"Os conhecimentos de Música erudita européia" não são fundamentais para qualquer músico. Para muitos músicos, o *desconhecimento* da música erudita européia é muito mais importante. Isso acontece em alguns gêneros musicais pioneiros em torno do som gravado ou eletrônico: é o caso da música concreta de 1948, que deliberadamente se contrapõe à vanguarda musical de seu tempo, que ela "ignora"; é o caso do hip-hop, cuja técnica básica é a seleção, lupagem e montagem de breaks de rhythm and blues, aos quais se sobrepõe uma espécie de repente (e essa técnica não se origina nas técnicas análogas da música concreta, mas em procedimentos peculiares à vida musical jamaicana dos anos 1950-60); é o caso da chicago house, que é uma espécie de disco --- e convém lembrar que boa parte da disco é música de um refinamento instrumental inigualado na música pupular (e.g. Motown, Philly Soul, Salsoul) ---, feita por pessoas sem treinamento musical a partir do barateamento do equipamento eletrônico na primeira metade dos anos 1980; é o caso do funk carioca, o primeiro --- e até agora o único --- gênero de música eletrônica dançante brasileiro, uma espécie de hip-hop nacionalizado. <br>
<br><div class="gmail_quote">2010/11/24 Bryan Holmes <span dir="ltr"><<a href="mailto:bholmesd@yahoo.com">bholmesd@yahoo.com</a>></span><br><blockquote class="gmail_quote" style="margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); padding-left: 1ex;">
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font: inherit;" valign="top"><font face="arial" size="4"><span style="font-size: 10pt;">Prezado prof. Lemos,</span></font><div style="font-family: arial; font-size: 10pt;">
<br></div><div><font face="arial" size="4"><span style="font-size: 10pt;">Sim, sim! E eu nem falei em popular, folclórica, étnica ou qualquer outro tipo de música. Mas eu considero "músico" a qualquer pessoa que faça música. Assim, reafirmo o meu comentário, pois a frase que critico refere-se a algo que seria "fundamental" para "<i>qualquer</i> músico", a saber, "os conhecimentos da 'Música erudita </span></font><font face="arial" size="3"><span style="font-size: 13px;">européia</span></font><font face="arial" size="4"><span style="font-size: 10pt;">'".</span></font></div>
<div><font face="arial" size="3"><span style="font-size: 13px;"><br></span></font></div><div><span style="font-size: 13px; font-family: arial;">Isto pouco tem a ver, pelo menos diretamente, com o que eu pense sobre os testes específicos aqui discutidos, mas é apenas uma manifestação a respeito de uma afirmação que não pude deixar passar, pois a considero pouco rigorosa.</span> <span style="font-family: arial; font-size: 13px;">De resto, concordo com muito do que vc tem escrito por aqui.</span></div>
<div><div style="font-family: arial; font-size: 10pt;"><br></div><div style="font-family: arial; font-size: 10pt;">Saudações cordiais,</div><div style="font-family: arial; font-size: 10pt;">Bryan Holmes</div><div class="im">
<br><br><font face="arial" size="4"><span style="font-size: 10pt;">--- On </span></font><b style="font-family: arial; font-size: 10pt;">Wed, 11/24/10, Daniel Lemos <i><<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></i></b><font face="arial" size="4"><span style="font-size: 10pt;"> wrote:</span></font><br>
</div><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px; font-family: arial; font-size: 10pt;"><div class="im"><br>From: Daniel Lemos <<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">dal_lemos@yahoo.com.br</a>><br>
Subject: Re: [ANPPOM-L] Res:  Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br>To: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br></div>Date: Wednesday, November 24, 2010, 5:12 PM<div>
<div></div><div class="h5"><br><br><div><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font: inherit;" valign="top"><br>Caros,<br><br>Respondendo à pergunta do prof. Palombini: "E como você diferencia
 "conteúdo" de "concepção"?"<br><br>Quando me refiro à concepção, é a postura metodológica, pedagógica e filosófica na qual se alicerça a relação de ensino-aprendizagem em Música. Por exemplo: um professor de Música Popular irá abordar um determinado conteúdo de forma diferente de um professor de Harmonia Tradicional (obviamente se utilizando do senso comum acerca do perfil destes profissionais). "Concepção conservatorial" se refere ao modo como o conteúdo é tratado neste modelo institucional. Poderíamos, em uma analogia irônica, "ensinar Forró aos moldes conservatoriais"...<br>
