<br /><br />
<p>Magali Kleber<br />Universidade Estadual de Londrina<br />Fone: 43 3371 4761<br />43 3329 3166</p>
<br /><br />
<hr style="border-top: 1px solid #ccc;" />
<strong>Mensagem original</strong><br /><strong>De:</strong> MAGALI KLEBER < makleber@uol.com.br ><br /><strong>Para:</strong> silvioferrazmello < silvioferrazmello@uol.com.br ><br /><strong>Assunto:</strong> Res: LEI 11.769/08_A Anppom e Ordem dos Músicos do Brasil<br /><strong>Enviada:</strong> 02/02/2011 12:12<br /><br /><a href="http://mce_host/compose?to=Car@s" target="_blank">Car@s</a> <a href="http://mce_host/compose?to=coleg@s" target="_blank">coleg@s</a>, <br /><br />A Lei 11.769/08 ainda está em discussão no que se refere a sua implementação. Temos várias questões para enfrentar. Temos antes e desde a aprovação da Lei discutido e participado de movimentos no sentido de recuperar e imprimir qualidade no espaço da música na escola regular. <br />Vou pontuar algumas questoes que os colegas apontaram: <br /><br /> A Lei1) a denominação "Educação Artística" não consta na Lei, mas ARTES. Embora isso venha causando muitos problemas na elaboração de editais e contratações  - vide documento anexo  enviado pela ABEM para a SEE de Vitoria, com êxito no resultado. Abaixo, um recorte do texto da LDB, art. 26, cap II, o qual trata da Educação Básica. <br /><br /><br /><span style="line-height: 115%; font-family: ">Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela</span><br /><br />
<p style="text-indent: 1cm;"><span style="font-family: "><br />§ 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.</span></p>
<p style="text-indent: 1cm;"><a name="art26§2" target="_blank"></a><span style="font-family: ">§ 2<span style="text-decoration: underline;"><sup>o</sup></span>  O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. <a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12287.htm#art1" target="_blank"><span style="color: #215868; mso-themecolor: accent5; mso-themeshade: 128;">(Redação dada pela Lei nº 12.287, de 2010)</span></a></span></p>
<br />
<p style="text-indent: 1cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: ">§ 6<span style="text-decoration: underline;"><sup>o</sup></span>  A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2<span style="text-decoration: underline;"><sup>o</sup></span> deste artigo. <a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm#art1" target="_blank"><span style="color: #00b050;">(Incluído pela Lei nº 11.769, de 2008)</span></a></span></strong><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"></strong></p>
<br /><br />2) a exigência para ser professor na Educação Basica está posta no art 62 da LDB, uma das justificativa do veto. <br />Vejam (grifo meu)<br /><br />
<p style="text-indent: 1cm;" align="justify"><small><span style="font-family: Arial;"><a name="art62" target="_blank"></a><span style="font-size: x-small;">Art. 62.<strong> A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena</strong>, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal. </span><a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3276.htm" target="_blank"><span style="font-size: x-small;">(Regulamento)</span></a></span></small></p>
<p style="text-indent: 1cm;" align="justify"><span style="font-family: Arial;"><span style="color: black; font-weight: normal;"><a name="art62§1" target="_blank"></a><span style="font-size: x-small;">§ 1º  A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério. </span><a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12056.htm#art1" target="_blank"><span style="font-size: x-small;">(Incluído pela Lei nº 12.056, de 2009).</span></a></span></span></p>
<p style="text-indent: 1cm;" align="justify"><span style="font-family: Arial; font-size: x-small;"><span style="color: black; font-weight: normal;">§ 2º  A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância. <a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12056.htm#art1" target="_blank">(Incluído pela Lei nº 12.056, de 2009).</a></span></span></p>
<p style="text-indent: 1cm;" align="justify"><span style="font-family: Arial; font-size: x-small;"><span style="color: black; font-weight: normal;">§ 3º  A formação inicial de profissionais de magistério dará preferência ao ensino presencial, subsidiariamente fazendo uso de recursos e tecnologias de educação a distância. <a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12056.htm#art1" target="_blank">(Incluído pela Lei nº 12.056, de 2009).</a></span></span></p>
