<div>André, </div><div>Parabéns pelo manifesto. </div><div><br></div><div>De repente atuar no meio erudito e popular ao mesmo tempo ajuda a ter outras perspectivas. Senti falta de você comentar da sua banda de rock (: da qual meu irmão faz parte aliás :)</div>
<div><br></div>Sou novo na lista, foi uma surpresa ler isso aqui. Mas infelizmente seguiu-se muita verborragia e discussão que não aguento mais. São bemvindas colocações de pessoas que eu já conheço, admiro e esperava algum pronunciamento, como Fenerich e Palombini. E aqui vai um pouco dos meus dois centavos...<div>
<br></div><div>Enfim, se um dia conseguirem se entender enquanto essa grande família de músicos, e organizarem um sindicato que funcione bem mesmo, ótimo, maravilha. Só que receio ser muito pessimista nesse sentido.</div>
<div><br></div><div>Na falta de um consenso, de tantos gregos e troianos, o que eu vejo é sempre uma briga de espaço que cria novas segmentações nessa nossa querida família brasileira. Cada hora um novo pequeno grupo, uma máfia, um território, e cada qual querendo puxar a brasa à sua sardinha. </div>
<div><br></div><div>Sei que isso é uma condição humana meio inevitável, sempre acontece em certo grau seja onde for no tempo/espaço e ocasião. Mas a impressão que eu tenho é que, comparativamente, lá no estrangeiro, existe menos ranço, mais respeito entre as inúmeras possibilidades de manifestação artística, sem essa preocupação em proteger a instituição "música".</div>
<div><br></div><div>Será porque há simplesmente mais espaço, daí não precisa tanto dessa guerra territorial? Será que temos uma cultura de país pobre ainda disputando osso roído?</div><div><br></div><div>Eu não sei...</div>
<div><br></div><div>Sei que, no Brasil, eu e um grupo de amigos encontramos mais liberdade em um espaço que é fora da música. Como o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, ou Live Cinema (cadê a música no título desses eventos?). Em Curitiba me lembro bem que um concerto de música contemporânea do nosso grupo lotou uma noite do festival de TEATRO, enquanto na oficina de música de Curitiba foi muito fraco...</div>
<div><br><div>Pois bem, espero só que um dia nosso meio musical seja menos reacionário, e que haja espaço para todas as manifestações possíveis de arte e música, assim como pesquisa na universidade. Que não se façam vistas grossas a novos grupos que apareçam, como se fosse uma ameaça a uma verdade universal, e que se possa haver um simples respeito entre cada macaco no seu galho. O pensamento por trás do texto do André Fadel possibilita isso.</div>
<div><br></div><div>Porres</div><div><br></div><div><br><br><div class="gmail_quote">Em 11 de agosto de 2011 12:43, André Fadel <span dir="ltr"><<a href="mailto:andrefadel@gmail.com">andrefadel@gmail.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><div> </div>
<div>  
<div>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri"><strong><u>Uma questão ridícula</u></strong></font></p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri"></font> </p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">Um dos grandes males dos dias hoje é haver tantas pessoas que levam música a sério. E olha que muitos me tomam como “músico sério”. Isto tudo é uma grande bobagem. Independe de eu fazer da música o meu ganha-pão ou não. Tem a ver com o entendimento do que música representa para as sociedades. Ou para cada um de nós. </font></p>


<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">Se alguém acha que a má execução de música oferece risco, desculpe-me, mas então somos baratas sobrevivendo à hecatombe nuclear midiática, com bombas de hidrogênio que já explodiram do calibre de “sertanejo universitário”, “leidi gagas”, “bítous” e outras <i>coisitas más</i>.</font></p>


<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">(Parêntese: adoro Scriabin. Adoro Schoenberg. Adoro rock progressivo, Bach, Messiaen. Adoro algumas coisas da MPB. Até mesmo do paupérrimo Beatles eu escuto uma coisa ou outra. E daí? Daí que eu não me importo com os gostos de mais ninguém, e muitos deveriam fazer o mesmo.)</font></p>