<br><br>Em observação ao comentário do prof. Holmes:<br><br>Retorno a um ponto já mencionado: depende da proposta do Curso que se deseja ministrar. Em um curso de Graduação
 em Música, creio que a referida "Música erudita européia"  seja uma bagagem importante. Entretanto, há varias formas e níveis de se abordar este conteúdo, mas  não consideraria a possibilidade de não abordá-lo. A Música Popular sempre dialogou com a Música Erudita, temos exemplos disso em toda a História da Música. Em termos de estruturação musical, isto é evidente: de onde vem o temperamento, a formação de acordes e o design dos instrumentos musicais típicos utilizados na Música Popular? <br>
<br>Sds,<br><br><br>Daniel Lemos<br>
Professor Assistente I<br>
Curso de Música - <a href="http://musica.ufma.br" target="_blank">http://musica.ufma.br</a><br>
Departamento de Artes (DEART)<br>
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)<br><br>--- Em <b>qua, 24/11/10, Bryan Holmes <i><<a href="mailto:bholmesd@yahoo.com" target="_blank">bholmesd@yahoo.com</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;">
<br>De: Bryan Holmes <<a href="mailto:bholmesd@yahoo.com" target="_blank">bholmesd@yahoo.com</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-L] Res:  Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br>Para: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>
Data: Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010, 12:37<br><br><div><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font: inherit;" valign="top"><span style="font-family: arial,helvetica,clean,sans-serif; border-collapse: collapse; line-height: 15px;">Prezado prof. Lemos,<div style="margin: 0px; padding: 0px; line-height: 1.2em; outline-style: none;">
<br style="line-height: 1.2em; outline-style: none;"></div><div style="margin: 0px; padding: 0px; line-height: 1.2em; outline-style: none;">Com todo o respeito, manifesto não apenas meu desacordo com seguinte frase, mas minha certeza de que é falaz:</div>
<div style="margin: 0px; padding: 0px; line-height: 1.2em; outline-style: none;"><span style="line-height: 1.2em; outline-style: none; font-size: medium;">Os conhecimentos da "Música erudita européia" são fundamentais sim para a formação de qualquer músico.</span></div>
<div style="margin: 0px; padding: 0px; line-height: 1.2em; outline-style: none;"><br style="line-height: 1.2em; outline-style: none;"></div><div style="margin: 0px; padding: 0px; line-height: 1.2em; outline-style: none;">
Só não me peça para exemplificar, pois uma lista de exemplos que desmentem o supracitado pode ser descomunal e não estou com o tempo suficiente.<br style="line-height: 1.2em; outline-style: none;"><br style="line-height: 1.2em; outline-style: none;">
</div><div style="margin: 0px; padding: 0px; line-height: 1.2em; outline-style: none;">Cordialmente,</div></span><br><div>--<br><b>Bryan Holmes</b><br>CBM-CEU</div><br><br>--- On <b>Wed, 11/24/10, Daniel Lemos <i><<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></i></b> wrote:<br>
<blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>From: Daniel Lemos <<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">dal_lemos@yahoo.com.br</a>><br>Subject: Re: [ANPPOM-L] Res:  Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br>
To: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Date: Wednesday, November 24, 2010, 11:34 AM<br><br><div><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font: inherit;" valign="top">
<br>Caros,<br><br>A idéia do prof. Palombini justamente exibe esta 
necessidade de reformulação do ensino universitário de Música, só não 
compactuo com a forma como ela foi exposta. Os conhecimentos da "Música 
erudita européia" são fundamentais sim para a formação de qualquer 
músico. O que precisamos repensar é se nossos Cursos formam 
profissionais capacitados para inserir-se numa sociedade em constante 
mutação. Algumas perguntas que podem nos guiar:<br><br>"Quais os campos 
de atuação do músico atualmente?"<br>"Como a Universidade pode prover 
conhecimentos básicos necessários a este exercício?"<br><br>Precisamos 
não nos livrar dos conteúdos conservatoriais, mas das CONCEPÇÕES 
conservatoriais.<br><br><br>Um abraço a todos,<br><br><br><br>Daniel Lemos<br>
Professor Assistente I<br>
Curso de Música - <a href="http://musica.ufma.br" target="_blank">http://musica.ufma.br</a><br>
