<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Caro Prof. Rogerio Budasz:</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);"><br style="color: rgb(153, 0, 0);"><span style="color: rgb(153, 0, 0);">Obrigado por sua mensagem e por suas lúcidas considerações.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Em primeiro lugar gostaria de dizer que estou feliz por ter dado margem a que a lista de discussão da Anppom passasse a ser realmente uma lista de discussão de temas interessantes, abrindo espaço para várias manifestações, inclusive de colegas que nunca haviam, antes, escrito para a lista.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Existe uma grande confusão com relação à OBM. Muitos a confundem com um Sindicato que deve apenas lutar pelos direitos dos profissionais, dando-lhes permanentes benefícios.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">A OMB, autarquia federal da administração indireta, foi criada com o objetivo de fiscalizar o exercício da profissão.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);"><span style="color: rgb(153, 0, 0);">Todos os que têm curso superior em música são automaticamente reconhecidos pela OMB, recebendo a carteira profissional, que tem fé pública.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">O fato é que assim como fazemos diferença entre o Socialismo Utópico e o Socialismo Real, poderíamos também falar de duas OMBs: a OMB utópica, que está no papel, na letra da lei; e a OMB Real, escrota, canalha, repressora, injusta, que sempre esteve por aí.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Do jeito que as coisas vão, não mais será usada a expressão "exercício ilegal da profissão de músico", pois que, segundo a Ministra Ellen e muitas outras pessoas, principalmente músicos, ao invés de se consertar a OMB, deve-se extingui-la.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Existiram gestões da OMB, em algumas regiões (Conselhos Regionais), que já foram exemplares, aproximando-se do ideal: fiscalizando o exercício da profissão, intermediando entre músico e patrão defendendo direitos do músico, e até mesmo fornecendo seguro social e construindo retiros e conjuntos residenciais para seus filiados. Mas são casos esporádicos que ficaram esquecidos no tempo. As novas gerações não têm notícias desses momentos áureos da história da OMB.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">É claro que a OMB que aí está não serve a ninguém.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);"><span style="color: rgb(153, 0, 0);">O problema é que quem faz a OMB andar são os seus Conselhos e suas Diretorias, eleitas pelos associados. Faça um levantamento, e veja quais músicos integram essas diretorias. Pergunte aos colegas quem se disporia a se candidatar e integrar uma chapa para, sendo eleito, dar à OMB os rumos desejados.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">O que defendo não tem nada a ver com jdanovismo, stalinismo, dirigismo estético. Tem a ver somente com competência artística, competência técnico-musical, ou seja, com tudo aquilo que lutamos construir em nosso trabalho nas Universidades.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">A campanha em curso se afina com a onda do neoliberalismo, e com a entrega de tudo ao mercado. Ao mesmo povo que não tem acesso à educação de qualidade, pretende-se entregar a fiscalização das competências. A mídia em geral, a Rede Globo em particular, ficam encarregadas de ensinar ao povo aquilo de que se deve gostar, para que em seguida o mesmo povo passe a comprar, consumir, aquilo de que aprenderam a gostar.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">O caminho parece apontar para aquela situação em que qualquer tocador de instrumento será um profissional a ser engajado pelo patrão explorador, como mão de obra barata.