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<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Caros colegas,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>concordo que a discussão sobre qual o conteúdo mais 
adequado para o teste específico é importante,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>e acho que é mais do que hora de pensarmos em qual 
a melhor forma de realizá-lo.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>O que me preocupa é que o ensino formal tem 
programas muito detalhados sobre todas as áreas de conhecimento,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>e com isto sabemos que um aluno irá apresentar-se 
ao curso de matemática ou medicina com os conhecimentos</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>mínimos para a integralização do curriculo a que se 
propõe.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>E isto não acontece absolutamente com a área 
da música,.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Concordo que devamos repensar o teste específico, 
adequando-o à realidade dos alunos e incluindo não </FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>apenas os conhecimentos adquiridos 
formalmente.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>No entanto, me parece fundamental que a ANPPOM 
manifeste-se sobre esta </FONT><FONT size=2 face=Arial>imposição do 
SISU de que nenhum teste se realize,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>tendo em vista que nenhum representante da 
música foi consultado neste processo.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Penso que esta seja uma função importante, dentre 
várias, do nosso representante de área junto à CAPES</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>e acho que a ANPPOM enquanto associação deveria 
manifestar-se nesse sentido.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>É importante saber que todas as universidades 
que aderiram integralmente ao SISU estao impedidas de realizar o teste 
</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>específico, o que foi o caso da UFPel, uma vez que 
o reitor assinou o termo de adesão total ao SISU sem consultar a área de 
música.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>O que me preocupa é que enquanto não nos 
posicionamos estamos "sendo posicionados" forçosamente pelo MEC.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Abraços a todos,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Isabel Nogueira.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Doutora em Musicologia</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Professor Associado</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Diretora do Conservatorio de Musica da Universidade 
Federal de Pelotas</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="BORDER-LEFT: #000000 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; PADDING-RIGHT: 0px; MARGIN-LEFT: 5px; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="FONT: 10pt arial; BACKGROUND: #e4e4e4; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=dal_lemos@yahoo.com.br href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">Daniel 
  Lemos</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Monday, November 22, 2010 4:16 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] Contraponto sobre 
  possbilidades dos testes específicos</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD vAlign=top><BR>Caros colegas,<BR><BR>Acho muito interessante esta 
        discussão, pois tem rendido observações importantes.<BR>O comentário do 
        prof. Palombini ilustra muito bem o conteúdo no qual subentende-se o 
        "Conhecimento Musical", que é, por exemplo: Ditado, Solfejo, História da 
        Música Ocidental, dentre outros. Creio que como herança do ensino 
        tradicional de Conservatório, acabamos nos conformando com o fato de que 
        este seria o tipo de conhecimento musical mais adequado. Sei como é 
        difícil se libertar disso, especialmente para quem fez Bacharelado em 
        Música.<BR><BR>É fundamental haver espaço para que possamos repensar a 
        elaboração dos Testes. Tentamos aqui fazer uma prova que não se baseava 
        no "conhecimento musical tradicional", devendo o candidato estabelecer 
        analogias de forma "intuitiva" (a Cognição já considera este um tipo de 
        conhecimento: remete a uma bagagem que não é aprendida de forma 
        acadêmica). E dentro da elaboração, obviamente a primeira pergunta é: 
        "Qual o objetivo de nosso Curso?" Aqui, foi decidito que Ditado e 
        Solfejo são uma bagagem importante. Há diversos cursos de Música no país 
        que não exigem tais conhecimentos, pois formam Produtores Musicais, 
        Técnicos em Construção de Instrumentos, Musicografia Braille, entre 
        outros. Cabe aos organizadores do Teste avaliar que tipos de 
        conhecimento seriam importantes em cada contexto.<BR><BR>Acho importante 
        reforçar outra questão: quando me referi à exigência ou não do Teste de 
        Habilidade Específica, não versei sobre o conteúdo em si, mas sobre as 
        implicações políticas e sociais que sua aplicação (ou não) teriam. Isto 
        sim se aplicaria de forma indiferenciada em todas as regiões do país. 
        Creio ser fundamental tentarmos analisar a situação de forma mais ampla, 
        buscando olhares "extra-musicais".<BR><BR>Um abraço,<BR><BR>Daniel 
        Lemos<BR>Professor Assistente I<BR>Curso de Música - 
        http://musica.ufma.br<BR>Departamento de Artes (DEART)<BR>Universidade 
        Federal do Maranhão (UFMA)<BR><BR></TD></TR></TBODY></TABLE><BR> 
  <P>
  <HR>

  <P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões 
  ANPPOM<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________
  <P>
  <HR>

  <P></P><BR>Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.<BR>Verificado por 
  AVG - www.avgbrasil.com.br <BR>Versão: 9.0.869 / Banco de dados de vírus: 
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16:35:00<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>