<b>Morreu, no sábado dia 29 de janeiro, o compositor norte-americano Milton Babbitt aos 94 anos.</b><br><br>Milton Babbit foi um compositor contemporâneo adepto do serialismo e
autor de sofisticadas e complexas orquestrações. Babbitt foi professor
da Juillard e membro da Academia Americana de Artes e Letras desde 1965.<br><br>
Paul Lansky, compositor que estudou com o Babbitt e foi seu colega na Universidade de Princeton, onde Babbitt ganhou o título de
professor emérito de composição, informa que Babbitt morreu em um
hospital de Princeton.
<p>Milton Babbitt, que tinha um grande senso de humor apesar da reputação
de rigor que a sua música fomentava, por vezes referia-se a si mesmo como
um maximalista, salientando a distância musical e filosófica entre seu
estilo e o estilo mais simples dos contemporâneos mais
jovens, como Philip Glass, Steve Reich e outros compositores
minimalistas. Era uma boa descrição.</p>
<p>Embora ele tivesse se envolvido, no início de sua carreira, com música e teatro,
sua música para orquestra (1940) introduziu um estilo complexo
estruturalmente, profundamente organizado, que estava enraizado no
método serial Arnold Schoenberg.</p>
<p>Mas Babbitt ampliou sua abordagem da escola schoenberguiana. No
sistema de Schoenberg,o compositor começa por arranjar as 12 notas
da escala ocidental em uma ordem específica ou
em série, em que a obra se baseia. Babbitt foi um dos primeiros a usar
essa ordenação serial não só com o parâmetro altura, mas também com a dinâmica,
timbre, duração, o registro e outros elementos. Seu método se tornou a
base do "serialismo total" defendido em 1950 por Pierre Boulez, Luigi
Nono e outros compositores europeus.</p>
<p>Babbitt começou a explorar esse caminho em três composições para
piano (1947) e Composição para quatro instrumentos (1948), e aderiu a
ela através de toda sua carreira. Ele compôs para conjuntos
de câmara e solistas instrumentais e criou um catálogo ricode obras vocais. Ele também compôs peças orquestrais e uma série de obras para sintetizador,
muitas vezes em combinação com as vozes ou instrumentos acústicos.</p>
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