<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META content="text/html; charset=iso-8859-1" http-equiv=Content-Type>
<META name=GENERATOR content="MSHTML 8.00.6001.18975">
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Apenas respondendo, os Conservatórios 
Universitários, como New England Conservatory, Julliard School, Mannis, 
Manhattan, e tantos outros, têm textes de entrada dificílimos e pululam de 
orientais brancos, sul americanos brancos,  africanos , 
arabes.....</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>os departamentos de música náo exigem testes na 
graduação e funcionam como locais que podem ser frequentados por qualquer aluno 
de qualquer departamento que se interesse por aulas de música e alguns forma 
músicos europeus também. </FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Porque discutir uma única maneira de formar músicos 
(se é isto que queremos) se cada instituição pode formular seu curso de acordo 
com o seus objetivos e sua identidade. </FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Claro que quando se democratiza o acesso o perfil 
do aluno terá de ser atualizado e teremos de nos adaptar, o que nos é muito 
difícil. </FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Muito papo e rancor!</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>----- Original Message ----- </DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="BORDER-LEFT: #000000 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; PADDING-RIGHT: 0px; MARGIN-LEFT: 5px; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV 
  style="FONT: 10pt arial; BACKGROUND: #e4e4e4; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=mcamara@usp.br href="mailto:mcamara@usp.br">Marcos Câmara de 
  Castro</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=cpalombini@gmail.com 
  href="mailto:cpalombini@gmail.com">Carlos Palombini</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Thursday, November 25, 2010 9:57 
  AM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] Contraponto sobre 
  possbilidades dos testes específicos</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <P>Bom dia, </P>
  <P>Eu gostaria de saber se nas universidades estadonidenses há teste de 
  aptidão nos seus departamentos de música.  </P>
  <P>Marcos </P>
  <P>Citando Carlos Palombini <<A 
  href="mailto:cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</A>>: </P>
  <BLOCKQUOTE type="cite">Exatamente, se gosto ou se não gosto de música 
    eletroacústica, não vem ao caso. E meus argumentos não são fracos, proque 
    não expus argumento algum. Ao invés, preferi expor a opinião antitética à 
    predominante, de modo que as vozes discordantes se sentissem à vontade para 
    se manifestar. E André Machado enunciou perfeitamente o argumento que faço 
    meu. É significativo que simplesmente aventurar-se a mencionar a 
    possibilidade de extinção da prova específica e os possíveis benefícios 
    decorrentes desta extinção provoque respostas de cunho eminentemente 
    retórico. Isto mostra a entronização de certo tipo de pensamento em nosso 
    meio. É contra esse tipo de pensamento que declaro meu voto aqui. <BR><BR>
    <DIV class=gmail_quote>2010/11/24 Eduardo Patricio <SPAN dir=ltr><<A 
    href="mailto:epatricio@yahoo.com">epatricio@yahoo.com</A>></SPAN> <BR>
    <BLOCKQUOTE 
    style="BORDER-LEFT: rgb(204,204,204) 1px solid; MARGIN: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex" 
    class=gmail_quote>
      <DIV>
      <DIV style="FONT-FAMILY: 'lucida console',sans-serif; FONT-SIZE: 12pt">
      <DIV></DIV>
      <DIV><BR><BR></DIV>
      <DIV><BR></DIV>
      <DIV>É. Pela mensagem do André Machado, me parece que a posição do 
      Palombini (e/ou reflexos dela) foi agora melhor captada.  </DIV>
      <DIV>A questão central seria menos sobre a existência ou não de testes 
      específicos e mais a respeito da necessidade de um questionamento acerca 
      dos objetivos e proposições dos cursos de música no Brasil - que 
      apresentam sim um certo descolamento da realidade (histórico-social), e, 
      que fique claro, não se trata aqui de uma questão puramente de mercado. 