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Essa situação fortalecerá a tese daqueles que querem acabar com a Música e as Artes na Universidade. Uma profissão que não precisa de regulamentação, cujo exercício não precisa de fiscalização, que não precisa de longos aprendizados, que seja entendida como apenas um direito à livre expressão, cuja prática seja caracterizada como atividade que não tem como oferecer riscos à sociedade, evidentemente não precisa ser ensinada em Universidades.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Abraço,</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);"><span style="color: rgb(153, 0, 0);">Jorge Antunes</span><br><br><br><br><br><br><br><div class="gmail_quote">Em 13 de agosto de 2011 09:17, Rogerio Budasz <span dir="ltr"><<a href="mailto:rogeriobudasz@yahoo.com">rogeriobudasz@yahoo.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font-family: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-size-adjust: inherit;" valign="top">
Prezado Maestro Jorge Antunes,<div><br></div><div><span style="font-family: arial,helvetica,clean,sans-serif; line-height: 15px;">Devo lembrar primeiramente que minha posição quanto à OMB sempre foi a de que quem quiser se filiar, filie-se e usufrua os benefiícios oriundos dessa filiação, se é que existe algum, mas que não se exija que intérpretes, regentes, compositores, educadores musicais, musicólogos, semioticistas musicais, engenheiros de som, copistas, etc. etc. façam o mesmo. </span></div>
<div><span style="font-family: arial,helvetica,clean,sans-serif; line-height: 15px;"></span>Entendo que o ponto principal de sua colocação concerne a afirnação <span style="font-family: arial,helvetica,clean,sans-serif; line-height: 15px;"> da ministra
 Ellen Gracie de que o exercício desregulamentado da profissão de músico não representa um "risco social". Noto que as suas mensagens anteriores referem-se a intérpretes e, talvez, técnicos de som. Entretanto, seus argumentos a respeito da interpretação "errada" de certas obras seriam fatalmente usados em outras esferas da prática musical, afinal compositores também são profissionais da música e seriam julgados pelo mesmo crivo. Curiosamente, a história nos tem mostrado que são sempre os regimes totalitários e as elites econômicas os maiores preocupados com o risco social que a música pode causar, porque para eles, de fato, certas músicas representam risco. Temo que, se</span><span style="font-family: arial,helvetica,clean,sans-serif; line-height: 15px;"> delegarmos à OMB ou a qualquer juiz decidir se a música que compomos e que interpretamos representa um risco social, aí voltaríamos ao
 Zhdanovismo ou, pior ainda, aos tempos do Reichsmusikkammer. Se por correto exercício da profissão de músico devemos entender apenas à interpretação e difusão da música, então a OMB que aí está não serve a ninguém. </span></div>
<div><span style="font-family: arial,helvetica,clean,sans-serif; line-height: 15px;"><br></span></div><div><span style="font-family: arial,helvetica,clean,sans-serif; line-height: 15px;">abraços</span></div><div><span style="font-family: arial,helvetica,clean,sans-serif; line-height: 15px;">Rogério Budasz</span></div>
<div><br><br><br>--- On <b>Thu, 8/11/11, SBME . <i><<a href="mailto:sbme@sbme.com.br" target="_blank">sbme@sbme.com.br</a>></i></b> wrote:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;">
<br>From: SBME . <<a href="mailto:sbme@sbme.com.br" target="_blank">sbme@sbme.com.br</a>><br>Subject: Re: [ANPPOM-L] STF e OMB<br>To: "ANPPOM"
 <<a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>><br>Date: Thursday, August 11, 2011, 2:44 PM<div><div></div><div class="h5"><br><br><div><span style="color: rgb(153, 0, 0);">Olá, colegas:</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">
<br style="color: rgb(153, 0, 0);"><span style="color: rgb(153, 0, 0);">Inicialmente gostaria de agradecer ao maestro Mário Marçal Jr, pela honra que me deu ao se debruçar em minhas reflexões, para emitir suas opiniões sobre o tema que levantei. O exímio violinista, líder do grupo SC Trio, expõe suas ideias de modo claro.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">

