<div class="gmail_quote"><div><br></div><div>Correto Sílvio, obrigado pelo feedback. Veio só pra mim tua mensagem, mas acredito que tenha sido um equívoco, e como não tem nada pessoal, vou publicar nas listas onde você postou e eu respondi.</div>
<div><br></div><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><div></div><div>Em 1 de novembro de 2011 00:15, silvioferrazmello <span dir="ltr"><<a href="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank">silvioferrazmello@uol.com.br</a>></span> escreveu:<div class="im">
<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin-top:0px;margin-right:0px;margin-bottom:0px;margin-left:0.8ex;border-left-width:1px;border-left-color:rgb(204, 204, 204);border-left-style:solid;padding-left:1ex">
<div style="word-wrap:break-word"><div>oi porres,</div><div><br></div><div>vc está certo sem dúvida...mas tem detalhes que precisamos pensar com calma.</div><div>nossa área é nova perto das outras, ainda temos um bom número de bolsas e um menor número de candidatos do que em engenharia (é mais fácil um engenheiro desenvolver seu projeto na área de música para garantir uma bolsa do que na área de engenharia)...existem relações que podem surtir em pequenas relações perversas e que farão de nossa área um lugar de emprego e bolsas mais fáceis para aquele q se formou em uma fac. de engenharia cujo concurso para o mestrado está de 30 candidatos para uma vaga...daí o neguinho foge e vem pra música fazer seu mestrado em engenharia da música (uma vaga por candidato)...isto tende a certas perversões...não?</div>

<div> </div><div>abs</div><div>silvio</div></div></blockquote></div></div></blockquote><div><br></div><div><div>Então, acho que sim, "perversões" podem existir em qualquer sistema, mas que a burrocracia acaba sendo sempre uma ferramenta ineficaz. Como prova temos um país bem "pervertido" e extremamente burrocrata que, mesmo assim, não consegue combater isso.</div>
<div><br></div><div>No mais, dentro do crivo seletivo, não deve prevalecer uma burrocracia, mesmo porque temos um extenso processo que termina numa banca. E pergunto se o sujeito de fato não é alguém que queira desenvolver pesquisa e atuar em música sem "perversões"? </div>
<div><br></div><div>Eu tenho até um exemplo disso. Troquei ideia com o Marcelo Wanderley quando fiz meu estágio-sanduíche lá no Canadá. Ele tem formação de engenheiro, fez um doutorado no IRCAM, 
e hoje dá aula no departamento de Música da Universidade de McGill em Montreal. Ele desde que se formou engenheiro tinha essa intenção de atuar na pesquisa em música e tecnologia, e hoje é um dos maiores autores na área de interfaces para música. </div>
<div><br></div><div>
Pois ele me informou do interesse que tinha em trabalhar no Brasil, mas que, infelizmente, não poderia, por ter graduação em engenharia, e até poderia vir atuar em um departamento de engenharia em uma Universidade brasileira, mas que isso provavelmente lhe tiraria a oportunidade de
 trabalhar com música... </div>
<div><br></div><div>Enfim, isso dá voltas e chega a me tocar também. Não tenho graduação em música e passei pelo crivo da Unicamp. Com provas de análise/harmonia, história, apresentação de portfolio de peças, apresentação do projeto, execução em um instrumento, fora a entrevista com a banca. Para entrar no doutorado na USP tive que repetir uma outra bateria de provas mesmo assim.</div>
<div><br></div><div>Fato é que mesmo no nosso sistema em que supostamente se entende e busca a ideia que a formação de uma pós é de um nível superior e pra quem tem um conhecimento do nível de uma graduação na área, ainda assim se pede muito por aí em editais que o candidato possua graduação e mestrado na área, sem levar em conta a prevalência de uma titulação maior na área (como um mestrado, doutorado, pós doutorado, ou até o fato do sujeito dar aula em um departamento de música em outra instituição e ainda livre docência...) </div>
<div><br></div><div><p class="MsoNormal" style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 12pt; margin-left: 0px; "><span>É </span>como uma inércia burrocrática que não aventa a possibilidade disso não ser tão engessado. Quase se parte de um paradigma, um pressuposto que, uma vez que se entrou em uma via, é impossível sair dela, ou permitir alguém de fora entrar. <span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 16px; ">Todavia, não é esse o caso, pois é 
permitido! </span></p>
<p class="MsoNormal" style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 12pt; margin-left: 0px; "><span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 16px; ">Enfim, de algo aí conceitualmente errado, e eu acho que precisamos revisar e discutir. Isso traz diversas implicações também na situação dos cursos de composição e musicologia, só que não vou trazer tudo agora para não perder o foco.</span></p>
<p class="MsoNormal" style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 12pt; margin-left: 0px; "><font face="'Times New Roman'" size="3">E assim trago para a pauta em discussão essas duas coisas:</font></p>
<p class="MsoNormal" style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 12pt; margin-left: 0px; "><font face="'Times New Roman'" size="3">- Podemos considerar que uma titulação maior na área prevaleça?</font></p>
<p class="MsoNormal" style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 12pt; margin-left: 0px; "><font face="'Times New Roman'" size="3">Adiante; - Queremos arejar a área de pesquisa em música com formações realmente híbridas?</font></p>
<p class="MsoNormal" style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 12pt; margin-left: 0px; "><font face="'Times New Roman'" size="3">Eu sou a favor de respostas positivas para as duas questões, que podem ter desdobramentos distintos ou não. </font></p>
</div><div>Obrigado pela atenção, e espero que os interessados opinem</div><div><br></div><font color="#888888"><div>Alexandre Torres Porres</div></font><div><div></div><div class="h5"></div></div></div><div><br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;">
<div><div><div class="h5"><div><br><div class="gmail_quote"><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">
<div style="word-wrap:break-word"><br><div><div>On</div><div><div></div><div><div> Oct 31, 2011, at 11:49 PM, Alexandre Torres Porres wrote:</div><br><blockquote type="cite">Aliás Sílvio, conheço alguns que ocupam cargos de prof de composição que tem graduação em Geologia e Engenharia, ou em música mas não em composição. Afinal, não havia muito curso antigamente, e não eram muito bons, não que hoje já seja ideal.<div>


