<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;">Depende da escola e do curso. <div>Cursos com ênfase na performance geralmente exigem algum tipo de audição/entrevista, alguns mais abertos que outros (às vezes o aluno simplesmente envia uma gravação), seguida ou não por um exame escrito. Em muitos casos essa fase não é eliminatória, e às vezes é só um pretexto para que o aluno se matricule em algum curso de aproveitamento, trazendo mais dinheiro para a universidade.</div><div>No programa de World Music, do Departamento de Etnomusicologia da UCLA, exige-se apenas que o candidato toque algo em instrumento de sua escolha (de qualquer tradição musical). Já o programa de Jazz do mesmo departamento é mais específico sobre o que tocar na audição, e há também um curto exame escrito. A mesma universidade tem outros dois departamentos de música, um que segue o modelo de conservatório
 (Departamento de Música) e outro, o Departamento de Musicologia, que segue o modelo humanístico (liberal arts), e oferece o diploma de graduação (major) em História da Música, sem exigir qualquer tipo de audição ou exame de ingresso. </div><div>Para ficar apenas na Califórnia, algumas outras universidades do sistema UC exigem exame de ingresso, outras não. A UCR oferece o bacharelado em Música e em Música e Cultura, ambos seguindo o modelo humanístico (não são voltados à performance) e não exigindo audição ou exame de ingresso. Mesmo assim, temos vários conjuntos musicais e aulas de voz/instrumento. Por outro lado, a USC, que é uma universidade particular, segue o modelo do conservatório -- aliás, o maior do oeste dos EUA -- e exige audições e exames em todos os cursos de bacharelado, mesmo em Popular Music e Music Industry, mas abre a exceção para alguns minors (que é uma espécie de diploma secundário, algo que não
 parece existir no Brasil). Aliás, em várias outras universidades o exame não é exigido para alguns minors.<div>O que fica disso é que não há um modelo único. As posturas são muito divergentes para admitir uma conciliação (aliás, acho que essa foi uma das razões para a ruptura da UCLA em três departamentos de música, cada um com uma diferente filosofia e oferecendo diferentes diplomas de graduação).  <br><div><br>Rogério<br><br><br>--- On <b>Thu, 11/25/10, Marcos Câmara de Castro <i><mcamara@usp.br></i></b> wrote:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>From: Marcos Câmara de Castro <mcamara@usp.br><br>Subject: Re: [ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br>To: "Carlos Palombini" <cpalombini@gmail.com><br>Cc: anppom-l@iar.unicamp.br<br>Date: Thursday, November 25, 2010, 3:57 AM<br><br><div id="yiv1828177586"><p>Bom dia,
</p>
<p>Eu gostaria de saber se nas universidades estadonidenses há teste de aptidão nos seus departamentos de música. 
</p>
<p>Marcos
</p>
<p>Citando Carlos Palombini <cpalombini@gmail.com>:
</p>
<blockquote type="cite">Exatamente, se gosto ou se não gosto de música eletroacústica, não vem ao caso. E meus argumentos não são fracos, proque não expus argumento algum. Ao invés, preferi expor a opinião antitética à predominante, de modo que as vozes discordantes se sentissem à vontade para se manifestar. E André Machado enunciou perfeitamente o argumento que faço meu. É significativo que simplesmente aventurar-se a mencionar a possibilidade de extinção da prova específica e os possíveis benefícios decorrentes desta extinção provoque respostas de cunho eminentemente retórico. Isto mostra a entronização de certo tipo de pensamento em nosso meio. É contra esse tipo de pensamento que declaro meu voto aqui.
  <br>
  <br>
  <div class="yiv1828177586gmail_quote">2010/11/24 Eduardo Patricio <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:epatricio@yahoo.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=epatricio@yahoo.com">epatricio@yahoo.com</a>></span>
    <br>
    <blockquote style="BORDER-LEFT:rgb(204,204,204) 1px solid;MARGIN:0pt 0pt 0pt 0.8ex;PADDING-LEFT:1ex;" class="yiv1828177586gmail_quote">
      <div>
        <div style="FONT-FAMILY:sans-serif;FONT-SIZE:12pt;">
          <div>
          </div>
          <div>
            <br>
            <br>
          </div>
          <div>
            <br>
          </div>
          <div>É. Pela mensagem do André Machado, me parece que a posição do Palombini (e/ou reflexos dela) foi agora melhor captada. 
