<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><br>Caros,<br><br>A idéia do prof. Palombini justamente exibe esta 
necessidade de reformulação do ensino universitário de Música, só não 
compactuo com a forma como ela foi exposta. Os conhecimentos da "Música 
erudita européia" são fundamentais sim para a formação de qualquer 
músico. O que precisamos repensar é se nossos Cursos formam 
profissionais capacitados para inserir-se numa sociedade em constante 
mutação. Algumas perguntas que podem nos guiar:<br><br>"Quais os campos 
de atuação do músico atualmente?"<br>"Como a Universidade pode prover 
conhecimentos básicos necessários a este exercício?"<br><br>Precisamos 
não nos livrar dos conteúdos conservatoriais, mas das CONCEPÇÕES 
conservatoriais.<br><br><br>Um abraço a todos,<br><br><br><br>Daniel Lemos<br>
Professor Assistente I<br>
Curso de Música - http://musica.ufma.br<br>
Departamento de Artes (DEART)<br>
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)<br><br>--- Em <b>qua, 24/11/10, Eduardo Patricio <i><epatricio@yahoo.com></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: Eduardo Patricio <epatricio@yahoo.com><br>Assunto: [ANPPOM-L] Res:  Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br>Para: "Carlos Palombini" <cpalombini@gmail.com>, anppom-l@iar.unicamp.br<br>Data: Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010, 10:27<br><br><div id="yiv395317874"><style type="text/css"><!--#yiv395317874 DIV {margin:0px;}--></style><div style="font-family: sans-serif; font-size: 12pt;"><div></div><div><br><br></div><div><br></div><div>É. Pela mensagem do André Machado, me parece que a posição do Palombini (e/ou reflexos dela) foi agora melhor captada. </div><div>A questão central seria menos sobre a existência ou não de testes específicos e mais a respeito da
 necessidade de um questionamento acerca dos objetivos e proposições dos cursos de música no Brasil - que apresentam sim um certo descolamento da realidade (histórico-social), e, que fique claro, não se trata aqui de uma questão puramente de mercado.</div><div><br></div><div>Saudações</div><div><br></div><div>Eduardo Patrício</div><div><br></div><div id="yiv395317874RTEContent"><span style="font-weight: bold;"><br>_____________________________________<br></span><span style="font-weight: bold;"><span style="font-family: arial,helvetica,sans-serif;">Eduardo Patrício</span></span><br style="font-family: arial,helvetica,sans-serif;">  <a rel="nofollow" style="color: rgb(0, 96, 191); font-family: arial,helvetica,sans-serif;" target="_blank" href="http://www.eduardopatricio.com.br"><span style="font-weight: bold;">http://www.eduardopatricio.com.br</span></a><br style="font-family: arial,helvetica,sans-serif;">  <span style="font-weight: bold;
 font-family: arial,helvetica,sans-serif;">+55 41 8434-0480</span><br>  </div><div><br></div><div style="font-family: lucida console,sans-serif; font-size: 12pt;"><br><div style="font-family: times new roman,new york,times,serif; font-size: 12pt;"><font face="Tahoma" size="2"><hr size="1"><b><span style="font-weight: bold;">De:</span></b> Carlos Palombini <cpalombini@gmail.com><br><b><span style="font-weight: bold;">Para:</span></b> anppom-l@iar.unicamp.br<br><b><span style="font-weight: bold;">Enviadas:</span></b> Quarta-feira, 24 de
 Novembro de 2010 1:02:13<br><b><span style="font-weight: bold;">Assunto:</span></b> Re: [ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br></font><br>Voilà!<br><br><div class="yiv395317874gmail_quote">2010/11/24 André Luís Cardoso Machado <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:andrelcmac@ig.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=andrelcmac@ig.com.br">andrelcmac@ig.com.br</a>></span><br><blockquote class="yiv395317874gmail_quote" style="margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); padding-left: 1ex;">
Olá, se me permitem<br>
<br>
O ensino superior em música é todo baseado na tradição européia que<br>
culminou na música erudita contemporânea. Os jovens que ingressam nas<br>
faculdades de música, como todos os outros, são um pouco<br>
inconsequentes. Se julgam poderosos e pensam poder vencer a realidade<br>
e se tornar grandes solistas ou reconhecidos compositores. Porém essas<br>
possibilidades já não existem, já tem algum tempo. O máximo que se<br>
pode conseguir é um reconhecimentozinho acadêmico. Não dá pra ganhar<br>
dinheiro nem com a música tradicional nem com a contemporânea. A não<br>
ser sob a égide do estado que não oferece(e nem deveria) vagas para<br>
todos.<br>
Em qualquer outra área a academia se veria obrigada a mudar seus<br>
rumos. Mas em nossa área específica, amparada inclusive por uma<br>
equivocada visão de toda a sociedade de que nossos valores são muito<br>
diferentes do resto, mantem-se tudo como está.<br>
Me parece que mudar o enfoque acadêmico vigente é como a reforma<br>
política. Todos sabem que ela é necessária, mas quem tem poder para<br>
realizá-la são os menos interessados.<br>
<br>
Abraço a todos<br>
André Machado<br>
<br>
Em 23/11/10, Carlos Palombini<<a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>> escreveu:<br>
<div><div></div><div class="yiv395317874h5">> É outra possibilidade. Infelizmente, muito pouco na política da Capes e nada<br>
> na política do CNPq aponta nesta direção.<br>
><br>
> 2010/11/23 Flavio <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:flateb@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=flateb@gmail.com">flateb@gmail.com</a>><br>
><br>
>> Pelo visto, pode-se mesmo dizer que nada do que se faz na tal "área<br>
>> específica" de música presta ( "análises interpretativas",<br>
