<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META content="text/html; charset=iso-8859-1" http-equiv=Content-Type>
<META name=GENERATOR content="MSHTML 8.00.6001.18928"></HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>caros colegas,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>a discussão está muito interessante e sem dúvida
abordando temas fundamentais para a reflexão e prática academica.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>no entanto, vou procurar objetivar: o SISU está
impondo já, neste momento, a exigencia de que não haja nenhuma tipo de teste
específico ao </FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>mesmo tempo em que nossos alunos devem subemter-se
ao ENADE como condição sine que non para sua formatura.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>ou seja: existe sim um instrumento que diz o que
devemos ensinar nos cursos de musica, e este instrumento serve para avaliação
dos próprios cursos.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>observem na página do MEC o teor destas provas e as
respostas esperadas a elas.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>são conhecimentos abrangentes, mas talvez dificeis
de alcançar se ingressarem no curso alunos que desconhecem a linguagem
formal.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>proponho encaminhar para a lista uma solicitação ao
SISU de que seja </FONT></DIV>
<DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>solicitado ao aluno, como condição para sua
matrícula na universidade, um documento que certifique seus conhecimentos
musicais</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>(diploma de curso técnico ou teste expedido
por universidade), sem dicutir neste momento qual o teor destes
conhecimentos.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>os que estiverem de acordo, podem assinar o
documento.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>penso que precisamos o mais breve possível de uma
manifestação que busque nos assegurar esta possibilidade.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>abraços,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>isabel nogueira.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>centro de artes - universidade federal de pelotas,
rs</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV></DIV>
<BLOCKQUOTE
style="BORDER-LEFT: #000000 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; PADDING-RIGHT: 0px; MARGIN-LEFT: 5px; MARGIN-RIGHT: 0px">
<DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
<DIV
style="FONT: 10pt arial; BACKGROUND: #e4e4e4; font-color: black"><B>From:</B>
<A title=dal_lemos@yahoo.com.br href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">Daniel
Lemos</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Wednesday, November 24, 2010 11:08
PM</DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] Res: Contraponto
sobre possbilidades dos testes específicos</DIV>
<DIV><BR></DIV>
<TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
<TBODY>
<TR>
<TD vAlign=top><BR>Olá prof. Bryan Holmes,<BR><BR>Compartilho de sua
visão: devemos respeitar quaisquer tipos de manifestação artística, seja
"popular", "erudita", "folclórica"... até porque a própria definição
destas palavras é um tanto incerta e arbitrária em diversas
oportunidades. E todas acabam se interligando, pois na música erudita há
folclore, há música popular e por aí vai...<BR><BR>Aqui no Maranhão, por
exemplo, há uma situação curiosa: a música folclórica (de origem
regional, com instrumentos locais) tem tanto ou maior reconhecimento na
sociedade que a música popular (que chega através dos meios de
comunicação em massa). É um fato que não pode passar despercebido em
nosso curso, tanto que trabalhamos com várias peças do Bumba-meu-Boi em
atividades de musicalização e arranjo ao teclado.<BR><BR>Grande
abraço,<BR><BR>Daniel Lemos<BR>Professor Assistente I<BR>Curso de Música
- http://musica.ufma.br<BR>Departamento de Artes (DEART)<BR>Universidade
Federal do Maranhão (UFMA)<BR><BR>--- Em <B>qua, 24/11/10, Bryan Holmes
<I><bholmesd@yahoo.com></I></B> escreveu:<BR>
<BLOCKQUOTE
style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><BR>De:
Bryan Holmes <bholmesd@yahoo.com><BR>Assunto: Re: [ANPPOM-L]
Res: Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<BR>Para:
"Lista ANPPOM" <anppom-l@iar.unicamp.br><BR>Data: Quarta-feira,
24 de Novembro de 2010, 20:58<BR><BR>
<DIV id=yiv972681951>
<TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
<TBODY>
<TR>
<TD vAlign=top><FONT class=yiv972681951Apple-style-span size=4
face=arial><SPAN style="FONT-SIZE: 10pt"
class=yiv972681951Apple-style-span>Prezado prof.
Lemos,</SPAN></FONT>
<DIV style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt"><BR></DIV>
<DIV><FONT class=yiv972681951Apple-style-span size=4
face=arial><SPAN style="FONT-SIZE: 10pt"
class=yiv972681951Apple-style-span>Sim, sim! E eu nem falei em
popular, folclórica, étnica ou qualquer outro tipo de música.
