<span style="color: rgb(51, 0, 0);">Oi, Daniel:</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);"><span style="color: rgb(51, 0, 0);">
</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);"><span style="color: rgb(51, 0, 0);">
A diferença ou a distância ou a existência de prédios das duas áreas não é, em si, um problema.</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);"><span style="color: rgb(51, 0, 0);">
Problema sério é o corporativismo, o gueto, o isolamento, a soberba, o 
exclusivismo, de alguns grupos de professores da área de Educação 
Musical. Eles exacerbam nas conceituações de Educação e Música.</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);"><span style="color: rgb(51, 0, 0);">
Eu concordo com a ideia de que o objetivo da Educação Musical é a 
Educação. A educação feita com a Música, pela Música, por meio da 
Música, é sempre um trabalho maravilhoso. Os educandos, que são forjados
 sob a Educação Musical, não serão necessariamente músicos 
profissionais. Muitos serão sensíveis cidadãos advogados, engenheiros, 
políticos, bancários etc.</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);"><span style="color: rgb(51, 0, 0);">
Problema maior é, nos guetos que se formam, as filosofias e metodologias
 que vigoram: a de, ao educar, partir da experIência musical da 
comunidade a que pertence o educando.</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);"><span style="color: rgb(51, 0, 0);">
Nessa filosofia, se um grupo de estudantes vem de comunidade que só 
pratica o hip-hop, o educador começa a "trabalhar", e incentivar a 
criatividade com o hip-hop. O educador, nesses casos, sonha partir em 
seguida para outras vertentes musicais. A tentativa sempre é frustrada: 
os pobres jovens ficam durante todo o curso no hip-hop, e nunca chegam a
 conhecer Beethoven, música eletroacústica ou orquestra. O educador, ao 
abraçar essa metodologia, passa a ser um frustrado que vai buscar lã e 
sai tosqueado. O educador acaba hip-hopeado.</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);"><span style="color: rgb(51, 0, 0);">
Abraço,</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);"><span style="color: rgb(51, 0, 0);">
Jorge Antunes</span><br style="color: rgb(51, 0, 0);"><br><br><br><br><div class="gmail_quote">Em 7 de outubro de 2011 22:43, Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top"><br>Caro prof. Jorge Antunes,<br>
<br>Obrigado por tuas palavras, compactuo com tua visão. Hoje mesmo vi que para ser um educador musical, deve haver um amplo domínio da Música de forma mais abrangente e flexível, diferente da figura do especialista que impera no ensino tradicional da Performance.<br>
<br>Gostaria só de reforçar um ponto: esta diferenciação que temos com relação à Educação Musical e Performance... temos Universidades que tem o "prédio da Música" e o "prédio da Educação Musical", como se fosse algo totalmente distante e amorfo... qual tua opinião sobre isso?<br>
<br>Grande abraço,<br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif"><font size="4"><font size="3">Daniel Lemos</font></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif"><font size="4"><font size="2">Curso de Música/DEART - </font></font><font style="font-family:tahoma, new york, times, serif" size="2"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br/" target="_blank">musica.ufma.br</a></font></p>
<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif">Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br/ensaio" target="_blank">musica.ufma.br/ensaio</a></span></font><br>
<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif">Perfil no <a href="http://academia.edu" target="_blank">academia.edu</a><font size="1"> - <a rel="nofollow" href="http://ufma.academia.edu/dlemos" target="_blank">ufma.academia.edu/dlemos</a></font><br>
  </span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif">Blog Audio Arte</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"><a rel="nofollow" href="http://audioarte.blogspot.com/" target="_blank">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif">
<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br>
</font><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif"></span><br><br>--- Em <b>sex, 7/10/11, Jorge Antunes <i><<a href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank">antunes@unb.br</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left:2px solid rgb(16, 16, 255);margin-left:5px;padding-left:5px">
<br>De: Jorge Antunes <<a href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank">antunes@unb.br</a>><br>Assunto: Re:
 [ANPPOM-Lista] Ensino da performance nas Licenciaturas em Música<br>Para: "Daniel Lemos" <<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">dal_lemos@yahoo.com.br</a>><br>Cc: <a href="mailto:professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com" target="_blank">professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com</a>, <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>
Data: Sexta-feira, 7 de Outubro de 2011, 16:54<br><br><div><span style="color:rgb(51, 0, 0)">Caro Daniel:</span><br style="color:rgb(51, 0, 0)">
<br style="color:rgb(51, 0, 0)">
<span style="color:rgb(51, 0, 0)">Eu não acho que você esteja puxando o assunto de forma polêmica.</span><br style="color:rgb(51, 0, 0)">
<span style="color:rgb(51, 0, 0)">Pode até mesmo vir a ser polemizante, mas não é polêmica.</span><br style="color:rgb(51, 0, 0)">
<br style="color:rgb(51, 0, 0)">
<span style="color:rgb(51, 0, 0)">Eu acredito que a boa Educação Musical é aquela em que o educador </span><u style="color:rgb(51, 0, 0)">abre um leque</u><span style="color:rgb(51, 0, 0)"> de opções e conhecimentos ao educando.</span><br style="color:rgb(51, 0, 0)">


