<span style="color: rgb(51, 0, 51);">Olá, caro colega Rogerio:</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);"><br style="color: rgb(51, 0, 51);"><i style="color: rgb(51, 0, 51);">"Não se revoltaram as vanguardas do passado contra critérios rançosos de 
competência artística? Quem estabelece os critérios para a avaliação da 
competência artística, a academia ou o artista individual? Não estaremos
 criando um monstro que vai nos morder daqui a pouco?"</i><br style="color: rgb(51, 0, 51);"><br style="color: rgb(51, 0, 51);"><span style="color: rgb(51, 0, 51);">Evidentemente é a academia que deve estabelecer os critérios para a avaliação da competência. Isso não pode ser feito por algum artista individual ou algum grupo escolhido por sufrágio em pleito político.</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);">
<span style="color: rgb(51, 0, 51);">Sua indagação faz-me voltar àquela observação de que pouco se sabe da Ordem dos Músicos do Brasil no que concerne sua criação, a motivação que levou José Siqueira à luta para sua criação, e ao próprio texto da lei que a criou.</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);">
<span style="color: rgb(51, 0, 51);">O artigo 28 da </span><font style="font-family: arial,helvetica,sans-serif; color: rgb(51, 0, 51);" color="#000000" face="Times New Roman" size="2">Lei Nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960 em suas alíneas a, b, c, d, e, e f</font><span style="color: rgb(51, 0, 51);"> estebele justamente isso: que os egressos da Academia, dos Conservatórios, etc etc são admitidos e recebem suas habilitações automaticamente sem burocracias ou testes.</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);">
<br style="color: rgb(51, 0, 51);"><span style="color: rgb(51, 0, 51);">Mas, meu caro amigo Rogério, você está me envolvendo e conseguindo fazer com que eu me afaste de meu tema inicial. Você está me levando a opinar sobre a OMB.</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);">
<span style="color: rgb(51, 0, 51);">Não me sinto ainda suficientemente informado para opinar sobre a decisão do STF. A questão que me indignou não foi a decisão do STF. O que me indignou foi o conjunto de argumentos encontrados pelos Ministros para justificar a decisão. Entre os argumentos, aquele que dizia: </span><i style="color: rgb(51, 0, 51);">a não regulamentação da profissão de músico não causa danos sociais.</i><br style="color: rgb(51, 0, 51);">
<span style="color: rgb(51, 0, 51);">Afirmações menos drásticas, ideologias e cientificismos menos radicais, já fazem com que a área da Música seja pouco prestigiada e até menosprezada dentro das Universidades. As afirmações dos Ministros do STF, se levadas ao pé da letra e desenvolvidas, servirão de munição para o tiro de misericórdia no ensino superior da Música. Esses pensamentos têm resultado em situações preocupantes, junto à própria demanda da sociedade. Na UnB, por exemplo, vivemos a seguinte situação: é cruel a luta por vagas, no vestibular, em todas as áreas, menos na Música, onde muitas vezes as vagas não são preenchidas por causa da falta de candidatos. Creio que a comunidade externa já se convence de que para ser profissional de qualquer área é preciso fazer a graduação e a pós-graduação, mas não para ser músico.</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);">
<span style="color: rgb(51, 0, 51);">Abraço,</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);"><span style="color: rgb(51, 0, 51);">Jorge Antunes</span><br><br><br><br><br><br><div class="gmail_quote">Em 13 de agosto de 2011 13:12, Rogerio Budasz <span dir="ltr"><<a href="mailto:rogeriobudasz@yahoo.com">rogeriobudasz@yahoo.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top">Maestro,<div>Entendo a sua preocupação e solidarizo-me com a sua angústia, mas me parece que o senhor está falando de duas coisas distintas. </div>
<div>Uma coisa é a defesa do músico perante o empregador e facilitando o seu acesso à seguridade social, coisas que o Sindicato deveria fazer.</div><div>Mas não acredito que a OMB deva ter algum papel em regulamentar a arte. Volto a tocar no mesmo ponto: vamos agora entregar a um Zhdanov ou Goebbels tupiniquim a fiscalização da nossa competência artística? O senhor se submeteria a ter um burocrata da OMB avaliando a "competência técnico-musical" de sua obra? <br>
Não se revoltaram as vanguardas do passado contra critérios rançosos de competência artística? Quem estabelece os critérios para a avaliação da competência artística, a academia ou o artista individual? Não estaremos
 criando um monstro que vai nos morder daqui a pouco?</div><div>Ou, voltando ao assunto anterior, será que a sua preocupação nesse ponto não é apenas com os intérpretes e operadores de som? Mais ou menos como a célebre queixa de Stravinsky sobre intérpretes que "interpretavam" demais? Mesmo assim, não consta que ele tivesse pensado em delegar a algum burocrata que fiscalizasse isso.</div>
<div><br></div><div>abraço</div><div>Rogério<div class="im"><br><br>--- On <b>Sat, 8/13/11, SBME . <i><<a href="mailto:sbme@sbme.com.br" target="_blank">sbme@sbme.com.br</a>></i></b> wrote:<blockquote style="border-left:2px solid rgb(16, 16, 255);margin-left:5px;padding-left:5px">
<div>
<span style="color:rgb(153, 0, 0)">O que defendo não tem nada a ver com jdanovismo, stalinismo, dirigismo estético. Tem a ver somente com competência artística, competência técnico-musical, ou seja, com tudo aquilo que lutamos construir em nosso trabalho nas Universidades.</span><br style="color:rgb(153, 0, 0)">
<font color="#990000"><br></font></div></blockquote></div></div></td></tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
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