<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;">Caro Alexandre,<br><br>Obrigado pelo apoio e a atenção! O blog não faria sentido se não fossem pelas reflexões que os colegas fazem sobre os temas lá apresentados.<br><br>Compreendo sua posição em relação à (in)existência da Criatividade na Performance Musical - e nas demais áreas, sobre a dicotomia criatividade X imitação/reprodução. Sei que existem performers que tendem a imitar um CD ou uma interpretação genial, ao invés de procurar uma releitura da peça. Sei também que há intérpretes que buscam seguir regras, padrões e situações que não coloquem em risco sua reputação, justamente por querer levar uma vida confortável sem se expor.<br><br>Porém, quando falamos da Performance - e também das demais atividades musicais - percebo por muitas vezes uma grave falha: é raro considerar também o ouvinte como parte do processo. O
 "intérprete reprodutor" pode estar copiando ou imitando alguma interpretação, sem nenhum acréscimo artístico (vejo isso como resultado de sua formação, ou seja: o problema reside no Ensino da Performance). Porém, toda interpretação está sujeita também aos "olhares de quem ouve", dialogando com a experiência musical do ouvinte. Portanto, creio que a criatividade sempre estará presente na Performance Musical, se a compreendermos como uma pluralidade de concepções que se entrelaçam e emergem de forma inovadora.<br><br>A questão é: se focarmos somente no intérprete, este não seria "criativo" se seu objetivo seria imitar ou reproduzir uma idéia musical. Mas como você mesmo afirma - e concordo plenamente - a reprodução é um processo tão importante quanto a criação. O problema é a supervalorização da criatividade que vemos atualmente, e o desequilíbrio dessa balança (criação x imitação).<br><br>Saudações,<br><br><p
 style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="4"><font size="3">Daniel Lemos</font></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="4"><font size="2">Curso de Música/DEART - </font></font><font style="font-family:tahoma, new york, times, serif;" size="2"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/">musica.ufma.br</a></font></p><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/ensaio">musica.ufma.br/ensaio</a></span></font><br><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Perfil no academia.edu<font size="1"> - <a rel="nofollow"
 target="_blank" href="http://ufma.academia.edu/dlemos">ufma.academia.edu/dlemos</a></font><br>  </span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Blog Audio Arte</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://audioarte.blogspot.com/">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br></font><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br>--- Em
 <b>qui, 24/11/11, Alexandre Espinheira <i><alespinheira@gmail.com></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: Alexandre Espinheira <alespinheira@gmail.com><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] "Criatividade"<br>Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos@yahoo.com.br><br>Cc: tadeutaffarello@gmail.com, anppom-l@iar.unicamp.br, professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com, ppmus@googlegroups.com<br>Data: Quinta-feira, 24 de Novembro de 2011, 9:50<br><br><div id="yiv1679077031">Olá Daniel,<br><br>parabéns pelo blog. A iniciativa é muito boa.<br><br>Quanto a seu texto acho que vc peca em uma coisa. Generalização. Existem interpretes criativos e outros que só repetem. Como existem interpretações criativas e outras não, talvez até do mesmo interprete.<br>
<br>Quero crer que isso ocorra em qualquer área, não só na musical. Tem gente que só repete uma fórmula pronta e tem outras pessoas que realmente criam alguma coisa. Mesmo em áreas onde se diz serem bastante criativas, como a publicidade, por exemplo. Mesmo quando se cria algo, uma peça "nova", por exemplo, pode ser somente cópia de procedimentos. <br>
<br>Não vejo nenhum mal em não ser criativo. Às vezes se é bom em uma outra coisa que não na criatividade. Tem gente tem o papel de só manter o mundo girando, tem gente que tem o papel de empurrar ele pra frente. E manter girando é tão importante quanto empurrar pra frente.<br>
<br>Se o seu ponto é que em qualquer área há espaço para a criatividade, nisso eu concordo, e, tocando a bola de volta para Tafarello (vai que é sua!), inclusive na análise, que também é uma interpretação. Vai depender da abordagem. <br>
<br>Um abraço fraternal.<br>Alexandre<br><br><br><br><br><br><br><div class="yiv1679077031gmail_quote">Em 23 de novembro de 2011 20:41, Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="yiv1679077031gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top"><br>Olá Tadeu,<br><br>
Sim, acredito que a criatividade existe em quaisquer contextos da prática musical. O problema é que existem algumas práticas onde há a falsa impressão de que a criatividade está mais aparente, como a Educação Musical voltada à escola regular ou a Improvisação. Numa análise musical, por exemplo, certamente temos a criatividade presente. A começar, que a escolha das próprias ferramentas de análise depende do objeto a ser analisado, ou seja: depende de nossas experiências e de nossa interpretação sobre este objeto. Assim sendo, cada um poderá chegar a resultados diferentes, demonstrando o universo de opções possíveis que a análise musical pode oferecer. E onde há esta liberdade, há criatividade.<br>
<br>Na Performance Musical, muito tem se falado na "Performance Criativa", inclusive no último ISPS - International
 Symphosium on Performance Science, realizado em 2011 no Canadá. Mas creio que isto seja mais uma contraposição às críticas que a área vem sofrendo (em especial da Educação Musical). Há muitos comentários pejorativos que subentendendo que o músico intéprete é um "mero reprodutor" do repertório ou que só "decora notas". Isto deve ser porque os músicos precisam estudar muito e repetir as passagens várias vezes (e posso arriscar dizer que nunca repetem da mesma forma). Isto faz parte do processo, e não quer dizer que não há criatividade neste tipo de fazer musical. A Performance Musical é o processo musical mais criativo que há: dialogamos com a história, interpretações de outros músicos e com nossa própria experiência musical. Cada nova apresentação traz um novo significado, onde "notas e ritmos" cumprem um papel secundário diante do parâmetro musical que permite a maior criação da Música: a sonoridade.<br>
<br>Um
 abraço!<div class="yiv1679077031im"><br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="4"><font size="3">Daniel Lemos</font></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="4"><font size="2">Curso de Música/DEART - </font></font><font style="font-family:tahoma, new york, times, serif;" size="2"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/">musica.ufma.br</a></font></p>
<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/ensaio">musica.ufma.br/ensaio</a></span></font><br>
<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Perfil no <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://academia.edu">academia.edu</a><font size="1"> - <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://ufma.academia.edu/dlemos">ufma.academia.edu/dlemos</a></font><br>
  </span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Blog Audio Arte</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://audioarte.blogspot.com/">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">
<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br></font><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br>
<br></div>--- Em <b>qua, 23/11/11, Tadeu Taffarello <i><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:tadeutaffarello@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=tadeutaffarello@gmail.com">tadeutaffarello@gmail.com</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left:2px solid rgb(16,16,255);margin-left:5px;padding-left:5px;">
<br>De: Tadeu Taffarello <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:tadeutaffarello@gmail.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=tadeutaffarello@gmail.com">tadeutaffarello@gmail.com</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] "Criatividade"<br>Para: "Daniel Lemos" <<a rel="nofollow" ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>><br>
Cc: <a rel="nofollow" ymailto="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" href="/mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>, <a rel="nofollow" ymailto="mailto:professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com">professoresdemusicadobrasil@googlegroups.com</a>, <a rel="nofollow" ymailto="mailto:ppmus@googlegroups.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=ppmus@googlegroups.com">ppmus@googlegroups.com</a><br>
Data: Quarta-feira, 23 de Novembro de 2011, 10:06<div><div class="yiv1679077031h5"><br><br><div>Olá, Daniel.<div><br></div><div>Li o seu texto e gostei. Pensei em algo e, antes de colocar o meu ponto de vista, gostaria de jogar a discussão para o restante da lista. A criatividade então pode estar em todas as áreas do conhecimento musical? Uma análise musical, por exemplo, pode também ser criativa?</div>