<br />Bem, a Lei está ai, entretanto os percalços em todas as áreas existem! O MEC fez um mapeamento em 2009 e existia um percentual altíssimo de professores atuando sem o curso superior e muitas vezes sem nenhuma formação, principalmente no norte e nordeste. Foi baixado um Decreto que estabelece pareceria entre a CAPES e o MEC para um programa de ações articuladas. Vejam o site:<br /><a href="http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor" target="_blank">http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor</a><br /><br /><br />Estamos nos esforçando para instituirmos um grupo articulado com o MEC e MINC para providências no encamonhamento da LEI, solicitando um GT interministerial e inter-institucional. Estamos no aguardo. <br /><br />Espero ter esclarecido algumas questoe desse momento e do processo complexo que <a href="http://mce_host/compose?to=tod@s" target="_blank">tod@s</a> estamos, de alguma forma, envolvidos. <br /><br />Atenciosamente, <br /><br />
<p><br />Magali Kleber<br />Presidente da ABEM<br />Gestão 2009-2011<br />Universidade Estadual de Londrina<br />Fone: 43 3371 4761<br />43 3329 3166</p>
<br /><br />
<hr style="border-top: 1px solid #ccc;" />
Em 01/02/2011 10:37, <strong>silvioferrazmello < silvioferrazmello@uol.com.br ></strong> escreveu:<br />Bem apontado, mas:
<div>lendo as referidas leis...a lei 11769 não trata de ensino de música nas escolas e sim de ensino de educação artística em que a música é parte do conteúdo obrigatório (a lei 11769 de fato é a inclusão de duas linhas na lei 9394 e estabelece : Art 1º... <span class="Apple-style-span" style="font-family: Arial; font-size: small; ">§ 6</span><span class="Apple-style-span" style="font-family: Arial; font-size: small; "><span style="text-decoration: underline;"><sup>o</sup></span></span><span class="Apple-style-span" style="font-family: Arial; font-size: small; ">  A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2</span><span class="Apple-style-span" style="font-family: Arial; font-size: small; "><span style="text-decoration: underline;"><sup>o</sup></span></span><span class="Apple-style-span" style="font-family: Arial; font-size: small; ">deste artigo  e </span><span class="Apple-style-span" style="font-family: Arial; font-size: small; ">Art. 3<span style="text-decoration: underline;"><sup>o</sup></span>  Os sistemas de ensino terão 3 (três) anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas nos arts. 1<span style="text-decoration: underline;"><sup>o</sup></span> e 2<span style="text-decoration: underline;"><sup>o</sup></span> desta Lei.</span><span class="Apple-style-span" style="font-family: Arial; font-size: small; ">)</span> </div>
<div>A linha que tratava da "formação específica na área", tendo sido vetado desfaz qq necessidade de vinculo do professor com título na área de música, seja pós seja graduação e com isto sua necessidade de estar vinculado à OMB</div>
<div>Creio que a profa. Magali Kleber possa neste caso responder mais precisamente sobre a pertinência ou não desta exigência visto todo o trabalho que vem desenvolvendo relativo à lei 11769.</div>
<div>para quem quiser ler a lei e todos os links q ela relacionados</div>
<div><a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art26%C2%A76" target="_blank">http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art26%C2%A76</a></div>
<div>
<div>abs</div>
<div>silvio  </div>
<div> </div>
<div><br />
<div>
<div>On Feb 1, 2011, at 4:12 AM, Fernando Elias LLanos wrote:</div>
<br />
<blockquote>
<div>Colegas,<br /><br />Tenho percebido que, por motivo da implementação prevista para este<br />ano da Lei nº 11.769 -que obriga o ensino de música na educação<br />básica-, estão "pipocando" vários cursos de pós-graduação lato sensu<br />com especialização em educação musical, em diversos centros de ensino<br />superior privados e lugares afins -conservatórios, associações e até<br />ong's.<br /><br />Por um lado, existe um mercado alvo composto por profissionais da<br />educação e áreas afins, interessados nas vagas de professor de música.<br />Por outro lado, uma série de profissionais da música que, interessados<br />nas mesmas vagas, podem também se tornar os professores dos cursos<br />lato sensu referidos.<br /><br />Nada disto me chamaria a atenção se não fosse pelo tema central das<br />nossas últimas comunicações: o interesse da OMB em tudo isso<br /><br />Amigos músicos convocados a ensinar nesses cursos lato sensu já foram<br />abordados por seus respectivos coordenadores para se associarem à OMB<br />e aceitarem mais essa "outra" carteirinha junto a da CTPS (Carteira de<br />Trabalho e Previdência Social). Sei também que surgiram pontos de<br />vista discordantes à respeito mas que, na maioria dos casos, a ordem<br />para se associar à OMB era quase do tipo "administrativa" e<br />ineludível.