<HTML>
<style> BODY { font-family:Arial, Helvetica, sans-serif;font-size:12px; }</style>caríssimos,<br>
<br>
estou  acompanhando a conversa precariamente.<br>
penso: por que isso não se transforma num enconto e publicação temática?<br>
essa discussão envolve várias áreas...<br>
abraço, Heloísa<br>
 <br>
<br>
<span style="font-weight: bold;">On Qua 26/10/11 11:07 , marciakazue@usp.br sent:<br>
</span><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(245, 245, 245); margin-left: 5px; margin-right: 0px; padding-left: 5px; padding-right: 0px;">Caros colegas,<br>

<br>

Gostari de dar uma contribuição musicológica a respeito da discussão a  <br>

respeito da fidelidade ao texto.<br>

<br>

"Quantas vezes o vi levantar-se do sofá onde estava deitado e pegar  <br>

meu lugar no piano para tocar. Como ele sentia a peça ? que eu tinha  <br>

tocado mal, que seja dito ?, numa forma completamente diferente,  <br>

apesar d?eu ter trabalhado longa e arduamente nela! Assim terminava a  <br>

aula, para não querer esquecer essa experiência, que tinha escutado de  <br>

uma forma religiosa. Na aula seguinte, quase satisfeito com a moda  <br>

imitativa que eu havia trabalhado a peça, eu a toquei novamente.  <br>

Infelizmente, quando terminei, Chopin, mais uma vez, esticado sobre o  <br>

sofá, levantou, com uma repreensão, sentou-se ao piano dizendo,  <br>

?escute, é assim que deveria de ser?. E ele procedeu a tocar novamente  <br>

numa maneira totalmente diferente. Eu pude responder apenas com  <br>

lágrimas que essa demonstração não se assemelhava em nada com a  <br>

primeira. Desencorajamento envolveu todo meu ser. Então ele sentiu  <br>

pena de mim, dizendo que estava quase bom, ?apenas não do jeito que o  <br>

sinto"(Peru, um aluno de Chopin apud Eigeldinger 1986, p.55 e 56).<br>

<br>

EIGELDINGER, Jean-Jacques. (1986).   Chopin pianist and teacher.  Nova  <br>

York, Cambridge University Press.<br>

<br>

Abs,<br>

<br>

Marcia<br>

<br>

suas obras ao piano que preconizava que Bach nãoCitando Zélia Chueke  <br>

<<a href="javascript:top.opencompose('zchuekepiano@ufpr.br','','','')">zchuekepiano@ufpr.br</a>>:<br>