          </div>
          <div>A questão central seria menos sobre a existência ou não de testes específicos e mais a respeito da necessidade de um questionamento acerca dos objetivos e proposições dos cursos de música no Brasil - que apresentam sim um certo descolamento da realidade (histórico-social), e, que fique claro, não se trata aqui de uma questão puramente de mercado.
          </div>
          <div>
            <br>
          </div>
          <div>Saudações
          </div>
          <div>
            <br>
          </div>
          <div>Eduardo Patrício
          </div>
          <div>
            <br>
          </div>
          <div><span style="FONT-WEIGHT:bold;">
            <br>_____________________________________
            <br></span><span style="FONT-WEIGHT:bold;"><span style="FONT-FAMILY:arial, helvetica, sans-serif;">Eduardo Patrício</span></span>
            <br style="FONT-FAMILY:arial, helvetica, sans-serif;"><a rel="nofollow" style="FONT-FAMILY:arial, helvetica, sans-serif;COLOR:rgb(0,96,191);" target="_blank" href="http://www.eduardopatricio.com.br"><span style="FONT-WEIGHT:bold;">http://www.eduardopatricio.com.br</span></a>
            <br style="FONT-FAMILY:arial, helvetica, sans-serif;"><span style="FONT-FAMILY:arial, helvetica, sans-serif;FONT-WEIGHT:bold;">+55 41 8434-0480</span>
            <br>
          </div>
          <div>
            <br>
          </div>
          <div style="FONT-FAMILY:lucida console, sans-serif;FONT-SIZE:12pt;">
            <br>
            <div style="FONT-FAMILY:times new roman, new york, times, serif;FONT-SIZE:12pt;"><font size="2" face="Tahoma">
              <hr size="1"> <strong><span style="FONT-WEIGHT:bold;">De:</span></strong> Carlos Palombini <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>>
              <div class="yiv1828177586im">
                <br><strong><span style="FONT-WEIGHT:bold;">Para:</span></strong> <a rel="nofollow" ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>
                <br>
              </div><strong><span style="FONT-WEIGHT:bold;">Enviadas:</span></strong> Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010 1:02:13
              <div class="yiv1828177586im">
                <br><strong><span style="FONT-WEIGHT:bold;">Assunto:</span></strong> Re: [ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos
                <br>
              </div></font>
              <div>
                <div>
                </div>
                <div class="yiv1828177586h5">
                  <br>Voilà!
                  <br>
                  <br>
                  <div class="yiv1828177586gmail_quote">2010/11/24 André Luís Cardoso Machado <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:andrelcmac@ig.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=andrelcmac@ig.com.br">andrelcmac@ig.com.br</a>></span>
                    <br>
                    <blockquote style="BORDER-LEFT:rgb(204,204,204) 1px solid;MARGIN:0pt 0pt 0pt 0.8ex;PADDING-LEFT:1ex;" class="yiv1828177586gmail_quote">Olá, se me permitem
                      <br>
                      <br>O ensino superior em música é todo baseado na tradição européia que
                      <br>culminou na música erudita contemporânea. Os jovens que ingressam nas
                      <br>faculdades de música, como todos os outros, são um pouco
                      <br>inconsequentes. Se julgam poderosos e pensam poder vencer a realidade
                      <br>e se tornar grandes solistas ou reconhecidos compositores. Porém essas
                      <br>possibilidades já não existem, já tem algum tempo. O máximo que se
                      <br>pode conseguir é um reconhecimentozinho acadêmico. Não dá pra ganhar
                      <br>dinheiro nem com a música tradicional nem com a contemporânea. A não
                      <br>ser sob a égide do estado que não oferece(e nem deveria) vagas para
                      <br>todos.