<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Entretanto acho oportuno relembrar que não fiz e nem faço, por enquanto, qualquer análise ou emissão de opinião, sobre a decisão do STF com relação à Ordem dos Músicos quanto à não obrigatoriedade de filiação dos músicos à entidade.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">

<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Recordo que o único tema que coloco na berlinda é a afirmação de Ministros, segundo a qual "a prática musical nunca representa risco social".</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">

<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Meu primeiro ímpeto é o de dizer que se alguma atividade pública mal realizada não representa risco social, então a mesma atividade quando bem realizada não implicará em qualquer bem social.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">

<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Se isso for verdade, poderíamos concluir que a prática musical "não cheira, nem fede". No limite chegaríamos à conclusão de que ela de nada serve e que o mundo poderia muito bem viver sem Música. Em não existindo música, ninguém morreria.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">

<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Mas, morrer é o mal maior?</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);"><span style="color: rgb(153, 0, 0);">Talvez alguns saibam que eu sou autor de algumas composições musicais. Eu, pessoalmente, preciso que os músicos, ao tocarem alguma de minhas peças –o que às vezes acontece–, toquem exatamente as notas, os ritmos, que coloquei na partitura. Claro, isso quando escrevo notas e ritmos determinados.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">

<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Talvez falte-me modéstia, talvez eu seja pretensioso, mas eu preciso que seja assim, porque acredito que o que escrevi na partitura determinará um bem social se for concretizado acusticamente, fielmente como escrevi.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">

<br style="color: rgb(153, 0, 0);"><span style="color: rgb(153, 0, 0);">Existem inúmeros exemplos de casos em que a música determina risco social. Para não me alongar mostrarei apenas um.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">

<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Há anos, talvez década, o Prof. Manoel Veiga, da UFBA, relatou uma de suas experiências como membro do Conselho de Cultura da Bahia, ou de Salvador (não me lembro de qual Conselho exatamente).</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">

<span style="color: rgb(153, 0, 0);">Chegara-lhe às mãos um estudo científico em forma de pesquisa médico-acústica que, ao final, demonstrava o seguinte: a juventude que acompanha os trios elétricos nas ruas de Salvador, já perdeu 15% de sua capacidade auditiva, em razão da alta intensidade sonora (com mais de 110 dB) em um raio de muitos metros.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">

<span style="color: rgb(153, 0, 0);">O então Conselheiro Manoel Veiga levou a denúncia às autoridades através do Conselho. O resultado foi o abafamento do relato e a ordem de não divulgação da pesquisa, porque o governo local alertou: "a divulgação da pesquisa implicaria em sério prejuizo para o turismo na Bahia".<br>

Evidentemente esse problema não tem nada com a Ordem dos Músicos. Evidentemeente não é se filiando à OMB que os 110 dB diminuirão. Reitero que coloco na berlinda apenas a afirmação dos Juizes da Alta Corte segundo a qual <i>"a música nunca oferece risco social"</i>.<br style="color: rgb(153, 0, 0);">

</span><span style="color: rgb(153, 0, 0);">Abraços,</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);"><span style="color: rgb(153, 0, 0);">Jorge Antunes</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);"><br><br><br><br><div>
Em 11 de agosto de 2011 14:59, mariomarcaljr <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=mariomarcaljr@gmail.com" target="_blank">mariomarcaljr@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">

<div><div>Olá Jorge Antunes e caros colegas!</div><div><br></div><div>Acredito que a discussão seja sempre saudável, por isso darei minha opinião aqui.</div><div><br></div><div>Acredito que tanto o veredicto quanto os argumentos estejam corretos, além de muito bem baseados na nossa constituição e nossas leis.</div>

<div><br></div><div>Quanto ao que o Sr. jorge Antunes argumentou discordo, entendo, mas na minha opinião se justifica.</div><div><br></div><div>Não acredito que alguém ou algum grupo tocando mal, ou "desafinado" possa causar um mal a sociedade. Se seguirmos essa linha iremos discutir infinitamente o que é arte, o que é afinação, o que o certo e errado. Isso em arte é um tanto limitador, tanto é que se seguíssemos as regras, estaríamos ainda impedidos de tocar trítonos.</div>

<div><br></div><div>O que é afinado ou não, mal ou bom, certo e errado deve ser decidido por quem ouve, e não por um grupo de pessoas que detém um documento que diz que eles são o que são ou fazem o que fazem. </div><div>

