<p>Bom dia,
</p>
<p>Eu gostaria de saber se nas universidades estadonidenses há teste de aptidão nos seus departamentos de música. 
</p>
<p>Marcos
</p>
<p>Citando Carlos Palombini <cpalombini@gmail.com>:
</p>
<blockquote type="cite">Exatamente, se gosto ou se não gosto de música eletroacústica, não vem ao caso. E meus argumentos não são fracos, proque não expus argumento algum. Ao invés, preferi expor a opinião antitética à predominante, de modo que as vozes discordantes se sentissem à vontade para se manifestar. E André Machado enunciou perfeitamente o argumento que faço meu. É significativo que simplesmente aventurar-se a mencionar a possibilidade de extinção da prova específica e os possíveis benefícios decorrentes desta extinção provoque respostas de cunho eminentemente retórico. Isto mostra a entronização de certo tipo de pensamento em nosso meio. É contra esse tipo de pensamento que declaro meu voto aqui.
  <br />
  <br />
  <div class="gmail_quote">2010/11/24 Eduardo Patricio <span dir="ltr"><<a href="mailto:epatricio@yahoo.com">epatricio@yahoo.com</a>></span>
    <br />
    <blockquote style="BORDER-LEFT: rgb(204,204,204) 1px solid; MARGIN: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex" class="gmail_quote">
      <div>
        <div style="FONT-FAMILY: 'lucida console',sans-serif; FONT-SIZE: 12pt">
          <div>
          </div>
          <div>
            <br />
            <br />
          </div>
          <div>
            <br />
          </div>
          <div>É. Pela mensagem do André Machado, me parece que a posição do Palombini (e/ou reflexos dela) foi agora melhor captada. 
          </div>
          <div>A questão central seria menos sobre a existência ou não de testes específicos e mais a respeito da necessidade de um questionamento acerca dos objetivos e proposições dos cursos de música no Brasil - que apresentam sim um certo descolamento da realidade (histórico-social), e, que fique claro, não se trata aqui de uma questão puramente de mercado.
          </div>
          <div>
            <br />
          </div>
          <div>Saudações
          </div>
          <div>
            <br />
          </div>
          <div>Eduardo Patrício
          </div>
          <div>
            <br />
          </div>
          <div><span style="FONT-WEIGHT: bold">
            <br />_____________________________________
            <br /></span><span style="FONT-WEIGHT: bold"><span style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif">Eduardo Patrício</span></span>
            <br style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif" /><a style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif; COLOR: rgb(0,96,191)" href="http://www.eduardopatricio.com.br" rel="nofollow" target="_blank"><span style="FONT-WEIGHT: bold">http://www.eduardopatricio.com.br</span></a>
            <br style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif" /><span style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif; FONT-WEIGHT: bold">+55 41 8434-0480</span>
            <br />
          </div>
          <div>
            <br />
          </div>
          <div style="FONT-FAMILY: lucida console,sans-serif; FONT-SIZE: 12pt">
            <br />
            <div style="FONT-FAMILY: times new roman,new york,times,serif; FONT-SIZE: 12pt"><font size="2" face="Tahoma">
              <hr size="1" /> <strong><span style="FONT-WEIGHT: bold">De:</span></strong> Carlos Palombini <<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>>
              <div class="im">
                <br /><strong><span style="FONT-WEIGHT: bold">Para:</span></strong> <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>
                <br />
              </div><strong><span style="FONT-WEIGHT: bold">Enviadas:</span></strong> Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010 1:02:13
              <div class="im">
                <br /><strong><span style="FONT-WEIGHT: bold">Assunto:</span></strong> Re: [ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos
                <br />
              </div></font>
              <div>
                <div>
                </div>
                <div class="h5">
                  <br />Voilà!
                  <br />
                  <br />
                  <div class="gmail_quote">2010/11/24 André Luís Cardoso Machado <span dir="ltr"><<a href="mailto:andrelcmac@ig.com.br" rel="nofollow" target="_blank">andrelcmac@ig.com.br</a>></span>
                    <br />
                    <blockquote style="BORDER-LEFT: rgb(204,204,204) 1px solid; MARGIN: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex" class="gmail_quote">Olá, se me permitem
                      <br />
                      <br />O ensino superior em música é todo baseado na tradição européia que
                      <br />culminou na música erudita contemporânea. Os jovens que ingressam nas
                      <br />faculdades de música, como todos os outros, são um pouco
                      <br />inconsequentes. Se julgam poderosos e pensam poder vencer a realidade
                      <br />e se tornar grandes solistas ou reconhecidos compositores. Porém essas
                      <br />possibilidades já não existem, já tem algum tempo. O máximo que se
                      <br />pode conseguir é um reconhecimentozinho acadêmico. Não dá pra ganhar
                      <br />dinheiro nem com a música tradicional nem com a contemporânea. A não
                      <br />ser sob a égide do estado que não oferece(e nem deveria) vagas para
                      <br />todos.
