<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;">Sobre as questões do senhor Silvio Ferraz:<br><br>Muito bem colocadas. Há uma questão aqui que ele não respondeu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><div id="yiv15746336"><div><div><div><br><div><br></div><div>o problema é que sem a associação os modos de contratação estão dispersos...por isto existe o sindicato...mas o sindicato para agir tem de basear-se em uma lei...em que lei ele se baseia? existem itens específicos para a atividade de músico na clt? já falamos aqui antes sobre as definições de profissões para a clt. Mas estamos de acordo com tais definições? Se quisermos mudar algo fazemos como?</div><div><br></div><br><div>silvio</div><div><br><br>O pessoal do SIMPRATEC está tentando vincular judicialmente a categoria dos músicos no artigo 7, da constituição, salvo
 engano, que regulamenta a profissão do trabalhador intelectual. Toda a regulamentação partiria desta delimitação para as especificidades. Acredito que, no que se refere a ganhos, tabela de honorarios, etc., quanto mais uniforme for o tratamento dado aos diferentes tipos de músicos, melhor<br></div><div><br>Alô, Ana...<br><br>Concordamos em que a OMB precisa mudar urgentemente, se não for extinta.<br>Sobreo Eurocentrismo, não sei é se chega a ser uma questão, a gente é tão impregnado de cultura estrangeira, língua, ciência, etc... quanto da nossa própria. <br>Abraço, <br>Luciano<br><br></div><div><div><div>On Aug 15, 2011, at 11:07 AM, Ana Luisa wrote:</div><br class="yiv15746336Apple-interchange-newline"><blockquote type="cite"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top">Alô, Luciano<div><br></div><div>Veja, nem sei se discordo ou concordo com a carta, que obviamente levantou mais
 questões para as cento e tantas que aqui já foram colocadas. O chato para mim é apenas a "europarte" que impera nessa e em outras colocações. Acho que a carta do André ficaria ótima se tirasse toda a música que ele desconhece. Mas também pode me colocar na fila dos descontentes se música não for séria, como qualquer outra profissão (ahnn...e com o que concordamos na carta dele mesmo?)<br><br>--- Em <b>seg, 15/8/11, luciano cesar <i><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=lucianocesar78@yahoo.com.br">lucianocesar78@yahoo.com.br</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left:2px solid rgb(16, 16, 255);margin-left:5px;padding-left:5px;"><br>De: luciano cesar <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:lucianocesar78@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=lucianocesar78@yahoo.com.br">lucianocesar78@yahoo.com.br</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-L] STF e OMB - uma
 questão ridícula<br>Para: "Ana Luisa"
 <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:tempoqueleva@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=tempoqueleva@yahoo.com.br">tempoqueleva@yahoo.com.br</a>><br>Data: Segunda-feira, 15 de Agosto de 2011, 2:13<br><br><div id="yiv15746336"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top">É, pois é, Ana. Concordo com a posição do André (o eurocêntrico do Scriabin), mas se for pra deixar de pensar na música como coisa séria, por favor, me fuzilem.<br><br>Luciano<br><br><br><br>--- Em <b>sáb, 13/8/11, Ana Luisa <i><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:tempoqueleva@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=tempoqueleva@yahoo.com.br">tempoqueleva@yahoo.com.br</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left:2px solid rgb(16, 16, 255);margin-left:5px;padding-left:5px;"><br>De: Ana Luisa <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:tempoqueleva@yahoo.com.br" target="_blank"
 href="/mc/compose?to=tempoqueleva@yahoo.com.br">tempoqueleva@yahoo.com.br</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-L] STF e OMB - uma questão ridícula<br>Para: "Marcos Filho" <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:marcosfilhomusica@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=marcosfilhomusica@yahoo.com.br">marcosfilhomusica@yahoo.com.br</a>><br>Cc: <a rel="nofollow" ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Data: Sábado, 13 de Agosto de 2011, 23:38<br><br><div id="yiv15746336"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top">Que coisa... pois foi essa mesma carta do André que me deixou chateada, pelos "paupérrimos