<br>

<span style="color: red;"><br>

> Querida Catarina,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Como disse o Fausto tão bem, quem sabe verbaliza bem, e da aula!<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> A discussão é fascinante, e tenho me deparado com surpresas como por<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> exemplo, esta fascinação atual pelo timbre, que as pessoas agoar estão<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> tratando como se tivesse sido descoberto agora. Desde quando o timbre e<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> sta dissociado da escuta? Qdo. ouvimos uma nota, ela vem com tudo;<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> duração, altura, intensidade e timbre!<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Fiquei pasma quando descobri recentemente que os programas que registram<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> graficos de performances incluem apenas tempo e ritmo, mas não dinamica e<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> timbre. Agora estão pesquisando programas que incluam o "resto", ou eja,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> oq eu justifca a musica vomo sendo basicamente "como" e não "o que"  ou<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> seja, podemos ouvir as mesmas notas com o mesmo ritmo, mas se mudamos o<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> tempo e a dinâmica, tudo se transforma, e sabemos então que se tratam de<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> trechos musicais diferentes.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> No caso que você descreve, sim , muda tudo, pois se trata primeiro de<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> nota, ou seja, se pudesssemos perguntar ao Mignone (qdo. tooquei os 6<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> preludios e 1/2 dele, liguei para a casa dele e ele me tirou uma duvida na<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> hora) seria otimo, mas não sei se alguém tem a resposta para esta duvidas<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> especificas, então devemos nos basear no conhecimento prévio de obras do<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> compositor, do estilo, etc. e buscar meios para resolver o problema, como<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> em edição de partituras. Ontem mesmo, com meus aunos de mestrado, estava<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> falando sobre a edição de uma obra recem editada do Debussy (uma primeira<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> versão do estudo Pour les Arpèges Composés), que so foi possivel por causa<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> do conhecimento profundo do editor, Roy Howat, sobre o compositor e sua<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> musica; e a edição, comparada com o manuscrito, que acompanha a partitura,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> mostra a pertinência das decisões que foram tomadas. E aqui tb, se alguém<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> quiser contestar, conteste e toque de outro jeito, faça sua propria<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> pesquisa, use seus proprios conchecimentos! E para isto que pessoas como<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> você formam musicos, para que eles possam ser independentes, afinal a<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> musica é uma atividade que demanda esta solida formação, para não<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> precisarmos passar a vida perguntando a professores ou a musicologos, se<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> estamos no caminho certo. E olha que algumas vezes, como você sabe,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> devemos perguntar  sim, a quem sabe! Mas a formação musical hoje em dia<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> esta tão ameaçada, que tem-se esquecido facilmente uma logica que Ligeti<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> colocava simplesmente, dizendo que "não teria chegado onde chegou se não<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> fosse por sua solida formação classica".<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Voltando à idéia do todo , as indicações de andamento do Mignone, me<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> parecem fruto de uma preocupação semelhante à do Schnabel qdo. editou a<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> op.101 de Beethoven (falos desta, pq estudei)colocando mudanças indicações<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> de metrônomo  que aparentemente recortam a peça, mas logicamente nem ele<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> tocava assim, nem queria que tocassem assim, é apenas um cuidado para<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> mostra que o carater dos trechos muda (tempo=espirito do trecho), que<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> devemos levar mais ou menos tempo para "dizer" aquele trecho, mas sempre<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> como parte de um todo, de uma historia, que tem começo, meio e fim, e que<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> é na verdade a primeira coisa que temos que perceber antes de começar a<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> cosntruir uma performance : o começo, o meio e o fim. Ontem, na minha aula<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> sobre o Xenakis, li um trecho do Helffer que dizia que a peça tem começo e<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> fim, mas o meio nao apresenta evolução; é verdade, a peça tem Intro e<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Coda, e tem seções A, B, C, D, E, F, que o pianista soube separar (baseado<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> em diferenças do material timbristico), pois é o que precisamos para<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> tocar, saber o que esta acontecendo, onde vamos e como vamos. Voltamos ao<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> "como". Musica é "como". Sim, você temm razão qdo. fala que qto. mais nos<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> afastamos do repertorio, menos informação concreta temos. Certo.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Nossa formação com grandes professores nos deu certezas que talvez não<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> tivessemsos, mas que podem ainda ser confirmadas por publicações como o<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Versuch...do CPEBach etc. De qq forma, mesmo com todo o respaldo<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> musicologico, nos deparamos com situações como a que a Eva Badura Skoda me<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> descreveu, sobre um festival Haydn que organizou em Schölnbrun, com<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> membros do ballet da Opera dançando os minuetos; teve que contratar uma<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> orquestra de ultima hora, pois o andamento das gravações existentes<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> tornava impossivel que os dançarinos se movimentassem devidamente com as<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> "seidrücke". Então, esta informação é preciosa para quem for tocar Haydn;<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> talvez seja melhor ignorar as gravações e adotar um tempo possivel para<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> ser dançado com as roupas da época; da mesma forma Bach, sem o exagêro de<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Gould, podemos ver o exemplo de Schiff, que se inspira na tradição dos<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> instrumentos de época e leva este conceito sonoro para sua execução.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Toda a experiência com o passado pode ser transprotada para a musica de<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> hoje, se for solidamente vivenciada.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> E assim, temos as ferramentas para evitar esta situação que você descreve<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> : "Se, considerando o caso acima exposto, esperamos obediência fiel aos<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> aspectos fixos da música (tudo que está objetivamente notado na<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> partitura), teremos muito provavelmente uma  interpretação incorreta,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> tanto do ponto de vista das alturas, quanto do  ponto de vista formal (tal<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> qual uma versão produzida pelo finale, com alturas "erradas" e mudanças<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> abruptas de andamento)."<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Estamos falando aqui de darmos, como professores, as ferramentas para que<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> os futuros intérpretes tomem suas pps decisões. Sua descrição é perfeita,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> e fazer sentido do todo é o primeiro passo, e espero que muitos alunos<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> continuem aproveitando de seus ensinamentos.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Grande abraço, e mais uma vez cumprimentos pela brilhante exposição.