                      <br>Em qualquer outra área a academia se veria obrigada a mudar seus
                      <br>rumos. Mas em nossa área específica, amparada inclusive por uma
                      <br>equivocada visão de toda a sociedade de que nossos valores são muito
                      <br>diferentes do resto, mantem-se tudo como está.
                      <br>Me parece que mudar o enfoque acadêmico vigente é como a reforma
                      <br>política. Todos sabem que ela é necessária, mas quem tem poder para
                      <br>realizá-la são os menos interessados.
                      <br>
                      <br>Abraço a todos
                      <br>André Machado
                      <br>
                      <br>Em 23/11/10, Carlos Palombini<<a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>> escreveu:
                      <br>
                      <div>
                        <div>
                        </div>
                        <div>> É outra possibilidade. Infelizmente, muito pouco na política da Capes e nada
                          <br>> na política do CNPq aponta nesta direção.
                          <br>>
                          <br>> 2010/11/23 Flavio <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:flateb@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=flateb@gmail.com">flateb@gmail.com</a>>
                          <br>>
                          <br>>> Pelo visto, pode-se mesmo dizer que nada do que se faz na tal "área
                          <br>>> específica" de música presta ( "análises interpretativas",
                          <br>>> "instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz pesquisa",
                          <br>>> "compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer o que quer que seja da
                          <br>>> música
                          <br>>> que só é ouvida por seus próprios colegas" etc.). Faltou apenas incluir a
                          <br>>> categoria de egrégios "pesquisadores" que não tocam, não cantam, não
                          <br>>> compõem, não diferenciam uma colcheia de um violão, costumam fugir de sala
                          <br>>> de aula e de orientações, mas encontram-se muito bem instalados e pagos
                          <br>>> em... Escolas de Música (vejam que coisa!). Enfim, acabemos com esse tipo
                          <br>>> também, pessoal, e assim podemos apagar todas as luzes de tão nefasta
                          <br>>> área,
                          <br>>> entregando os prédios (e principalmente a verba pública que alimenta, por
                          <br>>> exemplo, muitas bolsas de pesquisa) para a sociedade fazer de tudo isso um
                          <br>>> melhor uso.
                          <br>>>
                          <br>>>  Flavio Barbeitas.
                          <br>>>
                          <br>>>
                          <br>>> 2010/11/23 Carlos Palombini <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>>
                          <br>>>
                          <br>>> Não, acabamos apenas com a prova de habilidades específicas, o que
                          <br>>>> resultará no fim do Conservatório Universitário, e no fim também das
                          <br>>>> intermináveis discussões sobre a "especificidade" da área, sobre quantos
                          <br>>>> artigos vale um concerto, sobre o número de artigos que substitui uma
                          <br>>>> dissertação na pós-graduação em performance, acabamos com as "análises
                          <br>>>> interpretativas" e tantos outros males, como o instrumentista-pesquisador
                          <br>>>> que nem toca nem faz pesquisa (ou faz de conta que faz, e se publica
                          <br>>>> porque
                          <br>>>> as revistas precisam de artigos para satisfazer as exigências de
                          <br>>>> periodicidade da Capes), com o compositor-pesquisador cuja pesquisa é
                          <br>>>> dizer
                          <br>>>> o que quer que seja da música que só é ouvida por seus próprios colegas,
                          <br>>>> e
                          <br>>>> poderemos pensar numa formação adequada e específica para
                          <br>>>> instrumentistas,
                          <br>>>> compositores, musicólogos, educadores etc. Não seria um benefício?
                          <br>>>>
                          <br>>>> 2010/11/23 Fernando Pereira Binder <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:fernandobinder@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=fernandobinder@yahoo.com.br">fernandobinder@yahoo.com.br</a>>
                          <br>>>>
                          <br>>>>> Muito bem,
                          <br>>>>>
                          <br>>>>> Primeiro acabamos com a prova de habilidades específicas para música.
                          <br>>>>> Depois acabamos com a prova geral (português, história, etc...).
                          <br>>>>> Daí acabamos com a alfabetização.
