2009/6/29 Flo Menezes <<a href="mailto:flo@flomenezes.mus.br" target="_blank">flo@flomenezes.mus.br</a>><br>
<div><div class="h5"><blockquote><font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><span style="font-size: 11pt;"></span></font></font><blockquote><font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><span style="font-size: 11pt;"></span></font></font></blockquote>
</blockquote></div></div><blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;"><div><div><div class="h5"><blockquote><blockquote><font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><span style="font-size: 11pt;">
Prezada Sônia Ray, gostaria de te pedir o favor de enviar à lista da ANPPOM este meu comentário <b>sobre os CDs da Coletânea de Música Eletroacústica Brasileira</b>
recém editada por Jorge Antunes.<br>

</span></font></font></blockquote></blockquote></div></div></div></blockquote><div>************************************************************** <font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><br><br></font></font>Endereço esta mensagem a todos os interessados em tomar ciência de
minha opinião pessoal sobre a recém publicação em CD da Coletânea de
Música Eletroacústica Brasileira, produzida por Jorge Antunes com apoio
da
Petrobrás. <font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><br><br></font></font>Trata-se de uma iniciativa bastante importante, ainda que com eventuais problemas a serem destacados!<font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><br>
<br></font></font>Mas falo sobre UM problema: no que diz respeito particularmente à minha participação e ao que se refere a meu trabalho, 
saliento que me surpreendeu negativamente o comentário do texto de introdução do encarte, de autoria 
de Luis Roberto Pinheiro, ao afirmar que o<font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><br><br></font></font>“Estúdio [sic: deveria ser Studio] PANaroma de Música Eletroacústica” seria uma “fusão dos antigos estúdios
da UNESP e da Fasm, organizados anteriormente por Conrado Silva” (p. 28 em português).<font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><br><br></font></font>NADA MAIS FALSO QUE ESTA INFORMAÇÃO !<font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><br>
<br></font></font>TODOS do meio eletroacústico brasileiro – e fora do Brasil (!!!) – têm
conhecimento de que minha iniciativa em fundar, a partir de 1992 e
oficialmente em julho de 1994, o Studio PANaroma em São Paulo, 
que – é preciso que se diga – se tornou divisor de águas da produção
eletroacústica no Brasil, por ter dado impulso único e até então
inaudito à música eletroacústica em nosso país, por sua produção,
pelos livros (os primeiros sobre o assunto entre nós) que publiquei, pela BIMESP, pelo CIMESP, pela série 
de CDs “Música Maximalista” que já conta com 14 números (!), pelas séries de concertos que inaugurei, 
e pela implementação pioneira em Universidades brasileiras de disciplinas estritamente relacionadas à COMPOSIÇÃO eletroacústica (e não à acústica, a laboratório de som ou trilhas sonoras, tal como já tinha 
ocorrido antes de meu retorno ao país em metade de 1992), por visitas como a de Boulez ao PANaroma 
em 1996, etc., NADA TEM QUE VER COM O TRABALHO DE DOCÊNCIA QUE TINHA SIDO DESENVOLVIDO ANTES 
PELO NOSSO COLEGA CONRADO SILVA, seja na Unesp, seja na Fasm !!!<font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><br><br></font></font>Muito ao contrário: aceitei integrar o corpo docente da Fasm antes de minha contratação junto à Unesp, 
e depois desta contratação, como diretor do Studio PANaroma em seu estágio inicial, como convênio da Unesp 
com a Fasm, e ingressei na Unesp em 1992 como pesquisador e, a partir de novembro de 1993, como docente
concursado, com a EXPRESSA condição de <b><u>INICIAR DO ZERO</u></b> um <b><u>NOVO</u> </b>estúdio de música eletroacústica, de ponta, que 
nenhum vinculo tivesse com o trabalho, muito insipiente a meu ver, desenvolvido na área de “laboratório de som”
por colegas que me precederam alguns anos atrás naquelas instituições. Aliás, quando cheguei nessas instituições,
<b><u>NADA</u></b> havia nesse sentido: havia anos que nenhuma disciplina relacionada sequer à acústica tinha sido contemplada
nas grades curriculares de ambas as instituições. NENHUM aparelho encontrava-se disponível para o menor trabalho que
fosse em nossa área, <b><u>NADA</u></b>.<font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><br><br></font></font>Pus todos meus próprios aparelhos a serviço do novo estúdio, TABULA RASA e marco inicial da implementação
para valer da música eletroacústica entre nós nos meios acadêmicos, dei o nome de meu estúdio privado
ao estúdio: Studio PANaroma, requisitei com sucesso novos aparelhos e construí o primeiro espaço arquitetônico
de um estúdio dentro das Universidades brasileiras (como construiria o segundo, no Instituto de Artes da Unesp
no Ipiranga, quando do término do referido convênio em 2001, e como elaborei o terceiro e definitivo do
PANaroma, em fase de construção, junto ao novo campus da Barra Funda da Unesp, com seus 303 metros quadrados,
6 salas de composição e estúdio de gravação).