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Zélia<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>> Oi Catarina,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>> Ótima argumentação. Bela escrita. Quem sabe transforma suas reflexões em<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>> um<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>> artigo. É um assunto revelante pra nossa área. Abç. Fausto.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>> Em 25 de outubro de 2011 10:41, Catarina Domenici <<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>> <a href="javascript:top.opencompose('catarina@catarinadomenici.com','','','')">catarina@catarinadomenici.com</a>> escreveu:<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Prezada Zélia,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Agradeço a tua mensagem, pois você tocou num ponto muito importante que<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> merece ser discutido nesta lista: a fidelidade à partitura. Apenas com o<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> intuito de dar início a uma discussão (que espero renda bons frutos),<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> lanço<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> o exemplo da peça de confronto do quarto turno do concurso em discussão<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> no<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> momento: o primeiro movimento da Sonatina III de MIgnone. Em primeiro<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> lugar,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> temos que lidar com a imprecisão do próprio texto, o qual, por um erro<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> de<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> edição/impressão, contém alturas incorretas, como a falta de sustenidos<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> na<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> mão direita no comp. 38, por exemplo (caso semelhante ao sol bemol na<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> mão<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> esquerda no comp. 6 do segundo movimento da Suite n. 3 de Ronaldo<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Miranda).<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Em segundo lugar, mas não menos importante, há a questão da compreensão<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> do<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> texto. Explico: na peça em questão, Mignone escreve indicações de<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> metrônomo<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> para cada seção da peça, as quais às vezes consistem de apenas uns<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> poucos<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> compassos! Se o intérprete não compreende o grande arco formal da peça,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> construído por uma curva de aceleração em direção ao andamento "Vivo"<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> seguida de outra curva de desaceleração em direção ao "Tempo Primo",<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> corre o<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> grande risco de ter uma interpretação fortemente secionada que prejudica<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> a<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> compreensão da forma como um todo. Baseio a minha visão da peça nas<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> próprias<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> indicações de MIgnone, tais como a indicação de "un poco animato" na<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> pag.2,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> seguida pelo "Animando" e pelo "animando e accellerando" na pag. 3.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Temos o<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> mesmo procedimento de desaceleração gradual após o "Vivo": "poco meno"<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> na<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> pag. 4, seguido de "piu calmo", "poco meno" e "ancora meno" na pag. 5.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Note-se que Mignone forneceu uma indicação de metrônomo para a maioria<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> dessas pequenas seções (exceções são o "un poco animato" e o "piú<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> calmo") e<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> que mesmo fornecendo uma indicação de metrônomo para o "Animando" na<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> pag. 3,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> acho relevante que tenha colocado o verbo no gerúndio e que tenha se<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> precavido em acrescentar uma indicação de "animando e accellerando e<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> crescendo" nos compassos 38-39 no mesmo trecho. Portanto, se o<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> intérprete<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> escolhe seguir à risca as indicações de metrônomo sem considerar como<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> essas<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> seções se articulam na grande forma, irá provavelmente ter vários<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> problemas<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> de ordem musical a serem resolvidos, tal como o tamanho do gesto de<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> "allargando" no compasso 55, o qual, por conduzir ao climax da peça no<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> compasso 56 e "anunciar" ele mesmo o início da curva de desaceleração,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> tem<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> tanto uma função expressiva quanto de articulação formal. Seguindo essa<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> linha de raciocínio, não podemos deixar de questionar qual a atitude que<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> se<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> espera do intérprete diante da partitura. Se, considerando o caso acima<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> exposto, esperamos obediência fiel aos aspectos fixos da música (tudo<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> que<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> está objetivamente notado na partitura), teremos muito provavelmente uma<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> interpretação incorreta, tanto do ponto de vista das alturas, quanto do<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ponto de vista formal (tal qual uma versão produzida pelo finale, com<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> alturas "erradas" e mudanças abruptas de andamento).<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Deixando o exemplo de Mignone de lado, me lembro de Bach. Com o advento<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> das<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> edições "Urtext" e da ideologia da fidelidade inquestionável ao texto<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> impresso, em meados do século XX desenvolveu-se toda uma escola de<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> interpretação de<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> poderia<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ser tocado com dinamicas, pedal, legato (ou outra articulação que não o<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> non-legato) etc. Mesmo hoje, com o entendimento que temos (e ainda<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> estamos<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> desenvolvendo) sobre a obra de Bach, tocar Bach em concurso é sempre<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> espinhoso, posto que o discurso sobre os aspectos objetivos e de<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> fidelidade<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> à partitura não se aplicam confortávelmente à interpretação desse<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> repertório, especialmente depois de termos sido devidamente "informados"<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> sobre as práticas de performance pelos estudiosos do movimento<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> HIP(historically informed performance). Ou seja, quanto mais nos<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> afastamos<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> historicamente de determinado repertório, mais nos vemos numa situação<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> na<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> qual não podemos ignorar a "tradição(ou tradições) oral (ou aural)" na<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> construção de interpretações desse repertório.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> E já que esse assunto foi motivado por um concurso, eu não poderia<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> deixar<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> de mencionar um caso que parece ter colocado em xeque o discurso da<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> fidelidade à partitura fora do meio acadêmico (o qual já vem se<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> debruçando<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> sobre o assunto com bastante intensidade nas últimas décadas): a vitória<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> do<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> pianista japonês Nobuyuki Tsujii no concurso Van Cliburn em 2009.