<span style="color:rgb(51, 0, 0)">Só assim o educando poderá escolher seu caminho. Ninguém pode escolher um caminho de cuja existência nunca tomou conhecimento.</span><br style="color:rgb(51, 0, 0)">
<br style="color:rgb(51, 0, 0)">
<span style="color:rgb(51, 0, 0)">Acredito também que o bom educador 
musical deve ter condições de formar grupos musicais e bandas de música 
em escolas, quando existem condições para isso.</span><br style="color:rgb(51, 0, 0)">
<span style="color:rgb(51, 0, 0)">Assim, é importantíssimo que o 
educador musical, além de tocar um instrumento, tenha também 
conhecimentos básicos de todos os instrumentos.</span><br style="color:rgb(51, 0, 0)">
<br style="color:rgb(51, 0, 0)">
<span style="color:rgb(51, 0, 0)">Abraço,</span><br style="color:rgb(51, 0, 0)">
<span style="color:rgb(51, 0, 0)">Jorge Antunes</span><br style="color:rgb(51, 0, 0)">
<br><br><br><br><br><br><br><br><div>Em 6 de outubro de 2011 23:03, Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" href="http://mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top"><br><br>Caros colegas,<br><br>Vou "puxar" este assunto de forma um tanto polêmica, mas preferi fazê-lo desta forma justamente para suscitar uma discussão mais acirrada. Começo por uma metáfora:<br>

<br>"Dar aulas de instrumento em cursos de Licenciatura em Música hoje é como ensinar Física Relativista em um curso de Direito. Os argumentos são sempre os mesmos:<br><br>● Qual a utilidade deste conhecimento para a prática profissional da área?<br>

<br>● Seria este conhecimento alienado da "realidade brasileira"?<br><br>● De que adiantar estudar isso se não vou ganhar mais dinheiro?"<br><br>Gostaria de saber se alguém também está se sentindo "subvalorizado" - ou até mesmo marginalizado - quando o assunto é ensinar um instrumento musical em cursos voltados à formação de professores para a Educação Básica... será esta bagagem está sendo
 desvalorizada ou sou que eu estou errado?<br><br>Ainda, esta história de "realidade brasileira" não convence mais. O 
Brasil agora é um "país emergente", o PIB cresceu 7,5% ano passado... 
que conversa é essa de "faltar recursos"?<br>
<br>Desculpem-me, confesso estar angustiado, mas espero que alguns colegas possam oferecer boas idéias sobre o assunto.....<br><br><br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif"><font size="4"><font size="3">Daniel Lemos</font></font></p>

<p style="font-family:tahoma, new york, times, serif"><font size="4"><font size="2">Curso de Música/DEART - </font></font><font style="font-family:tahoma, new york, times, serif" size="2"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br/" target="_blank">musica.ufma.br</a></font></p>

<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif">Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br/ensaio" target="_blank">musica.ufma.br/ensaio</a></span></font><br>

<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif">Perfil no <a rel="nofollow" href="http://academia.edu" target="_blank">academia.edu</a><font size="1"> - <a rel="nofollow" href="http://ufma.academia.edu/dlemos" target="_blank">ufma.academia.edu/dlemos</a></font><br>

  </span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif">Blog Audio Arte</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"><a rel="nofollow" href="http://audioarte.blogspot.com/" target="_blank">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif">

<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br>

</font><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif"></span></td></tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a rel="nofollow" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br>
</div></blockquote></td></tr></tbody></table></blockquote></div><br>