<div>Caros colegas,</div>
<div> </div>
<div>Corroboro as ponderações do Marcos Nogueira e me solidarizo com todas as preocupações expressas pela nossa comunidade.</div>
<div> </div>
<div>Abraço,</div>
<div>Maria Alice Volpe<br><br></div>
<div class="gmail_quote">Em 29 de novembro de 2010 10:51, Marcos Nogueira <span dir="ltr"><<a href="mailto:mvinicionogueira@gmail.com" target="_blank">mvinicionogueira@gmail.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote style="BORDER-LEFT: #ccc 1px solid; MARGIN: 0px 0px 0px 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex" class="gmail_quote">
<div text="#000000" bgcolor="#ffffff">
<p class="MsoNormal"><span style="FONT-FAMILY: ArialMT">Cara Isabel e demais colegas,<br>Gostaria de dar um sucinto relato sobre a situação do processo de ingresso nos cursos de música da UFRJ, diante da nova situação imposta pelo SiSU.<br>
</span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="FONT-FAMILY: ArialMT">Os cursos de graduação da Escola de Música da UFRJ (bacharelados e licenciatura) foram estruturados de modo a que possam ser concluídos em 4 ou 5 anos. Para que o aluno dê conta, satisfatoriamente, do programa específico de aquisição de conhecimentos e habilidades que esses cursos propõem, é preciso que apresente, previamente, um conjunto de competências e conhecimentos básicos, considerados pré-requisitos para ingressar no referido programa. Do contrário, este aluno teria que enfrentar um curso de ao menos 7 ou 8 anos de duração, tendo em vista os conteúdos atuais. Estamos falando, evidentemente, da formação de músicos profissionais e de professores para a Educação Básica, que atuarão em diversos segmentos do mundo do trabalho em música (embora nem todos os segmentos estejam aqui contemplados).<br>
</span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="FONT-FAMILY: ArialMT">Utilizar como forma de ingresso o SiSU, no qual até onde se sabe, não há possibilidade de se realizar o Teste de Habilidade Específica (THE) conjugado, resultaria na composição de um corpo discente flagrantemente desigual, com enorme disparidade de competências. Assim sendo, a Escola de Música apresentou um arrazoado aos conselhos superiores da Universidade, que, aceitando o conjunto de argumentações, decidiu não destinar as vagas da Unidade ao ingresso via Sistema de Seleção Unificada. Desse modo o THE foi mantido.<br>
</span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="FONT-FAMILY: ArialMT">No meu entender, o principal problema que estamos enfrentando na atualidade são as seguidas tentativas do Ministério da Educação de impor unificações e padronizações de processos de formação e avaliação no território nacional. Cada um dos currículos de graduação que desenvolvemos só se sustenta pela sua demanda local natural e pelo reconhecimento alcançado na comunidade acadêmica. Assim sendo, não me parece pertinente discutirmos se determinados conhecimentos e habilidades devem ou não ser exigidos em todos os processos seletivos para ingresso em graduações em música no país. Creio que seria interessante, sim, que continuássemos discutindo todas as questões já formuladas pelos colegas para iluminar melhor os modelos aplicados por cada centro, de acordo com seus contextos particulares.<br>
</span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="FONT-FAMILY: ArialMT">Deixo meus parabéns a todos pelas preocupações e contribuições já dadas,<br>Marcos Nogueira</span></p><br><br>Em 25/11/2010 07:43, Isabel Nogueira escreveu: 
<blockquote type="cite">
<div><font size="2" face="Arial">caros colegas,</font></div>
<div> </div>
<div><font size="2" face="Arial">a discussão está muito interessante e sem dúvida abordando temas fundamentais para a reflexão e prática academica.</font></div>
<div><font size="2" face="Arial">no entanto, vou procurar objetivar: o SISU está impondo já, neste momento, a exigencia de que não haja nenhuma tipo de teste específico ao </font></div>
<div><font size="2" face="Arial">mesmo tempo em que nossos alunos devem subemter-se ao ENADE como condição sine que non para sua formatura.</font></div>
<div><font size="2" face="Arial">ou seja: existe sim um instrumento que diz o que devemos ensinar nos cursos de musica, e este instrumento serve para avaliação dos próprios cursos.</font></div>
<div><font size="2" face="Arial">observem na página do MEC o teor destas provas e as respostas esperadas a elas.</font></div>