<br /><br />Em resumo, minha hipótese é que a OMB tem sim uma prioridade na sua<br />campanha de associação compulsória: os milhões de cursos lato sensu<br />pipocando em todo o Brasil. Saquem suas contas de quantas carteirinhas<br />significariam...<br /><br />Eu vejo tudo isso como uma espécie de sangue novo para um morto vivo.<br /><br />Aliás, aproveito para dizer que concordo com a ideia que reconhece uma<br />necessidade de termos uma associação de classe, sem dúvida, mas não<br />nesses termos sanguessugas.<br /><br />Abraços, e perdoem a extensão do texto.<br /><br />F.<br /><br />2011/1/31 silvioferrazmello <<a href="http://mce_host/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank">silvioferrazmello@uol.com.br</a>>:<br />
<blockquote>caro alexandre<br /></blockquote>
<blockquote>vc acha que no nosso caso temos que debater a questão da reserva de mercado?<br /></blockquote>
<blockquote>pergunto pois este tem sido um dos debates, e creio que por conta dos cursos<br /></blockquote>
<blockquote>de música obrigatórios no ensino prúblico.<br /></blockquote>
<blockquote>abs<br /></blockquote>
<blockquote>silvio<br /></blockquote>
<blockquote>On Jan 31, 2011, at 12:38 PM, Alexandre Negreiros wrote:<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Oi Rodolfo!<br /></blockquote>
<blockquote>Comigo tudo bem, doutorado a mil e outras andanças mais melodiosas para o<br /></blockquote>
<blockquote>refresco da alma.<br /></blockquote>
<blockquote>Pois é, achei que poderia contribuir nesse ponto, então me arrisquei; a<br /></blockquote>
<blockquote>acolhida me aprovou, creio.<br /></blockquote>
<blockquote>Vamos aos pontos:<br /></blockquote>
<blockquote>A classificação como desprezível é quanto ao estado em que se encontra, não<br /></blockquote>
<blockquote>ao que poderia - ou deveria, sob o ponto de vista legal - desempenhar. O que<br /></blockquote>
<blockquote>sugeri aprimorar é o existente (e desprezível, debochável, tosco) sistema de<br /></blockquote>
<blockquote>admissão à OMB que, outra vez, é determinado pela lei. A OMB precisa ser<br /></blockquote>
<blockquote>revolucionada, e até curtos-circuito costumam dar bom tempero a esses<br /></blockquote>
<blockquote>processos. Lá embaixo, você questiona o porque dos Sindicatos (de músicos<br /></blockquote>
<blockquote>profissionais) exigirem para ingresso a carteira da OMB: pois ainda exigem,<br /></blockquote>
<blockquote>ou pelo menos - legalmente - deveriam, pois é o único documento que,<br /></blockquote>
<blockquote>oficialmente, comprova a habilitação para o exercício da profissão, o que<br /></blockquote>
<blockquote>com alguma boa vontade é possível distinguir do inabalável direito à livre<br /></blockquote>
<blockquote>expressão musical.<br /></blockquote>
<blockquote>Note que há dois planos necessários a esse debate: um toma a lei como<br /></blockquote>
<blockquote>parâmetro, enquadra nossa "profissão" em meio às demais e estabelece os<br /></blockquote>
<blockquote>procedimentos que, à época, avaliava-se como adequados ao que estabelece.<br /></blockquote>
<blockquote>Então, trazendo as muitas mudanças ao longo dos anos, nos dirigimos ao<br /></blockquote>
<blockquote>segundo, que é o do que queremos para o futuro, onde temos dois caminhos:<br /></blockquote>
<blockquote>acabar com a OMB (adorei suas sugestões para aproveitamento dos espaços!) ou<br /></blockquote>
<blockquote>admiti-la como entidade possível, para papéis que possamos convergir em<br /></blockquote>
<blockquote>torno de. Temo que ambas as posições revelem um naco de profissão de fé, uma<br /></blockquote>
<blockquote>vez que uma canetada que a extingua não vá garantir o bom aproveitamento de<br /></blockquote>
<blockquote>seu legado físico; tampouco a melhor reformulação da lei garantirá pessoas<br /></blockquote>
<blockquote>sensatas ou regulamentos adaptáveis aos contornos multifacetados de nossa<br /></blockquote>
<blockquote>arte maior, segundo Meyer não objetivamente valoráveis.<br /></blockquote>
<blockquote>De onde torna-se tentador o seu argumento em prol dos "países (que) mundo<br /></blockquote>
<blockquote>afora sobrevivem tão bem sem essa tal regulamentação". Mas acontece que a<br /></blockquote>
<blockquote>regulamentação não deveria servir às controvérsias valorativas dos nossos<br /></blockquote>
<blockquote>olhares enviesados ou preconceituosos, e sim às condições em que, já<br /></blockquote>
<blockquote>habilitado, exerce sua atividade remunerada. A regulação nasce para que um<br /></blockquote>
<blockquote>mercado restrito a posturas adequadas (quanto à grana, nada a ver com<br /></blockquote>