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Pianista<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> cego de nascença, Nobuyuki declarou em diversas entrevistas que prefere<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> aprender o seu repertório de ouvido, ao invés de lê-lo em braile. Quem<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> se<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> interessar em saber um pouco mais sobre ele pode acessar o link:<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> <a href="parse.php?redirect=aHR0cDovL3d3dy5jYWxsZXIuY29tL25ld3MvMjAxMC9vY3QvMDcvamFwYW5zLXBpYW5vLXN1cGVyc3Rhci13aWxsLXBsYXktd2l0aC1jb3JwdXMvLg==" target="_blank">http://www.caller.com/news/2010/oct/07/japans-piano-superstar-will-play-with-corpus/.</a><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Nessa reportagem, o presidente do juri do concurso, o Maestro John<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Giordano,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> declarou: "He is amazing.We closed our eyes and it's so phenomenal that<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> it's<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> hard to withhold your tears. ... Nobu played the most difficult hourlong<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Beethoven piece [a sonata Hammerklavier - nota minha] flawlessly. For<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> anyone, it's extraordinary. But for someone blind who learns by ear,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> it's<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> mind-boggling." ("Ele é fantástico. Nós fechamos nossos olhos e é tão<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> fenomenal que é difícil segurar as lágrimas. ... Nobu tocou a peça mais<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> difícil de Beethoven impecávelmente. Para qualquer um, é extraordinário.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Mas<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> para um cego que aprende [música] de ouvido, é formidável. Tradução<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> minha).<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> É curioso que Nobuyuki tenha dividio o primeiro prêmio com outro<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> pianista,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> o chinês Haochen Zhang, que é, em inúmeros aspectos, muito diferente de<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Nobu, apontando para a pluralidade de critérios na própria banca do<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> concurso.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Que o debate prossiga!<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Cordialmente,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Catarina Leite Domenici<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> On Oct 24, 2011, at 7:47 AM, Zélia Chueke wrote:<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > Assino em baixo.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > Em concurso, os critérios devem ser muito claros e os aspectos<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> objetivos<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > tem que estar em primeiro lugar. Notas certas, ritmo certo...as vezes<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > perdemos os "artistas" mais inspirados, mas como se trata de<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> competição,o<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > subjetivo quase  nao é levado em conta, pois nao pode ser explicado.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Conta<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > a fidelidade à partitura em primeiro lugar.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > O Julius Levine, "o contrabaxista" de Tanglewood, com quem tive<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> coaching<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > na Mannes, referindo-se à concursos para orquestra, dizia que as vezes<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > perdemos os melhores candidatos na eliminatoria, mas com 150<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> candidatos<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > para ouvir, o critério tem que ser o mais objetivo possivel!<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > Nao quer dizer que sao os concursos que determinam os grandes<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> artistas;<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > exemplos nao faltam, mas como disse a Cristina, uma vez que se faz a<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > inscrição, é como assinar um contrato, aceitando as regras e a<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> autoridade<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > do juri.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > Zélia Chueke<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> Concordo com o Carlos. Ou seja, a inscrição para um concurso<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> pressupõe<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> que o candidato está disposto a aceitar o resultado. Aliás. uma vez<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> que o candidato tocou, o resultado passa a ser inteiramente uma<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> consideração do juri e deixa imediatamente de ser um assunto do<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> candidato. Neste  tipo de situação, uns tocam  e outros decidem, os<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> papéis são muito claros e não se misturam. Quem não entende esta<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> premissa e não concorda que não entre em concurso porque estes são os<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> termos.<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> Cristina Capparelli Gerling<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> Citando Carlos Palombini <<a href="javascript:top.opencompose('cpalombini@gmail.com','','','')">cpalombini@gmail.com</a>>:<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>> Como disse Abbie Hoffman: "My critique of democracy begins and ends<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> with<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>> this point. Kids must be educated to disrespect authority or else<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>> democracy<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>> is a farce." Ou, numa tradução livre: "Minha crítica à democracia<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> começa<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>> e<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>> termina aqui. Neguim deve ser educado para desrespeitar a<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> autoridade,<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> se<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>> não, a democracia é uma farsa."<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>> cp<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>> --<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>> carlos palombini<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>> www.researcherid.com/rid/F-7345-2011<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> ________________________________________________<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> Lista de discussões ANPPOM<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> <a href="parse.php?redirect=aHR0cDovL2lhci51bmljYW1wLmJyL21haWxtYW4vbGlzdGluZm8vYW5wcG9tLWw=" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >> ________________________________________________<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> >><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > Zélia Chueke, DMA<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > Pianist - researcher<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > Professor of Music- DeArtes, UFPR<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > Permanent Researcher - Observatoire Musical Français/Sorbonne,Paris 4<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > www.zeliachueke.com<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > ________________________________________________<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > Lista de discussões ANPPOM<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > <a href="parse.php?redirect=aHR0cDovL2lhci51bmljYW1wLmJyL21haWxtYW4vbGlzdGluZm8vYW5wcG9tLWw=" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> > ________________________________________________<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ________________________________________________<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> Lista de discussões ANPPOM<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> <a href="parse.php?redirect=aHR0cDovL2lhci51bmljYW1wLmJyL21haWxtYW4vbGlzdGluZm8vYW5wcG9tLWw=" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>> ________________________________________________<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>> --<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>> Fausto Borém<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>> Editor de PER MUSI<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