<div><font size="2" face="Arial">são conhecimentos abrangentes, mas talvez dificeis de alcançar se ingressarem no curso alunos que desconhecem a linguagem formal.</font></div>
<div><font size="2" face="Arial">proponho encaminhar para a lista uma solicitação ao SISU de que seja </font></div>
<div>
<div><font size="2" face="Arial">solicitado ao aluno, como condição para sua matrícula na universidade, um documento que certifique seus conhecimentos musicais</font></div>
<div><font size="2" face="Arial">(diploma de curso técnico ou teste expedido por universidade), sem dicutir neste momento qual o teor destes conhecimentos.</font></div>
<div><font size="2" face="Arial">os que estiverem de acordo, podem assinar o documento.</font></div>
<div><font size="2" face="Arial">penso que precisamos o mais breve possível de uma manifestação que busque nos assegurar esta possibilidade.</font></div>
<div><font size="2" face="Arial">abraços,</font></div>
<div><font size="2" face="Arial">isabel nogueira.</font></div>
<div><font size="2" face="Arial">centro de artes - universidade federal de pelotas, rs</font></div>
<div> </div>
<div> </div>
<div> </div></div>
<blockquote style="BORDER-LEFT: rgb(0,0,0) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; PADDING-RIGHT: 0px; MARGIN-LEFT: 5px; MARGIN-RIGHT: 0px">
<div style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </div>
<div style="FONT: 10pt arial; BACKGROUND: rgb(228,228,228)"><b>From:</b> <a title="dal_lemos@yahoo.com.br" href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">Daniel Lemos</a> </div>
<div style="FONT: 10pt arial"><b>To:</b> <a title="anppom-l@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a> </div>
<div style="FONT: 10pt arial"><b>Sent:</b> Wednesday, November 24, 2010 11:08 PM</div>
<div style="FONT: 10pt arial"><b>Subject:</b> Re: [ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos</div>
<div><br></div>
<table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0">
<tbody>
<tr>
<td valign="top"><br>Olá prof. Bryan Holmes,<br><br>Compartilho de sua visão: devemos respeitar quaisquer tipos de manifestação artística, seja "popular", "erudita", "folclórica"... até porque a própria definição destas palavras é um tanto incerta e arbitrária em diversas oportunidades. E todas acabam se interligando, pois na música erudita há folclore, há música popular e por aí vai...<br>
<br>Aqui no Maranhão, por exemplo, há uma situação curiosa: a música folclórica (de origem regional, com instrumentos locais) tem tanto ou maior reconhecimento na sociedade que a música popular (que chega através dos meios de comunicação em massa). É um fato que não pode passar despercebido em nosso curso, tanto que trabalhamos com várias peças do Bumba-meu-Boi em atividades de musicalização e arranjo ao teclado.<br>
<br>Grande abraço,<br><br>Daniel Lemos<br>Professor Assistente I<br>Curso de Música - <a href="http://musica.ufma.br/" target="_blank">http://musica.ufma.br</a><br>Departamento de Artes (DEART)<br>Universidade Federal do Maranhão (UFMA)<br>
<br>--- Em <b>qua, 24/11/10, Bryan Holmes <i><a href="mailto:bholmesd@yahoo.com" target="_blank"><bholmesd@yahoo.com></a></i></b> escreveu:<br>
<blockquote style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><br>De: Bryan Holmes <a href="mailto:bholmesd@yahoo.com" target="_blank"><bholmesd@yahoo.com></a><br>Assunto: Re: [ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br>
Para: "Lista ANPPOM" <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank"><anppom-l@iar.unicamp.br></a><br>Data: Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010, 20:58<br><br>
<div>
<table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0">
<tbody>
<tr>
<td valign="top"><font size="4" face="arial"><span style="FONT-SIZE: 10pt">Prezado prof. Lemos,</span></font> 
<div style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt"><br></div>
<div><font size="4" face="arial"><span style="FONT-SIZE: 10pt">Sim, sim! E eu nem falei em popular, folclórica, étnica ou qualquer outro tipo de música. Mas eu considero "músico" a qualquer pessoa que faça música. Assim, reafirmo o meu comentário, pois a frase que critico refere-se a algo que seria "fundamental" para "<i>qualquer</i> músico", a saber, "os conhecimentos da 'Música erudita </span></font><font size="3" face="arial"><span style="FONT-SIZE: 13px">européia</span></font><font size="4" face="arial"><span style="FONT-SIZE: 10pt">'".</span></font></div>

<div><font size="3" face="arial"><span style="FONT-SIZE: 13px"><br></span></font></div>
