </span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">Art. 63. Os
contratantes de quaisquer espetáculos musicais deverão preencher os necessários
requisitos legais e efetuar, no ato do contrato, um depósito no Banco do
Brasil, à ordem da autoridade competente do Ministério do Trabalho e
Previdência Social, da importância igual a uma semana dos ordenados de todos os
profissionais contratados.</span></p>

<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ArialMT;" lang="PT-BR">§1º. Quando não houver
na localidade agência do Banco do</span></p></div></div><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br>