<br></div><div>Uma má interpretação não mata, no máximo vai fazer com que o publico se retire do recinto e nunca mais volte a assistir esse interprete, o que é problema do intérprete.</div><div><br></div><div>Não estou dizendo que enquanto profissionais não devamos buscar nos informar sobre o "como era ou é interpretada" a música de determinada época ou compositor. Mas essa preocupação deve se restringir a "escolas" e não a apresentação pública de determinada arte em sí, caso contrário estaríamos também limitando os variados tipos de  interpretações e isso seria como proibir uma obra de Shakespeare de ser traduzida ou o que é pior, só permitido o uso do inglês da época para interpretar.</div>

<div><br></div><div>Além disso acredito que o público tem todo o direito de poder escolher o que é melhor ou pior. E mesmo o pior pode vir a ser o melhor (de novo a história nos mostra quantos compositores morreram na pobreza porque a critica e/ou público achou que a sua música não prestava).</div>

<div><br></div><div>O "conhecimento técnico" pode ser necessário, mas não da forma como colocou o Sr. Jorge Antunes. Caso contrário não precisaríamos nem sequer existir como musicos, hoje um computador faria nosso trabalho com muito mais exatidão. O intérprete valeria como uma mera ferramenta entre o compositor e o público, e o mesmo perderia sua característica como artista e seria somente mais um operário, o que não acredito que seja verdade.</div>

<div><br></div><div>O que noto é uma mistura de argumentos, e cada um tenta puxar a brasa para o seu assado. </div><div><br></div><div>Não defendo a extinção de uma ordem dos musicos, mas sim a obrigatoriedade de se associar a uma. A ordem deve existir para defender a quem dela participa e não a limitar quem esta fora dela.</div>

<div><br></div><div>Outro dia li um texto de um colega preocupado em perder emprego porque sem a ordem, qualquer poderia ser musico. Achei tanto a preocupação quanto o argumento ridículos (me desculpem a sinceridade). Se um médico ou advogado quer também tocar um instrumento não vejo motivos para não o fazer. Tenho colegas os quais sua principal ocupação não é ser musico, e mesmo assim são extremamente profissionais e talentosos.</div>

<div><br></div><div>Fico imaginando o pior cenário se realmente fosse proibida a execução de música por quem não esta associado a uma ordem. A música ao vivo seria como uma droga, estaria sendo consumida nos cantos obscuros da sociedade... Ela seria comercializada no mercado negro da música ao vivo... Jovens seriam presos por estarem usando um violão numa rola de amigos... Existiria a GESTAPO da ordem dos musicos e fariam papel de aniquilar quem não se associasse ao nazismo musical. (essa piadinha foi boa!!!)</div>

<div><br></div><div>Me desculpem se não concordam, mas esta é a minha opinião. </div><div><br></div><div><br></div><div>Mário Marçal Jr.<div><br></div></div><div><br>Em 08/08/2011, às 13:21, "SBME ." <<a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=sbme@sbme.com.br" target="_blank">sbme@sbme.com.br</a>> escreveu:<br>

<br></div><div><div></div><div><div></div><blockquote type="cite"><div>Colegas:<br><br>Vejo que existe um intenso movimento de colegas em difundir a notícia sobre a decisão do STF.<br>Mas não vejo qualquer iniciativa em incentivar a discussão sobre a questão.<br>

<br>Vejo com muita preocupação os argumentos usados pelo ministros para decidir o que decidiram.<br>
Refiro-me aos argumentos, e não à decisão.<br><br>Ellen Gracie alegou que  o registro em entidades só pode ser exigido quando o 
exercício da profissão sem controle representa um "risco social", "como 
no caso de médicos, engenheiros ou advogados".<br>Isso é verdade?<br>O mau exercício da profissão de músico intérprete não representa risco social?<br>Imagine um grupo social ouvindo a execução de uma obra contemporânea, nada conhecida, ou conhecida apenas de outro grupo social, mal tocada, cheia de desafinações, erros, saltos, etc. Nessas circunstâncias o público, sem perceber se estava tudo certo ou errado, recebe aquela execução como se ela representasse a realização fiel da partitura.<br>


