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<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Caros colegas,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>concordo que a discussão sobre qual o conteúdo mais
adequado para o teste específico é importante,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>e acho que é mais do que hora de pensarmos em qual
a melhor forma de realizá-lo.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>O que me preocupa é que o ensino formal tem
programas muito detalhados sobre todas as áreas de conhecimento,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>e com isto sabemos que um aluno irá apresentar-se
ao curso de matemática ou medicina com os conhecimentos</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>mínimos para a integralização do curriculo a que se
propõe.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>E isto não acontece absolutamente com a área
da música,.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Concordo que devamos repensar o teste específico,
adequando-o à realidade dos alunos e incluindo não </FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>apenas os conhecimentos adquiridos
formalmente.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>No entanto, me parece fundamental que a ANPPOM
manifeste-se sobre esta </FONT><FONT size=2 face=Arial>imposição do
SISU de que nenhum teste se realize,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>tendo em vista que nenhum representante da
música foi consultado neste processo.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Penso que esta seja uma função importante, dentre
várias, do nosso representante de área junto à CAPES</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>e acho que a ANPPOM enquanto associação deveria
manifestar-se nesse sentido.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>É importante saber que todas as universidades
que aderiram integralmente ao SISU estao impedidas de realizar o teste
</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>específico, o que foi o caso da UFPel, uma vez que
o reitor assinou o termo de adesão total ao SISU sem consultar a área de
música.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>O que me preocupa é que enquanto não nos
posicionamos estamos "sendo posicionados" forçosamente pelo MEC.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Abraços a todos,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Isabel Nogueira.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Doutora em Musicologia</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Professor Associado</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Diretora do Conservatorio de Musica da Universidade
Federal de Pelotas</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE
style="BORDER-LEFT: #000000 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; PADDING-RIGHT: 0px; MARGIN-LEFT: 5px; MARGIN-RIGHT: 0px">
<DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
<DIV
style="FONT: 10pt arial; BACKGROUND: #e4e4e4; font-color: black"><B>From:</B>
<A title=dal_lemos@yahoo.com.br href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">Daniel
Lemos</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Monday, November 22, 2010 4:16
PM</DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] Contraponto sobre
possbilidades dos testes específicos</DIV>
<DIV><BR></DIV>
<TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
<TBODY>
<TR>
<TD vAlign=top><BR>Caros colegas,<BR><BR>Acho muito interessante esta
discussão, pois tem rendido observações importantes.<BR>O comentário do
prof. Palombini ilustra muito bem o conteúdo no qual subentende-se o
"Conhecimento Musical", que é, por exemplo: Ditado, Solfejo, História da
Música Ocidental, dentre outros. Creio que como herança do ensino
tradicional de Conservatório, acabamos nos conformando com o fato de que
este seria o tipo de conhecimento musical mais adequado. Sei como é
difícil se libertar disso, especialmente para quem fez Bacharelado em
Música.<BR><BR>É fundamental haver espaço para que possamos repensar a
elaboração dos Testes. Tentamos aqui fazer uma prova que não se baseava
no "conhecimento musical tradicional", devendo o candidato estabelecer
analogias de forma "intuitiva" (a Cognição já considera este um tipo de
conhecimento: remete a uma bagagem que não é aprendida de forma
acadêmica). E dentro da elaboração, obviamente a primeira pergunta é:
"Qual o objetivo de nosso Curso?" Aqui, foi decidito que Ditado e
Solfejo são uma bagagem importante. Há diversos cursos de Música no país
que não exigem tais conhecimentos, pois formam Produtores Musicais,
Técnicos em Construção de Instrumentos, Musicografia Braille, entre
outros. Cabe aos organizadores do Teste avaliar que tipos de
conhecimento seriam importantes em cada contexto.<BR><BR>Acho importante
reforçar outra questão: quando me referi à exigência ou não do Teste de
Habilidade Específica, não versei sobre o conteúdo em si, mas sobre as
implicações políticas e sociais que sua aplicação (ou não) teriam. Isto
sim se aplicaria de forma indiferenciada em todas as regiões do país.
Creio ser fundamental tentarmos analisar a situação de forma mais ampla,
buscando olhares "extra-musicais".<BR><BR>Um abraço,<BR><BR>Daniel
Lemos<BR>Professor Assistente I<BR>Curso de Música -
http://musica.ufma.br<BR>Departamento de Artes (DEART)<BR>Universidade
Federal do Maranhão (UFMA)<BR><BR></TD></TR></TBODY></TABLE><BR>
<P>
<HR>
<P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões
ANPPOM<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________
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<HR>
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