Mas eu considero "músico" a qualquer pessoa que faça música.
Assim, reafirmo o meu comentário, pois a frase que critico
refere-se a algo que seria "fundamental" para "<I>qualquer</I>
músico", a saber, "os conhecimentos da 'Música
erudita </SPAN></FONT><FONT
class=yiv972681951Apple-style-span size=3 face=arial><SPAN
style="FONT-SIZE: 13px"
class=yiv972681951Apple-style-span>européia</SPAN></FONT><FONT
class=yiv972681951Apple-style-span size=4 face=arial><SPAN
style="FONT-SIZE: 10pt"
class=yiv972681951Apple-style-span>'".</SPAN></FONT></DIV>
<DIV><FONT class=yiv972681951Apple-style-span size=3
face=arial><SPAN style="FONT-SIZE: 13px"
class=yiv972681951Apple-style-span><BR></SPAN></FONT></DIV>
<DIV><SPAN style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 13px"
class=yiv972681951Apple-style-span>Isto pouco tem a ver, pelo
menos diretamente, com o que eu pense sobre os testes
específicos aqui discutidos, mas é apenas uma manifestação a
respeito de uma afirmação que não pude deixar passar, pois a
considero pouco rigorosa.</SPAN> <SPAN
style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 13px"
class=yiv972681951Apple-style-span>De resto, concordo com muito
do que vc tem escrito por aqui.</SPAN></DIV>
<DIV>
<DIV style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt"><BR></DIV>
<DIV style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt">Saudações
cordiais,</DIV>
<DIV style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt">Bryan
Holmes</DIV><BR><BR><FONT class=yiv972681951Apple-style-span
size=4 face=arial><SPAN style="FONT-SIZE: 10pt"
class=yiv972681951Apple-style-span>--- On </SPAN></FONT><B
style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt">Wed, 11/24/10,
Daniel Lemos <I><dal_lemos@yahoo.com.br></I></B><FONT
class=yiv972681951Apple-style-span size=4 face=arial><SPAN
style="FONT-SIZE: 10pt" class=yiv972681951Apple-style-span>
wrote:</SPAN></FONT><BR>
<BLOCKQUOTE
style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; FONT-FAMILY: arial; MARGIN-LEFT: 5px; FONT-SIZE: 10pt"><BR>From:
Daniel Lemos <dal_lemos@yahoo.com.br><BR>Subject: Re:
[ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades dos testes
específicos<BR>To: anppom-l@iar.unicamp.br<BR>Date: Wednesday,
November 24, 2010, 5:12 PM<BR><BR>
<DIV id=yiv972681951yiv797770890>
<TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
<TBODY>
<TR>
<TD vAlign=top><BR>Caros,<BR><BR>Respondendo à pergunta
do prof. Palombini: "E como você diferencia "conteúdo"
de "concepção"?"<BR><BR>Quando me refiro à concepção, é
a postura metodológica, pedagógica e filosófica na qual
se alicerça a relação de ensino-aprendizagem em Música.