<div><span style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 13px">Isto pouco tem a ver, pelo menos diretamente, com o que eu pense sobre os testes específicos aqui discutidos, mas é apenas uma manifestação a respeito de uma afirmação que não pude deixar passar, pois a considero pouco rigorosa.</span> <span style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 13px">De resto, concordo com muito do que vc tem escrito por aqui.</span></div>

<div>
<div style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt"><br></div>
<div style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt">Saudações cordiais,</div>
<div style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt">Bryan Holmes</div><br><br><font size="4" face="arial"><span style="FONT-SIZE: 10pt">--- On </span></font><b style="FONT-FAMILY: arial; FONT-SIZE: 10pt">Wed, 11/24/10, Daniel Lemos <i><a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank"><dal_lemos@yahoo.com.br></a></i></b><font size="4" face="arial"><span style="FONT-SIZE: 10pt"> wrote:</span></font><br>

<blockquote style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; FONT-FAMILY: arial; MARGIN-LEFT: 5px; FONT-SIZE: 10pt"><br>From: Daniel Lemos <a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank"><dal_lemos@yahoo.com.br></a><br>
Subject: Re: [ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br>To: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Date: Wednesday, November 24, 2010, 5:12 PM<br>
<br>
<div>
<table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0">
<tbody>
<tr>
<td valign="top"><br>Caros,<br><br>Respondendo à pergunta do prof. Palombini: "E como você diferencia "conteúdo" de "concepção"?"<br><br>Quando me refiro à concepção, é a postura metodológica, pedagógica e filosófica na qual se alicerça a relação de ensino-aprendizagem em Música. Por exemplo: um professor de Música Popular irá abordar um determinado conteúdo de forma diferente de um professor de Harmonia Tradicional (obviamente se utilizando do senso comum acerca do perfil destes profissionais). "Concepção conservatorial" se refere ao modo como o conteúdo é tratado neste modelo institucional. Poderíamos, em uma analogia irônica, "ensinar Forró aos moldes conservatoriais"...<br>
<br><br>Em observação ao comentário do prof. Holmes:<br><br>Retorno a um ponto já mencionado: depende da proposta do Curso que se deseja ministrar. Em um curso de Graduação em Música, creio que a referida "Música erudita européia"  seja uma bagagem importante. Entretanto, há varias formas e níveis de se abordar este conteúdo, mas  não consideraria a possibilidade de não abordá-lo. A Música Popular sempre dialogou com a Música Erudita, temos exemplos disso em toda a História da Música. Em termos de estruturação musical, isto é evidente: de onde vem o temperamento, a formação de acordes e o design dos instrumentos musicais típicos utilizados na Música Popular? <br>
<br>Sds,<br><br><br>Daniel Lemos<br>Professor Assistente I<br>Curso de Música - <a href="http://musica.ufma.br/" target="_blank">http://musica.ufma.br</a><br>Departamento de Artes (DEART)<br>Universidade Federal do Maranhão (UFMA)<br>
<br>--- Em <b>qua, 24/11/10, Bryan Holmes <i><a href="mailto:bholmesd@yahoo.com" target="_blank"><bholmesd@yahoo.com></a></i></b> escreveu:<br>
<blockquote style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><br>De: Bryan Holmes <a href="mailto:bholmesd@yahoo.com" target="_blank"><bholmesd@yahoo.com></a><br>Assunto: Re: [ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br>
Para: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Data: Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010, 12:37<br><br>
<div>
<table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0">
<tbody>
<tr>
<td valign="top"><span style="LINE-HEIGHT: 15px; BORDER-COLLAPSE: collapse; FONT-FAMILY: arial,helvetica,clean,sans-serif">Prezado prof. Lemos, 
<div style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px"><br style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none"></div>
<div style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px">Com todo o respeito, manifesto não apenas meu desacordo com seguinte frase, mas minha certeza de que é falaz:</div>

<div style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px"><span style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none; FONT-SIZE: medium">Os conhecimentos da "Música erudita européia" são fundamentais sim para a formação de qualquer músico.</span></div>