                          <br>>>>> Re-instituímos a igreja como guardiã do conhecimento ocidental (começada
                          <br>>>>> na última eleição).
                          <br>>>>> Pronto, voltamos todos à Idade Média em 4 etapas!
                          <br>>>>>
                          <br>>>>> Fernando Binder
                          <br>>>>>
                          <br>>>>>  Em 22/11/2010, às 10:07, Carlos Palombini escreveu:
                          <br>>>>>
                          <br>>>>>
                          <br>>>>>
                          <br>>>>>  2) Não exigir conhecimentos específicos desvaloriza a Lei 11.769/2008,
                          <br>>>>>> uma árdua conquista da área de Música que simboliza sua valorização,
                          <br>>>>>> pois
                          <br>>>>>> esta é comumente tratada de forma amadora pela sociedade. Atualmente,
                          <br>>>>>> há uma
                          <br>>>>>> verdadeira "indústria educacional" em torno da Educação Básica, pois
                          <br>>>>>> sua
                          <br>>>>>> função mais comum é oferecer acesso à Universidade, desvalorizando sua
                          <br>>>>>> própria utilidade educacional. Nesse contexto, há o risco de muitos se
                          <br>>>>>> perguntarem: "pra que estudar Música se para entrar no Curso de Música
                          <br>>>>>> não é
                          <br>>>>>> necessário estudar Música?";
                          <br>>>>>>
                          <br>>>>>
                          <br>>>>> Há um erro básico aqui: supor que estudar música seja solfejar, tocar um
                          <br>>>>> instrumento (ou cantar), ou compor. Como é isso que a maioria de nossos
                          <br>>>>> colegas sabe fazer, esse erro não será democraticamente erradicado. A
                          <br>>>>> prova
                          <br>>>>> específica tem a função de perpetuá-lo.
                          <br>>>>>
                          <br>>>>>
                          <br>>>>> --
                          <br>>>>> Carlos Palombini
                          <br>>>>> <a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>
                          <br>>>>>
                          <br>>>>> ________________________________________________
                          <br>>>>> Lista de discussões ANPPOM
                          <br>>>>> <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a>
                          <br>>>>> ________________________________________________
                          <br>>>>>
                          <br>>>>>
                          <br>>>>>   _____________________
                          <br>>>>> Ajude a manter minha caixa postal limpa, não inclua meu endereço de
                          <br>>>>> email
                          <br>>>>> em listas de qualquer espécie. Obrigado. Fernando.
                          <br>>>>> Please, help me to keep my inbox clean. Do not include my email address
                          <br>>>>> in any sort of of list. Thank You. Fernando.
                          <br>>>>>
                          <br>>>>>
                          <br>>>>>
                          <br>>>>
                          <br>>>>
                          <br>>>> --
                          <br>>>> Carlos Palombini
                          <br>>>> <a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>
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                          <br>>>> ________________________________________________
                          <br>>>> Lista de discussões ANPPOM
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                          <br>>> Lista de discussões ANPPOM
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                          <br>>
                          <br>>
                          <br>>
                          <br>> --
                          <br>> Carlos Palombini
                          <br>> <a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>
                          <br>>
                          <br>
                        </div>
                      </div>
                    </blockquote>
                  </div>
                  <br>
                  <br clear="all">
                  <br>--
                  <br>Carlos Palombini
                  <br><a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>
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                  <br>
                </div>
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            </div>
          </div>
          <div>
          </div>
        </div>
        <br> 
      </div>
    </blockquote>
  </div>
  <br>
  <br clear="all">
  <br>--
  <br>Carlos Palombini
  <br><a rel="nofollow" ymailto="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>
  <br>
  <br>
</blockquote>
<p>Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
  <br>Departamento de Música
  <br>Universidade de São Paulo
  <br>Campus de Ribeirão Preto (SP)
  <br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://camaradecastro.blogspot.com/">http://camaradecastro.blogspot.com/</a>
  <br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://stoa.usp.br/marcos58/weblog/">http://stoa.usp.br/marcos58/weblog/</a>
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