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<p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Ótima explanação do Maurício Loureiro,
a única diferença com relação ao panorama do séc. XVII é que o soberano Luis
XIV jamais daria plenos poderes a um maestro ou qualquer outro humano (ou
desumano). Aliás, bem que ele fazia, acredito que o J.B. Lully seria um péssimo
administrador, bem como os maestros-administradores de hoje. Além disso, o caráter
arcaico-retrógrado do referido “Maestro” transpassa o tempo passado nos seus
discursos que versam sobre a “grande música”, a “qualidade da formação” (como
se fosse um parâmetro estático, e tem a cara de pau de sugerir que as IES
deveriam formar músicos a seu gosto) e a visão de que o ouvido absoluto designa
músicos melhores ou piores. Com isso, o maestro se mostra pós-queda da Bastilha,
um moderno, totalmente atualizado com fundamentos teóricos como os de Diderot
ou Rousseau. Ironias a parte, vem bem a calhar um caso como este da OSB
justamente no momento em que as instituições de ensino superior são convidadas
a (re) pensar suas práticas, seus currículos e projetos pedagógicos. Queremos
formar o que? Na minha opinião, déspotas esclarecidos com ouvido absoluto e
formação musical desde o berço não são mais tão úteis para o crescimento da música
no Brasil. </p>

<br><br>Thiago Colombo de Freitas<br><br><br><br>> From: mauricio.alves.loureiro@gmail.com<br>> To: anppom-l@iar.unicamp.br; auroraneiva@gmail.com<br>> Date: Sun, 20 Mar 2011 20:47:05 -0300<br>> Subject: [ANPPOM-L] RES: Qualidade_formação_músicos_no_Brasil<br>> <br>> Prezados músicos desta lista,<br>> <br>> Acho que o problema que ainda persiste nas orquestras brasileiras é<br>> exatamente aquilo que permite os Srs. Maestros, se chamarem de Maestros, e,<br>> obviamente, exigindo que todos o chamem assim. Talvez seja isso que faz com<br>> que soe perfeitamente natural essa declaração do Sr. Maestro Minczuk:<br>> “...ESTOU DANDO oportunidade para os músicos da própria OSB alcançarem<br>> posições acima das que ocupam hoje”.<br>> <br>> Seria mais coerente com a real estrutura funcional de uma orquestra<br>> sinfônica se aos regentes fossem dado o nome de Sr. Sol, para homenagear<br>> Luis XVI, em cuja corte essa bizarra instituição foi inventada.<br>> <br>> Esses Maestrinhos jovens, que no contexto acadêmico seriam chamados de<br>> "recém-maestros", chegam a dar saudade da tirania do velho Eleazar de<br>> Carvalho...<br>>   <br>> Abraços<br>> <br>> Mauricio Loureiro<br>> (assistente de primeira clarineta e requinta da OSESP Eleazarana)<br>> <br>> <br>> <br>> De: Aurora Neiva [mailto:auroraneiva@gmail.com] <br>> Enviada em: domingo, 20 de março de 2011 18:10<br>> Para: undisclosed-recipients:<br>> Assunto: Qualidade_formação_músicos_no_Brasil<br>> <br>> Prezados Colegas <br>> <br>> Embora seja docente da área de Letras da UFRJ e não de Música, venho<br>> solicitar que os colegas avaliem a afirmação feita pelo Maestro Minczuk na<br>> revista Época (ver texto integral abaixo, especialmente trecho em amarelo)<br>> sobre a qualidade dos cursos de música no Brasil (“Um grande problema do<br>> Brasil é que nossas escolas não preparam bons músicos, com o nível de que as<br>> orquestras de excelência precisam”) e o uso indevido que ele está fazendo da<br>> OSB Jovem, como substituta da OSB profissional, conforme noticiado no<br>> próprio site oficial da OSB. O Sr. Minczuk, como vocês já devem saber, está<br>> encabeçando um processo de desintegração e desnacionalização da OSB. <br>> Como muitos de vocês, fiz meu doutorado no exterior, mas isso não significa<br>> que todos os estudantes de minha área de atuação só serão bons profissionais<br>> se também estudarem fora do Brasil.  