<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META content="text/html; charset=iso-8859-1" http-equiv=Content-Type>
<META name=GENERATOR content="MSHTML 8.00.6001.18928"></HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>caros colegas,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>a discussão está muito interessante e sem dúvida 
abordando temas fundamentais para a reflexão e prática academica.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>no entanto, vou procurar objetivar: o SISU está 
impondo já, neste momento, a exigencia de que não haja nenhuma tipo de teste 
específico ao </FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>mesmo tempo em que nossos alunos devem subemter-se 
ao ENADE como condição sine que non para sua formatura.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>ou seja: existe sim um instrumento que diz o que 
devemos ensinar nos cursos de musica, e este instrumento serve para avaliação 
dos próprios cursos.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>observem na página do MEC o teor destas provas e as 
respostas esperadas a elas.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>são conhecimentos abrangentes, mas talvez dificeis 
de alcançar se ingressarem no curso alunos que desconhecem a linguagem 
formal.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>proponho encaminhar para a lista uma solicitação ao 
SISU de que seja </FONT></DIV>
<DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>solicitado ao aluno, como condição para sua 
matrícula na universidade, um documento que certifique seus conhecimentos 
musicais</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>(diploma de curso técnico ou teste expedido 
por universidade), sem dicutir neste momento qual o teor destes 
conhecimentos.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>os que estiverem de acordo, podem assinar o 
documento.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>penso que precisamos o mais breve possível de uma 
manifestação que busque nos assegurar esta possibilidade.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>abraços,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>isabel nogueira.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>centro de artes - universidade federal de pelotas, 
rs</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV></DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="BORDER-LEFT: #000000 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; PADDING-RIGHT: 0px; MARGIN-LEFT: 5px; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="FONT: 10pt arial; BACKGROUND: #e4e4e4; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=dal_lemos@yahoo.com.br href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">Daniel 
  Lemos</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Wednesday, November 24, 2010 11:08 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] Res: Contraponto 
  sobre possbilidades dos testes específicos</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD vAlign=top><BR>Olá prof. Bryan Holmes,<BR><BR>Compartilho de sua 
        visão: devemos respeitar quaisquer tipos de manifestação artística, seja 
        "popular", "erudita", "folclórica"... até porque a própria definição 
        destas palavras é um tanto incerta e arbitrária em diversas 
        oportunidades. E todas acabam se interligando, pois na música erudita há 
        folclore, há música popular e por aí vai...<BR><BR>Aqui no Maranhão, por 
        exemplo, há uma situação curiosa: a música folclórica (de origem 
        regional, com instrumentos locais) tem tanto ou maior reconhecimento na 
        sociedade que a música popular (que chega através dos meios de 
        comunicação em massa). É um fato que não pode passar despercebido em 
        nosso curso, tanto que trabalhamos com várias peças do Bumba-meu-Boi em 
        atividades de musicalização e arranjo ao teclado.<BR><BR>Grande 
        abraço,<BR><BR>Daniel Lemos<BR>Professor Assistente I<BR>Curso de Música 
        - http://musica.ufma.br<BR>Departamento de Artes (DEART)<BR>Universidade 
        Federal do Maranhão (UFMA)<BR><BR>--- Em <B>qua, 24/11/10, Bryan Holmes 
        <I><bholmesd@yahoo.com></I></B> escreveu:<BR>
        <BLOCKQUOTE 
        style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><BR>De: 
          Bryan Holmes <bholmesd@yahoo.com><BR>Assunto: Re: [ANPPOM-L] 
          Res: Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<BR>Para: 
          "Lista ANPPOM" <anppom-l@iar.unicamp.br><BR>Data: Quarta-feira, 
          24 de Novembro de 2010, 20:58<BR><BR>
          <DIV id=yiv972681951>
          <TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
            <TBODY>
            <TR>
              <TD vAlign=top><FONT class=yiv972681951Apple-style-span size=4 
                face=arial><SPAN style="FONT-SIZE: 10pt" 
                class=yiv972681951Apple-style-span>Prezado prof. 