Por exemplo: um professor de Música Popular irá abordar
um determinado conteúdo de forma diferente de um
professor de Harmonia Tradicional (obviamente se
utilizando do senso comum acerca do perfil destes
profissionais). "Concepção conservatorial" se refere ao
modo como o conteúdo é tratado neste modelo
institucional. Poderíamos, em uma analogia irônica,
"ensinar Forró aos moldes
conservatoriais"...<BR><BR><BR>Em observação ao
comentário do prof. Holmes:<BR><BR>Retorno a um ponto já
mencionado: depende da proposta do Curso que se deseja
ministrar. Em um curso de Graduação em Música, creio que
a referida "Música erudita européia" seja uma
bagagem importante. Entretanto, há varias formas e
níveis de se abordar este conteúdo, mas não
consideraria a possibilidade de não abordá-lo. A Música
Popular sempre dialogou com a Música Erudita, temos
exemplos disso em toda a História da Música. Em termos
de estruturação musical, isto é evidente: de onde vem o
temperamento, a formação de acordes e o design dos
instrumentos musicais típicos utilizados na Música
Popular? <BR><BR>Sds,<BR><BR><BR>Daniel
Lemos<BR>Professor Assistente I<BR>Curso de Música -
http://musica.ufma.br<BR>Departamento de Artes
(DEART)<BR>Universidade Federal do Maranhão
(UFMA)<BR><BR>--- Em <B>qua, 24/11/10, Bryan Holmes
<I><bholmesd@yahoo.com></I></B> escreveu:<BR>
<BLOCKQUOTE
style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><BR>De:
Bryan Holmes <bholmesd@yahoo.com><BR>Assunto:
Re: [ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades
dos testes específicos<BR>Para:
anppom-l@iar.unicamp.br<BR>Data: Quarta-feira, 24 de
Novembro de 2010, 12:37<BR><BR>
<DIV id=yiv972681951yiv797770890yiv294337534>
<TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
<TBODY>
<TR>
<TD vAlign=top><SPAN
style="LINE-HEIGHT: 15px; BORDER-COLLAPSE: collapse; FONT-FAMILY: arial,helvetica,clean,sans-serif"
class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534Apple-style-span>Prezado
prof. Lemos,
<DIV
style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px"><BR
style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none"></DIV>
<DIV
style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px">Com
todo o respeito, manifesto não apenas meu
desacordo com seguinte frase, mas minha
certeza de que é falaz:</DIV>
<DIV
style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px"><SPAN
style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none; FONT-SIZE: medium"
class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv382154939Apple-style-span>Os
conhecimentos da "Música erudita européia" são
fundamentais sim para a formação de qualquer
músico.</SPAN></DIV>
<DIV
style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px"><BR
style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none"></DIV>
<DIV
style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px">Só
não me peça para exemplificar, pois uma lista de
exemplos que desmentem o supracitado pode ser
descomunal e não estou com o tempo
suficiente.<BR
style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none"><BR
style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none"></DIV>
<DIV
style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px">Cordialmente,</DIV></SPAN><BR>
<DIV>--<BR><STRONG>Bryan
Holmes</STRONG><BR>CBM-CEU</DIV><BR><BR>--- On
<B>Wed, 11/24/10, Daniel Lemos
<I><dal_lemos@yahoo.com.br></I></B>
wrote:<BR>
<BLOCKQUOTE
style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><BR>From:
Daniel Lemos
<dal_lemos@yahoo.com.br><BR>Subject: Re:
[ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades
dos testes específicos<BR>To:
anppom-l@iar.unicamp.br<BR>Date: Wednesday,
November 24, 2010, 11:34 AM<BR><BR>
<DIV
id=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026>
<TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
<TBODY>
<TR>
<TD vAlign=top><BR>Caros,<BR><BR>A idéia do
prof. Palombini justamente exibe esta
necessidade de reformulação do ensino
universitário de Música, só não compactuo com a
forma como ela foi exposta. Os conhecimentos da
"Música erudita européia" são fundamentais sim
para a formação de qualquer músico. O que
precisamos repensar é se nossos Cursos formam
profissionais capacitados para inserir-se numa
sociedade em constante mutação. Algumas
perguntas que podem nos guiar:<BR><BR>"Quais os
campos de atuação do músico
atualmente?"<BR>"Como a Universidade pode prover
conhecimentos básicos necessários a este
exercício?"<BR><BR>Precisamos não nos livrar dos
conteúdos conservatoriais, mas das CONCEPÇÕES