Muito pelo contrário: foi feito um<br>> investimento em nossas formações no exterior para que pudéssemos ser<br>> multiplicadores de excelência em nossas áreas de atuação nas universidades<br>> do país, tanto nos cursos de pós como nos de graduação. E tenho certeza de<br>> que estamos fazendo nosso papel muito bem. <br>> <br>>  Envio-lhes o link da petição pública contra as ações desse maestro e da<br>> administração da Fundação OSB. Talvez vocês concordem em se juntar aos 3314<br>> signatários já existentes:<br>> http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=OSB2011<br>> <br>> Saudações universitárias,<br>> <br>> Aurora Neiva<br>> Professora Associada<br>> Departamento de Letras Anglo-Germânicas<br>> Programa Interdisciplinar Linguística Aplicada<br>> Faculdade de Letras / UFRJ<br>> <br>> Artigo da Época<br>> Roberto Minczuk: "Não existe desafio para os músicos"<br>> Em meio à revolta de mais da metade da Orquestra Sinfônica Brasileira, o<br>> regente afirma que só vai tocar na temporada quem for avaliado<br>> RAFAEL PEREIRA<br>> A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) é uma das mais tradicionais do país.<br>> Foi criada há 70 anos por três professores da Escola Nacional de Música para<br>> ser a principal orquestra do país. Passou por fases gloriosas,<br>> principalmente sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky, mas foi<br>> derrubada pela decadência financeira nos anos 90. A tradição ainda está lá,<br>> mas há muito deixou de estar entre as melhores. Quando chegou para assumir<br>> como maestro e diretor artístico, em 2005, Roberto Minczuk encontrou músicos<br>> com salários baixos e atrasados. Sua missão pessoal foi tirar a OSB do limbo<br>> artístico, e a fundação privada que administra a orquestra fechou<br>> patrocínios importantes para tornar isso possível.<br>> Em cinco anos, os salários dos músicos praticamente triplicaram, e Minczuk<br>> instituiu uma rotina maior de ensaios e concertos. Justamente quando tudo<br>> parecia ir bem, os músicos se insurgiram contra seu maestro. O motivo: para<br>> um novo salto de excelência, todos os quase 90 músicos deveriam ser<br>> avaliados individualmente, para ajustes técnicos. É uma medida rara,<br>> normalmente tomada para substituir músicos com rendimento abaixo do<br>> esperado. Foi o que aconteceu na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo<br>> (Osesp), em 1997. Na ocasião, Minczuk era diretor artístico adjunto da<br>> Osesp, sob o comando do maestro John Neschling. O fantasma da demissão e a<br>> falta de participação nas decisões da instituição revoltaram os<br>> instrumentistas da OSB. “Discordamos do modo autoritário como a<br>> administração nos trata”, disse Luzer Machtyngier, presidente da comissão de<br>> músicos.<br>> Em um primeiro momento, os músicos exigiram mudanças no processo de<br>> avaliação. O tempo de dois meses de preparo foi considerado insuficiente.<br>> Além disso, pediram à direção uma reunião para discutir o repertório das<br>> avaliações. Logo depois, porém, reunidos em assembleia, decidiram não<br>> participar das audições individuais, realizadas entre os dias 10 e 18 de<br>> março. A comissão de músicos pediu a suspensão das avaliações, mas o pedido<br>> foi negado em segunda instância. Mesmo assim, mais da metade dos músicos não<br>> apareceu para a avaliação, e a situação segue sem solução. O caso virou tema<br>> internacional nas redes sociais.<br>> Em entrevista a ÉPOCA, Minczuk disse que os músicos que faltaram estão sendo<br>> contatados para uma segunda chamada. A temporada de ensaios e concertos da<br>> OSB começará em agosto, mas o impasse prosseguirá. Na retomada dos<br>> trabalhos, Minczuk afirma que contará apenas com músicos que passaram pela<br>> avaliação.<br>>   ENTREVISTA - ROBERTO MINCZUK  <br>> QUEM É<br>> Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, do Rio de<br>> Janeiro. Nasceu em São Paulo, em 23 de abril de 1967. Foi trompista prodígio<br>> e tornou-se profissional aos 14 anos. Foi regenteassociado da Filarmônica de<br>> Nova Yorke regente adjunto da Osesp, em São Paulo<br>> O QUE FEZ<br>> Depois de cinco anos à frente da OSB,exigiu avaliações individuais<br>> dosmúsicos para o que chamou de “salto dequalidade”, provocando revolta no<br>> grupo<br>> ÉPOCA – O senhor esperava tanta reclamação ao exigir avaliações individuais<br>> de seus músicos? <br>> Roberto Minczuk – Estranhei porque, como músico, não faria isso. Não estou<br>> pedindo isso a troco de nada. A proposta é ter aquilo que sempre se sonhou e<br>> nunca se teve na OSB. E me dói muito, porque a maior parte das acusações não<br>> tem fundamento algum.<br>> ÉPOCA – O que os músicos ganham com isso? <br>> Minczuk – Não estamos fazendo avaliações sem dar nada em troca. O piso<br>> salarial vai aumentar de R$ 6.200 para valores entre R$ 9 mil e R$ 11 mil.