                Lemos,</SPAN></FONT>
                <DIV style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt"><BR></DIV>
                <DIV><FONT class=yiv972681951Apple-style-span size=4 
                face=arial><SPAN style="FONT-SIZE: 10pt" 
                class=yiv972681951Apple-style-span>Sim, sim! E eu nem falei em 
                popular, folclórica, étnica ou qualquer outro tipo de música. 
                Mas eu considero "músico" a qualquer pessoa que faça música. 
                Assim, reafirmo o meu comentário, pois a frase que critico 
                refere-se a algo que seria "fundamental" para "<I>qualquer</I> 
                músico", a saber, "os conhecimentos da 'Música 
                erudita </SPAN></FONT><FONT 
                class=yiv972681951Apple-style-span size=3 face=arial><SPAN 
                style="FONT-SIZE: 13px" 
                class=yiv972681951Apple-style-span>européia</SPAN></FONT><FONT 
                class=yiv972681951Apple-style-span size=4 face=arial><SPAN 
                style="FONT-SIZE: 10pt" 
                class=yiv972681951Apple-style-span>'".</SPAN></FONT></DIV>
                <DIV><FONT class=yiv972681951Apple-style-span size=3 
                face=arial><SPAN style="FONT-SIZE: 13px" 
                class=yiv972681951Apple-style-span><BR></SPAN></FONT></DIV>
                <DIV><SPAN style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 13px" 
                class=yiv972681951Apple-style-span>Isto pouco tem a ver, pelo 
                menos diretamente, com o que eu pense sobre os testes 
                específicos aqui discutidos, mas é apenas uma manifestação a 
                respeito de uma afirmação que não pude deixar passar, pois a 
                considero pouco rigorosa.</SPAN> <SPAN 
                style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 13px" 
                class=yiv972681951Apple-style-span>De resto, concordo com muito 
                do que vc tem escrito por aqui.</SPAN></DIV>
                <DIV>
                <DIV style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt"><BR></DIV>
                <DIV style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt">Saudações 
                cordiais,</DIV>
                <DIV style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt">Bryan 
                Holmes</DIV><BR><BR><FONT class=yiv972681951Apple-style-span 
                size=4 face=arial><SPAN style="FONT-SIZE: 10pt" 
                class=yiv972681951Apple-style-span>--- On </SPAN></FONT><B 
                style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt">Wed, 11/24/10, 
                Daniel Lemos <I><dal_lemos@yahoo.com.br></I></B><FONT 
                class=yiv972681951Apple-style-span size=4 face=arial><SPAN 
                style="FONT-SIZE: 10pt" class=yiv972681951Apple-style-span> 
                wrote:</SPAN></FONT><BR>
                <BLOCKQUOTE 
                style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; FONT-FAMILY: arial; MARGIN-LEFT: 5px; FONT-SIZE: 10pt"><BR>From: 
                  Daniel Lemos <dal_lemos@yahoo.com.br><BR>Subject: Re: 
                  [ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades dos testes 
                  específicos<BR>To: anppom-l@iar.unicamp.br<BR>Date: Wednesday, 
                  November 24, 2010, 5:12 PM<BR><BR>
                  <DIV id=yiv972681951yiv797770890>
                  <TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
                    <TBODY>
                    <TR>
                      <TD vAlign=top><BR>Caros,<BR><BR>Respondendo à pergunta 
                        do prof. Palombini: "E como você diferencia "conteúdo" 
                        de "concepção"?"<BR><BR>Quando me refiro à concepção, é 
                        a postura metodológica, pedagógica e filosófica na qual 
                        se alicerça a relação de ensino-aprendizagem em Música. 