 Beatles" e coisas afins. A música não é instrumento científico? porque não pode ser? É só para curtir? Interessante o tom aparentemente menos sério, menos empolado, desafiador, talvez. Mas, se assim realmente o fosse, o colega provavelmente não teria que se defender com seu gosto refinado entre parênteses, ne c'est pas?<div>Nada contra ninguém e dúvidas muitas sobre a OMB, mas o entendimento entre o Jorge Antunes e o que lhe pediu desculpas (desculpem-me também, são muitas manifestações), ainda parecem mais próximas de um entendimento entre os povos musicais.</div><div>Daqui da fila de trás dos compositores, mas numa seriedade danada,</div><div>um abraço a todos,</div><div>Ana<br><br>--- Em <b>sáb, 13/8/11, Marcos Filho
 <i><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:marcosfilhomusica@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=marcosfilhomusica@yahoo.com.br">marcosfilhomusica@yahoo.com.br</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left:2px solid rgb(16, 16, 255);margin-left:5px;padding-left:5px;"><br>De: Marcos Filho <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:marcosfilhomusica@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=marcosfilhomusica@yahoo.com.br">marcosfilhomusica@yahoo.com.br</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-L] STF e OMB - uma questão ridícula<br>Para: "Anppom" <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>><br>Data: Sábado, 13 de Agosto de 2011, 16:59<br><br><div id="yiv15746336"><div><br></div><div>Muito bom Andre,</div><div><br></div><div>Há muito tempo não via uma mensagem tão lúcida nesta lista. Sei que mexe com os egos de muita
 gente. </div><div><br></div><div>Um abraço, </div><div><br></div><div>Marcos Filho. </div><div><br>Enviado via iPhone</div><div><br>Em 12/08/2011, às 18:41, Graziela Bortz <<a rel="nofollow">g_bortz@hotmail.com</a>> escreveu:<br><br></div><div></div><blockquote type="cite"><div><div dir="ltr">
Adorei isto, particularmente a última frase! Obrigada, André. Graziela Bortz.<br><br><div><hr id="yiv15746336stopSpelling">Date: Thu, 11 Aug 2011 12:43:27 -0300<br>From: <a rel="nofollow"></a><a rel="nofollow">andrefadel@gmail.com</a><br>CC: <a rel="nofollow"></a><a rel="nofollow">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>Subject: [ANPPOM-L] STF e OMB - uma questão ridícula<br><br><div> </div>
<div>  
<div><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3"><strong><u>Uma questão ridícula</u></strong></font></p><div style=""><font face="Calibri" size="3"></font> <br class="yiv15746336webkit-block-placeholder"></div><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">Um dos grandes males dos dias hoje é haver tantas pessoas que levam música a sério. E olha que muitos me tomam como “músico sério”. Isto tudo é uma grande bobagem. Independe de eu fazer da música o meu ganha-pão ou não. Tem a ver com o entendimento do que música representa para as sociedades. Ou para cada um de nós. </font></p><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">Se alguém acha que a má execução de música oferece risco, desculpe-me, mas então somos baratas sobrevivendo à hecatombe nuclear midiática, com bombas de hidrogênio que já explodiram do calibre de “sertanejo
 universitário”, “leidi gagas”, “bítous” e outras <i style="">coisitas más</i>.</font></p><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">(Parêntese: adoro Scriabin. Adoro Schoenberg. Adoro rock progressivo, Bach, Messiaen. Adoro algumas coisas da MPB. Até mesmo do paupérrimo Beatles eu escuto uma coisa ou outra. E daí? Daí que eu não me importo com os gostos de mais ninguém, e muitos deveriam fazer o mesmo.)</font></p><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">Não me importo se no barzinho ali embaixo estão tocando Iutchú, exceto se o volume estiver me incomodando. Não me importo se a articulação que o cravista faz numa Partita de Bach é “errada”, “historicamente acurada” ou virada do avesso. Se me agradou, tentarei expor meus argumentos para conseguir entender aquilo que me agradou - e farei o mesmo se não me agradou. É claro que para isso a gente precisa de
 estudo, leitura, conhecimento e vivência. Mas só farei esse esforço se eu <b style="">estiver realmente a fim</b>, porque música não é objeto científico. Música é para se curtir. </font></p><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">Eu me importo com a dimensão ridícula que algumas discussões podem alcançar.</font></p><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">Mesmo quanto àquela música que foi feita para NÃO se curtir, o fato de ela ter sido criada já significa que alguém se divertiu com a ideia. Música está relacionada com o <b style="">prazer</b>, seja por criá-la, tocá-la, ouvi-la e, para aqueles que <b style="">estiverem a fim</b>, analisá-la e dissecá-la como se fosse um sapo (com a diferença que, dissecando um sapo a gente aprende biologia e a fazer ciência de verdade. Análise musical nunca vai levar à descoberta de uma vacina). </font></p><p style=""