<br>> Atualmente tenho 13 posições abertas na orquestra. Por meio das avaliações,<br>> estou dando oportunidade para os músicos da própria OSB alcançarem posições<br>> acima das que ocupam hoje. Um violista que ouvimos nesse processo já foi<br>> promovido dentro do grupo. Vai ganhar mais, vai sentar mais à frente.<br>> ÉPOCA – Houve recusa de fazer testes? <br>> Minczuk – Houve, e não era facultativo. Teremos um calendário maior, com<br>> ensaios à tarde – coisa que não existia – e uma exigência de dedicação<br>> maior. Alguns músicos não têm interesse ou disponibilidade para esse grau de<br>> dedicação. Nós apresentamos um programa de demissão voluntária para quem não<br>> estiver de acordo tomar a iniciativa de sair. As audições estão ocorrendo<br>> bem, mas pouco mais da metade dos músicos não está vindo.<br>> ÉPOCA – O medo dos músicos é da demissão. Algum músico pode ser demitido se<br>> não for bem durante a avaliação? <br>> Minczuk – As audições não são para demitir ninguém. Nunca foi dito que isso<br>> aconteceria. Esse receio existe, é claro, porque pessoas já foram demitidas<br>> no passado recente, mas não é o caso do processo atual. Além disso, as<br>> avaliações são compostas de repertório que todos já tocaram e têm debaixo<br>> dos dedos.<br>> "Alguns não têm instrumento de qualidade superior. Vão ter de comprar"<br>> ÉPOCA – Quando o senhor demitiu algum músico da OSB? <br>> Minczuk – Quando assumi a orquestra, em agosto de 2005, trabalhei 18 meses<br>> com eles e, depois dessa primeira fase, detectamos que a OSB era muito<br>> desigual, com músicos muito bons e outros com menos qualidade. Fizemos esse<br>> ajuste no começo de 2007 e, dos mais de 80 músicos, 14 não estavam aptos<br>> para acompanhar o crescimento da orquestra.<br>> ÉPOCA – Como os músicos reagiram? <br>> Minczuk – É sempre difícil demitir, e houve muita reclamação, evidentemente.<br>> Uma foi sobre a falta de avaliações: “Maestro, poderia ter havido uma<br>> avaliação para essas pessoas antes da decisão”. Foi um dos motivos que me<br>> levaram a fazer as avaliações atuais, para todos.<br>> ,<br>> PROTESTO <br>> Os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira em protesto que fizeram na<br>> semana passada contra a decisão do maestro de testá-los<br>> ÉPOCA – Se as avaliações atuais não são para demitir músicos com baixo<br>> rendimento, para que servirão?<br>> Minczuk – Por exemplo, em um naipe de 16 primeiros violinos, precisamos<br>> ouvir um por um para detectar pequenos problemas rítmicos, de afinação ou<br>> sonoridade. Precisamos de uma unidade perfeita. Nas avaliações que já<br>> fizemos, detectamos alguém que tem tendência a uma afinação mais alta, e<br>> outra pessoa, ao contrário, mais baixa. Em termos de ritmo, alguns são mais<br>> lentos e outros mais rápidos. Até em relação à sonoridade. Alguns não têm<br>> instrumento de qualidade superior, para a sonoridade que queremos. Com a<br>> nova remuneração, essa pessoa terá de investir em um novo instrumento.<br>> Podemos dar esse retorno ao músico e ajustar esses detalhes, fundamentais<br>> para o passo de qualidade que queremos. O que mais dá força em uma orquestra<br>> é essa uniformidade, quando ouvimos várias pessoas tocando como uma só.<br>> ÉPOCA – A mudança técnica de patamar pode levar a OSB a recuperar o<br>> prestígio que perdeu no mercado nacional? <br>> Minczuk – É fundamental para manter uma posição competitiva com outras<br>> orquestras. Com São Paulo, por exemplo. Para você atrair bons músicos,<br>> precisa oferecer salários atraentes. Por isso os seguidos aumentos. Se você<br>> compara nossa agenda com a da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a<br>> Osesp, temos muito menos ensaios e concertos. Eles ganham mais em São Paulo,<br>> mas, proporcionalmente ao número de dias trabalhados, os músicos da OSB<br>> ganham mais. Nossa proposta atual é equiparar os salários com a Osesp.<br>> Queremos instituir a gratificação por espetáculo, o que vai aumentar sua<br>> renda e estimular a produtividade.