<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><br>Olá Ana Luísa,<br><br>Sobre a questão do "mito do concertista", pode ter certeza sim que várias pessoas tiveram experiências negativas com performers que não sabem dar aulas. Comentários do tipo "você está muito velho para ser músico", "se você não tem competência para ser músico, você pode dar aulas" são alguns dos jargões deferidos por estes indivíduos que, na verdade, não tem competência nem para ser músicos nem professores, pois se estão dando aulas, é como eles mesmo dizem: "não temos competência para ser músicos"... infelizmente, ainda há muitos destes seres encrustados em nossas instituições, graças ao luxo que temos do funcionário público com cargo vitalício... e assim continuam a propagar estas idéias nocivas, perpetuando valores antiquados e desrespeitosos aos seres humanos. Vários autores falam sobre isso na
 Pedagogia do Piano, e recomendo o livro "Etudes for Piano Teachers" de Stewart Gordon, que possui excelentes idéias positivas para repensarmos o ensino do instrumento.<br><br>Sobre a necessidade de ser performer, educador, produtor cultural e tantos outras competências, surgem como resposta às necessidades da atualidade, que exigem uma ampla gama de ações. É raríssimo hoje em dia a figura do instrumentista que possum um empresário para organizar eventos, agendar salas de concerto e conseguir patrocínio... e em geral, a maioria dos instrumentistas acaba lecionando, contribuindo para a disseminação de seu conhecimento musical.<br><br>Por fim, agradeço às observações de todos. Esta discussão está mostrando que temos muito a caminhar, mas o mais importante já está acontecendo: muitos colegas estão cientes das necessidades emergentes nas áreas de Performance e de Educação Musical. O mais difícil não é trabalhar pela área, mas pelos
 profissionais que a mantém.<br><br>Abraço a todos,<br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="4"><font size="3">Daniel Lemos</font></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="4"><font size="2">Curso de Música/DEART - </font></font><font style="font-family:tahoma, new york, times, serif;" size="2"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/">musica.ufma.br</a></font></p><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/ensaio">musica.ufma.br/ensaio</a></span></font><br><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times,
 serif;">Perfil no academia.edu<font size="1"> - <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://ufma.academia.edu/dlemos">ufma.academia.edu/dlemos</a></font><br>  </span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Blog Audio Arte</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://audioarte.blogspot.com/">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br></font><span
 style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br>--- Em <b>ter, 11/10/11, Ana Luisa <i><tempoqueleva@yahoo.com.br></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: Ana Luisa <tempoqueleva@yahoo.com.br><br>Assunto: Re:<br>Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos@yahoo.com.br><br>Cc: anppom-l@iar.unicamp.br<br>Data: Terça-feira, 11 de Outubro de 2011, 18:05<br><br><div id="yiv476724717"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top"><div id="yiv476724717"><table id="yiv476724717bodyDrftID" class="yiv476724717" border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td id="yiv476724717drftMsgContent" style="font:inherit;font-family:arial;font-size:10pt;">Olá, Daniel e colegas, <div><br></div><div>Apertei alguma tecla por engano e minha mensagem saiu cortada, enfim, aqui vai minha observação, sem
 o mínimo intuito de polemizar, mas sim de entendimento.</div><div><br></div><div>O que me preocupou foi o tal do "mito". Esse performer que não é educador ficou no texto do Daniel visto como "uma coisa para poucos". Pergunto se alguém aqui já viu ou teve aulas com um professor/performer sem o mínimo talento para ensinar, mas ensinando por necessidade. Alguém? E essa necessidade de ser produtor musical, professor, instrumentista e o que precisar para sobreviver é
 boa? </div><div>Então fico realmente em dúvida se o artista que se dedica exclusivamente à performance deve mesmo ser também educador. Gosto mais da idéia do Luciano, de entender as suas especialidades e poder ir em direção a elas, sem mito, apenas ofício.</div><div>Mas cada um podendo exercer o seu ofício/arte com a excelência que estiver ao seu alcance, na interação performer/educador que ele é capaz de absorver. </div><div><br></div><div>Enfim, pelo menos vejo no Daniel uma iniciativa muito conciliadora, o que me fez escrever e parabenizá-lo, antes de mais nada. Entendo seu ponto, mas quis observar esse outro lado.</div><div><br></div><div>um abraço,</div><div>Ana</div><div><br></div></td></tr></tbody></table></div></td></tr></tbody></table></div></blockquote></td></tr></table>