<div style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px"><br style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none"></div>
<div style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px">Só não me peça para exemplificar, pois uma lista de exemplos que desmentem o supracitado pode ser descomunal e não estou com o tempo suficiente.<br style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none">
<br style="LINE-HEIGHT: 1.2em; OUTLINE-STYLE: none"></div>
<div style="PADDING-BOTTOM: 0px; LINE-HEIGHT: 1.2em; MARGIN: 0px; OUTLINE-STYLE: none; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px">Cordialmente,</div></span><br>
<div>--<br><strong>Bryan Holmes</strong><br>CBM-CEU</div><br><br>--- On <b>Wed, 11/24/10, Daniel Lemos <i><a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank"><dal_lemos@yahoo.com.br></a></i></b> wrote:<br>
<blockquote style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><br>From: Daniel Lemos <a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank"><dal_lemos@yahoo.com.br></a><br>Subject: Re: [ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br>
To: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Date: Wednesday, November 24, 2010, 11:34 AM<br><br>
<div>
<table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0">
<tbody>
<tr>
<td valign="top"><br>Caros,<br><br>A idéia do prof. Palombini justamente exibe esta necessidade de reformulação do ensino universitário de Música, só não compactuo com a forma como ela foi exposta. Os conhecimentos da "Música erudita européia" são fundamentais sim para a formação de qualquer músico. O que precisamos repensar é se nossos Cursos formam profissionais capacitados para inserir-se numa sociedade em constante mutação. Algumas perguntas que podem nos guiar:<br>
<br>"Quais os campos de atuação do músico atualmente?"<br>"Como a Universidade pode prover conhecimentos básicos necessários a este exercício?"<br><br>Precisamos não nos livrar dos conteúdos conservatoriais, mas das CONCEPÇÕES conservatoriais.<br>
<br><br>Um abraço a todos,<br><br><br><br>Daniel Lemos<br>Professor Assistente I<br>Curso de Música - <a href="http://musica.ufma.br/" target="_blank">http://musica.ufma.br</a><br>Departamento de Artes (DEART)<br>Universidade Federal do Maranhão (UFMA)<br>
<br>--- Em <b>qua, 24/11/10, Eduardo Patricio <i><a href="mailto:epatricio@yahoo.com" target="_blank"><epatricio@yahoo.com></a></i></b> escreveu:<br>
<blockquote style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><br>De: Eduardo Patricio <a href="mailto:epatricio@yahoo.com" target="_blank"><epatricio@yahoo.com></a><br>Assunto: [ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br>
Para: "Carlos Palombini" <a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank"><cpalombini@gmail.com></a>, <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Data: Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010, 10:27<br>
<br>
<div>
<div style="FONT-FAMILY: sans-serif; FONT-SIZE: 12pt">
<div><br><br></div>
<div><br></div>
<div>É. Pela mensagem do André Machado, me parece que a posição do Palombini (e/ou reflexos dela) foi agora melhor captada. </div>
<div>A questão central seria menos sobre a existência ou não de testes específicos e mais a respeito da necessidade de um questionamento acerca dos objetivos e proposições dos cursos de música no Brasil - que apresentam sim um certo descolamento da realidade (histórico-social), e, que fique claro, não se trata aqui de uma questão puramente de mercado.</div>

<div><br></div>
<div>Saudações</div>
<div><br></div>
<div>Eduardo Patrício</div>
<div><br></div>
<div><span style="FONT-WEIGHT: bold"><br>_____________________________________<br></span><span style="FONT-WEIGHT: bold"><span style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif">Eduardo Patrício</span></span><br style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif">
<a style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif; COLOR: rgb(0,96,191)" href="http://www.eduardopatricio.com.br/" rel="nofollow" target="_blank"><span style="FONT-WEIGHT: bold">http://www.eduardopatricio.com.br</span></a><br style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif">
<span style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif; FONT-WEIGHT: bold">+55 41 8434-0480</span><br></div>
<div><br></div>
<div style="FONT-FAMILY: lucida console,sans-serif; FONT-SIZE: 12pt"><br>