Departamento de Artes (DEART)<br>
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)<br><br>--- Em <b>qua, 24/11/10, Eduardo Patricio <i><<a href="mailto:epatricio@yahoo.com" target="_blank">epatricio@yahoo.com</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;">
<br>De: Eduardo Patricio <<a href="mailto:epatricio@yahoo.com" target="_blank">epatricio@yahoo.com</a>><br>Assunto: [ANPPOM-L] Res:  Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br>Para: "Carlos Palombini" <<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>>, <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>
Data: Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010, 10:27<br><br><div><div style="font-family: sans-serif; font-size: 12pt;"><div></div><div><br><br></div><div><br></div><div>É. Pela mensagem do André Machado, me parece que a posição do Palombini (e/ou reflexos dela) foi agora
 melhor captada. </div><div>A questão central
 seria menos sobre a existência ou não de testes
 específicos e mais a respeito da
 necessidade de um questionamento acerca dos objetivos e proposições dos cursos de música no Brasil - que apresentam sim um certo descolamento da realidade (histórico-social), e, que fique claro, não se trata aqui de uma questão puramente de mercado.</div>
<div><br></div><div>Saudações</div><div><br></div><div>Eduardo Patrício</div><div><br></div><div><span style="font-weight: bold;"><br>_____________________________________<br></span><span style="font-weight: bold;"><span style="font-family: arial,helvetica,sans-serif;">Eduardo Patrício</span></span><br style="font-family: arial,helvetica,sans-serif;">
  <a rel="nofollow" style="color: rgb(0, 96, 191); font-family: arial,helvetica,sans-serif;" href="http://www.eduardopatricio.com.br" target="_blank"><span style="font-weight: bold;">http://www.eduardopatricio.com.br</span></a><br style="font-family: arial,helvetica,sans-serif;">
 
 <span style="font-weight: bold; font-family: arial,helvetica,sans-serif;">+55 41 8434-0480</span><br>  </div><div><br></div><div style="font-family: lucida console,sans-serif; font-size: 12pt;"><br><div style="font-family: times new roman,new york,times,serif; font-size: 12pt;">
<font face="Tahoma" size="2"><hr size="1"><b><span style="font-weight: bold;">De:</span></b> Carlos Palombini <<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>><br><b><span style="font-weight: bold;">Para:</span></b> <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>
<b><span style="font-weight: bold;">Enviadas:</span></b> Quarta-feira, 24 de
 Novembro de 2010 1:02:13<br><b><span style="font-weight: bold;">Assunto:</span></b> Re: [ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br></font><br>Voilà!<br><br><div>2010/11/24 André Luís Cardoso Machado <span dir="ltr"><<a rel="nofollow">andrelcmac@ig.com.br</a>></span><br>
<blockquote style="margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); padding-left: 1ex;">
Olá, se me permitem<br>
<br>
O ensino superior em música é todo baseado na tradição européia que<br>
culminou na música erudita contemporânea. Os jovens que ingressam nas<br>
faculdades de música, como todos os outros, são um pouco<br>
inconsequentes. Se julgam poderosos e pensam poder vencer a realidade<br>
e se tornar grandes solistas ou reconhecidos compositores. Porém essas<br>
possibilidades já não existem, já tem algum tempo. O máximo que se<br>
pode conseguir é um reconhecimentozinho acadêmico. Não dá pra ganhar<br>
dinheiro nem com a música tradicional nem com a contemporânea. A não<br>
ser sob a égide do estado que não oferece(e nem deveria) vagas para<br>
todos.<br>
Em qualquer outra área a academia se veria obrigada a mudar seus<br>
rumos. Mas em nossa área específica, amparada inclusive por uma<br>
equivocada visão de toda a sociedade de que nossos valores são muito<br>
diferentes do resto, mantem-se tudo como está.<br>
Me parece que mudar o enfoque acadêmico vigente é como a reforma<br>
política. Todos sabem que ela é necessária, mas quem tem poder para<br>
realizá-la são os menos interessados.<br>
<br>
Abraço a todos<br>
André Machado<br>
<br>
Em 23/11/10, Carlos Palombini<<a rel="nofollow">cpalombini@gmail.com</a>> escreveu:<br>
<div><div></div><div>> É outra possibilidade. Infelizmente, muito pouco na política da Capes e nada<br>
> na política do CNPq aponta nesta direção.<br>
><br>
> 2010/11/23 Flavio <<a rel="nofollow">flateb@gmail.com</a>><br>