<br></div><div>Me pergunto até que ponto um diploma de composição é necessário se o sujeito tem carreira de compositor, com peça tocada em uma bienal, ou peça tocada em festival na Europa, e ainda tem mestrado ou doutorado na área de música. Quando o sujeito compõe uma peça, ninguém olha pro diploma, olha pra peça.</div>


<div><br></div><div>Inclusive, se permitem que alguém com uma graduação em outra área faça mestrado em composição, porque exigir concursos em que categoricamente esteja especificado graduação, mestrado e doutorado na área de composição? Na Unicamp, aliás, ainda se aplica uma prova seletiva que até alguns graduados em música não passam. Porque exigir o diploma em música de um sujeito que tem mestrado em um sistema desses?</div>


<div><br></div><div>Fora que esse contexto também diz respeito à pesquisa em música. Queremos mesmo somente músicos com formação de conservatório para fazer pesquisa em musicologia?</div><div><br></div><div>Um historiador não poderia fazer um mestrado em história da música e dar aula de história da música na universidade? Ou queremos somente músicos de conservatório na universidade? Eu creio que isso é um problema com reflexo na situação da UFJF agora, e na atual situação da composição e d a musicologia nos (novos) cursos de música"</div>


<div><br></div><div>Eu realmente gostaria de ouvir a opinião dos colegas a respeito disso.</div><div><br></div><div>Obrigado</div><div><br></div><div><br></div><div><div class="gmail_quote">Em 30 de outubro de 2011 11:32, silvioferrazmello <span dir="ltr"><<a href="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" target="_blank">silvioferrazmello@uol.com.br</a>></span> escreveu:<br>


<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">pergunta:<br>
se em concursos para cargos em departamentos de música em universidade públicas exige-se que o diploma seja em engenharia ou produção, pq um aluno viria cursar composição já que estes postos em quase todas está preenchido?<br>



abs<br>
silvio<br>
<div><div></div><div><br>
On Oct 29, 2011, at 6:39 PM, <a href="mailto:jamannis@uol.com.br" target="_blank">jamannis@uol.com.br</a> wrote:<br>
<br>
> Na unicamp tinhamos 10 vagas para composicao ate a licenciantura comecar.<br>
> Agora sao 5 vagas.<br>
> Mas a procura tb caiu, penso que deviddo ao fato de haver um descompasso entre o que se aprende e aquilo que de fato se operacionaliza no exercicio pratico profissional hoje em dia.<br>
><br>
> Ha urgencia de um redesenho do curso de composicao, disciplinas a serem incluidas e outras a serem remodeladas e revistas.<br>
><br>
> Tb o tipo de aula deve ser revisto. Se nossa pratica e essencialmente ao redor da heuristica eh preciso que as atividades praticadas em aula estejam dirigidas a esse objtivo. Ou seja, eh necessario rever a metodologia de ensino.<br>



