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 questão mais profunda da formação da nacionalidade brasileira. Reitero que do ponto de vista constitucional a função do sindicato é diferente de um conselho profissional, apesar de que são complementares. Uma coisa e uma coisa e outra coisa é outra coisa. O conselho profissional tem a função , perante a lei, de qualificar, de qualificação de quem é profissional ou não é profissional (como vc bem colocou o exemplo da Ordem dos Advogados no sentido de constatar que a pessoa é portadora de conhecimentos mínimo para ser considerada como profissional da área).<o:p></o:p></li><li class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto;mso-list:l0 level1 lfo1'>A função legal de um conselho profissional é garantir reserva de mercado, por tabela garantir que quem esteja no mercado possua o mínimo de fomração profissional e técnico. Temos muitos médicos desatrosos e advogados superburros (como em todas as profissões). Isso não justifica que seja acabado um órgão de classe qualquer porque a prática artística não oferece risco. Precisamos deixar de lado o antolhos e perceber de forma mais alargada outras questões. por exemplo: em vários concursos públicos se pede registro em órgão de classe para se prestar concurso em órgão federal como músico ou professor de música. Não tendo a ordem se teria declaração do sindicato, que não é juridicamente competente, perante a lei para atuar como conselho profissional. <o:p></o:p></li><li class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto;mso-list:l0 level1 lfo1'>Estamos tentando acabar com uma órgão que existe formalmente para República Federativa do Brasil como Conselho de Classe, para criar uma outra coisa ou fortalecer o sindicato que não tem função jurídica de conselho. Isso é burrice. Não precisamos de posições excludentes. Poderemos ter os dois de fomra não conflitante. O fato é que nenhum órgão de música no nosso País tem estrutura de funcionamento afinada com todas as necessidades da classe, pois esta mesma não participa ativamente e tem tomado a posição de pilatos, pela maioria dos músicos relevantes neste País - associata ao uma espécie de letargia política, adicionada a falta de cidadania e posturas proativas. Criticam sem conhecimento de causa e ficam numa posição de sinsero equivocados.<o:p></o:p></li><li class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto;mso-list:l0 level1 lfo1'>Com relação a sua afimração: <o:p></o:p></li></ol><p class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto;margin-left:36.0pt'><span style='font-size:11.0pt;color:#1F497D'>O maior risco social relacionado ao problema não diz respeito à OMB, mas sim à educação: com educação de qualidade todos poderão avaliar melhor se esta ou aquela manifestação artística deve fazer parte ou não da vida cultural de nosso país. </span>acho corretíssima, mas o forum não é adequado para tal observação, se o foco for discutir acabar ou reformar a OMB. Precisamos ter posturas objetivas de curto e médio prazo. Focada na questão. Claro que educação é sempre uma panaceia para todos os males, mas todos sabemos que é algo de longo prazo.<o:p></o:p></p><ol start=5 type=1><li class=MsoNormal style='mso-margin-top-alt:auto;mso-margin-bottom-alt:auto;mso-list:l0 level1 lfo1'>Considerando os princípios clássicos (contemporâneos) da adminsitração, seria interessante produzirmos mais com menos energia. Logo acabar é uma postura evasiva. Só criticar é mais evasivo ainda. Ressignifcar, oxigenar, mudar as figuras do adminsitrativo. Colocar gente nova. Entender as regras do jogo, se articular, compreender o funcionamento, montar novos grupos revolucionários em cada Estado, tomar a omb, promover a queda das bastilhas, entre outras ações, talvez fosse algo mais ergonométrico, mais producente e geraria maior massa sonoro com mais eco e reverberação sócio-cultural positiva.<o:p></o:p></li></ol><p class=MsoNormal><span style='font-size:11.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:#1F497D'><o:p> </o:p></span></p></div></body></html>