conservatoriais.<BR><BR><BR>Um abraço a
todos,<BR><BR><BR><BR>Daniel Lemos<BR>Professor
Assistente I<BR>Curso de Música -
http://musica.ufma.br<BR>Departamento de Artes
(DEART)<BR>Universidade Federal do Maranhão
(UFMA)<BR><BR>--- Em <B>qua, 24/11/10, Eduardo
Patricio <I><epatricio@yahoo.com></I></B>
escreveu:<BR>
<BLOCKQUOTE
style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><BR>De:
Eduardo Patricio
<epatricio@yahoo.com><BR>Assunto:
[ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades
dos testes específicos<BR>Para: "Carlos
Palombini" <cpalombini@gmail.com>,
anppom-l@iar.unicamp.br<BR>Data: Quarta-feira,
24 de Novembro de 2010, 10:27<BR><BR>
<DIV
id=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874>
<STYLE type=text/css>#yiv972681951 #yiv972681951yiv797770890 #yiv972681951yiv797770890yiv294337534 #yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026 #yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874 DIV {
MARGIN: 0px
}
</STYLE>
<DIV
style="FONT-FAMILY: sans-serif; FONT-SIZE: 12pt">
<DIV></DIV>
<DIV><BR><BR></DIV>
<DIV><BR></DIV>
<DIV>É. Pela mensagem do André Machado, me
parece que a posição do Palombini (e/ou reflexos
dela) foi agora melhor captada. </DIV>
<DIV>A questão central seria menos sobre a
existência ou não de testes específicos e mais a
respeito da necessidade de um questionamento
acerca dos objetivos e proposições dos cursos de
música no Brasil - que apresentam sim um certo
descolamento da realidade (histórico-social), e,
que fique claro, não se trata aqui de uma
questão puramente de mercado.</DIV>
<DIV><BR></DIV>
<DIV>Saudações</DIV>
<DIV><BR></DIV>
<DIV>Eduardo Patrício</DIV>
<DIV><BR></DIV>
<DIV
id=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874RTEContent><SPAN
style="FONT-WEIGHT: bold"><BR>_____________________________________<BR></SPAN><SPAN
style="FONT-WEIGHT: bold"><SPAN
style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif">Eduardo
Patrício</SPAN></SPAN><BR
style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif"><A
style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif; COLOR: rgb(0,96,191)"
href="http://www.eduardopatricio.com.br"
rel=nofollow target=_blank><SPAN
style="FONT-WEIGHT: bold">http://www.eduardopatricio.com.br</SPAN></A><BR
style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif"><SPAN
style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif; FONT-WEIGHT: bold">+55
41 8434-0480</SPAN><BR></DIV>
<DIV><BR></DIV>
<DIV
style="FONT-FAMILY: lucida console,sans-serif; FONT-SIZE: 12pt"><BR>
<DIV
style="FONT-FAMILY: times new roman,new york,times,serif; FONT-SIZE: 12pt"><FONT
size=2 face=Tahoma>
<HR SIZE=1>
<B><SPAN
style="FONT-WEIGHT: bold">De:</SPAN></B> Carlos
Palombini
<cpalombini@gmail.com><BR><B><SPAN
style="FONT-WEIGHT: bold">Para:</SPAN></B>
anppom-l@iar.unicamp.br<BR><B><SPAN
style="FONT-WEIGHT: bold">Enviadas:</SPAN></B>
Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010
1:02:13<BR><B><SPAN
style="FONT-WEIGHT: bold">Assunto:</SPAN></B>
Re: [ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades
dos testes
específicos<BR></FONT><BR>Voilà!<BR><BR>
<DIV
class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874gmail_quote>2010/11/24
André Luís Cardoso Machado <SPAN dir=ltr><<A
rel=nofollow>andrelcmac@ig.com.br</A>></SPAN><BR>
<BLOCKQUOTE
style="BORDER-LEFT: rgb(204,204,204) 1px solid; MARGIN: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex"
class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874gmail_quote>Olá,
se me permitem<BR><BR>O ensino superior em
música é todo baseado na tradição européia
que<BR>culminou na música erudita contemporânea.
Os jovens que ingressam nas<BR>faculdades de
música, como todos os outros, são um
pouco<BR>inconsequentes. Se julgam poderosos e
pensam poder vencer a realidade<BR>e se tornar
grandes solistas ou reconhecidos compositores.
Porém essas<BR>possibilidades já não existem, já
tem algum tempo. O máximo que se<BR>pode
conseguir é um reconhecimentozinho acadêmico.
Não dá pra ganhar<BR>dinheiro nem com a música
tradicional nem com a contemporânea. A
não<BR>ser sob a égide do estado que não
oferece(e nem deveria) vagas
para<BR>todos.<BR>Em qualquer outra área a
academia se veria obrigada a mudar
seus<BR>rumos. Mas em nossa área específica,
amparada inclusive por uma<BR>equivocada visão
de toda a sociedade de que nossos valores são
muito<BR>diferentes do resto, mantem-se tudo
como está.<BR>Me parece que mudar o enfoque
acadêmico vigente é como a reforma<BR>política.