><br>
> Inventar metodologias em funcao das necessidades dos alunos seria o mais desejavel, mas eh tb o mais dificil.<br>
><br>
> Abs<br>
><br>
> Mannis<br>
><br>
> --<br>
> José Augusto Mannis<br>
> <a href="tel:%2B55%2019%2081163160" value="+551981163160" target="_blank">+55 19 81163160</a><br>
> <a href="mailto:jamannis@uol.com.br" target="_blank">jamannis@uol.com.br</a><br>
><br>
> -----Original Message-----<br>
> From: josé henrique padovani <<a href="mailto:zepadovani@gmail.com" target="_blank">zepadovani@gmail.com</a>><br>
> Sender: <a href="mailto:sonologia-l-bounces@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l-bounces@listas.unicamp.br</a><br>
> Date: Sat, 29 Oct 2011 12:40:44<br>
> To: <<a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>>; "Pesquisadores em Son ologia (Música)"<<a href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l@listas.unicamp.br</a>><br>



> Reply-To: Pesquisadores em Sonologia (Música)<br>
> <<a href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l@listas.unicamp.br</a>><br>
> Subject: [Sonologia-l] situação da composição e d<br>
> a musicologia nos (novos) cursos de música<br>
><br>
> Olá a todos,<br>
><br>
> Recebi algumas respostas ao e-mail original e estou encaminhando essa<br>
> resposta às listas e, privadamente, às pessoas responderam diretamente a<br>
> mim. Espero, no futuro, poder delinear melhor um panorama a partir do<br>
> que recebi (ou vier a receber). No momento ando consideravelmente<br>
> atarefado e, de toda maneira, minha intenção é mais aquela de estimular<br>
> um debate do que a de realizar um estudo.<br>
><br>
> Em síntese:<br>
><br>
> Cursos mais tradicionais (UFMG, UFBA, UFRJ, Unesp, etc.) possuem<br>
> graduação em composição, possuindo até 20 vagas p/ a área (Bahia). Me<br>
> parece, no entanto que, na maioria dos cursos, o preenchimento de vagas<br>
> fica no máximo em 10. Não estou certo de que seja assim em SP (se alguém<br>
> souber os números por favor diga). [SP é, evidentemente, um caso a parte<br>
> e conta com uma estrutura acadêmica singular, em grande parte devido à<br>
> sua situação econômica, às universidades estaduais, mas também, é claro,<br>
> devido à tradição da área e ao esforço pessoal de compositores do estado.]<br>
><br>
> Já os cursos novos, em sua maioria, estão dedicados quase exclusivamente<br>
> à implantação da licenciatura, o que, a princípio, é compreensível e<br>
> justificável nesse momento histórico específico (tendo em vista a<br>
> necessidade de formar professores p/ a educação básica). Não me parece<br>
> justificável, entretanto, o fato de não se implantar novos cursos de<br>
> composição em um momento de criação de novos centros acadêmicos ligados<br>
> à música usando-se, para isso, o argumento da prioridade de se criar<br>
> cursos de licenciatura. Ao meu ver, esse é um antagonismo artificial e<br>
> prejudicial ao amadurecimento da área da música no país.<br>
><br>
> Ao meu ver, a depreciação da composição (e da musicologia) certamente<br>
> causa outros efeitos que esse baixo número de ingressantes/formandos<br>
> nessas habilitações. Afeta, por exemplo, o próprio ambiente acadêmico<br>
> que formará os futuros licenciados em música do país. Se é inegavelmente<br>
> urgente criar as condições para que surjam novos professores de música,<br>
> devemos pensar que esses professores se formam em um habitat<br>
> universitário: e se não existirem modelos nesses ambientes que coloquem<br>
> a criação e a pesquisa musicológica como atividades/posturas/valores<br>
> importantes, penso que a própria formação desses professores (e de seus<br>
> futuros alunos) estará seriamente comprometida.<br>
><br>
> Por fim, acredito que essa situação deveria ser ao menos discutida de<br>
> maneira menos reservada às salas de reuniões de departamentos, já que é<br>
> de interesse público.<br>
><br>
> Abraços e obrigado a todos os que me escreveram pelo retorno,<br>
> (desculpem-me não responder individualmente a cada um)<br>
><br>
> José Henrique<br>
><br>
> --<br>
> <a href="http://zepadovani.info/" target="_blank">http://zepadovani.info</a><br>
> _______________________________________________<br>
> sonologia-l mailing list<br>
> <a href="mailto:sonologia-l@listas.unicamp.br" target="_blank">sonologia-l@listas.unicamp.br</a><br>
> <a href="https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l" target="_blank">https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/sonologia-l</a><br>
</div></div><div><div></div><div>> ________________________________________________<br>
> Lista de discussões ANPPOM<br>
> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
> ________________________________________________<br>
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________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
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