<br><br><div class="gmail_quote">---------- Forwarded message ----------<br>From: <b class="gmail_sendername">Luis Roberto Martins Pinheiro</b> <span dir="ltr"><<a href="mailto:stockcage@yahoo.com.br">stockcage@yahoo.com.br</a>></span><br>
Date: 2009/7/8<br>Subject: Enc: tristes_trópicos_parte1<br>To: "SBME  ." <<a href="mailto:sbme@sbme.com.br">sbme@sbme.com.br</a>><br><br><br><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font-family: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-size-adjust: inherit; font-stretch: inherit;" valign="top">
<br><br>--- Em <b>qua, 8/7/09, Luis Roberto Martins Pinheiro <i><<a href="mailto:stockcage@yahoo.com.br" target="_blank">stockcage@yahoo.com.br</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;">
<br>De: Luis Roberto Martins Pinheiro <<a href="mailto:stockcage@yahoo.com.br" target="_blank">stockcage@yahoo.com.br</a>><br>Assunto: Enc: tristes_trópicos_parte1<br>Para: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>
Cc: <a href="mailto:antunes@jorgeantunes.com.br" target="_blank">antunes@jorgeantunes.com.br</a>, <a href="mailto:conrado@unb.br" target="_blank">conrado@unb.br</a><br>Data: Quarta-feira, 8 de Julho de 2009, 2:40<br><br><div>
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font-family: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-size-adjust: inherit; font-stretch: inherit;" valign="top">
<br><br>--- Em <b>qua, 8/7/09, Luis Roberto Martins Pinheiro
 <i><<a href="mailto:stockcage@yahoo.com.br" target="_blank">stockcage@yahoo.com.br</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: Luis Roberto Martins Pinheiro <<a href="mailto:stockcage@yahoo.com.br" target="_blank">stockcage@yahoo.com.br</a>><br>
Assunto: tristes_trópicos_parte1<br>Para: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Cc: <a href="mailto:antunes@jorgeantunes.com.br" target="_blank">antunes@jorgeantunes.com.br</a>, <a href="mailto:conrado@unb.br" target="_blank">conrado@unb.br</a><br>
Data: Quarta-feira, 8 de Julho de 2009, 2:38<br><br><div><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font-family: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-size-adjust: inherit; font-stretch: inherit;" valign="top">
<br>Caros colegas eletroacústicos e demais interessados no assunto,<br><br><br>A respeito do texto
 publicado no encarte da Coletânea de Música Eletroacústica Brasileira recém lançada quero deixar claro, de início, que todos os erros e acertos nele contidos são de minha única e  exclusiva responsabilidade. Não o escreveria  se não tivesse tido total liberdade de ação. Ação, é necessário dizer, que se restringiu apenas à produção do texto, ora sob fogo cruzado.<br>
<br>Quantos às críticas levantadas até então, acho  curioso que se exija de um texto que não passa de um artigo de encarte discográfico os rigores de um trabalho musicológico em nível de pós-graduação acadêmica!  Ainda mais que essa cobrança de rigor musicológico não vem acompanhada - em diversos momentos pouco edificantes - de rigor
 ético...<br><br>Apesar das limitações óbvias do texto a sua realização, como não poderia deixar de ser,  se apoiou em fontes bibliográficas e documentais. As notas e as referências bibliográficas não foram publicadas pelo curador por questão de espaço. Isso dificulta a aferição do rigor mas é o preço que se paga em trabalhos dessa natureza.<br>
<br>É necessário observar que essa Coletânea é a primeira e não a última das possíveis colêtaneas sobre música eletroacústica no Brasil!  Diante disso,  até que me provem o contrário, destacar o papel dos pioneiros que estabeleceram o horizonte da música eletroacústica aqui no Brasil não tem nada de ilegitimo. E os fatos que se sobressaem, até então inquestionáveis, entre o final dos anos 50 e o início dos anos 70, são: Reginaldo Carvalho foi o primeiro a fazer  <span style="font-style: italic;">música concreta</span>, Jorge Antunes, <span style="font-style: italic;">música eletrônica</span>, e Conrado Silva, desde logo, se preocupou com a formação de quadros. <br>
<br>É evidente que podemos destacar com mais propriedade e rigor o papel de Jocy de Oliveira e Cláudio Santoro que começaram atuar também na década de 60, porém fora do Brasil. Tratar da  ampliação da música eletroacústica no Brasil a partir da década de 70  e de sua sofisticação teórica e composicional. Das novas gerações dos anos 80 e 90 e dos estúdios independentes. Lembro que Igor Lintz Maués, em sua tese de mestrado de 1989, tratou do assunto em profundidade entre as datas de 1956 e 1981. Mas volto a insistir, como abarcar tantos fatos complexos, críticos, contraditórios em um  texto limitado de encarte? <br>
<br>Façamos outras coletâneas! (O que diante de tanta desunião e virulência parece impossível...)<br><br>Também procurei destacar a questão política da