      </DIV>
      <DIV><BR></DIV>
      <DIV>Saudações </DIV>
      <DIV><BR></DIV>
      <DIV>Eduardo Patrício </DIV>
      <DIV><BR></DIV>
      <DIV><SPAN 
      style="FONT-WEIGHT: bold"><BR>_____________________________________ 
      <BR></SPAN><SPAN style="FONT-WEIGHT: bold"><SPAN 
      style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif">Eduardo 
      Patrício</SPAN></SPAN> <BR 
      style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif"><A 
      style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif; COLOR: rgb(0,96,191)" 
      href="http://www.eduardopatricio.com.br" rel=nofollow target=_blank><SPAN 
      style="FONT-WEIGHT: bold">http://www.eduardopatricio.com.br</SPAN></A> <BR 
      style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif"><SPAN 
      style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif; FONT-WEIGHT: bold">+55 41 
      8434-0480</SPAN> <BR></DIV>
      <DIV><BR></DIV>
      <DIV style="FONT-FAMILY: lucida console,sans-serif; FONT-SIZE: 12pt"><BR>
      <DIV 
      style="FONT-FAMILY: times new roman,new york,times,serif; FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
      size=2 face=Tahoma>
      <HR SIZE=1>
      <STRONG><SPAN style="FONT-WEIGHT: bold">De:</SPAN></STRONG> Carlos 
      Palombini <<A href="mailto:cpalombini@gmail.com" 
      target=_blank>cpalombini@gmail.com</A>> 
      <DIV class=im><BR><STRONG><SPAN 
      style="FONT-WEIGHT: bold">Para:</SPAN></STRONG> <A 
      href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" 
      target=_blank>anppom-l@iar.unicamp.br</A> <BR></DIV><STRONG><SPAN 
      style="FONT-WEIGHT: bold">Enviadas:</SPAN></STRONG> Quarta-feira, 24 de 
      Novembro de 2010 1:02:13 
      <DIV class=im><BR><STRONG><SPAN 
      style="FONT-WEIGHT: bold">Assunto:</SPAN></STRONG> Re: [ANPPOM-L] 
      Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos <BR></DIV></FONT>
      <DIV>
      <DIV></DIV>
      <DIV class=h5><BR>Voilà! <BR><BR>
      <DIV class=gmail_quote>2010/11/24 André Luís Cardoso Machado <SPAN 
      dir=ltr><<A href="mailto:andrelcmac@ig.com.br" rel=nofollow 
      target=_blank>andrelcmac@ig.com.br</A>></SPAN> <BR>
      <BLOCKQUOTE 
      style="BORDER-LEFT: rgb(204,204,204) 1px solid; MARGIN: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex" 
      class=gmail_quote>Olá, se me permitem <BR><BR>O ensino superior em 
        música é todo baseado na tradição européia que <BR>culminou na música 
        erudita contemporânea. Os jovens que ingressam nas <BR>faculdades de 
        música, como todos os outros, são um pouco <BR>inconsequentes. Se julgam 
        poderosos e pensam poder vencer a realidade <BR>e se tornar grandes 
        solistas ou reconhecidos compositores. Porém essas <BR>possibilidades já 
        não existem, já tem algum tempo. O máximo que se <BR>pode conseguir é um 
        reconhecimentozinho acadêmico. Não dá pra ganhar <BR>dinheiro nem com a 
        música tradicional nem com a contemporânea. A não <BR>ser sob a égide do 
        estado que não oferece(e nem deveria) vagas para <BR>todos. <BR>Em 
        qualquer outra área a academia se veria obrigada a mudar seus <BR>rumos. 
        Mas em nossa área específica, amparada inclusive por uma <BR>equivocada 
        visão de toda a sociedade de que nossos valores são muito <BR>diferentes 
        do resto, mantem-se tudo como está. <BR>Me parece que mudar o enfoque 
        acadêmico vigente é como a reforma <BR>política. Todos sabem que ela é 
        necessária, mas quem tem poder para <BR>realizá-la são os menos 
        interessados. <BR><BR>Abraço a todos <BR>André Machado <BR><BR>Em 
        23/11/10, Carlos Palombini<<A href="mailto:cpalombini@gmail.com" 
        rel=nofollow target=_blank>cpalombini@gmail.com</A>> escreveu: <BR>
        <DIV>
        <DIV></DIV>
        <DIV>> É outra possibilidade. Infelizmente, muito pouco na política 
        da Capes e nada <BR>> na política do CNPq aponta nesta direção. 
