<div>Temos a satisfação de informar que a <strong>Revista Brasileira de Música, volume 23 número 2</strong>, está disponível (pdf) para download no site da EM/PPGM-UFRJ:</div>
<div><br> <br><a href="http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=804:rbm-v311&catid=48&Itemid=62">http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=804:rbm-v311&catid=48&Itemid=62</a><br>
 <br> <br>A matéria sobre o lançamento e mesa redonda está disponível em:<br> <br> <br><a href="http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=803:mesa-redonda-lanca-novo-volume-da-rbm&catid=66:pos-graduacao&Itemid=86">http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=803:mesa-redonda-lanca-novo-volume-da-rbm&catid=66:pos-graduacao&Itemid=86</a><br>
 <br></div>
<div>
<p><strong>REVISTA BRASILEIRA DE MÚSICA v. 23/2</strong></p>
<p><strong>"REPERCUSSÕES DO LONGO SÉCULO XVIII"</strong></p>
<p><strong></strong> </p>
<p><strong>Editorial</strong></p>
<p>Maria Alice Volpe</p>
<p> </p>
<p><strong>Artigos:</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Música da Paixão: a tipologia portuguesa</strong></p>
<p>José Maria Pedrosa Cardoso</p>
<p> </p>
<p><strong>Entre o hexacorde de Guido e o solfejo “francês”: a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano de Melo de Jesus (1759) – Primeira recepção da teoria do heptacorde num tratado teóricomusical em língua portuguesa</strong></p>

<p>Mariana Portas de Freitas</p>
<p> </p>
<p><strong>Curt Lange e Régis Duprat: os modelos críticos sobre a música no período colonial brasileiro </strong></p>
<p>Diósnio Machado Neto</p>
<p> </p>
<p><strong>Historiografia musical e hibridação racial</strong></p>
<p>Aldo Luiz Leoni</p>
<p> </p>
<p><strong>A Casa da Ópera de São Paulo no governo de D. Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão</strong></p>
<p>Claudia Polastre</p>
<p> </p>
<p><strong>The conditions of global discourse of diversity: Music Encyclopedias, Dictionaries and Ethnomusicology</strong></p>
<p>Michel Nicolau Netto</p>
<p> </p>
<p><strong>As transcrições das canções populares em Viagem pelo Brasil de Spix e Martius</strong></p>
<p>Silvio Augusto Merhy</p>
<p> </p>
<p><strong>O enigma do lundu</strong></p>
<p>Edilson Vicente de Lima</p>
<p> </p>
<p><strong>Reciclar os cantos do senhor: modernização e adaptação da música sacra no século XIX no Brasil </strong></p>
<p>Marshal Gaioso Pinto</p>
<p> </p>
<p><strong>Memória:</strong></p>
<p><strong><br></strong></p>
<p><strong>O legado de Francisco Curt Lange (1903-1997)</strong></p>
<p>Régis Duprat</p>
<p> </p>
<p><strong>Resenhas:</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Rogério Budasz, Teatro e música na América Portuguesa: convenções, repertório, raça, gênero e poder</strong></p>
<p>Marcelo Campos Hazan</p>
<p> </p>
<p><strong>André Cardoso, A Música na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro e A Música na Corte de D. João VI, 1808-1821 </strong></p>
<p>Maria Alice Volpe</p>
<p> </p>
<p><strong>Velhas e Novas Cirandas: Música para Fagote e Orquestra, Fábio Cury e Orquestra Amazonas Filarmônica </strong></p>
<p>Aloysio Fagerlande</p>
<p> </p>
<p><strong>Entrevista:</strong></p>
<p><strong><br></strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Régis Duprat em seus 80 anos </strong></p>
<p>Ilza Nogueira</p>
<p> </p>
<p><strong>Arquivo de Música Brasileira:</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Introdução: José Joaquim dos Santos (1747–1801) e o Hino para as Laudes do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo</strong></p>
<p>André Cardoso</p>
<p> </p>
<p><strong>Hymnus ad Laudes in Nativitate Domini Nostri Jesu Christi</strong></p>
<p>José Joaquim dos Santos (edição de André Cardoso)</p>
<p> </p>
<p>==================</p>
<div>Cordiais saudações,</div>
<div>Maria Alice<br></div>
<div> </div>
<div>Revista Brasileira de Música<br>Escola de Música/ Programa de Pós-Graduação<br>Universidade Federal do Rio de Janeiro<br>Maria Alice Volpe, Editora</div>
<div><a href="mailto:revista@musica.ufrj.br">revista@musica.ufrj.br</a></div>
<div><a href="http://www.musica.ufrj.br/">http://www.musica.ufrj.br</a></div>
<div> </div>
<div> </div></div>