<br>> ÉPOCA – Os músicos reclamam do pouco tempo que tiveram para se reciclar<br>> antes das avaliações, de dois meses. É pouco? <br>> Minczuk – Para o que pretendemos, não. Na Osesp, foi uma audição para ver<br>> quem ficaria ou não. Lá também tivemos revolta. Os dois meses de<br>> antecedência dados aqui foram o período de férias, em janeiro e fevereiro,<br>> pagos pela orquestra. A questão não é ouvir o músico tocando uma sinfonia de<br>> Brahms com seis meses de treinamento, porque tocamos uma sinfonia nova toda<br>> semana. Quero ouvir a realidade, em que toda semana temos de preparar um<br>> programa de 75 minutos.<br>> ÉPOCA – A temporada da OSB em 2011 vai começar só com músicos avaliados? <br>> Minczuk – Sim. É uma condição da instituição.<br>> ÉPOCA – O senhor está preparado para uma debandada? <br>> Minczuk – Espero que isso seja resolvido da melhor maneira. Ainda mais<br>> agora, com as audições já acontecendo. Já tivemos hoje um violinista que<br>> faltou à primeira chamada, mas veio na segunda. Foi uma decisão sábia, e ele<br>> foi muito bem avaliado, correu tudo bem.<br>> ÉPOCA – Como o senhor compara a qualidade artística das orquestras<br>> brasileiras com as grandes orquestras do mundo? <br>> Minczuk – Um grande problema do Brasil é que nossas escolas não preparam<br>> bons músicos, com o nível de que as orquestras de excelência precisam. Temos<br>> bons professores, mas não existe uma instituição que se compare a um<br>> conservatório europeu ou americano. Grande parte dos músicos, de qualquer<br>> orquestra profissional brasileira, aperfeiçoou-se fora do país.<br>> ÉPOCA – É impossível ser um músico excelente estudando em escolas<br>> brasileiras? <br>> Minczuk – É difícil. Não pela questão técnica. O que distingue o ótimo do<br>> soberbo são os detalhes, o estilo, a abordagem distinta que precisamos dar a<br>> compositores diferentes como Mozart ou Tchaikovsky. O que faz a diferença é<br>> viver em um ambiente onde se dá atenção às nuances. Isso se aprende com<br>> professores fantásticos e com músicos que te desafiam. Quando eu e meu irmão<br>> começamos a estudar música na Escola Municipal de Música de São Paulo, eu<br>> com 9 e ele com 12 anos, estávamos na mesma classe de solfejo. Nós dois<br>> éramos os únicos com ouvido absoluto na sala de aula, entre mais de 20<br>> alunos, todos mais velhos. Quando fui estudar na escola Juilliard, nos<br>> Estados Unidos, na minha classe de solfejo, de 15 alunos, pelo menos dez<br>> tinham ouvido absoluto. O desafio é constante. No Brasil ainda não existe<br>> desafio para os músicos clássicos. Existe para os músicos populares. Temos<br>> os melhores músicos de choro, e todos vêm para o Rio aprender.<br>> ÉPOCA – É destino dos maestros serem vistos como déspotas? <br>> Minczuk – As pessoas gostam da imagem do vilão da novela... Tem gente que<br>> não me conhece e fala barbaridades sobre mim. O maestro tem essa<br>> responsabilidade. São 90 músicos, e seguem um comando único. É uma relação<br>> de amor e ódio que cria uma tensão que faz bem à música. Nosso objeto de<br>> trabalho é a vida, o desespero, o sublime... É evidente que isso influencia<br>> o relacionamento. Se essa tensão for canalizada para o lugar certo, ela faz<br>> bem à grande arte.<br>> O que os músicos querem<br>> As reivindicações dos integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira<br>> Discutir o programa dos concertos com o maestro <br>> Os músicos querem participar da escolha das obras a serem tocadas nas<br>> avaliações. Segundo eles, em nenhum momento foram consultados <br>>  <br>> Mais tempo de ensaio <br>> O período de ensaios foi de dois meses, e o tempo de avaliação é de cerca de<br>> 30 minutos para cada um. Segundo os músicos, é muito pouco <br>>  <br>> Dividir o poder com o maestro <br>> Os músicos questionam o poder de Minczuk, que ocupa simultaneamente os dois<br>> cargos mais importantes da OSB: maestro e diretor artístico. Eles querem<br>> participação nas decisões de ambas as funções <br>> Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.<br>> Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br<br>> Versão: 9.0.894 / Banco de dados de vírus: 271.1.1/3518 - Data de<br>> Lançamento: 03/20/11 04:34:00<br>> <br>> ________________________________________________<br>> Lista de discussões ANPPOM<br>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>> ________________________________________________<br>                                    </body>
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