<blockquote>origem, habilidade, estilo, destreza, estas da esfera da admissão) não se<br /></blockquote>
<blockquote>deprede com amantes que, ao trocar oportunidades profissionais por prazer,<br /></blockquote>
<blockquote>limita ou rebaixa a capacidade de remuneração de quem sobrevive da música. E<br /></blockquote>
<blockquote>precisamos nos preocupar com elas e com o mercado, se quisermos aproximar a<br /></blockquote>
<blockquote>Casa Grande da Senzala (de uma vez por todas!)<br /></blockquote>
<blockquote>Então lembro outra vez dos muitos países em que isso razoavelmente foi<br /></blockquote>
<blockquote>feito, me permito discordar quanto à ausência de regulamentação<br /></blockquote>
<blockquote>profissional. Tratando de países desenvolvidos, mesmo onde não há tradição<br /></blockquote>
<blockquote>associativa ou sindical consistente, tais como há na França, Alemanha, etc.,<br /></blockquote>
<blockquote>os governos exercem um alto poder de regulação, direta ou indiretamente,<br /></blockquote>
<blockquote>especialmente através dos sistemas de assistência ou fomento, quando não<br /></blockquote>
<blockquote>combinam as duas coisas. A "festa" brasileira começa no Estado débil,<br /></blockquote>
<blockquote>incrivelmente ainda tão mínimo. O livre mercado - por natureza tendencioso e<br /></blockquote>
<blockquote>assimétrico - só se viabiliza na tradicional exceção internacional<br /></blockquote>
<blockquote>norte-americana, em que sua pujança resolve por si os desequilíbrios, e<br /></blockquote>
<blockquote>acaba havendo trabalho para todos. Aqui no Brasil, penso que carecemos<br /></blockquote>
<blockquote>exatamente de maior poder de articulação nacional e, se imbuída de<br /></blockquote>
<blockquote>propósitos equilibrados (que admito serão de difícil obtenção), este poderia<br /></blockquote>
<blockquote>ser um papel excelente para uma nova OMB, Deus queira laica, asseada<br /></blockquote>
<blockquote>da exclusividade das leituras temperadas e ocidentais do século XVII, da<br /></blockquote>
<blockquote>qual temo não sejamos capazes de nos livrar em curto prazo, ponderaria.<br /></blockquote>
<blockquote>Eu também só topo a discussão se for complexa; conduz esse lado desafiador.<br /></blockquote>
<blockquote>Mas acho que temos pontos em comum, embora ressalve que os jornalistas<br /></blockquote>
<blockquote>querem sim a reserva de mercado, veja a Fenaj; o judiciário e os donos da<br /></blockquote>
<blockquote>mídia é que não permitem. E isso só se confunde com nosso problema porque<br /></blockquote>
<blockquote>misturamos essa discussão ao "diploma para tocar", repugnante como o<br /></blockquote>
<blockquote>"autorização para escrever em jornais". Creio que precisamos mesmo de um<br /></blockquote>
<blockquote>Gaspari musical para passar a limpo nossa história cultural durante os anos<br /></blockquote>
<blockquote>de chumbo. E vamos dar a carteira à sogra que solfeja tríades de qualquer<br /></blockquote>
<blockquote>escala; só que na hora do "serviço", ela vai ter que acatar as regras do<br /></blockquote>
<blockquote>mercado de quem vive disso; penso que é assim que operam as associações de<br /></blockquote>
<blockquote>classe pelo mundo, e assim imagino termos a nossa (de volta).<br /></blockquote>
<blockquote>Outro grande abraço, Rodolfo!<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>________________________________<br /></blockquote>
<blockquote>De: Rodolfo Caesar <<a href="http://mce_host/compose?to=rodolfo.caesar@gmail.com" target="_blank">rodolfo.caesar@gmail.com</a>><br /></blockquote>
<blockquote>Para: Alexandre Negreiros <<a href="http://mce_host/compose?to=alexandrenegreiros@yahoo.com.br" target="_blank">alexandrenegreiros@yahoo.com.br</a>><br /></blockquote>
<blockquote>Cc: silvioferrazmello<br /></blockquote>
<blockquote><<a href="http://mce_host/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank">silvioferrazmello@uol.com.br</a>>; <a href="http://mce_host/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br /></blockquote>
<blockquote>Enviadas: Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2011 11:18:09<br /></blockquote>
<blockquote>Assunto: Re: [ANPPOM-L] A Anppom e Ordem dos Músicos do Brasil<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Caro Alexandre,<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Tudo bem com vc? Legal te ver por aqui de novo!<br /></blockquote>
<blockquote>Eu tenho ainda algumas discordâncias:<br /></blockquote>