 class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font size="3"><font face="Calibri">A pergunta que todos deveriam se fazer é: <i style="">o que a música representa na minha vida? Por que ela é importante pra mim, especificamente?</i></font></font></p><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">Há uma grande diferença em refletir sobre isto e querer imputar uma importância que na maioria das vezes inexiste para o vizinho. Eu e 99,9% das pessoas não estamos nem aí para as análises subjetivas de obras desconhecidas de compostores obscuros e que, muitas vezes, são horrorosas (para mim!). Eu sei também que quase ninguém se importa com a obra de Scriabin, mas eu me importo, e não estou nem aí se outros nem ouviram falar. Vou continuar tocando, estudando e divulgando sua obra com o mesmo <b style="">prazer</b>, mesmo que haja uma hecatombe de verdade e eu fique sozinho no mundo.</font></p><p style=""
 class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">Isto faz de nós uma tribo com infinitas confrarias e precisamos saber conviver uns com os outros. Não significa que devemos ficar metendo o dedo no nariz alheio.</font></p><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">Quando eu era adolescente, eu me perguntava como é que meus amigos não conheciam Bach? Como é que eles não se emocionavam com uma sonata de Beethoven? Eu ainda acreditava que a música era uma linguagem universal – o que também é uma enorme bobagem.</font></p><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font size="3"><font face="Calibri"><b style="">Mas que diabo isto tudo tem a ver com a decisão do STF</b>? </font></font></p><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">Ora, os Ministros simplesmente conseguiram discernir a natureza da música com a natureza de outros campos do conhecimento. Querer policiar a
 execução profissional de algo que se faz para se curtir é a mesma coisa que querer criar uma Ordem dos Aeromodelistas, ou uma Ordem dos Passeadores de Cachorros. Criar “delegacias” para tutelar se um violonista de bar está “autorizado” a exercer sua profissão ali é o cúmulo do ridículo.</font></p><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">O mesmo não acontece com o Conselho de Medicina. Experimente levar sua mulher a um obstetra incompetente para ver o que acontece.</font></p><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">Músicos, não se levem tanto a sério, por favor.</font></p><div style=""><font face="Calibri" size="3"> </font><br class="yiv15746336webkit-block-placeholder"></div><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">André Fadel</font></p><p style="" class="yiv15746336ecxMsoNormal"><font face="Calibri" size="3">Pianista e
 compositor</font></p><div style=""><font face="Calibri" size="3"></font> <br class="yiv15746336webkit-block-placeholder"></div><div style=""><font face="Calibri" size="3"></font> <br class="yiv15746336webkit-block-placeholder"></div><div style=""><font face="Calibri" size="3"></font> <br class="yiv15746336webkit-block-placeholder"></div><div style=""><font face="Calibri" size="3"></font> <br class="yiv15746336webkit-block-placeholder"></div><div style=""><font face="Calibri" size="3"></font> <br class="yiv15746336webkit-block-placeholder"></div><div style=""><font face="Calibri" size="3"></font> <br class="yiv15746336webkit-block-placeholder"></div></div></div>
<div> </div>
<div><br><br> </div>
<div class="yiv15746336ecxgmail_quote">2011/8/8 SBME . <span dir="ltr"><<a rel="nofollow"></a><a rel="nofollow">sbme@sbme.com.br</a>></span><br>
<blockquote style="border-left:#ccc 1px solid;padding-left:1ex;" class="yiv15746336ecxgmail_quote">Colegas:<br><br>Vejo que existe um intenso movimento de colegas em difundir a notícia sobre a decisão do STF.<br>
Mas não vejo qualquer iniciativa em incentivar a discussão sobre a questão.<br><br>Vejo com muita preocupação os argumentos usados pelo ministros para decidir o que decidiram.<br>Refiro-me aos argumentos, e não à decisão.<br>
