<div>Olá, Daniel!</div>
<div> </div>
<div>O componente curricular Iniciação à Regência e Organologia, está restrito a grupos instrumentais? Caso também abarque grupos vocais, sugiro uma troca, ao inserí-lo no 7º Período, após o Canto Coral I e II. Desta forma, as Práticas de Conjunto e de Coral, além de servirem como experiência para os alunos de uma performance coletiva (é única a experiência de reger um grupo, após a participação em um), poderiam também servir de laboratório para a iniciação da regência. Observe que também viria posterior aos componentes curriculares Elaboração de Arranjos I e II (essencial para a regência), junto com a</div>

<div>Didática da Performance II (laboratório para a Didática).</div>
<div> </div>
<div>Não quero supervalorizar o componente curricular Iniciação à Regência, mas apenas propor ajustes que poderão favorecer um maior diálogo entre os componentes curriculares.</div>
<div> </div>
<div>Abs, Simone Braga.</div>
<div> </div>
<div> </div>
<div class="gmail_quote">Em 31 de outubro de 2011 23:05, Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote style="BORDER-LEFT: #ccc 1px solid; MARGIN: 0px 0px 0px 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex" class="gmail_quote">
<table border="0" cellspacing="0" cellpadding="0">
<tbody>
<tr>
<td valign="top"><br>Caros,<br><br>Conforme havia prometido, envio o Projeto Político-Pedagógico para implementação do Bacharelado em Música na Universidade Federal do Maranhão. Reforço abaixo alguns pontos observados na elaboração do projeto que possam ser úteis para a redação de projetos semelhantes em outras Universidades:<br>
<br>1) Fechamos a grade curricular em 2.400 horas e com 240 horas de atividades complementares, o mínimo disposto nas DCN para Graduação em Música (disposto em 4.3), fazendo com que o curso fique "enxuto" e flexível;<br>
<br>2) Aproveitamos o máximo das disciplinas, professores e espaços físicos já presentes na Licenciatura em Música (em 4.3, 4.5 e 4.6), sendo esta integração fundamental e enriquecedora para ambos os cursos;<br><br>3) Reiteramos de forma fundamentada características pedagógicas próprias do Bacharelado que devem ser respeitadas, como o ensino individual (em 4.2) - que ocasiona um número baixo de vagas se comparado aos demais cursos - e a necessidade do Teste de Habilidade Específica (em 4.1), entre outros;<br>
<br>4) Buscamos conhecimentos que possam diversificar as competências profissionais dos bacharéis egressos do curso, com a disposição de possíveis áreas de atuação em 3.1.<br><br>Segue também em anexo a planilha utilizada para elaboração da grade curricular, que soma automaticamente a carga horária e créditos das disciplinas, acusando eventuais erros - como carga horária mais baixa do que a especificada em Lei, por exemplo. Estou à disposição para diálogo, sugestões e correções.<br>
<br>Saudações,<br><br>
<p style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif"><font size="4"><font size="3">Daniel Lemos</font></font></p>
<p style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif"><font size="4"><font size="2">Curso de Música/DEART - </font></font><font style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif" size="2"><a href="http://musica.ufma.br/" rel="nofollow" target="_blank">musica.ufma.br</a></font></p>
<font size="2"><span style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif">Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif"><a href="http://musica.ufma.br/ensaio" rel="nofollow" target="_blank">musica.ufma.br/ensaio</a></span></font><br>
<font size="2"><span style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><span style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif">Perfil no <a href="http://academia.edu/" target="_blank">academia.edu</a><font size="1"> - <a href="http://ufma.academia.edu/dlemos" rel="nofollow" target="_blank">ufma.academia.edu/dlemos</a></font><br>
</span></font><font size="2"><span style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><span style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><span style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif">Blog Audio Arte</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif"><a href="http://audioarte.blogspot.com/" rel="nofollow" target="_blank">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif">
<font size="2"><span style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif"></span></font><font size="2"><font size="2"><span style="FONT-FAMILY: tahoma, new york, times, serif">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br>
</font><span style="FONT-FAMILY: arial, helvetica, sans-serif"></span></td></tr></tbody></table></blockquote></div><br>