<blockquote>Vc diz:<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Nada que não possa ser muito melhorado, quem sabe projetando a um<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>padrão "THE-de-final-de-curso" aplicados pelas universidades, ou sob sua<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>supervisão. Ou alguma forma de vínculo entre diplomas das universidades<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>reconhecidas pelo MEC e a carteira profissional, ....<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Vc se refere ao sistema de admissão à OMB. E logo em seguida completa:<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>
<blockquote>  Admito que hoje a OMB é desprezível, sob qualquer ângulo,<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Ué, então para que aprimorar o que é desprezível? Esse é o pior ângulo!<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Concordo com vc aqui:<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>
<blockquote>não ser sua estrutura instalada: prédios, salas, funcionários que, em<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>tese,<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>servem à música.<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Ótimo! Vamos aproveitar esse hardware p/ fazer escolas (num bom e<br /></blockquote>
<blockquote>amplo sentido!), salas de espetáculo, conferências, etc! Coisas que<br /></blockquote>
<blockquote>estimulem o conhecimento e a produção de músicas, de A a Z, ou seja,<br /></blockquote>
<blockquote>de Adoniram Barbosa à Zoophonie de Hercule Florence, passando pelas<br /></blockquote>
<blockquote>sonoridades de campanários italianos, de sirenes de navio no golfo de<br /></blockquote>
<blockquote>Aden ou de minas de carvão inglesas no século XIX, enfim por tudo o<br /></blockquote>
<blockquote>que soar, e até o que não soar tb... se couber.<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Já, se vc prefere,<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Com esse hardware adaptável, fazê-la funcionar a contento<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Não volta tudo outra vez à estaca zero?<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>
<blockquote>está ao alcance de um bom projeto de lei, que pode até ser proposto pela<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>ANPPOM.<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Aqui eu pulo fora, mesmo!, porque seria submeter o 'hardware' a um<br /></blockquote>
<blockquote>'circuit bending' perigoso!<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>
<blockquote>.... são duas entidades distintas, com funções distintas, e o<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>que está mesmo faltando é a modernização da lei de 1960, que criou a OMB e<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>regulamentou "nossa" profissão.<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Tantos países mundo afora sobrevivem tão bem sem essa tal<br /></blockquote>
<blockquote>'regulamentação'! Por que aqui, onde a classe dos jornalistas tenta<br /></blockquote>
<blockquote>quebrar a obrigatoriedade do diploma de faculdade, a dos advogados<br /></blockquote>
<blockquote>enfrenta milhões de problemas, e o modelo de todas: a dos juízes,<br /></blockquote>
<blockquote>indestrutivelmente instalada no topo da cadeia alimentar<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Meu 'dever', ou vocação (?), como acadêmico, e como artista, é o de<br /></blockquote>
<blockquote>procurar a complexidade, e não o de resolver (o que, poxa vida, não<br /></blockquote>
<blockquote>tem solução), dando uma mexida aqui e outra lá, 'modernizando a lei de<br /></blockquote>
<blockquote>1960'!<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Fica o meu questionário:<br /></blockquote>
<blockquote>( ) Alguém sabe me dizer por que, nos anos setenta, o sindicato de<br /></blockquote>
<blockquote>músicos exigia, para ingresso, a apresentação da carteira da OMB?<br /></blockquote>
<blockquote>( ) Alguém sabe me dizer  quais as 'fontes bibliográficas' que<br /></blockquote>
<blockquote>apoiariam a preconceituosa decisão da OMB ao repartir suas ovelhas em<br /></blockquote>
<blockquote>'eruditas' e 'populares'?<br /></blockquote>
<blockquote>( ) Alguém sabe por que, naqueles anos de chumbo, para a 'liberação de<br /></blockquote>
<blockquote>um show' precisava-se pagar por uma carimbada na OMB, sendo isto<br /></blockquote>
<blockquote>exigência para descolar outra na Censura Federal, cujo endereço (o<br /></blockquote>
<blockquote>quartel da PM) era fornecido pela OMB sem o menor escrúpulo?<br /></blockquote>
<blockquote>( ) Alguém saberá aplicar um teste modernizado aos músicos regionais<br /></blockquote>
<blockquote>dos arredores de Dores do Indaiá para que eles possam tocar num<br /></blockquote>