                        Por exemplo: um professor de Música Popular irá abordar 
                        um determinado conteúdo de forma diferente de um 
                        professor de Harmonia Tradicional (obviamente se 
                        utilizando do senso comum acerca do perfil destes 
                        profissionais). "Concepção conservatorial" se refere ao 
                        modo como o conteúdo é tratado neste modelo 
                        institucional. Poderíamos, em uma analogia irônica, 
                        "ensinar Forró aos moldes 
                        conservatoriais"...<BR><BR><BR>Em observação ao 
                        comentário do prof. Holmes:<BR><BR>Retorno a um ponto já 
                        mencionado: depende da proposta do Curso que se deseja 
                        ministrar. Em um curso de Graduação em Música, creio que 
                        a referida "Música erudita européia"  seja uma 
                        bagagem importante. Entretanto, há varias formas e 
                        níveis de se abordar este conteúdo, mas  não 
                        consideraria a possibilidade de não abordá-lo. A Música 
                        Popular sempre dialogou com a Música Erudita, temos 
                        exemplos disso em toda a História da Música. Em termos 
                        de estruturação musical, isto é evidente: de onde vem o 
                        temperamento, a formação de acordes e o design dos 
                        instrumentos musicais típicos utilizados na Música 
                        Popular? <BR><BR>Sds,<BR><BR><BR>Daniel 
                        Lemos<BR>Professor Assistente I<BR>Curso de Música - 
                        http://musica.ufma.br<BR>Departamento de Artes 
                        (DEART)<BR>Universidade Federal do Maranhão 
                        (UFMA)<BR><BR>--- Em <B>qua, 24/11/10, Bryan Holmes 
                        <I><bholmesd@yahoo.com></I></B> escreveu:<BR>
                        <BLOCKQUOTE 
                        style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><BR>De: 
                          Bryan Holmes <bholmesd@yahoo.com><BR>Assunto: 
                          Re: [ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades 
                          dos testes específicos<BR>Para: 
                          anppom-l@iar.unicamp.br<BR>Data: Quarta-feira, 24 de 
                          Novembro de 2010, 12:37<BR><BR>
                          <DIV id=yiv972681951yiv797770890yiv294337534>
                          <TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
                            <TBODY>
                            <TR>
                              <TD vAlign=top><SPAN 
                                style="LINE-HEIGHT: 15px; BORDER-COLLAPSE: collapse; FONT-FAMILY: arial,helvetica,clean,sans-serif" 
                                class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534Apple-style-span>Prezado 
                                prof. Lemos,
                                <DIV 
                                style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px"><BR 
                                style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none"></DIV>
                                <DIV 
                                style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px">Com 
                                todo o respeito, manifesto não apenas meu 
                                desacordo com seguinte frase, mas minha 
                                certeza de que é falaz:</DIV>
                                <DIV 
                                style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px"><SPAN 
                                style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none; FONT-SIZE: medium" 
                                class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv382154939Apple-style-span>Os 
                                conhecimentos da "Música erudita européia" são 
                                fundamentais sim para a formação de qualquer 
                                músico.</SPAN></DIV>
                                <DIV 
                                style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px"><BR 
                                style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none"></DIV>
                                <DIV 
                                style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px">Só 
                                não me peça para exemplificar, pois uma lista de 
                                exemplos que desmentem o supracitado pode ser 
                                descomunal e não estou com o tempo 
                                suficiente.<BR 
                                style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none"><BR 
                                style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none"></DIV>
                                <DIV 
                                style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px">Cordialmente,</DIV></SPAN><BR>
                                <DIV>--<BR><STRONG>Bryan 
                                Holmes</STRONG><BR>CBM-CEU</DIV><BR><BR>--- On 
                                <B>Wed, 11/24/10, Daniel Lemos 
                                <I><dal_lemos@yahoo.com.br></I></B> 
                                wrote:<BR>
                                <BLOCKQUOTE 
                                style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><BR>From: 
                                Daniel Lemos 
                                <dal_lemos@yahoo.com.br><BR>Subject: Re: 
                                [ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades 
                                dos testes específicos<BR>To: 
                                anppom-l@iar.unicamp.br<BR>Date: Wednesday, 
                                November 24, 2010, 11:34 AM<BR><BR>
                                <DIV 
                                id=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026>
                                <TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
                                <TBODY>
                                <TR>
                                <TD vAlign=top><BR>Caros,<BR><BR>A idéia do 
                                prof. Palombini justamente exibe esta 
                                necessidade de reformulação do ensino 
                                universitário de Música, só não compactuo com a 
                                forma como ela foi exposta. Os conhecimentos da 
                                "Música erudita européia" são fundamentais sim 
                                para a formação de qualquer músico. O que 
                                precisamos repensar é se nossos Cursos formam 