Nesse caso, o mau músico intérprete, realizador da performance cheia de erros, não estaria provocando consequências desastrosas para a sociedade?<br><br>O ministro Carlos Ayres Britto disse que não seria possível exigir esse 
registro pois a música é uma arte.<br>O ministro Ricardo Lewandowski, por sua vez, 
chegou a dizer que seria o mesmo que exigir que os poetas fossem 
vinculados a uma Ordem Nacional da Poesia para que pudessem escrever.<br><br>Mas, dentre as artes, a Música é a única que se utiliza do Triângulo da Comunicação para chegar ao público.<br>O pintor, o poeta, o cineasta, o escultor, colocam suas criações artísticas diretamente no suporte, e o público tem acesso à fruição da arte contemplando o suporte diretamente.<br>


A música instrumental não vive esse processo simples. O compositor coloca sua criação num suporte, a partitura, plena de signos representativos, que deverão ser decodificados por músicos instrumentistas. Essa decodificação exige profundo conhecimento técnico.<br>


<br>À salutar discussão!!!<br>Abraços,<br>Jorge Antunes<br><br><br><br><br><br><div>Em 1 de agosto de 2011 19:49, Rogerio Budasz <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=rogeriobudasz@yahoo.com" target="_blank"></a><a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=rogeriobudasz@yahoo.com" target="_blank">rogeriobudasz@yahoo.com</a>></span> escreveu:<br>


<blockquote style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font-family: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-size-adjust: inherit;" valign="top">

Matéria da Folha de hoje <<a rel="nofollow" href="http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/952808-musico-nao-precisa-de-registro-para-exercer-profissao-decide-stf.shtml" target="_blank"></a><a rel="nofollow" href="http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/952808-musico-nao-precisa-de-registro-para-exercer-profissao-decide-stf.shtml" target="_blank">http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/952808-musico-nao-precisa-de-registro-para-exercer-profissao-decide-stf.shtml</a>><br>


==================================================<br><br>Músico não precisa de registro para exercer profissão, decide STF<br><br>FELIPE SELIGMAN<br>DE BRASÍLIA<br><br>Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta segunda-feira (1º) que o músico não precisa ter registro em entidade de classe para exercer sua profissão.<br>


<br>Os ministros julgaram o caso de um músico de Santa Catarina que foi à Justiça ao alegar que, em seu Estado, ele só poderia atuar profissionalmente se fosse vinculado à Ordem de Músicos do Brasil.<br><br>Em diversos locais do Brasil, músicos são obrigados a apresentar documento de músico profissional -- a "carteirinha de músico" -- para poder se
 apresentar.<br><br>A decisão vale apenas para o caso específico, mas ficou decidido que os ministros poderão decidir sozinhos pedidos semelhantes que chegarem ao tribunal. Ou seja, se o registro continuar a ser cobrado, será revertido quando chegar no tribunal.<br>


<br>Para a ministra Ellen Gracie, relatora da ação, o registro em entidades só pode ser exigido quando o exercício da profissão sem controle representa um "risco social", "como no caso de médicos, engenheiros ou advogados", afirmou.<br>


<br>O colega Carlos Ayres Britto disse que não seria possível exigir esse registro pois a música é uma arte. Ricardo Lewandowski, por sua vez, chegou a dizer que seria o mesmo que exigir que os poetas fossem vinculados a uma Ordem Nacional da Poesia para que pudessem escrever.<br>


<br>Já o ministro Gilmar Mendes lembrou da decisão do próprio tribunal que julgou inconstitucional a necessidade de diploma para os jornalistas, por entender que tal
 exigência feria o princípio da liberdade de expressão.<br></td></tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
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