        <BR>> <BR>> 2010/11/23 Flavio <<A 
        href="mailto:flateb@gmail.com" rel=nofollow 
        target=_blank>flateb@gmail.com</A>> <BR>> <BR>>> Pelo visto, 
        pode-se mesmo dizer que nada do que se faz na tal "área <BR>>> 
        específica" de música presta ( "análises interpretativas", <BR>>> 
        "instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz pesquisa", <BR>>> 
        "compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer o que quer que seja da 
        <BR>>> música <BR>>> que só é ouvida por seus próprios 
        colegas" etc.). Faltou apenas incluir a <BR>>> categoria de 
        egrégios "pesquisadores" que não tocam, não cantam, não <BR>>> 
        compõem, não diferenciam uma colcheia de um violão, costumam fugir de 
        sala <BR>>> de aula e de orientações, mas encontram-se muito bem 
        instalados e pagos <BR>>> em... Escolas de Música (vejam que 
        coisa!). Enfim, acabemos com esse tipo <BR>>> também, pessoal, e 
        assim podemos apagar todas as luzes de tão nefasta <BR>>> área, 
        <BR>>> entregando os prédios (e principalmente a verba pública que 
        alimenta, por <BR>>> exemplo, muitas bolsas de pesquisa) para a 
        sociedade fazer de tudo isso um <BR>>> melhor uso. <BR>>> 
        <BR>>>  Flavio Barbeitas. <BR>>> <BR>>> 
        <BR>>> 2010/11/23 Carlos Palombini <<A 
        href="mailto:cpalombini@gmail.com" rel=nofollow 
        target=_blank>cpalombini@gmail.com</A>> <BR>>> <BR>>> 
        Não, acabamos apenas com a prova de habilidades específicas, o que 
        <BR>>>> resultará no fim do Conservatório Universitário, e no 
        fim também das <BR>>>> intermináveis discussões sobre a 
        "especificidade" da área, sobre quantos <BR>>>> artigos vale um 
        concerto, sobre o número de artigos que substitui uma <BR>>>> 
        dissertação na pós-graduação em performance, acabamos com as "análises 
        <BR>>>> interpretativas" e tantos outros males, como o 
        instrumentista-pesquisador <BR>>>> que nem toca nem faz 
        pesquisa (ou faz de conta que faz, e se publica <BR>>>> porque 
        <BR>>>> as revistas precisam de artigos para satisfazer as 
        exigências de <BR>>>> periodicidade da Capes), com o 
        compositor-pesquisador cuja pesquisa é <BR>>>> dizer 
        <BR>>>> o que quer que seja da música que só é ouvida por seus 
        próprios colegas, <BR>>>> e <BR>>>> poderemos pensar 
        numa formação adequada e específica para <BR>>>> 
        instrumentistas, <BR>>>> compositores, musicólogos, educadores 
        etc. Não seria um benefício? <BR>>>> <BR>>>> 
        2010/11/23 Fernando Pereira Binder <<A 
        href="mailto:fernandobinder@yahoo.com.br" rel=nofollow 
        target=_blank>fernandobinder@yahoo.com.br</A>> <BR>>>> 
        <BR>>>>> Muito bem, <BR>>>>> 
        <BR>>>>> Primeiro acabamos com a prova de habilidades 
        específicas para música. <BR>>>>> Depois acabamos com a 
        prova geral (português, história, etc...). <BR>>>>> Daí 
        acabamos com a alfabetização. <BR>>>>> Re-instituímos a 
        igreja como guardiã do conhecimento ocidental (começada 
        <BR>>>>> na última eleição). <BR>>>>> Pronto, 
        voltamos todos à Idade Média em 4 etapas! <BR>>>>> 
        <BR>>>>> Fernando Binder <BR>>>>> 
        <BR>>>>>  Em 22/11/2010, às 10:07, Carlos Palombini 
        escreveu: <BR>>>>> <BR>>>>> <BR>>>>> 
        <BR>>>>>  2) Não exigir conhecimentos específicos 
        desvaloriza a Lei 11.769/2008, <BR>>>>>> uma árdua 
        conquista da área de Música que simboliza sua valorização, 
        <BR>>>>>> pois <BR>>>>>> esta é comumente 
