<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;">Oi Damián,<div>Mas o problema é exatamente esse, a prática de citações não é uniforme em todas as áreas e nunca será. Em história não se cita tanto e nem se é tão frequentemente citado como nas ciências biológicas e exatas. Privilegiar essa prática na avaliação qualitativa é privilegiar algumas áreas em detrimento de outras. É essa visão que leva àquele ranking da SCOPUS que eu lhe enviei há pouco.</div><div><br></div><div>Rogério</div><div><br><br>--- On <b>Mon, 1/23/12, Damián Keller <i><musicoyargentino@hotmail.com></i></b> wrote:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>From: Damián Keller <musicoyargentino@hotmail.com><br>Subject: Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes‏<br>To: anppom-l@iar.unicamp.br, "Rogerio Budasz"
 <rogeriobudasz@yahoo.com>, silvioferrazmello@uol.com.br<br>Date: Monday, January 23, 2012, 5:19 AM<br><br><div class="plainMail"><br>Caro Rogério,<br><br><br><br>O problema que vc<br>aponta acontece em todas as áreas. Em psicologia, por exemplo, um<br>experimento leva meses, as vezes anos para ser implementado. E o<br>resultado é 1 artigo só. Uma revisão do estado da arte pode ser<br>feita em algumas semanas e o resultado é o mesmo: 1 artigo. O<br>trabalho musicológico com fontes primárias pode ser comparado ao<br>trabalho experimental na relação investimento/resultado.<br><br><br><br>A grande diferença<br>entre nós, músicos, e os psicólogos é que eles citam os trabalhos<br>dos colegas, nós não. Esse tipo de prática era o que estava<br>sugerindo quando falei em ajustar<br>as nossas práticas para que a nossa produção não fique defasada<br>com as outras áreas. <br><br><br><br><br>> Este<br>é um problema: avaliar e permitir
 o que tem força impactante entre<br>outros pesquisadores e que pode resultar não em citações mas em<br>uso direto.<br><br><br><br>Silvio, quando respondi<br>à colocação sobre o <código de barras> estava me referindo<br>justamente a essa questão. Performance e composição geram produtos<br>não escritos. Mas esses produtos podem ser registrados, indexados, e<br>consequentemente citados. Para falar do caso que conheço mais de<br>perto, eu como compositor uso técnicas que documento através de<br>publicações. Se existisse um mecanismo para publicar o resultado<br>sonoro referenciando os trabalhos que lhe dão suporte, cada peça<br>geraria várias citações a outros trabalhos.<br><br><br><br>O que eu quero dizer é<br>que a nossa produção como músicos não é muito diferente do tipo<br>de trabalho que fazem os outros pesquisadores. O problema é que o<br>nosso trabalho está <em
 negro>.<br><br><br><br>Abraços,<br>Damián<br><br><br>Dr. Damián Keller -<br>Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre - Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -<br><a href="http://ccrma.stanford.edu/~dkeller
" target="_blank">http://ccrma.stanford.edu/~dkeller
</a><br><br>                           </div></blockquote></div></td></tr></table>