<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">Não me importo se no barzinho ali embaixo estão tocando Iutchú, exceto se o volume estiver me incomodando. Não me importo se a articulação que o cravista faz numa Partita de Bach é “errada”, “historicamente acurada” ou virada do avesso. Se me agradou, tentarei expor meus argumentos para conseguir entender aquilo que me agradou - e farei o mesmo se não me agradou. É claro que para isso a gente precisa de estudo, leitura, conhecimento e vivência. Mas só farei esse esforço se eu <b>estiver realmente a fim</b>, porque música não é objeto científico. Música é para se curtir. </font></p>


<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">Eu me importo com a dimensão ridícula que algumas discussões podem alcançar.</font></p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">Mesmo quanto àquela música que foi feita para NÃO se curtir, o fato de ela ter sido criada já significa que alguém se divertiu com a ideia. Música está relacionada com o <b>prazer</b>, seja por criá-la, tocá-la, ouvi-la e, para aqueles que <b>estiverem a fim</b>, analisá-la e dissecá-la como se fosse um sapo (com a diferença que, dissecando um sapo a gente aprende biologia e a fazer ciência de verdade. Análise musical nunca vai levar à descoberta de uma vacina). </font></p>


<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3"><font face="Calibri">A pergunta que todos deveriam se fazer é: <i>o que a música representa na minha vida? Por que ela é importante pra mim, especificamente?</i></font></font></p>


<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">Há uma grande diferença em refletir sobre isto e querer imputar uma importância que na maioria das vezes inexiste para o vizinho. Eu e 99,9% das pessoas não estamos nem aí para as análises subjetivas de obras desconhecidas de compostores obscuros e que, muitas vezes, são horrorosas (para mim!). Eu sei também que quase ninguém se importa com a obra de Scriabin, mas eu me importo, e não estou nem aí se outros nem ouviram falar. Vou continuar tocando, estudando e divulgando sua obra com o mesmo <b>prazer</b>, mesmo que haja uma hecatombe de verdade e eu fique sozinho no mundo.</font></p>


<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">Isto faz de nós uma tribo com infinitas confrarias e precisamos saber conviver uns com os outros. Não significa que devemos ficar metendo o dedo no nariz alheio.</font></p>


<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">Quando eu era adolescente, eu me perguntava como é que meus amigos não conheciam Bach? Como é que eles não se emocionavam com uma sonata de Beethoven? Eu ainda acreditava que a música era uma linguagem universal – o que também é uma enorme bobagem.</font></p>


<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3"><font face="Calibri"><b>Mas que diabo isto tudo tem a ver com a decisão do STF</b>? </font></font></p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">Ora, os Ministros simplesmente conseguiram discernir a natureza da música com a natureza de outros campos do conhecimento. Querer policiar a execução profissional de algo que se faz para se curtir é a mesma coisa que querer criar uma Ordem dos Aeromodelistas, ou uma Ordem dos Passeadores de Cachorros. Criar “delegacias” para tutelar se um violonista de bar está “autorizado” a exercer sua profissão ali é o cúmulo do ridículo.</font></p>


<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">O mesmo não acontece com o Conselho de Medicina. Experimente levar sua mulher a um obstetra incompetente para ver o que acontece.</font></p>

<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">Músicos, não se levem tanto a sério, por favor.</font></p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri"> </font></p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">André Fadel</font></p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri">Pianista e compositor</font></p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri"></font> </p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri"></font> </p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri"></font> </p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri"></font> </p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri"></font> </p>
<p style="margin:0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><font size="3" face="Calibri"></font> </p></div></div>
<div> </div>
<div><br><br> </div>
<div class="gmail_quote">2011/8/8 SBME . <span dir="ltr"><<a href="mailto:sbme@sbme.com.br" target="_blank">sbme@sbme.com.br</a>></span><br>
<blockquote style="border-left:#ccc 1px solid;margin:0px 0px 0px 0.8ex;padding-left:1ex" class="gmail_quote">Colegas:<br><br>Vejo que existe um intenso movimento de colegas em difundir a notícia sobre a decisão do STF.<br>

Mas não vejo qualquer iniciativa em incentivar a discussão sobre a questão.<br><br>Vejo com muita preocupação os argumentos usados pelo ministros para decidir o que decidiram.<br>Refiro-me aos argumentos, e não à decisão.<br>