                                profissionais capacitados para inserir-se numa 
                                sociedade em constante mutação. Algumas 
                                perguntas que podem nos guiar:<BR><BR>"Quais os 
                                campos de atuação do músico 
                                atualmente?"<BR>"Como a Universidade pode prover 
                                conhecimentos básicos necessários a este 
                                exercício?"<BR><BR>Precisamos não nos livrar dos 
                                conteúdos conservatoriais, mas das CONCEPÇÕES 
                                conservatoriais.<BR><BR><BR>Um abraço a 
                                todos,<BR><BR><BR><BR>Daniel Lemos<BR>Professor 
                                Assistente I<BR>Curso de Música - 
                                http://musica.ufma.br<BR>Departamento de Artes 
                                (DEART)<BR>Universidade Federal do Maranhão 
                                (UFMA)<BR><BR>--- Em <B>qua, 24/11/10, Eduardo 
                                Patricio <I><epatricio@yahoo.com></I></B> 
                                escreveu:<BR>
                                <BLOCKQUOTE 
                                style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><BR>De: 
                                Eduardo Patricio 
                                <epatricio@yahoo.com><BR>Assunto: 
                                [ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades 
                                dos testes específicos<BR>Para: "Carlos 
                                Palombini" <cpalombini@gmail.com>, 
                                anppom-l@iar.unicamp.br<BR>Data: Quarta-feira, 
                                24 de Novembro de 2010, 10:27<BR><BR>
                                <DIV 
                                id=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874>
                                <STYLE type=text/css>#yiv972681951 #yiv972681951yiv797770890 #yiv972681951yiv797770890yiv294337534 #yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026 #yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874 DIV {
        MARGIN: 0px
}
</STYLE>

                                <DIV 
                                style="FONT-FAMILY: sans-serif; FONT-SIZE: 12pt">
                                <DIV></DIV>
                                <DIV><BR><BR></DIV>
                                <DIV><BR></DIV>
                                <DIV>É. Pela mensagem do André Machado, me 
                                parece que a posição do Palombini (e/ou reflexos 
                                dela) foi agora melhor captada. </DIV>
                                <DIV>A questão central seria menos sobre a 
                                existência ou não de testes específicos e mais a 
                                respeito da necessidade de um questionamento 
                                acerca dos objetivos e proposições dos cursos de 
                                música no Brasil - que apresentam sim um certo 
                                descolamento da realidade (histórico-social), e, 
                                que fique claro, não se trata aqui de uma 
                                questão puramente de mercado.</DIV>
                                <DIV><BR></DIV>
                                <DIV>Saudações</DIV>
                                <DIV><BR></DIV>
                                <DIV>Eduardo Patrício</DIV>
                                <DIV><BR></DIV>
                                <DIV 
                                id=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874RTEContent><SPAN 
                                style="FONT-WEIGHT: bold"><BR>_____________________________________<BR></SPAN><SPAN 
                                style="FONT-WEIGHT: bold"><SPAN 
                                style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif">Eduardo 
                                Patrício</SPAN></SPAN><BR 
                                style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif"><A 
                                style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif; COLOR: rgb(0,96,191)" 
                                href="http://www.eduardopatricio.com.br" 
                                rel=nofollow target=_blank><SPAN 
                                style="FONT-WEIGHT: bold">http://www.eduardopatricio.com.br</SPAN></A><BR 
                                style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif"><SPAN 
                                style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif; FONT-WEIGHT: bold">+55 
                                41 8434-0480</SPAN><BR></DIV>
                                <DIV><BR></DIV>
                                <DIV 
                                style="FONT-FAMILY: lucida console,sans-serif; FONT-SIZE: 12pt"><BR>
                                <DIV 
                                style="FONT-FAMILY: times new roman,new york,times,serif; FONT-SIZE: 12pt"><FONT 
                                size=2 face=Tahoma>
                                <HR SIZE=1>
                                <B><SPAN 
                                style="FONT-WEIGHT: bold">De:</SPAN></B> Carlos 
                                Palombini 
                                <cpalombini@gmail.com><BR><B><SPAN 
                                style="FONT-WEIGHT: bold">Para:</SPAN></B> 
                                anppom-l@iar.unicamp.br<BR><B><SPAN 
                                style="FONT-WEIGHT: bold">Enviadas:</SPAN></B> 
                                Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010 
                                1:02:13<BR><B><SPAN 
                                style="FONT-WEIGHT: bold">Assunto:</SPAN></B> 
                                Re: [ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades 
                                dos testes 
                                específicos<BR></FONT><BR>Voilà!<BR><BR>
                                <DIV 
                                class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874gmail_quote>2010/11/24 
                                André Luís Cardoso Machado <SPAN dir=ltr><<A 
                                rel=nofollow>andrelcmac@ig.com.br</A>></SPAN><BR>
                                <BLOCKQUOTE 
                                style="BORDER-LEFT: rgb(204,204,204) 1px solid; MARGIN: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex" 
                                class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874gmail_quote>Olá, 
                                se me permitem<BR><BR>O ensino superior em 
                                música é todo baseado na tradição européia 
                                que<BR>culminou na música erudita contemporânea. 
