<HTML>
<HEAD>
<TITLE>Re: sobre pioneiros: os primeiros serão os últimos?</TITLE>
</HEAD>
<BODY>
<FONT SIZE="4"><FONT FACE="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>Caro Damián Keller e demais leitores interessados,<BR>
<BR>
agradeço pela tua mensagem e seu clima amistoso.<BR>
Só que você não compreendeu bem o que eu escrevi. Releia meu texto, por favor.<BR>
<BR>
O que afirmei e reafirmo aqui, com todas as letras, é simplesmente que<BR>
<BR>
</SPAN></FONT></FONT><FONT FACE="Calibri, Verdana, Helvetica, Arial"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:14pt'><B>o Studio PANaroma de Música Eletroacústica da Unesp, fundado oficialmente em julho<BR>
de 1994, primeiramente como convênio com a Fasm, depois autonimamente na Unesp<BR>
a partir de 2001, NADA TEM QUE VER COM O QUE CONRADO OU QUALQUER OUTRA<BR>
PESSOA FEZ ANTERIORMENTE À SUA FUNDAÇÃO, nem na Fasm, nem na Unesp.<BR>
</B></SPAN></FONT><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
PONTO!<BR>
<BR>
Uma vez entendido isto, não há problema algum.<BR>
Não se trata de querer ser pioneiro, nem de deixar de reconhecer os esforços passados.<BR>
Mas não dá para quem quer que seja querer “pegar carona” no PANaroma, devido a seu sucesso e<BR>
reconhecimento internacional, querendo que sua história seja alterada.<BR>
<BR>
<B>O Studio PANaroma é um MARCO ZERO em São Paulo.<BR>
</B><BR>
Abs e sucesso também para você. <BR>
<BR>
<BR>
On 1/7/09 12:42 PM, "Damián Keller" <musicoyargentino@hotmail.com> wrote:<BR>
<BR>
<FONT COLOR="#0000FF">> <BR>
> <BR>
> Caro Flo Menezes,<BR>
> <BR>
> Saudações desde a Amazônia!<BR>
> <BR>
> Já que a tua carta fala de gente com a qual comparto uma história, te mando <BR>
> aqui algumas observações sobre o assunto. Mas, primeiro, deixa eu falar um <BR>
> pouco do contexto. Eu acho fantástico teu trabalho como produtor musical. A <BR>
> quantidade de publicações que sai do Panaroma é mais do que respeitável. Mas <BR>
> você e eu iniciamos o nosso trabalho por volta dos anos 1990. Não somos nem <BR>
> pioneiros, nem fundadores da música eletroacústica no Brasil. E não tem nada <BR>
> de errado com isso. Cada macaco no seu galho, não é?<BR>
> <BR>
> Acho estranha essa insistência na nossa área de ser os únicos ou os primeiros <BR>
> em tudo. Você vê, por exemplo, um físico precisa de teorias e técnicas para <BR>
> poder estudar as partículas subatômicas. Ninguém em física subatômica seria <BR>
> levado a sério se não desse crédito a Maxwell, Heisenberg, Planck e tantos <BR>
> outros. Por que em composição insistimos em falar que nosso trabalho não tem <BR>
> nada ha ver com tudo que se fez anteriormente? Por que achamos que a <BR>
> continuidade, a acumulação de conhecimentos, a construção sobre a base do <BR>
> trabalho dos outros é vergonhosa?<BR>
> <BR>
> Acho que a função de uma primeira geração em qualquer área é formar recursos <BR>
> humanos. Mais do que resultados artísticos impactantes ou grandes descobertas, <BR>
> os pioneiros precisam garantir a continuidade e a ampliação da pesquisa na <BR>
> área. E pesquisa é feita por pesquisadores. Esta é a grande contribuição do <BR>
> Prof. Conrado Silva, ter dado espaço, condições e incentivo a um grande número <BR>
> de alunos. Os resultados estão em Fortaleza, São Paulo, Brasília, Goiânia, Rio <BR>
> Branco, e em várias outras cidades do Brasil.<BR>
> <BR>
> Só para citar um exemplo, apesar de ter música eletroacústica no currículo da <BR>
> UnB, foi somente no ano 1993 que o Luiz Roberto e eu tivemos acesso a um <BR>
> estúdio. Quem ideou, estruturou e conseguiu os recursos para fazer esse <BR>
> estúdio foi o Prof. Conrado Silva. Inclusive o estúdio existe até hoje e o <BR>
> acesso gratuito dos alunos e professores da UnB foi e é uma das principais <BR>
> bandeiras desse projeto.<BR>
> <BR>
> Te desejo a melhor das sortes no trabalho aí no Panaroma, e que continue a <BR>
> produção!<BR>
> <BR>
> <BR>
> Abraço,<BR>
> <BR>
> Damián<BR>
> <BR>
> <BR>
> Dr. Damián Keller -<BR>
> Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre - <BR>
> Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre - <BR>
> <a href="http://ccrma.stanford.edu/~dkeller">http://ccrma.stanford.edu/~dkeller</a><BR>
> <BR>
> _________________________________________________________________<BR>
> Vuelve famosa a tu mascota con MSN<BR>
> <a href="http://events.latam.msn.com/tumascota">http://events.latam.msn.com/tumascota</a><BR>
</FONT><BR>
</SPAN></FONT><FONT COLOR="#FF0000"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:14pt'><B>Flo Menezes<BR>
</B></SPAN></FONT></FONT><B><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>CP 141<BR>
06803-971 – Embu – SP<BR>
Brasil<BR>
</SPAN></FONT></B><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
- - -<BR>
<B>Chefe do Departamento de Música/Unesp;<BR>
Compositor & Diretor Artístico do<BR>
</B></SPAN></FONT><B><FONT COLOR="#808000"><FONT SIZE="5"><SPAN STYLE='font-size:14pt'>Studio PANaroma<BR>
</SPAN></FONT><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:11pt'>de Música Eletroacústica da Unesp<BR>
</SPAN></FONT></FONT></B><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:11pt'><BR>
Telefone: <B>++55/11/4781-6775<BR>
</B>Celular: <B>++55/11/8282-0960<BR>
</B>Chefia DM/Unesp: <B>++55/11/5627-7063<BR>
</B>Studio PANaroma (Unesp): <B>++55/11/2274-2241<BR>
email:<BR>
<FONT COLOR="#0000FF">flo@flomenezes.mus.br<BR>
</FONT>website:<BR>
<FONT COLOR="#0000FF"><a href="http://flomenezes.mus.br">http://flomenezes.mus.br</a></FONT></B><BR>
</SPAN></FONT></FONT>
</BODY>
</HTML>