                      <br />Em qualquer outra área a academia se veria obrigada a mudar seus
                      <br />rumos. Mas em nossa área específica, amparada inclusive por uma
                      <br />equivocada visão de toda a sociedade de que nossos valores são muito
                      <br />diferentes do resto, mantem-se tudo como está.
                      <br />Me parece que mudar o enfoque acadêmico vigente é como a reforma
                      <br />política. Todos sabem que ela é necessária, mas quem tem poder para
                      <br />realizá-la são os menos interessados.
                      <br />
                      <br />Abraço a todos
                      <br />André Machado
                      <br />
                      <br />Em 23/11/10, Carlos Palombini<<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" rel="nofollow" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>> escreveu:
                      <br />
                      <div>
                        <div>
                        </div>
                        <div>> É outra possibilidade. Infelizmente, muito pouco na política da Capes e nada
                          <br />> na política do CNPq aponta nesta direção.
                          <br />>
                          <br />> 2010/11/23 Flavio <<a href="mailto:flateb@gmail.com" rel="nofollow" target="_blank">flateb@gmail.com</a>>
                          <br />>
                          <br />>> Pelo visto, pode-se mesmo dizer que nada do que se faz na tal "área
                          <br />>> específica" de música presta ( "análises interpretativas",
                          <br />>> "instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz pesquisa",
                          <br />>> "compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer o que quer que seja da
                          <br />>> música
                          <br />>> que só é ouvida por seus próprios colegas" etc.). Faltou apenas incluir a
                          <br />>> categoria de egrégios "pesquisadores" que não tocam, não cantam, não
                          <br />>> compõem, não diferenciam uma colcheia de um violão, costumam fugir de sala
                          <br />>> de aula e de orientações, mas encontram-se muito bem instalados e pagos
                          <br />>> em... Escolas de Música (vejam que coisa!). Enfim, acabemos com esse tipo
                          <br />>> também, pessoal, e assim podemos apagar todas as luzes de tão nefasta
                          <br />>> área,
                          <br />>> entregando os prédios (e principalmente a verba pública que alimenta, por
                          <br />>> exemplo, muitas bolsas de pesquisa) para a sociedade fazer de tudo isso um
                          <br />>> melhor uso.
                          <br />>>
                          <br />>>  Flavio Barbeitas.
                          <br />>>
                          <br />>>
                          <br />>> 2010/11/23 Carlos Palombini <<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" rel="nofollow" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>>
                          <br />>>
                          <br />>> Não, acabamos apenas com a prova de habilidades específicas, o que
                          <br />>>> resultará no fim do Conservatório Universitário, e no fim também das
                          <br />>>> intermináveis discussões sobre a "especificidade" da área, sobre quantos
                          <br />>>> artigos vale um concerto, sobre o número de artigos que substitui uma
                          <br />>>> dissertação na pós-graduação em performance, acabamos com as "análises
                          <br />>>> interpretativas" e tantos outros males, como o instrumentista-pesquisador
                          <br />>>> que nem toca nem faz pesquisa (ou faz de conta que faz, e se publica
                          <br />>>> porque
                          <br />>>> as revistas precisam de artigos para satisfazer as exigências de
                          <br />>>> periodicidade da Capes), com o compositor-pesquisador cuja pesquisa é
                          <br />>>> dizer
                          <br />>>> o que quer que seja da música que só é ouvida por seus próprios colegas,
                          <br />>>> e
                          <br />>>> poderemos pensar numa formação adequada e específica para
                          <br />>>> instrumentistas,
                          <br />>>> compositores, musicólogos, educadores etc. Não seria um benefício?
                          <br />>>>
                          <br />>>> 2010/11/23 Fernando Pereira Binder <<a href="mailto:fernandobinder@yahoo.com.br" rel="nofollow" target="_blank">fernandobinder@yahoo.com.br</a>>
                          <br />>>>
                          <br />>>>> Muito bem,
                          <br />>>>>
                          <br />>>>> Primeiro acabamos com a prova de habilidades específicas para música.
                          <br />>>>> Depois acabamos com a prova geral (português, história, etc...).
                          <br />>>>> Daí acabamos com a alfabetização.
                          <br />>>>> Re-instituímos a igreja como guardiã do conhecimento ocidental (começada
                          <br />>>>> na última eleição).