                                Os jovens que ingressam nas<BR>faculdades de 
                                música, como todos os outros, são um 
                                pouco<BR>inconsequentes. Se julgam poderosos e 
                                pensam poder vencer a realidade<BR>e se tornar 
                                grandes solistas ou reconhecidos compositores. 
                                Porém essas<BR>possibilidades já não existem, já 
                                tem algum tempo. O máximo que se<BR>pode 
                                conseguir é um reconhecimentozinho acadêmico. 
                                Não dá pra ganhar<BR>dinheiro nem com a música 
                                tradicional nem com a contemporânea. A 
                                não<BR>ser sob a égide do estado que não 
                                oferece(e nem deveria) vagas 
                                para<BR>todos.<BR>Em qualquer outra área a 
                                academia se veria obrigada a mudar 
                                seus<BR>rumos. Mas em nossa área específica, 
                                amparada inclusive por uma<BR>equivocada visão 
                                de toda a sociedade de que nossos valores são 
                                muito<BR>diferentes do resto, mantem-se tudo 
                                como está.<BR>Me parece que mudar o enfoque 
                                acadêmico vigente é como a reforma<BR>política. 
                                Todos sabem que ela é necessária, mas quem tem 
                                poder para<BR>realizá-la são os menos 
                                interessados.<BR><BR>Abraço a todos<BR>André 
                                Machado<BR><BR>Em 23/11/10, Carlos 
                                Palombini<<A 
                                rel=nofollow>cpalombini@gmail.com</A>> 
                                escreveu:<BR>
                                <DIV>
                                <DIV></DIV>
                                <DIV 
                                class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874h5>> 
                                É outra possibilidade. Infelizmente, muito pouco 
                                na política da Capes e nada<BR>> na política 
                                do CNPq aponta nesta direção.<BR>><BR>> 
                                2010/11/23 Flavio <<A 
                                rel=nofollow>flateb@gmail.com</A>><BR>><BR>>> 
                                Pelo visto, pode-se mesmo dizer que nada do que 
                                se faz na tal "área<BR>>> específica" de 
                                música presta ( "análises 
                                interpretativas",<BR>>> 
                                "instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz 
                                pesquisa",<BR>>> "compositor-pesquisador 
                                cuja pesquisa é dizer o que quer que seja 
                                da<BR>>> música<BR>>> que só é 
                                ouvida por seus próprios colegas" etc.). Faltou 
                                apenas incluir a<BR>>> categoria de 
                                egrégios "pesquisadores" que não tocam, não 
                                cantam, não<BR>>> compõem, não diferenciam 
                                uma colcheia de um violão, costumam fugir de 
                                sala<BR>>> de aula e de orientações, mas 
                                encontram-se muito bem instalados e 
                                pagos<BR>>> em... Escolas de Música (vejam 
                                que coisa!). Enfim, acabemos com esse 
                                tipo<BR>>> também, pessoal, e assim 
                                podemos apagar todas as luzes de tão 
                                nefasta<BR>>> área,<BR>>> entregando 
                                os prédios (e principalmente a verba pública que 
                                alimenta, por<BR>>> exemplo, muitas bolsas 
                                de pesquisa) para a sociedade fazer de tudo isso 
                                um<BR>>> melhor 
                                uso.<BR>>><BR>>>  Flavio 
                                Barbeitas.<BR>>><BR>>><BR>>> 
                                2010/11/23 Carlos Palombini <<A 
                                rel=nofollow>cpalombini@gmail.com</A>><BR>>><BR>>> 
                                Não, acabamos apenas com a prova de habilidades 
                                específicas, o que<BR>>>> resultará no 
