<p style="text-align: justify;">Caro Jorge e <a href="mailto:coleg@s">coleg@s</a> dessa lista, <br /><br />atendendo à sua solicitação de informações sobre ações no sentido de implantação da Lei 11.769/08 e assuntos correlatos como os editais, informo que a ABEM vem buscando uma intermediação com o MEC, MINC e outras intâncias competentes.<br /><br />Para tanto, r<span style="font-family: Calibri; font-size: small;">epresentantes da ABEM têm participado de comissões e fóruns de cultura, pesquisa, ensino e extensão, atuando junto às Secretarias Federais, Estaduais, Conselhos que se dedicam às políticas culturais, educativas e científico-tecnológicas do país. Podemos destacar como exemplo dessa atuação, a atuação da Associação nos Fóruns da Câmara Setorial de Música do Ministério da Cultura, 2005.àABEM teve papel determinante no o processo de tramitação a aprovação da Lei 11.769/08 (18/08/2008) que determina a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica. </span><span style="line-height: 150%; font-family: "Calibri","sans-serif"; font-size: 11pt; font-weight: normal; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-font-weight: bold;">A ABEM integra o Conselho da Rede Música Brasil - RMB -  com o comprometimento de ambas as entidades com encaminhamentos decididos nas áreas de música, cultura e educação possibilitando a participação em  debates nacionais que se instauram nos mais diversos contextos sociomusicais no país. Em Dezembro de 2010 divulgou a Carta de BH, na qual tem como uma das metas implementação da referida Lei. S<br /></span><br />Sobre os editais, quero informar que na e-grupo <a href="mailto:professoresdemusicadobrasil@gmail.come">professoresdemusicadobrasil@gmail.come</a> sse assunto emergiu como uma emergência em todas as regiões resultando em um documento que será disponibilizado, on line,  ainda essa semana pelo coordenador da Comissão Elaboradora - professor  Mário Andre Oliveira. A finalidade do Doc. é o envio - com a devida representatividade - para as instâncias competentes e responsáveis pelos Editais de Concurso para professores para a rede publica. <br /><br />Disponibilizo anexo oficios enviados à Secretaria de Estadual de Educação do ES - relativos aos processos de editais e contratação de professores de música  - e, também, ofícios enviados ao MEC/Secretaria de Educação Básica (SEB) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), os quais solicitam o encaminhamento para a formação de um GT para que tal implementação não seja realizada de forma reduzida, mas com a perspectiva de curto, médio e longo prazo. Busca-se considerar as condições, possibilidades e especificidades, garantindo a desejável urgente melhoria da qualidade e avanço na própria estrutura física e pedagógica das escolas, especialmente,visando que a diversidade cultural e o acesso ao conhecimento sistemático de música  sejam eixos dessa implementação.<br /><br />Dessa forma, espero ter contribuído para informar ações que mais ser pontuais, buscam uma inserção nos encaminhamentos das políticas públicas para a área. Agradeço sua positiva provocação que ensejaram o envio dessas informações a essa lista. Penso que o envolvimento de muitos nesse processo vem fortalecer um movimento radial da grande área no processo de melhoria da educação brasileira,.<br /><br />Como presidente da ABEM, coloco-me a disposição de todos os colegas para quaisquer outros esclarecimentos, bem  para compartilhar reflexões, sugestões e tudo o que possa contribuir.<br /><br /><br />Atenciosamente<br /><br /></p>
<p>Magali Kleber<br />Presidente da ABEM<br />Gestão 2009-2011<br />Universidade Estadual de Londrina<br />Fone: 43 3371 4761<br />43 3329 3166</p>
<br /><br />
<hr style="border-top: 1px solid #ccc;" />
Em 27/12/2010 11:05, <strong>Jorge Antunes < antunes@unb.br ></strong> escreveu:<br />Car@s colegas:<br /><br />Tendo em vista que se aproxima o fim do prazo para implantação, nas escolas, do "Ensino da Música", peço que socializem, na lista da Anppom, irformações (quem as tiver) sobre as ações em curso nas escolas públicas e particulares, no sentido de se cumprir a lei:<br />- nomes das disciplinas criadas;<br />- conteúdos, ementas;<br />- justeza e equívocos de editais para seleção de professores;<br />- dados e especialidades dos futuros professores;<br />- etc.<br /><br />Abraços,<br />com votos de felicidade no ano novo,<br />Jorge Antunes<br /><br /><br />