Entendo uma tal informação do texto e Pinheiro como uma perigosa falsificação da história.
É preciso ter cuidado, se se quer contribuir para a musicologia brasileira, não apelando para informações
que tendam a falsificar os fatos.<font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><br><br></font></font>No mais, a iniciativa da Coletânea é mais que louvável. Penso que seja natural que haja mais obras dos pioneiros como
Reginaldo Carvalho, Conrado Silva e do próprio Jorge Antunes, um aspecto que poderá incomodar um ou outro de nossos colegas,
mas que a mim não causa o menor transtorno. Aliás, acredito que a empreitada tenha sido bastante democrática,<font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><span style="font-size: 11pt;">incluindo inclusive obras de baixa qualidade artística que eu, pessoalmente, tenderia muito sinceramente a “filtrar”,
caso se tratasse de uma coleção que passasse por um crivo estético que primasse pela qualidade das obras.<br><br></span></font></font></div><font size="4"><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><span style="font-size: 11pt;">
Mas não foi este o intuito: pretendeu-se – assim entendo – publicar um painel o mais abrangente possível das diversas vertentes
brasileiras, aceitando obras de quem desejou enviar sua contribuição, ainda que alguns nomes, por uma ou outra razão,
estejam lamentavelmente ausentes de uma Coletânea deste porte (como os de Vânia Dantas Leite, dos compositores
Sergio Kafejian, Fábio Gorodski e Daniel Barreiro, todos ex-alunos do PANaroma e cujos trabalhos têm recebido
importantes premiações internacionais, de Paulo von Zuben e Silvio Ferraz, etc.).<br>
<br>
</span></font></font><font face="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><font color="#fe0000"><font size="5"><span style="font-size: 14pt;"><b>Flo Menezes<br>
</b></span></font></font><b><font size="4"><span style="font-size: 11pt;">CP 141<br>
06803-971 – Embu – SP<br>
Brasil<br>
</span></font></b><font size="4"><span style="font-size: 11pt;"><br>
- - -<br>
<b>Chefe do Departamento de Música/Unesp;<br>
Compositor & Diretor Artístico do<br>
</b></span></font><b><font color="#7f7f00"><font size="5"><span style="font-size: 14pt;">Studio PANaroma<br>
</span></font><font size="4"><span style="font-size: 11pt;">de Música Eletroacústica da Unesp<br>
</span></font></font></b><font size="4"><span style="font-size: 11pt;"><br>
Telefone: <b>++55/11/4781-6775<br>
</b>Celular: <b>++55/11/8282-0960<br>
</b>Chefia DM/Unesp: <b>++55/11/5627-7063<br>
</b>Studio PANaroma (Unesp): <b>++55/11/2274-2241<br>
email:
<font color="#0000ff"><u><a href="mailto:flo@flomenezes.mus.br" target="_blank">flo@flomenezes.mus.br</a><br>
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