<html><head></head><body style="word-wrap: break-word; -webkit-nbsp-mode: space; -webkit-line-break: after-white-space; "><br><div><br><div>Begin forwarded message:</div><br class="Apple-interchange-newline"><blockquote type="cite"><div style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px;"><span style="font-family:'Helvetica'; font-size:medium; color:rgba(0, 0, 0, 1);"><b>From: </b></span><span style="font-family:'Helvetica'; font-size:medium;">silvioferrazmello <<a href="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br">silvioferrazmello@uol.com.br</a>><br></span></div><div style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px;"><span style="font-family:'Helvetica'; font-size:medium; color:rgba(0, 0, 0, 1);"><b>Date: </b></span><span style="font-family:'Helvetica'; font-size:medium;">October 24, 2011 11:48:32 PM GMT-02:00<br></span></div><div style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px;"><span style="font-family:'Helvetica'; font-size:medium; color:rgba(0, 0, 0, 1);"><b>To: </b></span><span style="font-family:'Helvetica'; font-size:medium;">Cristina Capparelli Gerling <<a href="mailto:cgerling@ufrgs.br">cgerling@ufrgs.br</a>><br></span></div><div style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px;"><span style="font-family:'Helvetica'; font-size:medium; color:rgba(0, 0, 0, 1);"><b>Subject: </b></span><span style="font-family:'Helvetica'; font-size:medium;"><b>Re: [ANPPOM-Lista] A palhaçada do Concurso de Tatuí</b><br></span></div><br><div>cristina e colegas,<br><br>creio que o que vc coloca é exato, embora seja difícil determinar o que é fidelidade à partitura.<br>no mais:<br>mesmo o critério mais objetivo possível é específico de uma escolha de grupo (como um tipo de arco, um timbre específico, etc)<br>e sempre que entra-se em concurso sabe-se pelo desenho da banca qual mais ou menos a tendência, quais as escolas privilegiadas, etc.<br>e não há nada de errado nisto.<br><br>abs<br>silvio<br><br>On Oct 24, 2011, at 9:49 AM, Cristina Capparelli Gerling wrote:<br><br><blockquote type="cite">Obrigada Zélia por tornar ainda mais claro o fato de ser um compromisso assumido entre competidor e avaliadores.<br></blockquote><blockquote type="cite"><br></blockquote><blockquote type="cite">Cristina<br></blockquote><blockquote type="cite"><br></blockquote><blockquote type="cite">Citando Zélia Chueke <<a href="mailto:zchuekepiano@ufpr.br">zchuekepiano@ufpr.br</a>>:<br></blockquote><blockquote type="cite"><br></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Assino em baixo.<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Em concurso, os critérios devem ser muito claros e os aspectos objetivos<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">tem que estar em primeiro lugar. Notas certas, ritmo certo...as vezes<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">perdemos os "artistas" mais inspirados, mas como se trata de competição,o<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">subjetivo quase  nao é levado em conta, pois nao pode ser explicado. Conta<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">a fidelidade à partitura em primeiro lugar.<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">O Julius Levine, "o contrabaxista" de Tanglewood, com quem tive coaching<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">na Mannes, referindo-se à concursos para orquestra, dizia que as vezes<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">perdemos os melhores candidatos na eliminatoria, mas com 150 candidatos<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">para ouvir, o critério tem que ser o mais objetivo possivel!<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Nao quer dizer que sao os concursos que determinam os grandes artistas;<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">exemplos nao faltam, mas como disse a Cristina, uma vez que se faz a<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">inscrição, é como assinar um contrato, aceitando as regras e a autoridade<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">do juri.<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Zélia Chueke<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Concordo com o Carlos. Ou seja, a inscrição para um concurso pressupõe<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">que o candidato está disposto a aceitar o resultado. Aliás. uma vez<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">que o candidato tocou, o resultado passa a ser inteiramente uma<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">consideração do juri e deixa imediatamente de ser um assunto do<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">candidato. Neste  tipo de situação, uns tocam  e outros decidem, os<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">papéis são muito claros e não se misturam. Quem não entende esta<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">premissa e não concorda que não entre em concurso porque estes são os<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">termos.<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Cristina Capparelli Gerling<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Citando Carlos Palombini <<a href="mailto:cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>>:<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Como disse Abbie Hoffman: "My critique of democracy begins and ends with<br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">this point. Kids must be educated to disrespect authority or else<br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">democracy<br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">is a farce." Ou, numa tradução livre: "Minha crítica à democracia começa<br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">e<br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">termina aqui. Neguim deve ser educado para desrespeitar a autoridade, se<br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">não, a democracia é uma farsa."<br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">cp<br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">--<br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">carlos palombini<br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><a href="http://www.researcherid.com/rid/F-7345-2011">www.researcherid.com/rid/F-7345-2011</a><br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">________________________________________________<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Lista de discussões ANPPOM<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">________________________________________________<br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Zélia Chueke, DMA<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Pianist - researcher<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Professor of Music- DeArtes, UFPR<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite">Permanent Researcher - Observatoire Musical Français/Sorbonne,Paris 4<br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><a href="http://www.zeliachueke.com">www.zeliachueke.com</a><br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><blockquote type="cite"><br></blockquote></blockquote><blockquote type="cite"><br></blockquote><blockquote type="cite"><br></blockquote><blockquote type="cite"><br></blockquote><blockquote type="cite">________________________________________________<br></blockquote><blockquote type="cite">Lista de discussões ANPPOM<br></blockquote><blockquote type="cite"><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br></blockquote><blockquote type="cite">________________________________________________<br></blockquote><br></div></blockquote></div><br></body></html>