<br>Ellen Gracie alegou que  o registro em entidades só pode ser exigido quando o exercício da profissão sem controle representa um "risco social", "como no caso de médicos, engenheiros ou advogados".<br>

Isso é verdade?<br>O mau exercício da profissão de músico intérprete não representa risco social?<br>Imagine um grupo social ouvindo a execução de uma obra contemporânea, nada conhecida, ou conhecida apenas de outro grupo social, mal tocada, cheia de desafinações, erros, saltos, etc. Nessas circunstâncias o público, sem perceber se estava tudo certo ou errado, recebe aquela execução como se ela representasse a realização fiel da partitura.<br>

Nesse caso, o mau músico intérprete, realizador da performance cheia de erros, não estaria provocando consequências desastrosas para a sociedade?<br><br>O ministro Carlos Ayres Britto disse que não seria possível exigir esse registro pois a música é uma arte.<br>

O ministro Ricardo Lewandowski, por sua vez, chegou a dizer que seria o mesmo que exigir que os poetas fossem vinculados a uma Ordem Nacional da Poesia para que pudessem escrever.<br><br>Mas, dentre as artes, a Música é a única que se utiliza do Triângulo da Comunicação para chegar ao público.<br>

O pintor, o poeta, o cineasta, o escultor, colocam suas criações artísticas diretamente no suporte, e o público tem acesso à fruição da arte contemplando o suporte diretamente.<br>A música instrumental não vive esse processo simples. O compositor coloca sua criação num suporte, a partitura, plena de signos representativos, que deverão ser decodificados por músicos instrumentistas. Essa decodificação exige profundo conhecimento técnico.<br>

<br>À salutar discussão!!!<br>Abraços,<br>Jorge Antunes<br><br><br><br><br><br>
<div class="gmail_quote">Em 1 de agosto de 2011 19:49, Rogerio Budasz <span dir="ltr"><<a href="mailto:rogeriobudasz@yahoo.com" target="_blank">rogeriobudasz@yahoo.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote style="border-left:#ccc 1px solid;margin:0px 0px 0px 0.8ex;padding-left:1ex" class="gmail_quote">
<div>
<div></div>
<div>
<table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0">
<tbody>
<tr>
<td valign="top">Matéria da Folha de hoje <<a href="http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/952808-musico-nao-precisa-de-registro-para-exercer-profissao-decide-stf.shtml" target="_blank">http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/952808-musico-nao-precisa-de-registro-para-exercer-profissao-decide-stf.shtml</a>><br>

==================================================<br><br>Músico não precisa de registro para exercer profissão, decide STF<br><br>FELIPE SELIGMAN<br>DE BRASÍLIA<br><br>Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta segunda-feira (1º) que o músico não precisa ter registro em entidade de classe para exercer sua profissão.<br>

<br>Os ministros julgaram o caso de um músico de Santa Catarina que foi à Justiça ao alegar que, em seu Estado, ele só poderia atuar profissionalmente se fosse vinculado à Ordem de Músicos do Brasil.<br><br>Em diversos locais do Brasil, músicos são obrigados a apresentar documento de músico profissional -- a "carteirinha de músico" -- para poder se apresentar.<br>

<br>A decisão vale apenas para o caso específico, mas ficou decidido que os ministros poderão decidir sozinhos pedidos semelhantes que chegarem ao tribunal. Ou seja, se o registro continuar a ser cobrado, será revertido quando chegar no tribunal.<br>

<br>Para a ministra Ellen Gracie, relatora da ação, o registro em entidades só pode ser exigido quando o exercício da profissão sem controle representa um "risco social", "como no caso de médicos, engenheiros ou advogados", afirmou.<br>

<br>O colega Carlos Ayres Britto disse que não seria possível exigir esse registro pois a música é uma arte. Ricardo Lewandowski, por sua vez, chegou a dizer que seria o mesmo que exigir que os poetas fossem vinculados a uma Ordem Nacional da Poesia para que pudessem escrever.<br>

<br>Já o ministro Gilmar Mendes lembrou da decisão do próprio tribunal que julgou inconstitucional a necessidade de diploma para os jornalistas, por entender que tal exigência feria o princípio da liberdade de expressão.<br>

</td></tr></tbody></table><br></div></div>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>

________________________________________________<br></blockquote></div><br><br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>

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