>> "instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz pesquisa",<br>
>> "compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer o que quer que seja da<br>
>> música<br>
>> que só é ouvida por seus próprios colegas" etc.). Faltou apenas incluir a<br>
>> categoria de egrégios "pesquisadores" que não tocam, não cantam, não<br>
>> compõem, não diferenciam uma colcheia de um violão, costumam fugir de sala<br>
>> de aula e de orientações, mas encontram-se muito bem instalados e pagos<br>
>> em... Escolas de Música (vejam que coisa!). Enfim, acabemos com esse tipo<br>
>> também, pessoal, e assim podemos apagar todas as luzes de tão nefasta<br>
>> área,<br>
>> entregando os prédios (e principalmente a verba pública que alimenta, por<br>
>> exemplo, muitas bolsas de pesquisa) para a sociedade fazer de tudo isso um<br>
>> melhor uso.<br>
>><br>
>>  Flavio Barbeitas.<br>
>><br>
>><br>
>> 2010/11/23 Carlos Palombini <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>><br>
>><br>
>> Não, acabamos apenas com a prova de habilidades específicas, o que<br>
>>> resultará no fim do Conservatório Universitário, e no fim também das<br>
>>> intermináveis discussões sobre a "especificidade" da área, sobre quantos<br>
>>> artigos vale um concerto, sobre o número de artigos que substitui uma<br>
>>> dissertação na pós-graduação em performance, acabamos com as "análises<br>
>>> interpretativas" e tantos outros males, como o instrumentista-pesquisador<br>
>>> que nem toca nem faz pesquisa (ou faz de conta que faz, e se publica<br>
>>> porque<br>
>>> as revistas precisam de artigos para satisfazer as exigências de<br>
>>> periodicidade da Capes), com o compositor-pesquisador cuja pesquisa é<br>
>>> dizer<br>
>>> o que quer que seja da música que só é ouvida por seus próprios colegas,<br>
>>> e<br>
>>> poderemos pensar numa formação adequada e específica para<br>
>>> instrumentistas,<br>
>>> compositores, musicólogos, educadores etc. Não seria um benefício?<br>
>>><br>
>>> 2010/11/23 Fernando Pereira Binder <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:fernandobinder@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=fernandobinder@yahoo.com.br">fernandobinder@yahoo.com.br</a>><br>
>>><br>
>>>> Muito bem,<br>
>>>><br>
>>>> Primeiro acabamos com a prova de habilidades específicas para música.<br>
>>>> Depois acabamos com a prova geral (português, história, etc...).<br>
>>>> Daí acabamos com a alfabetização.<br>
>>>> Re-instituímos a igreja como guardiã do conhecimento ocidental (começada<br>
>>>> na última eleição).<br>
>>>> Pronto, voltamos todos à Idade Média em 4 etapas!<br>
>>>><br>
>>>> Fernando Binder<br>
>>>><br>
>>>>  Em 22/11/2010, às 10:07, Carlos Palombini escreveu:<br>
>>>><br>
>>>><br>
>>>><br>
>>>>  2) Não exigir conhecimentos específicos desvaloriza a Lei 11.769/2008,<br>
>>>>> uma árdua conquista da área de Música que simboliza sua valorização,<br>
>>>>> pois<br>
>>>>> esta é comumente tratada de forma amadora pela sociedade. Atualmente,<br>
>>>>> há uma<br>
>>>>> verdadeira "indústria educacional" em torno da Educação Básica, pois<br>
>>>>> sua<br>
>>>>> função mais comum é oferecer acesso à Universidade, desvalorizando sua<br>
>>>>> própria utilidade educacional. Nesse contexto, há o risco de muitos se<br>
>>>>> perguntarem: "pra que estudar Música se para entrar no Curso de Música<br>
>>>>> não é<br>
>>>>> necessário estudar Música?";<br>
>>>>><br>
>>>><br>
>>>> Há um erro básico aqui: supor que estudar música seja solfejar, tocar um<br>
>>>> instrumento (ou cantar), ou compor. Como é isso que a maioria de nossos<br>
>>>> colegas sabe fazer, esse erro não será democraticamente erradicado. A<br>
>>>> prova<br>
>>>> específica tem a função de perpetuá-lo.<br>
>>>><br>
>>>><br>
>>>> --<br>
>>>> Carlos Palombini<br>
>>>> <a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a><br>
>>>><br>
>>>> ________________________________________________<br>
>>>> Lista de discussões ANPPOM<br>
>>>> <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
>>>> ________________________________________________<br>
>>>><br>
>>>><br>
>>>>   _____________________<br>
>>>> Ajude a manter minha caixa postal limpa, não inclua meu endereço de<br>
>>>> email<br>
>>>> em listas de qualquer espécie. Obrigado. Fernando.<br>
>>>> Please, help me to keep my inbox clean. Do not include my email address<br>
>>>> in any sort of of list. Thank You. Fernando.<br>
>>>><br>
>>>><br>
>>>><br>
>>><br>
>>><br>
>>> --<br>
>>> Carlos Palombini<br>
>>> <a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a><br>
>>><br>
>>><br>
>>> ________________________________________________<br>
>>> Lista de discussões ANPPOM<br>
>>> <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
>>> ________________________________________________<br>
>>><br>
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>><br>
>> ________________________________________________<br>
>> Lista de discussões ANPPOM<br>
>> <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
>> ________________________________________________<br>
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> --<br>
> Carlos Palombini<br>
> <a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a><br>
><br>
</div></div></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br>Carlos Palombini<br><a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a><br><br>
</div></div><div style=""></div>


</div><br>



       </div><br>-----Anexo incorporado-----<br><br><div class="plainMail">________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________</div></blockquote></td></tr></table><br>