<span style="color: rgb(51, 0, 0);">Caro Daniel:</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);">
<br style="color: rgb(51, 0, 0);">
<span style="color: rgb(51, 0, 0);">Eu não acho que você esteja puxando o assunto de forma polêmica.</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);">
<span style="color: rgb(51, 0, 0);">Pode até mesmo vir a ser polemizante, mas não é polêmica.</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);">
<br style="color: rgb(51, 0, 0);">
<span style="color: rgb(51, 0, 0);">Eu acredito que a boa Educação Musical é aquela em que o educador </span><u style="color: rgb(51, 0, 0);">abre um leque</u><span style="color: rgb(51, 0, 0);"> de opções e conhecimentos ao educando.</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);">

<span style="color: rgb(51, 0, 0);">Só assim o educando poderá escolher seu caminho. Ninguém pode escolher um caminho de cuja existência nunca tomou conhecimento.</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);">
<br style="color: rgb(51, 0, 0);">
<span style="color: rgb(51, 0, 0);">Acredito também que o bom educador 
musical deve ter condições de formar grupos musicais e bandas de música 
em escolas, quando existem condições para isso.</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);">
<span style="color: rgb(51, 0, 0);">Assim, é importantíssimo que o 
educador musical, além de tocar um instrumento, tenha também 
conhecimentos básicos de todos os instrumentos.</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);">
<br style="color: rgb(51, 0, 0);">
<span style="color: rgb(51, 0, 0);">Abraço,</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);">
<span style="color: rgb(51, 0, 0);">Jorge Antunes</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);">
<br><br><br><br><br><br><br><br><div class="gmail_quote">Em 6 de outubro de 2011 23:03, Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;">
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top"><br><br>Caros colegas,<br><br>Vou "puxar" este assunto de forma um tanto polêmica, mas preferi fazê-lo desta forma justamente para suscitar uma discussão mais acirrada. Começo por uma metáfora:<br>
<br>"Dar aulas de instrumento em cursos de Licenciatura em Música hoje é como ensinar Física Relativista em um curso de Direito. Os argumentos são sempre os mesmos:<br><br>● Qual a utilidade deste conhecimento para a prática profissional da área?<br>
<br>● Seria este conhecimento alienado da "realidade brasileira"?<br><br>● De que adiantar estudar isso se não vou ganhar mais dinheiro?"<br><br>Gostaria de saber se alguém também está se sentindo "subvalorizado" - ou até mesmo marginalizado - quando o assunto é ensinar um instrumento musical em cursos voltados à formação de professores para a Educação Básica... será esta bagagem está sendo
 desvalorizada ou sou que eu estou errado?<br><br>Ainda, esta história de "realidade brasileira" não convence mais. O 
Brasil agora é um "país emergente", o PIB cresceu 7,5% ano passado... 
que conversa é essa de "faltar recursos"?<br>
<br>Desculpem-me, confesso estar angustiado, mas espero que alguns colegas possam oferecer boas idéias sobre o assunto.....<br><br><br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif"><font size="4"><font size="3">Daniel Lemos</font></font></p>
<p style="font-family:tahoma, new york, times, serif"><font size="4"><font size="2">Curso de Música/DEART - </font></font><font style="font-family:tahoma, new york, times, serif" size="2"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br/" target="_blank">musica.ufma.br</a></font></p>
<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif">Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br/ensaio" target="_blank">musica.ufma.br/ensaio</a></span></font><br>
<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif">Perfil no <a href="http://academia.edu" target="_blank">academia.edu</a><font size="1"> - <a rel="nofollow" href="http://ufma.academia.edu/dlemos" target="_blank">ufma.academia.edu/dlemos</a></font><br>
  </span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif">Blog Audio Arte</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"><a rel="nofollow" href="http://audioarte.blogspot.com/" target="_blank">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif">
<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br>
</font><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif"></span></td></tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br>