<div style="FONT-FAMILY: times new roman,new york,times,serif; FONT-SIZE: 12pt"><font size="2" face="Tahoma">
<hr size="1">
<b><span style="FONT-WEIGHT: bold">De:</span></b> Carlos Palombini <a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank"><cpalombini@gmail.com></a><br><b><span style="FONT-WEIGHT: bold">Para:</span></b> <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>
<b><span style="FONT-WEIGHT: bold">Enviadas:</span></b> Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010 1:02:13<br><b><span style="FONT-WEIGHT: bold">Assunto:</span></b> Re: [ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos<br>
</font><br>Voilà!<br><br>
<div>2010/11/24 André Luís Cardoso Machado <span dir="ltr"><<a rel="nofollow">andrelcmac@ig.com.br</a>></span><br>
<blockquote style="BORDER-LEFT: rgb(204,204,204) 1px solid; MARGIN: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex">Olá, se me permitem<br><br>O ensino superior em música é todo baseado na tradição européia que<br>culminou na música erudita contemporânea. Os jovens que ingressam nas<br>
faculdades de música, como todos os outros, são um pouco<br>inconsequentes. Se julgam poderosos e pensam poder vencer a realidade<br>e se tornar grandes solistas ou reconhecidos compositores. Porém essas<br>possibilidades já não existem, já tem algum tempo. O máximo que se<br>
pode conseguir é um reconhecimentozinho acadêmico. Não dá pra ganhar<br>dinheiro nem com a música tradicional nem com a contemporânea. A não<br>ser sob a égide do estado que não oferece(e nem deveria) vagas para<br>todos.<br>
Em qualquer outra área a academia se veria obrigada a mudar seus<br>rumos. Mas em nossa área específica, amparada inclusive por uma<br>equivocada visão de toda a sociedade de que nossos valores são muito<br>diferentes do resto, mantem-se tudo como está.<br>
Me parece que mudar o enfoque acadêmico vigente é como a reforma<br>política. Todos sabem que ela é necessária, mas quem tem poder para<br>realizá-la são os menos interessados.<br><br>Abraço a todos<br>André Machado<br><br>
Em 23/11/10, Carlos Palombini<<a rel="nofollow">cpalombini@gmail.com</a>> escreveu:<br>
<div>
<div>> É outra possibilidade. Infelizmente, muito pouco na política da Capes e nada<br>> na política do CNPq aponta nesta direção.<br>><br>> 2010/11/23 Flavio <<a rel="nofollow">flateb@gmail.com</a>><br>
><br>>> Pelo visto, pode-se mesmo dizer que nada do que se faz na tal "área<br>>> específica" de música presta ( "análises interpretativas",<br>>> "instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz pesquisa",<br>
>> "compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer o que quer que seja da<br>>> música<br>>> que só é ouvida por seus próprios colegas" etc.). Faltou apenas incluir a<br>>> categoria de egrégios "pesquisadores" que não tocam, não cantam, não<br>
>> compõem, não diferenciam uma colcheia de um violão, costumam fugir de sala<br>>> de aula e de orientações, mas encontram-se muito bem instalados e pagos<br>>> em... Escolas de Música (vejam que coisa!). Enfim, acabemos com esse tipo<br>
>> também, pessoal, e assim podemos apagar todas as luzes de tão nefasta<br>>> área,<br>>> entregando os prédios (e principalmente a verba pública que alimenta, por<br>>> exemplo, muitas bolsas de pesquisa) para a sociedade fazer de tudo isso um<br>
>> melhor uso.<br>>><br>>>  Flavio Barbeitas.<br>>><br>>><br>>> 2010/11/23 Carlos Palombini <<a rel="nofollow">cpalombini@gmail.com</a>><br>>><br>>> Não, acabamos apenas com a prova de habilidades específicas, o que<br>
>>> resultará no fim do Conservatório Universitário, e no fim também das<br>>>> intermináveis discussões sobre a "especificidade" da área, sobre quantos<br>>>> artigos vale um concerto, sobre o número de artigos que substitui uma<br>
>>> dissertação na pós-graduação em performance, acabamos com as "análises<br>>>> interpretativas" e tantos outros males, como o instrumentista-pesquisador<br>>>> que nem toca nem faz pesquisa (ou faz de conta que faz, e se publica<br>
>>> porque<br>>>> as revistas precisam de artigos para satisfazer as exigências de<br>>>> periodicidade da Capes), com o compositor-pesquisador cuja pesquisa é<br>>>> dizer<br>>>> o que quer que seja da música que só é ouvida por seus próprios colegas,<br>
>>> e<br>>>> poderemos pensar numa formação adequada e específica para<br>>>> instrumentistas,<br>>>> compositores, musicólogos, educadores etc. Não seria um benefício?<br>>>><br>