 institucionalização nacional da atividade no âmbito acadêmico, o que não quer dizer que a atividade extra-muros universitários não tenha importância histórica. Muito pelo contrário, há muita coisa a se levantar nesse ponto onde não apenas o Rio de Janeio e São Paulo tem história para contar, mas diversos lugares do Brasil, incluindo Brasília. Por outro lado, se é necessário sempre criticar TODO e qualquer processo de institucionalização artística em suas contradições, é estranho querer  condenar a institucionalização interna da música eletroacústica brasileira quando, no Brasil, se tem como um dos ápices da carreira do compositor o reconhecimento de instituições externas traduzidas em especializações, mestrados, doutorados e premiações! Aliás, a minha intenção em resumir um pouco da história da música eletroacústica em seus centros de origem foi justamente para demonstrar essa característica da
 realização  eletroacústica  no que se refere a institucionalizaçaõ dos espaços de atuação e seus consequentes embates ideológicos. Isso não invalida o enfoque de outros pontos de vista.<br><br>Quanto a questão  do Studio PANaroma que tanta confusão e paranóia causou remeto parte do problema à informação contida no levantamento sobre a música eletroacústica no Brasil de 1982 a 1994 efetuado por José Augusto Mannis e apresentado  durante o <span style="font-weight: bold;">1º Encontro de Música Eletroacústica</span>, organizado por Jorge Antunes na Universidade de Brasília, em setembro de 1994. <br>
<br>Em palestra de abertura do Encontro, junto com Conrado Silva, Mannis apresentou um documento onde descreve a formação das novas gerações de músicos eletroacústicos e destaca o papel dos <span style="font-style: italic;">home studios</span> na ampliação e acesso ao <span style="font-style: italic;">metier
 </span>eletroacústico. Fornece inúmeras informações sobre Festivais, Divulgação radiofônica, compositores por Estado, obras premiadas, lançamentos e estudios brasileiros. Nesse último item relaciona os estúdios existentes antes de 1982, onde aparecem o Estúdio da UNESP, coordenados por Conrado Silva e, posteriormente por Igor Lintz Maués; e o Estúdio da Faculdade Santa Marcelina, coordenado por Conrado Silva. Na relação dos novos estúdios está o PANaroma, descrito como <span style="font-style: italic;">fusão dos antigos estúdios da FASM & UNESP.</span> (Coloquei em anexo fac-simile de duas páginas do texto de Mannis).<br>
<br>Por dedução eu acrescentei à frase <span style="font-style: italic;">fusão dos antigos estúdios da FASM & UNESP</span>  a frase seguinte <span style="font-style: italic;">organizados anteriormente por Conrado Silva</span>. <br>
<br>O curioso é que se a informação de  J. A. Mannis, que até
 onde sei é um compositor e pesquisador sério, é falsa ela não foi contestada lá atrás, em 1994, por Flo Menezes que também proferiu palestra dois dias depois. Pelo menos eu não tive notícia nenhuma de contestação desse dado. Lembrando, ainda, que foi durante esse encontro que se criou a Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica.<br>
<br>O fato é que uma vez resolvido esse imbroglio mesmo assim é possível formular a seguinte  frase, agora com total e rigorosa correção histórica:  <span style="font-style: italic;">Studio PANaroma, criado por Flo Menezes na FASM e UNESP em 1994, instituições onde Conrado Silva atuara anteriormente</span>, <span style="font-style: italic;">nos anos 80</span>.<br>
<br>Desculpem-me pela extensão do comunicado<br><br>Abraço a todos<br><br>Luis Roberto Pinheiro<br>Escola de Música de Brasília<br><br><br><br><br><br><br><br><br><br><br><br><br></td></tr></tbody></table><br>


      <hr size="1">Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: <a rel="nofollow" href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/" target="_blank">Top 10</a> - <a rel="nofollow" href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/" target="_blank">Celebridades</a> - <a rel="nofollow" href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/" target="_blank">Música</a> - <a rel="nofollow" href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/" target="_blank">Esportes</a></div>
</blockquote></td></tr></tbody></table><br>


      <hr size="1">Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: <a rel="nofollow" href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/" target="_blank">Top 10</a> - <a rel="nofollow" href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/" target="_blank">Celebridades</a> - <a rel="nofollow" href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/" target="_blank">Música</a> - <a rel="nofollow" href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/" target="_blank">Esportes</a></div>
</blockquote></td></tr></tbody></table><br><div class="hm">


      <hr size="1">Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: <a href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/" target="_blank">Top 10</a> - <a href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/" target="_blank">Celebridades</a> - <a href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/" target="_blank">Música</a> - <a href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/" target="_blank">Esportes</a></div>
</div><br>