<a href="mailto:Car@s">Car@s</a> <a href="mailto:coleg@s">coleg@s</a>, <br /><br />as considerações de todos são muito pertinentes. <br />Dentre tantas reflexões e posições, destaco que entende que <br />a Performance Musical é essencial para se ensinar  música.<br /><br />O processo pedagógico musical se dá na e pela perfomance musical. <br />Históricamente, como muitos destacaram aqui, trata-se de um processo integrado. <br />As "disiciplinas" foram fragmentando a música em gavetas, fruto de um pensamento tb fragmentado de como se dá o processo <br />de construção do conhecimento. <br /><br />As recentes teorias e linhas do currículo vem tratando disso. <br />Abraços, Magali<br /><br /><br /><br />
<p>Magali Kleber<br /><span style="font-size: x-small;">Grupo de Pesquisa " Educação Musical e Movimentos Sociais"<br /></span><a href="http://www.abemeducacaomusical.org.br/"><span style="font-size: x-small;">http://www.abemeducacaomusical.org.br/</span></a><br /><span style="font-size: x-small;">Universidade Estadual de Londrina<br />Fone: 43 3371 4761 43 9994 6219</span></p>
<br /><br />
<hr style="border-top: 1px solid #ccc;" />
Em 09/10/2011 15:42, <strong>Daniel Lemos < dal_lemos@yahoo.com.br ></strong> escreveu:<br />
<table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0">
<tbody>
<tr>
<td style="font: inherit;" valign="top"><br />Caros Parceiros Musicais,<br /><br />Gostaria de reforçar algumas questões muito pertinentes colocadas por diversos integrantes das Listas, a citar as mensagens de Bruno Torres, do prof. Jorge Antunes e da profa. Rejane Harder (inclusive citei alguns artigos dela ultimamente, pois possuem excelentes idéias), fundamentais para continuar este diálogo. Em primeiro lugar, gostaria de colocar em xeque a diferenciação entre Performance e Educação Musical, realizada em nossas Instituições por questões históricas. Assim, proponho algumas idéias que possam nos "libertar":<br /><br />1) Compreender que Educação Musical e Performance <span style="font-weight: bold;">são áreas afins</span>. O performer deve assumir que na atualidade - com exceção de alguns poucos como Nelson Freire -  <span style="font-weight: bold;">ensinar é fundamental para o exercício da Performance Musical</span>. Por dois motivos:<br /><br />O prim
 eiro é a necessidade de passar este conhecimento a gerações futuras, pois o Ensino da Performance é fortemente ligado à tradição oral, não por falta de pesquisas como alegam alguns colegas "pesquisadores" da Música (alguns fazem questão de se diferenciar), mas pela incapacidade de nossa atrasada tecnologia em registrar informações cinestésicas e táteis, fundamentais para a transmissão dos conhecimentos na Performance Musical (por exemplo ver <span style="font-style: italic;">Teaching Piano em Groups</span> de Christopher Fisher, cujas idéias são pertinentes a todos os instrumentos). Jamais se aprenderá a tocar um instrumento somente ouvindo gravações e lendo livros; precisamos SIM de professores de Instrumento, que ensinem as informações cinestésicas de acordo com as particularidades fisiológicas de cada aluno.<br />O segundo seria a própria questão de sobrevivência: o "mito do concertista" não é - nem nunca foi - um perfil musical viável e ativ
 o na sociedade. É uma lenda; temos na verdade que ser, além de instrumentistas, professores, administradores, educadores e produtores culturais (entre as habilidades necessárias ao instrumentista da atualidade).<br /><br />2) Do lado "oposto", os educadores devem assumir que a Educação Musical existe sim há 40.000 anos (vide o livro <span style="font-style: italic;">40.000 Ans de Musique</span> de Jacques Chailley), e que há pelo menos 39.800 anos a Educação Musical se voltou à <span style="font-weight: bold;">prática da Performance Musical</span>. Música na Educação Básica é um fenômeno recente, que pela restrita visão de nossas Licenciaturas - temos que assumir isto - tem se ententido que a Educação Musical começa com Dalcroze ou Martenot, passando por Orff, Schafer e Swanwick, entre outros. Em geral, há um esquecimento de que esta área é tão antiga quanto a Performance Musical, e que os primeiros referenciais didáticos da Educação Musical são 
 justamente métodos de ensino do instrumento, em especial para Cravo e Órgão, Flauta, Violono e Violoncelo, desde o surgimento da escrita na sociedade Ocidental, em torno do Século XVI.<br /><br />3) Por fim, reforço que devemos nos mobilizar politicamente em prol da <span style="font-weight: bold;">Música</span>. Os instrumentistas devem ter ciência que a participação em Fóruns Estaduas de Cultura asseguram o exercício democrático da distribuição de capital pelo Estado, e se não nos fizermos presentes, o dinheiro vai para outras áreas. Assim, os Educadores devem ampliar seu enfoque educacional não se restringindo à Educação Básica, pois os instrumentistas necessitam de fato dos conhecimentos pedagógicos para um melhor ensino do instrumento. Creio que todos devemos "calçar as sandálias da humildade" e assumir que precisamos uns dos outros. O perfil individualista do músico ainda assombra nossa área, temos que acabar com isso. Para as Universidades, d