><br>
>> Pelo visto, pode-se mesmo dizer que nada do que se faz na tal "área<br>
>> específica" de música presta ( "análises interpretativas",<br>
>> "instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz pesquisa",<br>
>> "compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer o que quer que seja da<br>
>> música<br>
>> que só é ouvida por seus próprios colegas" etc.). Faltou apenas incluir a<br>
>> categoria de egrégios "pesquisadores" que não tocam, não cantam, não<br>
>> compõem, não diferenciam uma colcheia de um violão, costumam fugir de sala<br>
>> de aula e de orientações, mas encontram-se muito bem instalados e pagos<br>
>> em... Escolas de Música (vejam que coisa!). Enfim, acabemos com esse tipo<br>
>> também, pessoal, e assim podemos apagar todas as luzes de tão nefasta<br>
>> área,<br>
>> entregando os prédios (e principalmente a verba pública que alimenta, por<br>
>> exemplo, muitas bolsas de pesquisa) para a sociedade fazer de tudo isso um<br>
>> melhor uso.<br>
>><br>
>>  Flavio Barbeitas.<br>
>><br>
>><br>
>> 2010/11/23 Carlos Palombini <<a rel="nofollow">cpalombini@gmail.com</a>><br>
>><br>
>> Não, acabamos apenas com a prova de habilidades específicas, o que<br>
>>> resultará no fim do Conservatório Universitário, e no fim também das<br>
>>> intermináveis discussões sobre a "especificidade" da área, sobre quantos<br>
>>> artigos vale um concerto, sobre o número de artigos que substitui uma<br>
>>> dissertação na pós-graduação em performance, acabamos com as "análises<br>
>>> interpretativas" e tantos outros males, como o instrumentista-pesquisador<br>
>>> que nem toca nem faz pesquisa (ou faz de conta que faz, e se publica<br>
>>> porque<br>
>>> as revistas precisam de artigos para satisfazer as exigências de<br>
>>> periodicidade da Capes), com o compositor-pesquisador cuja pesquisa é<br>
>>> dizer<br>
>>> o que quer que seja da música que só é ouvida por seus próprios colegas,<br>
>>> e<br>
>>> poderemos pensar numa formação adequada e específica para<br>
>>> instrumentistas,<br>
>>> compositores, musicólogos, educadores etc. Não seria um benefício?<br>
>>><br>
>>> 2010/11/23 Fernando Pereira Binder <<a rel="nofollow">fernandobinder@yahoo.com.br</a>><br>
>>><br>
>>>> Muito bem,<br>
>>>><br>
>>>> Primeiro acabamos com a prova de habilidades específicas para música.<br>
>>>> Depois acabamos com a prova geral (português, história, etc...).<br>
>>>> Daí acabamos com a alfabetização.<br>
>>>> Re-instituímos a igreja como guardiã do conhecimento ocidental (começada<br>
>>>> na última eleição).<br>
>>>> Pronto, voltamos todos à Idade Média em 4 etapas!<br>
>>>><br>
>>>> Fernando Binder<br>
>>>><br>
>>>>  Em 22/11/2010, às 10:07, Carlos Palombini escreveu:<br>
>>>><br>
>>>><br>
>>>><br>
>>>>  2) Não exigir conhecimentos específicos desvaloriza a Lei 11.769/2008,<br>
>>>>> uma árdua conquista da área de Música que simboliza sua valorização,<br>
>>>>> pois<br>
>>>>> esta é comumente tratada de forma amadora pela sociedade. Atualmente,<br>
>>>>> há uma<br>
>>>>> verdadeira "indústria educacional" em torno da Educação Básica, pois<br>
>>>>> sua<br>
>>>>> função mais comum é oferecer acesso à Universidade, desvalorizando sua<br>
>>>>> própria utilidade educacional. Nesse contexto, há o risco de muitos se<br>
>>>>> perguntarem: "pra que estudar Música se para entrar no Curso de Música<br>
>>>>> não é<br>
>>>>> necessário estudar Música?";<br>
>>>>><br>
>>>><br>
>>>> Há um erro básico aqui: supor que estudar música seja solfejar, tocar um<br>
>>>> instrumento (ou cantar), ou compor. Como é isso que a maioria de nossos<br>
>>>> colegas sabe fazer, esse erro não será democraticamente erradicado. A<br>
>>>> prova<br>
>>>> específica tem a função de perpetuá-lo.<br>
>>>><br>
>>>><br>
>>>> --<br>
>>>> Carlos Palombini<br>
>>>> <a rel="nofollow">cpalombini@gmail.com</a><br>
>>>><br>
>>>> ________________________________________________<br>
>>>> Lista de discussões ANPPOM<br>
>>>> <a rel="nofollow" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
>>>> ________________________________________________<br>
>>>><br>
>>>><br>
>>>>   _____________________<br>
>>>> Ajude a manter minha caixa postal limpa, não inclua meu endereço de<br>
>>>> email<br>
>>>> em listas de qualquer espécie. Obrigado. Fernando.<br>
>>>> Please, help me to keep my inbox clean. Do not include my email address<br>
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