>> UFMG - Escola de Música<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>> Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>> 31.270-010 Belo Horizonte - MG<br>

</span><span style="color: red;"><br>

>><br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Zélia Chueke, DMA<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Pianist - researcher<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Professor of Music- DeArtes, UFPR<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Permanent Researcher - Observatoire Musical Français/Sorbonne,Paris 4<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> www.zeliachueke.com<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> ________________________________________________<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> Lista de discussões ANPPOM<br>

</span><span style="color: red;"><br>

> <a href="parse.php?redirect=aHR0cDovL2lhci51bmljYW1wLmJyL21haWxtYW4vbGlzdGluZm8vYW5wcG9tLWw=" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>

</span><span style="color: red;"><br>

> ________________________________________________<br>

</span><span style="color: red;"><br>

><br>

</span><br>


<br>


<br>


<br>

________________________________________________<br>

Lista de discussões ANPPOM<br>

<a href="parse.php?redirect=aHR0cDovL2lhci51bmljYW1wLmJyL21haWxtYW4vbGlzdGluZm8vYW5wcG9tLWw=" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>

________________________________________________<br>

<br>

E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.<br>

Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, visite<br>

<a href="parse.php?redirect=aHR0cDovL2VjcC50ZXJyYS5jb20uYnIvY2dpLWJpbi9yZXBvcnRzcGFtLmNnaT8rX2Q9U0NZNE1qZzVORGt5STNCbGNtMGhkR1Z5Y21FbU1Td3hNekU1TmpNMU5EZzJMalkxTnpBNE15NDRORFF5TGpGbU1pNTBjRzR1ZEdWeWNtRXVZMjl0TERJeU5EQTFUZXJyYU1haWw=" target="_blank">http://ecp.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=SCY4Mjg5NDkyI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMzE5NjM1NDg2LjY1NzA4My44NDQyLjFmMi50cG4udGVycmEuY29tLDIyNDA1TerraMail</a><br>

Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens<br>

indesejadas sejam classificadas como Spam.<br>

<br>

</blockquote><BR></HTML>