Caro Mario:<br><br>Obrigado por seus comentários.<br>O caso dos 110dB do trio elétrico não aponta a música como causadora de dano social.<br>O relato demonstra, sim, um dano social causado por uma determinada prática musical.<br>
Vejo que você <span>acredita que a regulamentação da profissão traz danos à sociedade. Não se preocupe com esse perigo, pois o que está para acontecer não é a regulamentação da profissão: é, sim, sua desregulamentação.<br>
A regulamentação, esta que você teme, que não permitiria, segundo você, a atuação profissional de um repentista, já existe a 50 anos.<br>Abraço,<br>Jorge Antunes<br><br><br><br></span><br><br><div class="gmail_quote">Em 13 de agosto de 2011 20:43, mariomarcaljr <span dir="ltr"><<a href="mailto:mariomarcaljr@gmail.com">mariomarcaljr@gmail.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;"><div bgcolor="#FFFFFF"><div>Caro Maestro Jorge Antunes,</div><div><br></div><div>Concordo plenamente com o Sr. Rogerio Budasz em relação as suas afirmações, e acredito<span> que há uma certa confusão nas argumentações que utiliza para justificar que a incompetência "técnica-musical" ou "artística-musical" (a esse ponto já não sei qual delas se refere, se é que existe um limite entre uma e outra)  possa causar um mal social.</span></div>
<div><span><br></span></div><div><span>Primeiro referente ao seu exemplo:</span></div><div><span>Se a pesquisa citada argumenta que jovens perderam parte de sua capacidade auditiva pelo fato de estarem expostos a um determinado volume de sons, isso não qualifica a qualidade da música em sí. </span></div>
<div><span><br></span></div><div><span>O que quero dizer é que, no trio eletrico referido poderia ter um som de britadeira de uma música contemporânea interpretada por pedreiros, ou poderia ser a Filarmônica de Berlin interpretando a Nona Sinfonia de Beethoven, a qualidade musical nao estaria em julgamento. Ou seja, os jovens poderiam ter ficado surdos pelo volume de </span><span>som e não pela qualidade músical ou competência técnico-artística.</span></div>
<div><span><br></span></div><span>Fato: não há como avaliar competência em arte, caso contrário a mesma se descaracterisa como arte e se transforma em ciência exata. </span><div><span><br></span></div><div><span>No caso de querer que sua interpretação seja exatamente interpretrada como queres, o Sr. Rogerio foi muito claro citando Stravinsky.</span><div>
<span><br></span></div><div><span>Com relação a outros assuntos:</span></div><div><span><br></span></div><div><span>Acredito que a regulamentação obrigatória traz mais danos a sociedade e a cultura não só do país como à história da música no mundo, do que a não regulamentação.</span></div>
<div><span> </span></div><div><span>Não esqueçam que estamos tratando aqui da Ordem dos Musicos do Brasil, que compreende todo o território nacional e todos que vivem de fazer música (ou seja, arte), e que não há possibilidade alguma de se nivelar musicos de diferentes regiões, classe social, estilo, gênero, etc, etc, em um país tão grande e rico em diversidade cultural quanto o nosso. </span></div>
<div><span><br></span></div><div><span>Imagine que um repentista nordestino não pudesse ir a São Paulo apresentar sua arte porque sua arte é considerada profissão e para exercer essa profissão é nescessario passar por um teste ou ter uma formação acadêmica! </span></div>
<div><span><br></span></div><div><span>Toda e qualquer música de tradição, de raiz deixariam de existir ou seriam interpretadas por acadêmicos, e novas formas de música que poderiam vir a existir nascendo do meio não acadêmico não nasceriam. </span></div>
<div><span><br></span></div><div><span>Você conseguiria viver num mundo assim? Onde música só poderia ser interpretada por pessoas que detivessem o conhecimento teórico/técnico da música ocidental?  </span></div><div><span><br>
</span></div><div><span>Bem, existem outros assuntos colocados mas vou me ater ao que estabeleceu!</span></div><div><span><br></span></div><div><span>Abraços,</span></div><div><span>Mario Marçal Jr</span></div><div><span><br>
</span></div><div><br>Mário Marçal Jr.<div><br></div></div><div><br>Em 13/08/2011, às 17:23, "SBME ." <<a href="mailto:sbme@sbme.com.br" target="_blank">sbme@sbme.com.br</a>> escreveu:<br><br></div><div><div>
</div><div class="h5"><div></div><blockquote type="cite"><div><span style="color: rgb(51, 0, 51);">Olá, caro colega Rogerio:</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);"><br style="color: rgb(51, 0, 51);"><i style="color: rgb(51, 0, 51);">"Não se revoltaram as vanguardas do passado contra critérios rançosos de 
competência artística? Quem estabelece os critérios para a avaliação da 
competência artística, a academia ou o artista individual? Não estaremos
 criando um monstro que vai nos morder daqui a pouco?"</i><br style="color: rgb(51, 0, 51);"><br style="color: rgb(51, 0, 51);"><span style="color: rgb(51, 0, 51);">Evidentemente é a academia que deve estabelecer os critérios para a avaliação da competência. Isso não pode ser feito por algum artista individual ou algum grupo escolhido por sufrágio em pleito político.</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);">