<div><br></div><div>Abraço,</div><div><br></div><div>Tadeu<br><br><div>2011/11/19 Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" target="_blank" href="http://mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span><br>
<blockquote style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;">
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top"><br>Caros,<br><br>Divulgo mais um texto de nosso blog, dessa vez tratando sobre o uso da palavra "Criatividade" no meio musical: <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://audio-arte.blogspot.com">http://audio-arte.blogspot.com</a>.<br>

<br>Um abraço,<br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="4"><font size="3">Daniel Lemos</font></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="4"><font size="2">Curso de Música/DEART - </font></font><font style="font-family:tahoma, new york, times, serif;" size="2"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/">musica.ufma.br</a></font></p>

<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/ensaio">musica.ufma.br/ensaio</a></span></font><br>

<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Perfil no <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://academia.edu">academia.edu</a><font size="1"> - <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://ufma.academia.edu/dlemos">ufma.academia.edu/dlemos</a></font><br>

  </span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Blog Audio Arte</span><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://audioarte.blogspot.com/">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">

<font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br></font><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span></td>

</tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div>Tadeu Taffarello</div>
<div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.tadeutaffarello.blogspot.com/">www.tadeutaffarello.blogspot.com</a></div>
<div> </div>
<div>Faça o dowload de minhas partituras em / <i>Download my sheet musics at:</i></div>
<div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.mediafire.com/?6waa1jm1mr1m2"><font color="#3b5998"><span>http://www.mediafire.com/?6waa</span><span></span></font>1jm1mr1m2</a> </div>
<div> </div>
<div>Assista os meus videos em / <i>Watch my videos at:</i></div>
<div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.youtube.com/user/tadeutaffarello?feature=mhee"><font color="#3b5998"><span>http://www.youtube.com/user/ta</span><span></span></font>deutaffarello?feature=mhee</a></div>

<div> </div>
<div>Se você tem a intenção de tocar uma de minhas músicas, por favor me </div>
<div>avise / <i>If you're gonna play any of my musics, please just let me know:</i></div>
<div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://mc/compose?to=tadeutaffarello@gmail.com">tadeutaffarello@gmail.com</a><br><br>"A obra-de-arte é uma realização de amor". (Mário de Andrade)</div><br>
</div>
</div></div></div></blockquote></td></tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br><div style="text-align:left;"><font size="4"><b>Alexandre Espinheira</b></font><br><br>Doutorando - Composição (PPGMUS-UFBA)<br>
Contatos: +55 71 8133-0201<br>http://<a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.alespinheira.wordpress.com">alespinheira.wordpress.com</a><br>"Só deixo meu Cariri no último pau-de-arara"<br>Saúde e Trabalho</div><br>
</div></blockquote></td></tr></table>