É outra possibilidade. Infelizmente, muito pouco na política da Capes e nada na política do CNPq aponta nesta direção.<br><br><div class="gmail_quote">2010/11/23 Flavio <span dir="ltr"><<a href="mailto:flateb@gmail.com">flateb@gmail.com</a>></span><br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); padding-left: 1ex;"><div>Pelo visto, pode-se mesmo dizer que nada do que se faz na tal "área específica" de música presta ( "análises interpretativas", "instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz pesquisa", "compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer o que quer que seja da música que só é ouvida por seus próprios colegas" etc.). Faltou apenas incluir a categoria de egrégios "pesquisadores" que não tocam, não cantam, não compõem, não diferenciam uma colcheia de um violão, costumam fugir de sala de aula e de orientações, mas encontram-se muito bem instalados e pagos em... Escolas de Música (vejam que coisa!). Enfim, acabemos com esse tipo também, pessoal, e assim podemos apagar todas as luzes de tão nefasta área, entregando os prédios (e principalmente a verba pública que alimenta, por exemplo, muitas bolsas de pesquisa) para a sociedade fazer de tudo isso um melhor uso.</div>


<div> </div>
<div> Flavio Barbeitas.</div>
<div> </div>
<div> </div>
<div class="gmail_quote">2010/11/23 Carlos Palombini <span dir="ltr"><<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></span><div><div></div><div class="h5"><br>
<blockquote style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0px 0px 0px 0.8ex; padding-left: 1ex;" class="gmail_quote">Não, acabamos apenas com a prova de habilidades específicas, o que resultará no fim do Conservatório Universitário, e no fim também das intermináveis discussões sobre a "especificidade" da área, sobre quantos artigos vale um concerto, sobre o número de artigos que substitui uma dissertação na pós-graduação em performance, acabamos com as "análises interpretativas" e tantos outros males, como o instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz pesquisa (ou faz de conta que faz, e se publica porque as revistas precisam de artigos para satisfazer as exigências de periodicidade da Capes), com o compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer o que quer que seja da música que só é ouvida por seus próprios colegas, e poderemos pensar numa formação adequada e específica para instrumentistas, compositores, musicólogos, educadores etc. Não seria um benefício?<br>

<br>
<div class="gmail_quote">2010/11/23 Fernando Pereira Binder <span dir="ltr"><<a href="mailto:fernandobinder@yahoo.com.br" target="_blank">fernandobinder@yahoo.com.br</a>></span><br>
<blockquote style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;" class="gmail_quote">
<div style="word-wrap: break-word;">Muito bem,  
<div><br></div>
<div>Primeiro acabamos com a prova de habilidades específicas para música. </div>
<div>Depois acabamos com a prova geral (português, história, etc...). </div>
<div>Daí acabamos com a alfabetização.</div>
<div>Re-instituímos a igreja como guardiã do conhecimento ocidental (começada na última eleição).</div>
<div>Pronto, voltamos todos à Idade Média em 4 etapas! </div>
<div>
<div><br></div>
<div>Fernando Binder</div>
<div><br></div>
<div>
<div>
<div>Em 22/11/2010, às 10:07, Carlos Palombini escreveu:</div><br>
<blockquote type="cite">
<div>
<div></div>
<div><br><br>
<div class="gmail_quote">
<blockquote style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;" class="gmail_quote">2) Não exigir conhecimentos específicos desvaloriza a Lei 11.769/2008, uma árdua conquista da área de Música que simboliza sua valorização, pois esta é comumente tratada de forma amadora pela sociedade. Atualmente, há uma verdadeira "indústria educacional" em torno da Educação Básica, pois sua função mais comum é oferecer acesso à Universidade, desvalorizando sua própria utilidade educacional. Nesse contexto, há o risco de muitos se perguntarem: "pra que estudar Música se para entrar no Curso de Música não é necessário estudar Música?";<br>

</blockquote>
<div><br>Há um erro básico aqui: supor que estudar música seja solfejar, tocar um instrumento (ou cantar), ou compor. Como é isso que a maioria de nossos colegas sabe fazer, esse erro não será democraticamente erradicado. A prova específica tem a função de perpetuá-lo.<br>

<br> <br>-- <br></div></div>Carlos Palombini<br><a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a><br><br></div></div>
<div>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________</div>

</blockquote></div><br>
<div><span style="text-transform: none; text-indent: 0px; border-collapse: separate; font: medium Helvetica; white-space: normal; letter-spacing: normal; color: rgb(0, 0, 0); word-spacing: 0px;"><span style="text-transform: none; text-indent: 0px; border-collapse: separate; font: medium Helvetica; white-space: normal; letter-spacing: normal; color: rgb(0, 0, 0); word-spacing: 0px;">
<div style="word-wrap: break-word;"><span style="text-transform: none; text-indent: 0px; border-collapse: separate; font: medium Helvetica; white-space: normal; letter-spacing: normal; color: rgb(0, 0, 0); word-spacing: 0px;">
<div style="word-wrap: break-word;"><span style="text-transform: none; text-indent: 0px; border-collapse: separate; font: medium Helvetica; white-space: normal; letter-spacing: normal; color: rgb(0, 0, 0); word-spacing: 0px;">
<div style="word-wrap: break-word;">
<div>_____________________<br>Ajude a manter minha caixa postal limpa, não inclua meu endereço de email em listas de qualquer espécie. Obrigado. Fernando.<br></div>Please, help me to keep my inbox clean. Do not include my email address in any sort of of list. Thank You. Fernando.<br>

<br></div></span></div></span></div></span></span></div><br></div></div></div></blockquote></div><font color="#888888"><br><br clear="all"><br>-- <br>Carlos Palombini<br><a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a><br>

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