<span style="color: rgb(51, 0, 51);">Sua indagação faz-me voltar àquela observação de que pouco se sabe da Ordem dos Músicos do Brasil no que concerne sua criação, a motivação que levou José Siqueira à luta para sua criação, e ao próprio texto da lei que a criou.</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);">

<span style="color: rgb(51, 0, 51);">O artigo 28 da </span><font style="font-family: arial,helvetica,sans-serif; color: rgb(51, 0, 51);" color="#000000" face="Times New Roman" size="2">Lei Nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960 em suas alíneas a, b, c, d, e, e f</font><span style="color: rgb(51, 0, 51);"> estebele justamente isso: que os egressos da Academia, dos Conservatórios, etc etc são admitidos e recebem suas habilitações automaticamente sem burocracias ou testes.</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);">

<br style="color: rgb(51, 0, 51);"><span style="color: rgb(51, 0, 51);">Mas, meu caro amigo Rogério, você está me envolvendo e conseguindo fazer com que eu me afaste de meu tema inicial. Você está me levando a opinar sobre a OMB.</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);">

<span style="color: rgb(51, 0, 51);">Não me sinto ainda suficientemente informado para opinar sobre a decisão do STF. A questão que me indignou não foi a decisão do STF. O que me indignou foi o conjunto de argumentos encontrados pelos Ministros para justificar a decisão. Entre os argumentos, aquele que dizia: </span><i style="color: rgb(51, 0, 51);">a não regulamentação da profissão de músico não causa danos sociais.</i><br style="color: rgb(51, 0, 51);">

<span style="color: rgb(51, 0, 51);">Afirmações menos drásticas, ideologias e cientificismos menos radicais, já fazem com que a área da Música seja pouco prestigiada e até menosprezada dentro das Universidades. As afirmações dos Ministros do STF, se levadas ao pé da letra e desenvolvidas, servirão de munição para o tiro de misericórdia no ensino superior da Música. Esses pensamentos têm resultado em situações preocupantes, junto à própria demanda da sociedade. Na UnB, por exemplo, vivemos a seguinte situação: é cruel a luta por vagas, no vestibular, em todas as áreas, menos na Música, onde muitas vezes as vagas não são preenchidas por causa da falta de candidatos. Creio que a comunidade externa já se convence de que para ser profissional de qualquer área é preciso fazer a graduação e a pós-graduação, mas não para ser músico.</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);">

<span style="color: rgb(51, 0, 51);">Abraço,</span><br style="color: rgb(51, 0, 51);"><span style="color: rgb(51, 0, 51);">Jorge Antunes</span><br><br><br><br><br><br><div class="gmail_quote">Em 13 de agosto de 2011 13:12, Rogerio Budasz <span dir="ltr"><<a href="mailto:rogeriobudasz@yahoo.com" target="_blank"></a><a href="mailto:rogeriobudasz@yahoo.com" target="_blank">rogeriobudasz@yahoo.com</a>></span> escreveu:<br>

<blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font-family: inherit; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-size-adjust: inherit;" valign="top">
Maestro,<div>Entendo a sua preocupação e solidarizo-me com a sua angústia, mas me parece que o senhor está falando de duas coisas distintas. </div>
<div>Uma coisa é a defesa do músico perante o empregador e facilitando o seu acesso à seguridade social, coisas que o Sindicato deveria fazer.</div><div>Mas não acredito que a OMB deva ter algum papel em regulamentar a arte. Volto a tocar no mesmo ponto: vamos agora entregar a um Zhdanov ou Goebbels tupiniquim a fiscalização da nossa competência artística? O senhor se submeteria a ter um burocrata da OMB avaliando a "competência técnico-musical" de sua obra? <br>

Não se revoltaram as vanguardas do passado contra critérios rançosos de competência artística? Quem estabelece os critérios para a avaliação da competência artística, a academia ou o artista individual? Não estaremos
 criando um monstro que vai nos morder daqui a pouco?</div><div>Ou, voltando ao assunto anterior, será que a sua preocupação nesse ponto não é apenas com os intérpretes e operadores de som? Mais ou menos como a célebre queixa de Stravinsky sobre intérpretes que "interpretavam" demais? Mesmo assim, não consta que ele tivesse pensado em delegar a algum burocrata que fiscalizasse isso.</div>

<div><br></div><div>abraço</div><div>Rogério<div><br><br>--- On <b>Sat, 8/13/11, SBME . <i><<a href="mailto:sbme@sbme.com.br" target="_blank"></a><a href="mailto:sbme@sbme.com.br" target="_blank">sbme@sbme.com.br</a>></i></b> wrote:<blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;">

<div>
<span style="color: rgb(153, 0, 0);">O que defendo não tem nada a ver com jdanovismo, stalinismo, dirigismo estético. Tem a ver somente com competência artística, competência técnico-musical, ou seja, com tudo aquilo que lutamos construir em nosso trabalho nas Universidades.</span><br style="color: rgb(153, 0, 0);">

<font color="#990000"><br></font></div></blockquote></div></div></td></tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank"></a><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br>
</div></blockquote><blockquote type="cite"><div><span>________________________________________________</span><br><span>Lista de discussões ANPPOM</span><br><span><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a></span><br>
<span>________________________________________________</span></div></blockquote></div></div></div></div><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
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