                          <br />>>>> Pronto, voltamos todos à Idade Média em 4 etapas!
                          <br />>>>>
                          <br />>>>> Fernando Binder
                          <br />>>>>
                          <br />>>>>  Em 22/11/2010, às 10:07, Carlos Palombini escreveu:
                          <br />>>>>
                          <br />>>>>
                          <br />>>>>
                          <br />>>>>  2) Não exigir conhecimentos específicos desvaloriza a Lei 11.769/2008,
                          <br />>>>>> uma árdua conquista da área de Música que simboliza sua valorização,
                          <br />>>>>> pois
                          <br />>>>>> esta é comumente tratada de forma amadora pela sociedade. Atualmente,
                          <br />>>>>> há uma
                          <br />>>>>> verdadeira "indústria educacional" em torno da Educação Básica, pois
                          <br />>>>>> sua
                          <br />>>>>> função mais comum é oferecer acesso à Universidade, desvalorizando sua
                          <br />>>>>> própria utilidade educacional. Nesse contexto, há o risco de muitos se
                          <br />>>>>> perguntarem: "pra que estudar Música se para entrar no Curso de Música
                          <br />>>>>> não é
                          <br />>>>>> necessário estudar Música?";
                          <br />>>>>>
                          <br />>>>>
                          <br />>>>> Há um erro básico aqui: supor que estudar música seja solfejar, tocar um
                          <br />>>>> instrumento (ou cantar), ou compor. Como é isso que a maioria de nossos
                          <br />>>>> colegas sabe fazer, esse erro não será democraticamente erradicado. A
                          <br />>>>> prova
                          <br />>>>> específica tem a função de perpetuá-lo.
                          <br />>>>>
                          <br />>>>>
                          <br />>>>> --
                          <br />>>>> Carlos Palombini
                          <br />>>>> <a href="mailto:cpalombini@gmail.com" rel="nofollow" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>
                          <br />>>>>
                          <br />>>>> ________________________________________________
                          <br />>>>> Lista de discussões ANPPOM
                          <br />>>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="nofollow" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a>
                          <br />>>>> ________________________________________________
                          <br />>>>>
                          <br />>>>>
                          <br />>>>>   _____________________
                          <br />>>>> Ajude a manter minha caixa postal limpa, não inclua meu endereço de
                          <br />>>>> email
                          <br />>>>> em listas de qualquer espécie. Obrigado. Fernando.
                          <br />>>>> Please, help me to keep my inbox clean. Do not include my email address
                          <br />>>>> in any sort of of list. Thank You. Fernando.
                          <br />>>>>
                          <br />>>>>
                          <br />>>>>
                          <br />>>>
                          <br />>>>
                          <br />>>> --
                          <br />>>> Carlos Palombini
                          <br />>>> <a href="mailto:cpalombini@gmail.com" rel="nofollow" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>
                          <br />>>>
                          <br />>>>
                          <br />>>> ________________________________________________
                          <br />>>> Lista de discussões ANPPOM
                          <br />>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="nofollow" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a>
                          <br />>>> ________________________________________________
                          <br />>>>
                          <br />>>
                          <br />>>
                          <br />>> ________________________________________________
                          <br />>> Lista de discussões ANPPOM
                          <br />>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="nofollow" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a>
                          <br />>> ________________________________________________
                          <br />>>
                          <br />>
                          <br />>
                          <br />>
                          <br />> --
                          <br />> Carlos Palombini
                          <br />> <a href="mailto:cpalombini@gmail.com" rel="nofollow" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>
                          <br />>
                          <br />
                        </div>
                      </div>
                    </blockquote>
                  </div>
                  <br />
                  <br clear="all" />
                  <br />--
                  <br />Carlos Palombini
                  <br /><a href="mailto:cpalombini@gmail.com" rel="nofollow" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>
                  <br />
                  <br />
                </div>
              </div>
            </div>
          </div>
          <div>
          </div>
        </div>
        <br /> 
      </div>
    </blockquote>
  </div>
  <br />
  <br clear="all" />
  <br />--
  <br />Carlos Palombini
  <br /><a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>
  <br />
  <br />
</blockquote>
<p><!--begin_signature-->Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
  <br />Departamento de Música
  <br />Universidade de São Paulo
  <br />Campus de Ribeirão Preto (SP)
  <br /><a href="http://camaradecastro.blogspot.com/" target="_blank">http://camaradecastro.blogspot.com/</a>
  <br /><a href="http://stoa.usp.br/marcos58/weblog/" target="_blank">http://stoa.usp.br/marcos58/weblog/</a><!--end_signature-->
</p>