<br>Ellen Gracie alegou que  o registro em entidades só pode ser exigido quando o exercício da profissão sem controle representa um "risco social", "como no caso de médicos, engenheiros ou advogados".<br>
Isso é verdade?<br>O mau exercício da profissão de músico intérprete não representa risco social?<br>Imagine um grupo social ouvindo a execução de uma obra contemporânea, nada conhecida, ou conhecida apenas de outro grupo social, mal tocada, cheia de desafinações, erros, saltos, etc. Nessas circunstâncias o público, sem perceber se estava tudo certo ou errado, recebe aquela execução como se ela representasse a realização fiel da partitura.<br>
Nesse caso, o mau músico intérprete, realizador da performance cheia de erros, não estaria provocando consequências desastrosas para a sociedade?<br><br>O ministro Carlos Ayres Britto disse que não seria possível exigir esse registro pois a música é uma arte.<br>
O ministro Ricardo Lewandowski, por sua vez, chegou a dizer que seria o mesmo que exigir que os poetas fossem vinculados a uma Ordem Nacional da Poesia para que pudessem escrever.<br><br>Mas, dentre as artes, a Música é a única que se utiliza do Triângulo da Comunicação para chegar ao público.<br>
O pintor, o poeta, o cineasta, o escultor, colocam suas criações artísticas diretamente no suporte, e o público tem acesso à fruição da arte contemplando o suporte diretamente.<br>A música instrumental não vive esse processo simples. O compositor coloca sua criação num suporte, a partitura, plena de signos representativos, que deverão ser decodificados por músicos instrumentistas. Essa decodificação exige profundo conhecimento técnico.<br>
<br>À salutar discussão!!!<br>Abraços,<br>Jorge Antunes<br><br><br><br><br><br>
<div class="yiv15746336ecxgmail_quote">Em 1 de agosto de 2011 19:49, Rogerio Budasz <span dir="ltr"><<a rel="nofollow"></a><a rel="nofollow">rogeriobudasz@yahoo.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote style="border-left:#ccc 1px solid;padding-left:1ex;" class="yiv15746336ecxgmail_quote">
<div>
<div></div>
<div class="yiv15746336h5">
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0">
<tbody>
<tr>
<td valign="top">Matéria da Folha de hoje <<a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/952808-musico-nao-precisa-de-registro-para-exercer-profissao-decide-stf.shtml"></a><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/952808-musico-nao-precisa-de-registro-para-exercer-profissao-decide-stf.shtml">http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/952808-musico-nao-precisa-de-registro-para-exercer-profissao-decide-stf.shtml</a>><br>
==================================================<br><br>Músico não precisa de registro para exercer profissão, decide STF<br><br>FELIPE SELIGMAN<br>DE BRASÍLIA<br><br>Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta segunda-feira (1º) que o músico não precisa ter registro em entidade de classe para exercer sua profissão.<br>
<br>Os ministros julgaram o caso de um músico de Santa Catarina que foi à Justiça ao alegar que, em seu Estado, ele só poderia atuar profissionalmente se fosse vinculado à Ordem de Músicos do Brasil.<br><br>Em diversos locais do Brasil, músicos são obrigados a apresentar documento de músico profissional -- a "carteirinha de músico" -- para poder se apresentar.<br>
<br>A decisão vale apenas para o caso específico, mas ficou decidido que os ministros poderão decidir sozinhos pedidos semelhantes que chegarem ao tribunal. Ou seja, se o registro continuar a ser cobrado, será revertido quando chegar no tribunal.<br>
<br>Para a ministra Ellen Gracie, relatora da ação, o registro em entidades só pode ser exigido quando o exercício da profissão sem controle representa um "risco social", "como no caso de médicos, engenheiros ou advogados", afirmou.<br>
<br>O colega Carlos Ayres Britto disse que não seria possível exigir esse registro pois a música é uma arte. Ricardo Lewandowski, por sua vez, chegou a dizer que seria o mesmo que exigir que os poetas fossem vinculados a uma Ordem Nacional da Poesia para que pudessem escrever.<br>
<br>Já o ministro Gilmar Mendes lembrou da decisão do próprio tribunal que julgou inconstitucional a necessidade de diploma para os jornalistas, por entender que tal exigência feria o princípio da liberdade de expressão.<br>
</td></tr></tbody></table><br></div></div>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l"></a><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
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