 evemos pensar Ensino, Pesquisa e Extensão <span style="font-weight: bold;">de forma indissociável</span>; a Pesquisa não é mais importante que o Ensino e a Extensão, e vice-versa.<br /><br />Enfim, prometo não falar mais por um tempo... desculpem-me se incomodei alguém com estas idéias...<br /><br /><br />
<p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-size: small;">Daniel Lemos</span></span></p>
<p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-size: x-small;">Curso de Música/DEART - </span></span><span style="font-size: x-small;"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br/" target="_blank">musica.ufma.br</a></span></p>
<span style="font-size: x-small;"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical</span><span style="font-size: xx-small;"> - </span></span><span style="font-size: xx-small;"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br/ensaio" target="_blank">musica.ufma.br/ensaio</a></span></span><br /><span style="font-size: x-small;"></span><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Perfil no academia.edu<span style="font-size: xx-small;"> - <a rel="nofollow" href="http://ufma.academia.edu/dlemos" target="_blank">ufma.academia.edu/dlemos</a></span><br /></span></span><span style="font-size: x-small;"></span><span style="font-size: x-small;"></span><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Blog Audio Arte</span><span style="font-size: xx-small;"> - </span></span><span style=
 "font-size: xx-small;"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" href="http://audioarte.blogspot.com/" target="_blank">audioarte.blogspot.com</a></span></span><br /><span style="font-size: x-small;"></span><span style="font-size: x-small;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Universidade Federal do Maranhão</span></span><br /></span><br /><br />--- Em <strong>dom, 9/10/11, Rejane Harder <em></em></strong>escreveu:<br />
<blockquote style="border-left: 2px solid #1010ff; margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br />De: Rejane Harder <br />Assunto: Re: [Educação Musical] Ensino da performance nas Licenciaturas em Música<br />Para: professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com<br />Data: Domingo, 9 de Outubro de 2011, 13:23<br /><br />
<div id="yiv841024587">
<div><br />Caro professor Daniel e demais integrantes da lista</div>
<div>Aqui na Universidade Federal de Sergipe defendemos o ensino de instrumento musical por duas razões principais: Como temos provas específicas, todos os alunos que entram já tocam algum instrumento. Estes alunos tem a oportunidade de se aperfeiçoar no seu instrumento e/ou aprender instrumentos diferentes. A segunda razão é a utilidade de os futuros professores sairem do curso com a habilidade mínima de acompanhar seus alunos em sala de aula nas diferentes atividades musicais, bem como, quando possível, ensinar um instrumento musical para os mesmos. No currículo do nosso curso, o aluno cursa 6 semestres de um instrumento harmônico: ele pode optar entre piano ou violão, mas, precisa seguir com o mesmo instrumento até o fim. São também obrigatórios dois semestres de flauta doce e dois semestres de percussão. Também é obrigatória a disciplina "Pedagogia do instrumento". Ainda existem as optativas que são flauta transversal e canto, ou, mais semestres de vi
 olão ou piano. Temos também como obrigatórias a regência coral e a técnica vocal, ente outras disciplinas. Acreditamos na importância de o egresso do Curso de Licenciatura em Música estar preparado musicalmente o máximo que for possível, além, é claro do preparo pedagógico e experiências de ensino.</div>
<div>Um grande abraço,</div>
<div>Rejane Harder</div>
-- <br />Prof.ª Dr.ª Rejane Harder<br />Universidade Federal de Sergipe<br />Núcleo de Música<br />(71) 9239-8584 / (79) 9966-8726<br /><br />
<p> </p>
-- <br />Você está recebendo esta mensagem porque está cadastrado no Grupo Professores de Música do Brasil - Lista de Discussões em Educação Musical.<br />Para integrar o Grupo, solicite o seu cadastro à Moderação: professoresdemusicadobrasil@GMAIL.com<br />Para postar mensagens, envie e-mail para professoresdemusicadobrasil@GOOGLEGROUPS.com<br />Para obter mais informações, acesse: <a rel="nofollow" href="https://groups.google.com/forum/#%21forum/professoresdemusicadobrasil" target="_blank">https://groups.google.com/forum/#!forum/professoresdemusicadobrasil</a></div>
</blockquote>
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