2011/10/25 Daniel Puig <span dir="ltr"><<a href="mailto:danielpuig@me.com">danielpuig@me.com</a>></span><br><br><div class="gmail_quote"><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;">
<div style="word-wrap:break-word">acho que em todas essas questões, dos critérios, da sua transparência, da sua adequação, das alusões preconceituosas, dos cegos que aprendem de ouvido, dos erros nas partituras, das interpretações da forma, nas mais detalhistas alusões às composições, ressoa de fundo uma pergunta. o que é música?<div>
puig<br><div><br></div></div></div></blockquote></div><br>Yen Houei interrougou Tchong-ni nestes termos: "Atravessei uma vez o abismo Chang-chen. O barqueiro conduzia seu barco como um deus. Perguntei-lhe: 'Pode-se aprender a conduzir assim?' Ele respondeu: 'É verdade que quem pode nadar pode aprendê-lo; todavia, um ótimo nadador o sabe por si; quanto ao mergulhador, sem jamais ter visto a embarcação, saberá de imediato manipulá-la.' Mas ele não respondeu minha pergunta. Posso pois perguntar-vos o que quis dizer com tais palavras?" Tchong-ni respondeu: "Ah! Falei-te há muito dessas questões, mas não lhes captaste a verdade profunda; é necessário que fale ainda? Àqueles que podem nadar, se pode ensinar-lhes, pois não temem a água. Se o ótimo nadador o sabe por si, é que já não pensa na água. Quanto ao mergulhador que, mesmo sem jamais ter visto o barco, sabe imediatamente manipulá-lo, é que, para ele, a água profunda é como a terra firme; um barco que aderne é para ele como um carro que capote. Que o barco aderne ou que o carro vire, o mundo se oferece a ele sem penetrá-lo. Onde quer que se ache, ele permanece impassível."<br>
<br>Lie-tseu, <i>O verdadeiro clássico do vazio perfeito</i>, em <i>Philosophes taoïstes</i>, Paris, Gallimard (Pléiade), 1980, p. 398.<br clear="all"><br>-- <br>carlos palombini<br><a href="http://www.researcherid.com/rid/F-7345-2011" target="_blank">www.researcherid.com/rid/F-7345-2011</a><br>
instituto de estudos avançados transdisciplinares — ieat-ufmg<br><br>