Todos sabem que ela é necessária, mas quem tem
poder para<BR>realizá-la são os menos
interessados.<BR><BR>Abraço a todos<BR>André
Machado<BR><BR>Em 23/11/10, Carlos
Palombini<<A
rel=nofollow>cpalombini@gmail.com</A>>
escreveu:<BR>
<DIV>
<DIV></DIV>
<DIV
class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874h5>>
É outra possibilidade. Infelizmente, muito pouco
na política da Capes e nada<BR>> na política
do CNPq aponta nesta direção.<BR>><BR>>
2010/11/23 Flavio <<A
rel=nofollow>flateb@gmail.com</A>><BR>><BR>>>
Pelo visto, pode-se mesmo dizer que nada do que
se faz na tal "área<BR>>> específica" de
música presta ( "análises
interpretativas",<BR>>>
"instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz
pesquisa",<BR>>> "compositor-pesquisador
cuja pesquisa é dizer o que quer que seja
da<BR>>> música<BR>>> que só é
ouvida por seus próprios colegas" etc.). Faltou
apenas incluir a<BR>>> categoria de
egrégios "pesquisadores" que não tocam, não
cantam, não<BR>>> compõem, não diferenciam
uma colcheia de um violão, costumam fugir de
sala<BR>>> de aula e de orientações, mas
encontram-se muito bem instalados e
pagos<BR>>> em... Escolas de Música (vejam
que coisa!). Enfim, acabemos com esse
tipo<BR>>> também, pessoal, e assim
podemos apagar todas as luzes de tão
nefasta<BR>>> área,<BR>>> entregando
os prédios (e principalmente a verba pública que
alimenta, por<BR>>> exemplo, muitas bolsas
de pesquisa) para a sociedade fazer de tudo isso
um<BR>>> melhor
uso.<BR>>><BR>>> Flavio
Barbeitas.<BR>>><BR>>><BR>>>
2010/11/23 Carlos Palombini <<A
rel=nofollow>cpalombini@gmail.com</A>><BR>>><BR>>>
Não, acabamos apenas com a prova de habilidades
específicas, o que<BR>>>> resultará no
fim do Conservatório Universitário, e no fim
também das<BR>>>> intermináveis
discussões sobre a "especificidade" da área,
sobre quantos<BR>>>> artigos vale um
concerto, sobre o número de artigos que
substitui uma<BR>>>> dissertação na
pós-graduação em performance, acabamos com as
"análises<BR>>>> interpretativas" e
tantos outros males, como o
instrumentista-pesquisador<BR>>>> que
nem toca nem faz pesquisa (ou faz de conta que
faz, e se publica<BR>>>>
porque<BR>>>> as revistas precisam de
artigos para satisfazer as exigências
de<BR>>>> periodicidade da Capes), com
o compositor-pesquisador cuja pesquisa
é<BR>>>> dizer<BR>>>> o que
quer que seja da música que só é ouvida por seus
próprios colegas,<BR>>>>
e<BR>>>> poderemos pensar numa formação
adequada e específica para<BR>>>>
instrumentistas,<BR>>>> compositores,
musicólogos, educadores etc. Não seria um
benefício?<BR>>>><BR>>>>
2010/11/23 Fernando Pereira Binder <<A
rel=nofollow>fernandobinder@yahoo.com.br</A>><BR>>>><BR>>>>>
Muito
bem,<BR>>>>><BR>>>>>
Primeiro acabamos com a prova de habilidades
específicas para música.<BR>>>>>
Depois acabamos com a prova geral (português,
história, etc...).<BR>>>>> Daí
acabamos com a
alfabetização.<BR>>>>>
Re-instituímos a igreja como guardiã do
conhecimento ocidental
(começada<BR>>>>> na última
eleição).<BR>>>>> Pronto, voltamos
todos à Idade Média em 4
etapas!<BR>>>>><BR>>>>>
Fernando
Binder<BR>>>>><BR>>>>>
Em 22/11/2010, às 10:07, Carlos Palombini
escreveu:<BR>>>>><BR>>>>><BR>>>>><BR>>>>>
2) Não exigir conhecimentos específicos
desvaloriza a Lei
11.769/2008,<BR>>>>>> uma árdua
conquista da área de Música que simboliza sua
valorização,<BR>>>>>>
pois<BR>>>>>> esta é comumente
tratada de forma amadora pela sociedade.