        tratada de forma amadora pela sociedade. Atualmente, 
        <BR>>>>>> há uma <BR>>>>>> verdadeira 
        "indústria educacional" em torno da Educação Básica, pois 
        <BR>>>>>> sua <BR>>>>>> função mais comum 
        é oferecer acesso à Universidade, desvalorizando sua 
        <BR>>>>>> própria utilidade educacional. Nesse contexto, 
        há o risco de muitos se <BR>>>>>> perguntarem: "pra que 
        estudar Música se para entrar no Curso de Música 
        <BR>>>>>> não é <BR>>>>>> necessário 
        estudar Música?"; <BR>>>>>> <BR>>>>> 
        <BR>>>>> Há um erro básico aqui: supor que estudar música 
        seja solfejar, tocar um <BR>>>>> instrumento (ou cantar), ou 
        compor. Como é isso que a maioria de nossos <BR>>>>> colegas 
        sabe fazer, esse erro não será democraticamente erradicado. A 
        <BR>>>>> prova <BR>>>>> específica tem a função 
        de perpetuá-lo. <BR>>>>> <BR>>>>> 
        <BR>>>>> -- <BR>>>>> Carlos Palombini 
        <BR>>>>> <A href="mailto:cpalombini@gmail.com" rel=nofollow 
        target=_blank>cpalombini@gmail.com</A> <BR>>>>> 
        <BR>>>>> ________________________________________________ 
        <BR>>>>> Lista de discussões ANPPOM <BR>>>>> <A 
        href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel=nofollow 
        target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> 
        <BR>>>>> ________________________________________________ 
        <BR>>>>> <BR>>>>> <BR>>>>>   
        _____________________ <BR>>>>> Ajude a manter minha caixa 
        postal limpa, não inclua meu endereço de <BR>>>>> email 
        <BR>>>>> em listas de qualquer espécie. Obrigado. Fernando. 
        <BR>>>>> Please, help me to keep my inbox clean. Do not 
        include my email address <BR>>>>> in any sort of of list. 
        Thank You. Fernando. <BR>>>>> <BR>>>>> 
        <BR>>>>> <BR>>>> <BR>>>> <BR>>>> 
        -- <BR>>>> Carlos Palombini <BR>>>> <A 
        href="mailto:cpalombini@gmail.com" rel=nofollow 
        target=_blank>cpalombini@gmail.com</A> <BR>>>> <BR>>>> 
        <BR>>>> ________________________________________________ 
        <BR>>>> Lista de discussões ANPPOM <BR>>>> <A 
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        discussões ANPPOM <BR>>> <A 
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        <BR>>> ________________________________________________ 
        <BR>>> <BR>> <BR>> <BR>> <BR>> -- <BR>> Carlos 
        Palombini <BR>> <A href="mailto:cpalombini@gmail.com" rel=nofollow 
        target=_blank>cpalombini@gmail.com</A> <BR>> 
      <BR></DIV></DIV></BLOCKQUOTE></DIV><BR><BR clear=all><BR>-- <BR>Carlos 
      Palombini <BR><A href="mailto:cpalombini@gmail.com" rel=nofollow 
      target=_blank>cpalombini@gmail.com</A> <BR><BR></DIV></DIV></DIV></DIV>
      <DIV></DIV></DIV><BR>  </DIV></BLOCKQUOTE></DIV><BR><BR 
    clear=all><BR>-- <BR>Carlos Palombini <BR><A 
    href="mailto:cpalombini@gmail.com" target=_blank>cpalombini@gmail.com</A> 
    <BR><BR></BLOCKQUOTE>
  <P><!--begin_signature-->Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro <BR>Departamento de 
  Música <BR>Universidade de São Paulo <BR>Campus de Ribeirão Preto (SP) <BR><A 
  href="http://camaradecastro.blogspot.com/" 
  target=_blank>http://camaradecastro.blogspot.com/</A> <BR><A 
  href="http://stoa.usp.br/marcos58/weblog/" 
  target=_blank>http://stoa.usp.br/marcos58/weblog/</A><!--end_signature--> </P>
  <P>
  <HR>

  <P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões 
  ANPPOM<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________</BLOCKQUOTE></BODY></HTML>