                                fim do Conservatório Universitário, e no fim 
                                também das<BR>>>> intermináveis 
                                discussões sobre a "especificidade" da área, 
                                sobre quantos<BR>>>> artigos vale um 
                                concerto, sobre o número de artigos que 
                                substitui uma<BR>>>> dissertação na 
                                pós-graduação em performance, acabamos com as 
                                "análises<BR>>>> interpretativas" e 
                                tantos outros males, como o 
                                instrumentista-pesquisador<BR>>>> que 
                                nem toca nem faz pesquisa (ou faz de conta que 
                                faz, e se publica<BR>>>> 
                                porque<BR>>>> as revistas precisam de 
                                artigos para satisfazer as exigências 
                                de<BR>>>> periodicidade da Capes), com 
                                o compositor-pesquisador cuja pesquisa 
                                é<BR>>>> dizer<BR>>>> o que 
                                quer que seja da música que só é ouvida por seus 
                                próprios colegas,<BR>>>> 
                                e<BR>>>> poderemos pensar numa formação 
                                adequada e específica para<BR>>>> 
                                instrumentistas,<BR>>>> compositores, 
                                musicólogos, educadores etc. Não seria um 
                                benefício?<BR>>>><BR>>>> 
                                2010/11/23 Fernando Pereira Binder <<A 
                                rel=nofollow>fernandobinder@yahoo.com.br</A>><BR>>>><BR>>>>> 
                                Muito 
                                bem,<BR>>>>><BR>>>>> 
                                Primeiro acabamos com a prova de habilidades 
                                específicas para música.<BR>>>>> 
                                Depois acabamos com a prova geral (português, 
                                história, etc...).<BR>>>>> Daí 
                                acabamos com a 
                                alfabetização.<BR>>>>> 
                                Re-instituímos a igreja como guardiã do 
                                conhecimento ocidental 
                                (começada<BR>>>>> na última 
                                eleição).<BR>>>>> Pronto, voltamos 
                                todos à Idade Média em 4 
                                etapas!<BR>>>>><BR>>>>> 
                                Fernando 
                                Binder<BR>>>>><BR>>>>> 
                                 Em 22/11/2010, às 10:07, Carlos Palombini 
                                escreveu:<BR>>>>><BR>>>>><BR>>>>><BR>>>>> 
                                 2) Não exigir conhecimentos específicos 
                                desvaloriza a Lei 
                                11.769/2008,<BR>>>>>> uma árdua 
                                conquista da área de Música que simboliza sua 
                                valorização,<BR>>>>>> 
                                pois<BR>>>>>> esta é comumente 
                                tratada de forma amadora pela sociedade. 
                                Atualmente,<BR>>>>>> há 
                                uma<BR>>>>>> verdadeira 
                                "indústria educacional" em torno da Educação 
                                Básica, pois<BR>>>>>> 
                                sua<BR>>>>>> função mais comum é 
                                oferecer acesso à Universidade, desvalorizando 
                                sua<BR>>>>>> própria utilidade 
                                educacional. Nesse contexto, há o risco de 
                                muitos se<BR>>>>>> perguntarem: 
                                "pra que estudar Música se para entrar no Curso 
                                de Música<BR>>>>>> não 
                                é<BR>>>>>> necessário estudar 
                                Música?";<BR>>>>>><BR>>>>><BR>>>>> 
                                Há um erro básico aqui: supor que estudar música 
                                seja solfejar, tocar um<BR>>>>> 
                                instrumento (ou cantar), ou compor. Como é isso 
                                que a maioria de nossos<BR>>>>> 
                                colegas sabe fazer, esse erro não será 
                                democraticamente erradicado. 