Atualmente,<BR>>>>>> há
uma<BR>>>>>> verdadeira
"indústria educacional" em torno da Educação
Básica, pois<BR>>>>>>
sua<BR>>>>>> função mais comum é
oferecer acesso à Universidade, desvalorizando
sua<BR>>>>>> própria utilidade
educacional. Nesse contexto, há o risco de
muitos se<BR>>>>>> perguntarem:
"pra que estudar Música se para entrar no Curso
de Música<BR>>>>>> não
é<BR>>>>>> necessário estudar
Música?";<BR>>>>>><BR>>>>><BR>>>>>
Há um erro básico aqui: supor que estudar música
seja solfejar, tocar um<BR>>>>>
instrumento (ou cantar), ou compor. Como é isso
que a maioria de nossos<BR>>>>>
colegas sabe fazer, esse erro não será
democraticamente erradicado.
A<BR>>>>> prova<BR>>>>>
específica tem a função de
perpetuá-lo.<BR>>>>><BR>>>>><BR>>>>>
--<BR>>>>> Carlos
Palombini<BR>>>>> <A
rel=nofollow>cpalombini@gmail.com</A><BR>>>>><BR>>>>>
________________________________________________<BR>>>>>
Lista de discussões ANPPOM<BR>>>>>
<A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"
rel=nofollow
target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>>>>>
________________________________________________<BR>>>>><BR>>>>><BR>>>>>
_____________________<BR>>>>>
Ajude a manter minha caixa postal limpa, não
inclua meu endereço de<BR>>>>>
email<BR>>>>> em listas de qualquer
espécie. Obrigado. Fernando.<BR>>>>>
Please, help me to keep my inbox clean. Do not
include my email address<BR>>>>> in
any sort of of list. Thank You.
Fernando.<BR>>>>><BR>>>>><BR>>>>><BR>>>><BR>>>><BR>>>>
--<BR>>>> Carlos
Palombini<BR>>>> <A
rel=nofollow>cpalombini@gmail.com</A><BR>>>><BR>>>><BR>>>>
________________________________________________<BR>>>>
Lista de discussões ANPPOM<BR>>>> <A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"
rel=nofollow
target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>>>>
________________________________________________<BR>>>><BR>>><BR>>><BR>>>
________________________________________________<BR>>>
Lista de discussões ANPPOM<BR>>> <A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"
rel=nofollow
target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>>>
________________________________________________<BR>>><BR>><BR>><BR>><BR>>
--<BR>> Carlos Palombini<BR>> <A
rel=nofollow>cpalombini@gmail.com</A><BR>><BR></DIV></DIV></BLOCKQUOTE></DIV><BR><BR
clear=all><BR>-- <BR>Carlos Palombini<BR><A
rel=nofollow>cpalombini@gmail.com</A><BR><BR></DIV></DIV>
<DIV></DIV></DIV><BR> </DIV><BR>-----Anexo
incorporado-----<BR><BR>
<DIV
class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026plainMail>________________________________________________<BR>Lista
de discussões ANPPOM<BR><A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"
rel=nofollow
target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________</DIV></BLOCKQUOTE></TD></TR></TBODY></TABLE><BR> </DIV><BR>-----Inline
Attachment Follows-----<BR><BR>
<DIV
class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534plainMail>________________________________________________<BR>Lista
de discussões ANPPOM<BR><A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"
rel=nofollow
target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________</DIV></BLOCKQUOTE></TD></TR></TBODY></TABLE><BR></DIV><BR>-----Anexo
incorporado-----<BR><BR>
<DIV
class=yiv972681951yiv797770890plainMail>________________________________________________<BR>Lista
de discussões ANPPOM<BR><A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"
rel=nofollow
target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________</DIV></BLOCKQUOTE></TD></TR></TBODY></TABLE><BR> </DIV><BR>-----Inline
Attachment Follows-----<BR><BR>
<DIV
class=yiv972681951plainMail>________________________________________________<BR>Lista
de discussões ANPPOM<BR><A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"
rel=nofollow
target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________</DIV></BLOCKQUOTE></DIV></TD></TR></TBODY></TABLE><BR></DIV><BR>-----Anexo
incorporado-----<BR><BR>
<DIV
class=plainMail>________________________________________________<BR>Lista
de discussões ANPPOM<BR><A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"
target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________</DIV></BLOCKQUOTE></TD></TR></TBODY></TABLE><BR>
<P>
<HR>
<P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões
ANPPOM<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________
<P>
<HR>
<P></P><BR>Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.<BR>Verificado por
AVG - www.avgbrasil.com.br <BR>Versão: 9.0.869 / Banco de dados de vírus:
271.1.1/3276 - Data de Lançamento: 11/24/10
04:34:00<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>