<blockquote>casamento levando uma graninha? Eles nunca foram a BH, onde sobrevive<br /></blockquote>
<blockquote>a filial da OMB que os afeta.<br /></blockquote>
<blockquote>( ) Alguém sabe me dizer se/como e por que eles cairiam ou não na<br /></blockquote>
<blockquote>jurisdição da OMB?<br /></blockquote>
<blockquote>( ) Alguém daria a carteira pr'aquele genro preguiçoso da dona da<br /></blockquote>
<blockquote>eco-pousada de outros arredores de Dores, só porque ele sabe tocar no<br /></blockquote>
<blockquote>violão uma penca de sucessos da Turma da Esquina, animando a noitada e<br /></blockquote>
<blockquote>cobrando couver artístico dos hóspedes encachaçados? Ele vai de Blazer<br /></blockquote>
<blockquote>(da sogra) a BH quando bem quiser...<br /></blockquote>
<blockquote>( ) A filha da sogra do genro é capaz de solfejar tríades. E se...?<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>Obrigado pelo estímulo à conversa, Alexandre e um grande abraço!<br /></blockquote>
<blockquote>Rodolfo<br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Sugiro sermos menos suscetíveis<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>ao catastrófico histórico recente da OMB, que não deveria determinar uma<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>avaliação que melhor se colocaria para o futuro que querermos. Polarizar<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>entre "viva ou morra" é por demais reducionista, imagino.<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Alexandre<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>________________________________<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>De: Rodolfo Caesar <<a href="http://mce_host/compose?to=rodolfo.caesar@gmail.com" target="_blank">rodolfo.caesar@gmail.com</a>><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Para: silvioferrazmello <<a href="http://mce_host/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank">silvioferrazmello@uol.com.br</a>><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Cc: <a href="http://mce_host/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Enviadas: Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011 13:38:34<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Assunto: Re: [ANPPOM-L] A Anppom e Ordem dos Músicos do Brasil<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Mas Silvio:<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>tem os que precisam dela (é pela omb que está regulamentada qtas horas de<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>ensaio, horas de descanço entre ensaios, definição do que chamamos de<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>serviços etc)<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Isto, como já foi dito mais de uma vez aqui, é função de sindicato...<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>abs,<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>rc<br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>hoje mesmo recebemos uma mensagem bacana do antunes sobre o histórico da<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>omb<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>e da importância da regularização de um profissão<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>no mais, vale pensar realmente que se a omb regula também as aulas de<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>música, ela é oportuna no que diz respeito ao ensino de música nas<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>escolas<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>públicas por leigos (que acaba mais sendo um desserviço do que um<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>trabalho<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>real para a música no país).<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>ou seja, são diversas as posições e importantes de serem colocadas e<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>ouvidas<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>(lidas) para que se pense a respeito antes de uma posição, sobretudo se<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>acatamos a proposta do paulo castagna de uma sessão omb na próxima<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>anppom.<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>abs<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>silvio<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>On Jan 25, 2011, at 9:01 PM, Edilson Rocha wrote:<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Caros colegas<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Esta discussão é das mais oportunas, e o momento precisa ser aproveitado<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>para que seja definida e defendida em bloco uma proposta, escolhida pela<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>maioria dos associados, e no interesse de categoria.