Práticas de escuta do rock: experiência estética, mediações e materialidades da comunicação<br><br>Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho, 2010<br><br>Essa tese de doutoramento se ocupa do estudo comparativo de três práticas de escuta desenvolvidas a partir da interação dos ouvintes com<br>
três álbuns de bandas de Rock, a saber: <i>Dark Side of the Moon</i> (Pink Floyd), <i>Nevermind</i> (Nirvana) e <i>In Rainbows</i> (Radiohead). Para tanto,<br>apresenta um panorama descritivo da emergência do modelo musical popular-massivo como fenômeno do século XX, dependente das<br>
tecnologias de gravação e distribuição até então inexistentes, do surgimento das fronteiras genéricas do Rock, seus formatos expressivos<br>dominantes e práticas culturais associadas. Questiona quais seriam os elementos chamados em causa na experiência com cada um desses<br>
álbuns, a partir dos conceitos de <i>mediação</i> e <i>materialidades</i>, e constrói uma metodologia para a apreensão dessas condições de possibilidade da<br>experiência calcada nas características materiais das interações, uma vez que as práticas de escuta são possíveis graças às conformações materiais<br>
dos <i>media</i>. Como conclusões, o estudo revela padrões expressivos do Rock, como a dependência do formato álbum; rupturas, como a escuta<br>atenta sendo tensionada pela escuta corporal e distraída; e privilégios a mediações específicas residuais ou emergentes. Revela, também, aspectos<br>
mais gerais do estudo da experiência estética no campo da Comunicação que podem ser empregados em investigações posteriores.<br><br>Quem estiver interessado, por favor, entre em contato com o autor: <<a href="mailto:cardosofilho.jorge@gmail.com">cardosofilho.jorge@gmail.com</a>>.<br clear="all">
<br>Carlos<br>