                                A<BR>>>>> prova<BR>>>>> 
                                específica tem a função de 
                                perpetuá-lo.<BR>>>>><BR>>>>><BR>>>>> 
                                --<BR>>>>> Carlos 
                                Palombini<BR>>>>> <A 
                                rel=nofollow>cpalombini@gmail.com</A><BR>>>>><BR>>>>> 
                                ________________________________________________<BR>>>>> 
                                Lista de discussões ANPPOM<BR>>>>> 
                                <A 
                                href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
                                rel=nofollow 
                                target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>>>>> 
                                ________________________________________________<BR>>>>><BR>>>>><BR>>>>> 
                                  _____________________<BR>>>>> 
                                Ajude a manter minha caixa postal limpa, não 
                                inclua meu endereço de<BR>>>>> 
                                email<BR>>>>> em listas de qualquer 
                                espécie. Obrigado. Fernando.<BR>>>>> 
                                Please, help me to keep my inbox clean. Do not 
                                include my email address<BR>>>>> in 
                                any sort of of list. Thank You. 
                                Fernando.<BR>>>>><BR>>>>><BR>>>>><BR>>>><BR>>>><BR>>>> 
                                --<BR>>>> Carlos 
                                Palombini<BR>>>> <A 
                                rel=nofollow>cpalombini@gmail.com</A><BR>>>><BR>>>><BR>>>> 
                                ________________________________________________<BR>>>> 
                                Lista de discussões ANPPOM<BR>>>> <A 
                                href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
                                rel=nofollow 
                                target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>>>> 
                                ________________________________________________<BR>>>><BR>>><BR>>><BR>>> 
                                ________________________________________________<BR>>> 
                                Lista de discussões ANPPOM<BR>>> <A 
                                href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
                                rel=nofollow 
                                target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>>> 
                                ________________________________________________<BR>>><BR>><BR>><BR>><BR>> 
                                --<BR>> Carlos Palombini<BR>> <A 
                                rel=nofollow>cpalombini@gmail.com</A><BR>><BR></DIV></DIV></BLOCKQUOTE></DIV><BR><BR 
                                clear=all><BR>-- <BR>Carlos Palombini<BR><A 
                                rel=nofollow>cpalombini@gmail.com</A><BR><BR></DIV></DIV>
                                <DIV></DIV></DIV><BR> </DIV><BR>-----Anexo 
                                incorporado-----<BR><BR>
                                <DIV 
                                class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026plainMail>________________________________________________<BR>Lista 
                                de discussões ANPPOM<BR><A 
                                href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
                                rel=nofollow 
                                target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________</DIV></BLOCKQUOTE></TD></TR></TBODY></TABLE><BR> </DIV><BR>-----Inline 
                                Attachment Follows-----<BR><BR>
                                <DIV 
                                class=yiv972681951yiv797770890yiv294337534plainMail>________________________________________________<BR>Lista 
                                de discussões ANPPOM<BR><A 
                                href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
                                rel=nofollow 
                                target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________</DIV></BLOCKQUOTE></TD></TR></TBODY></TABLE><BR></DIV><BR>-----Anexo 
                          incorporado-----<BR><BR>
                          <DIV 
                          class=yiv972681951yiv797770890plainMail>________________________________________________<BR>Lista 
                          de discussões ANPPOM<BR><A 
                          href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
                          rel=nofollow 
                          target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________</DIV></BLOCKQUOTE></TD></TR></TBODY></TABLE><BR> </DIV><BR>-----Inline 
                  Attachment Follows-----<BR><BR>
                  <DIV 
                  class=yiv972681951plainMail>________________________________________________<BR>Lista 
                  de discussões ANPPOM<BR><A 
                  href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
                  rel=nofollow 
                  target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________</DIV></BLOCKQUOTE></DIV></TD></TR></TBODY></TABLE><BR></DIV><BR>-----Anexo 
          incorporado-----<BR><BR>
          <DIV 
          class=plainMail>________________________________________________<BR>Lista 
          de discussões ANPPOM<BR><A 
          href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
          target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________</DIV></BLOCKQUOTE></TD></TR></TBODY></TABLE><BR> 
  <P>
  <HR>

  <P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões 
  ANPPOM<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________
  <P>
  <HR>

  <P></P><BR>Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.<BR>Verificado por 
  AVG - www.avgbrasil.com.br <BR>Versão: 9.0.869 / Banco de dados de vírus: 
  271.1.1/3276 - Data de Lançamento: 11/24/10 
04:34:00<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>