<html>
<head>
<style><!--
.hmmessage P
{
margin:0px;
padding:0px
}
body.hmmessage
{
font-size: 10pt;
font-family:Tahoma
}
--></style>
</head>
<body class='hmmessage'><div dir='ltr'>
Caros colegas,<br>solicito seu apoio para divulgação dos seguintes concursos para o quadro docente da UFPel.<br>Atenciosamente,<br>Isabel Nogueira.<br>Diretora do Conservatório de Música - Centro de Artes - UFPel<br><br><br>
Centro de Artes - Conservatório de Música<br><br><b>Concurso para Professor Adjunto</b><br>Area: <b>Musicologia e Etnomusicologia </b>-  1 vaga - Dedicação Exclusiva<br>Titulação exigida: Bacharelado ou Licenciatura em Música com Doutorado em<br>
Música ou área afim, cuja tese contemple a área de Musicologia/Etnomusicologia<br>Tipos de Provas: Escrita, Didática, Títulos<br>Período das inscrições: de 09 de novembro a 05 dezembro de 2011.<br><br><b>Concurso para Professor Assistente:</b><br>
Area: <b>Canto </b>- 1 vaga - Dedicação Exclusiva<br>Titulação exigida: Bacharelado ou Licenciatura em Canto com Mestrado cuja<br>Dissertação na área de concentração contemple a área do concurso.<br>Tipos de Provas: Didática, Títulos, Prática<br>
Período das inscrições: de 09 de novembro a 05 dezembro de 2011.<br><br><b>Área de Conhecimento: Musicologia e Etnomusicologia</b><br>Programa:<br>1. Estudos Musicológicos segundo a perspectiva pós-estruturalista: relação entre os planos textual e<br>
contextual para a geração de conhecimento na Musicologia;<br>2. A Nova Musicologia e a etnomusicologia na perspectiva da transdisciplinaridade;<br>3. Pesquisa em Musicologia e etnomusicologia Histórica: tendências e perspectivas;<br>
4. Pesquisa em Musicologia Sistemática: atualidades, tendências e perspectivas;<br>5. A pesquisa musicológica, etnomusicológica e as novas tecnologias;<br>6. A iconografia musical como fonte de estudos musicológicos e etnomusicológicos;<br>
7. Estudos de gênero e sexualidade: atualidades e perspectivas;<br>8. Tratamento e catalogação de documentos na Nova Musicologia e na Etnomusicologia;<br>9. Estudos musicológicos e etnomusicológicos: convergências e divergências nos estudos e debates da<br>
atualidade;<br>10. Métodos e técnicas de abordagem da diversidade musical na formação dos profissionais da área da<br>música.<br>OBS.: Na Prova de Títulos o candidato deverá anexar gravação musical própria (atual) utilizando canto ou<br>
instrumentos (com exceção de piano e violão), com repertório de 30 minutos e obras de livre escolha.<br><br><b>Área de Conhecimento: Canto</b><br>Programa:<br>1. Abordagens pedagógicas e estratégias frente aos problemas de afinação no ensino de canto<br>
2. Historiografia das metodologias do ensino do canto até os tempos atuais<br>3. Estratégias pedagógicas para a organização do estudo de uma obra vocal<br>4. Pressupostos pedagógicos para o ensino de canto em curso de música popular<br>
5. Convergência e aplicabilidade da técnica do canto em diversos gêneros e estilos nas esferas erudita e<br>popular<br>6. Abordagens pedagógicas para o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas expandidas para voz<br>7. A utilização de novas tecnologias e performance e ensino do canto (incluindo o uso de microfones)<br>
8. Concepções de performance na música vocal<br>9. O Bacharel em Canto e o mercado de trabalho brasileiro: possibilidades de inserção no mercado e as<br>demandas técnicas de interpretação nas esferas erudita e popular; o papel da versatilidade estilística do cantor<br>
frente às oportunidades de trabalho; a atuação do bacharel na docência privada e institucional<br>10. Anatomia, fisiologia e mecânica vocal<br>Prova Prática:<br>- Leitura à primeira vista composta especialmente para a prova, contemplando uma gama de notações para<br>
voz e técnicas de canto (do repertório popular e erudito de diferentes linhas estéticas)<br>- Recital de 40 minutos de livre escolha, contemplando diversidade de estilos e gêneros em repertório<br>contemporâneo e popular<br>
OBS.: É DE RESPONSABILIDADE DO CANDIDATO PROVIDENCIAR PIANISTA<br>ACOMPANHADOR, SE CONSIDERAR NECESSÁRIO.<br><br><BR>                                     </div></body>
</html>