>>> 2010/11/23 Fernando Pereira Binder <<a rel="nofollow">fernandobinder@yahoo.com.br</a>><br>>>><br>>>>> Muito bem,<br>>>>><br>>>>> Primeiro acabamos com a prova de habilidades específicas para música.<br>
>>>> Depois acabamos com a prova geral (português, história, etc...).<br>>>>> Daí acabamos com a alfabetização.<br>>>>> Re-instituímos a igreja como guardiã do conhecimento ocidental (começada<br>
>>>> na última eleição).<br>>>>> Pronto, voltamos todos à Idade Média em 4 etapas!<br>>>>><br>>>>> Fernando Binder<br>>>>><br>>>>>  Em 22/11/2010, às 10:07, Carlos Palombini escreveu:<br>
>>>><br>>>>><br>>>>><br>>>>>  2) Não exigir conhecimentos específicos desvaloriza a Lei 11.769/2008,<br>>>>>> uma árdua conquista da área de Música que simboliza sua valorização,<br>
>>>>> pois<br>>>>>> esta é comumente tratada de forma amadora pela sociedade. Atualmente,<br>>>>>> há uma<br>>>>>> verdadeira "indústria educacional" em torno da Educação Básica, pois<br>
>>>>> sua<br>>>>>> função mais comum é oferecer acesso à Universidade, desvalorizando sua<br>>>>>> própria utilidade educacional. Nesse contexto, há o risco de muitos se<br>>>>>> perguntarem: "pra que estudar Música se para entrar no Curso de Música<br>
>>>>> não é<br>>>>>> necessário estudar Música?";<br>>>>>><br>>>>><br>>>>> Há um erro básico aqui: supor que estudar música seja solfejar, tocar um<br>
>>>> instrumento (ou cantar), ou compor. Como é isso que a maioria de nossos<br>>>>> colegas sabe fazer, esse erro não será democraticamente erradicado. A<br>>>>> prova<br>>>>> específica tem a função de perpetuá-lo.<br>
>>>><br>>>>><br>>>>> --<br>>>>> Carlos Palombini<br>>>>> <a rel="nofollow">cpalombini@gmail.com</a><br>>>>><br>>>>> ________________________________________________<br>
>>>> Lista de discussões ANPPOM<br>>>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="nofollow" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>>>>> ________________________________________________<br>
>>>><br>>>>><br>>>>>   _____________________<br>>>>> Ajude a manter minha caixa postal limpa, não inclua meu endereço de<br>>>>> email<br>>>>> em listas de qualquer espécie. Obrigado. Fernando.<br>
>>>> Please, help me to keep my inbox clean. Do not include my email address<br>>>>> in any sort of of list. Thank You. Fernando.<br>>>>><br>>>>><br>>>>><br>>>><br>
>>><br>>>> --<br>>>> Carlos Palombini<br>>>> <a rel="nofollow">cpalombini@gmail.com</a><br>>>><br>>>><br>>>> ________________________________________________<br>
>>> Lista de discussões ANPPOM<br>>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="nofollow" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>>>> ________________________________________________<br>
>>><br>>><br>>><br>>> ________________________________________________<br>>> Lista de discussões ANPPOM<br>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="nofollow" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
>> ________________________________________________<br>>><br>><br>><br>><br>> --<br>> Carlos Palombini<br>> <a rel="nofollow">cpalombini@gmail.com</a><br>><br></div></div></blockquote></div>
<br><br clear="all"><br>-- <br>Carlos Palombini<br><a rel="nofollow">cpalombini@gmail.com</a><br><br></div></div></div><br> </div><br>-----Anexo incorporado-----<br><br>
<div>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="nofollow" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________</div></blockquote></td></tr></tbody></table><br> </div><br>-----Inline Attachment Follows-----<br><br>
<div>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="nofollow" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________</div></blockquote></td></tr></tbody></table><br></div><br>-----Anexo incorporado-----<br><br>
<div>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" rel="nofollow" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________</div></blockquote></td></tr></tbody></table><br> </div><br>-----Inline Attachment Follows-----<br><br>
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________________________________________________</div></blockquote></div></td></tr></tbody></table><br></div><br>-----Anexo incorporado-----<br><br>
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</blockquote></td></tr></tbody></table><br>  
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<hr>
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</blockquote><pre><fieldset></fieldset>
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