<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Meu voto, se for o caso, também é pelo fim da ordem!<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Edilson Rocha<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Prof. Adjunto<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>DEMUSI - UFSJ<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Acesse o site:<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote> <a href="http://www.maestroedilsonrocha.cjb.net" target="_blank">www.maestroedilsonrocha.cjb.net</a><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Pesquisa, regência, técnica vocal<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>________________________________<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>From: <a href="http://mce_host/compose?to=marciomattos@marciomattos.com" target="_blank">marciomattos@marciomattos.com</a><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Date: Mon, 24 Jan 2011 18:11:45 -0300<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>To: <a href="http://mce_host/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Subject: Re: [ANPPOM-L] A Anppom e Ordem dos Músicos do Brasil<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Colegas.<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Um amigo meu chamado AMAUDSON XIMENES (<a href="http://mce_host/compose?to=amaudson@gmail.com" target="_blank">amaudson@gmail.com</a>) de Fortaleza,<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Ceará tem um trabalho acadêmico sobre o assunto (anexo). E outro colega,<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>advogado, chamado Fábio Barros podem contribuir com o debate caso alguém<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>tenha interesse em convidá-los.<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Meu voto, se for o caso, é pelo fim da ordem!<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Um abraço,<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Márcio Mattos<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Em 24 de janeiro de 2011 12:48, Sonia<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Ray <<a href="http://mce_host/compose?to=soniaraybrasil@gmail.com" target="_blank">soniaraybrasil@gmail.com</a>> escreveu:<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Caro Paulo e colegas da lista,<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>A possibilidade de abrirmos um debate sobre o tema na Assembléia esteve<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>aberta desde o início da discussão. Acho plausível que o debate ganhe<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>também<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>um espaço no Congresso, dada a dimensão que a discussão tem alcançado na<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>lista. Levarei o assunto a coordenação do Congresso e comissão científica<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>e<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>retornarei pra lista uma posição neste sentido.<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Abraços,<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Sonia<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>--<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>SONIA RAY<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Contrabaixo - PPG Música - Universidade Federal de Goiás<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Presidente da ANPPOM (<a href="http://www.anppom.com.br" target="_blank">www.anppom.com.br</a>)<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Tel: +5562-9249.0911<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Em 19 de janeiro de 2011 19:37, Paulo<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Castagna <<a href="http://mce_host/compose?to=brsp@uol.com.br" target="_blank">brsp@uol.com.br</a>> escreveu:<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Colegas,<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Não seria o caso de se agendar um debate sobre a OMB no próximo Congresso<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>da<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Anppom em Uberlândia? Nessa ocasião (e até lá) seria possível levantar<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>mais<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>informações sobre a atuação legal da OMB e sobre as questões que vêm<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>sendo<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>levantadas pela comunidade musical, para, se for esse o nosso desejo,<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>elaborar uma manifestação oficial da Anppom sobre a questão (como propor<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>a<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>extinção da obrigatoriedade de filiação à OMB e outras medidas). E, penso<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>eu, talvez fosse melhor começar por esse caminho, uma vez que começar por<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>sugerir a extinção dessa entidade pode não ser eficaz, ainda que a<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>proposta<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>seja justa (reiterando, trata-se apenas de uma observação sobre eficácia<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>e<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>não sobre a justiça do argumento). De qualquer maneira, creio que um<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>debate<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>no próx imo Congresso e uma posição oficial da Anppom dariam bastante<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>força<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>à nossa reivindicação, seja ela qual for.<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Abraço,<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Paulo Castagna<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote> <a href="http://mce_host/compose?to=brsp@uol.com.br" target="_blank">brsp@uol.com.br</a><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>________________________________________________<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Lista de discussões ANPPOM<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>________________________________________________<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>________________________________________________<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Lista de discussões ANPPOM<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>________________________________________________<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>--<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>MÁRCIO MATTOS<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Coordenador do Curso de Música da UFC - Campus Cariri<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Coordenador do CEMUC [<a href="http://cemucufc.blogspot.com" target="_blank">cemucufc.blogspot.com</a>] / Tutor do PET MÚSICA UFC -<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Cariri<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Site Profissional: <a href="http://cariri.ufc.br" target="_blank">cariri.ufc.br</a> / <a href="http://educacaomusical.cariri.ufc.br" target="_blank">educacaomusical.cariri.ufc.br</a><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Site Pessoal: <a href="http://www.marciomattos.com" target="_blank">www.marciomattos.com</a><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Crato - Ceará - Brasil<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>MSN: <a href="http://mce_host/compose?to=mmttos@gmail.com" target="_blank">mmttos@gmail.com</a><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>SKYPE: mmttos<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>________________________________________________ Lista de discuss�es<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>ANPPOM <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l________________________________________________" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l________________________________________________</a> ________________________________________________<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Lista de discussões ANPPOM<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>________________________________________________<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>________________________________________________<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Lista de discussões ANPPOM<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>________________________________________________<br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><br /></blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>________________________________________________<br /></blockquote>
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