<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><div><br></div><div>Caro Luciano e colegas,</div><div><br></div><div>Gostei da observação feita pelo Luciano: "os músicos não lêem os trabalhos uns dos outros". Creio que este problema provém da base oferecida nas graduações dos cursos de Música em geral. É raro haver disciplinas que incitam o músico a buscar informações que lhe interessam. Darei meu exemplo. Fiz um bacharelado em Piano e nunca tinha ouvido falar de José Alberto Kaplan, que tem um excelente trabalho sobre ensino e aprendizagem do Piano. Enquanto houver Universidades formando pessoas sem o hábito de pesquisar, os músicos continuarão não lendo seus próprios trabalhos, fato que também irá comprometer a pós-graduação e o próprio impacto dos trabalhos produzidos. E não basta ler por ler: a grande contribuição é apreender de fato novas práticas. Novamente no meu caso:
 passei a utilizar novas estratégias de ensino e estudo do piano após ler os trabalhos de Kaplan.</div><div><br></div><div>Um abraço!</div><div><br></div><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="4"><font size="3">Daniel Lemos</font></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="4"><font size="2">Curso de Música/DEART - </font></font><font style="font-family:tahoma, new york, times, serif;" size="2"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/">musica.ufma.br</a></font></p><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="1"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://ufma.academia.edu/dlemos">ufma.academia.edu/dlemos</a></font></span></font><font size="2"><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" target="_blank"
 href="http://audioarte.blogspot.com/">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br></font><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br>--- Em <b>seg, 23/1/12, luciano cesar <i><lucianocesar78@yahoo.com.br></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: luciano cesar <lucianocesar78@yahoo.com.br><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes‏<br>Para: "Damián Keller" <musicoyargentino@hotmail.com>, "silvioferrazmello" <silvioferrazmello@uol.com.br><br>Cc: anppom-l@iar.unicamp.br<br>Data: Segunda-feira, 23
 de Janeiro de 2012, 21:50<br><br><div id="yiv1936834846"><table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0"><tbody><tr><td valign="top" style="font:inherit;">Bom, foi dito que a diferença entre nós e os psicólogos, por exemplo, é que eles leem os trabalhos uns dos outros, os músicos não. Aceito a idéia do Silvio, claro que devemos nos referir mais as pesquisas uns dos outros. Mas voltamos então ao problema levantado no início desta discussão: O problema é achar tempo pra ler tudo dos colegas e incluir os trabalhos deles em nossas pesquisa, já que as aulas, a pesquisa e a exigência com a produtividade configura uma jornada as vezes quádrupla pra quem toca ou compõe?<br><br>   Mais uma vez, SIlvio, concordo que essa contingência vai gerar novos habitos de pesquisa, inclusive para o que se considera uma pesquisa. A Federal do Rio Grande do Sul apresenta trabalhos que me parecem conjuntos de resenhas dos trabalhos dos vizinhos e a
 nota é alta... Será que é por
 aí?<br><br>Abraços,<br><br>Luciano<br><br>--- Em <b>seg, 23/1/12, silvioferrazmello <i><silvioferrazmello@uol.com.br></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left:2px solid rgb(16, 16, 255);margin-left:5px;padding-left:5px;"><br>De: silvioferrazmello <silvioferrazmello@uol.com.br><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes‏<br>Para: "Damián Keller" <musicoyargentino@hotmail.com><br>Cc: anppom-l@iar.unicamp.br<br>Data: Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2012, 17:07<br><br><div class="yiv1936834846plainMail">caro damian<br>o que vejo de mais contundente nisto que vcs colocam é que deverá, com o tempo, surgir novos habitos de produção e de referencia.<br>nos hábitos atuais escreve-se música, toca-se música, mas sem referir uma pesquisa de outro. <br>refere-se sim, mas em trabalho escrito que possa estar vinculado a este trabalho prático.<br>ou seja, por um bom tempo
 ainda não
 teremos citados trabalhos que foram importantes para perfornances.<br>abs<br><br><br>On Jan 23, 2012, at 11:19 AM, Damián Keller wrote:<br><br>> <br>> Caro Rogério,<br>> <br>> <br>> <br>> O problema que vc<br>> aponta acontece em todas as áreas. Em psicologia, por exemplo, um<br>> experimento leva meses, as vezes anos para ser implementado. E o<br>> resultado é 1 artigo só. Uma revisão do estado da arte pode ser<br>> feita em algumas semanas e o resultado é o mesmo: 1 artigo. O<br>> trabalho musicológico com fontes primárias pode ser comparado ao<br>> trabalho experimental na relação investimento/resultado.<br>> <br>> <br>> <br>> A grande diferença<br>> entre nós, músicos, e os psicólogos é que eles citam os trabalhos<br>> dos colegas, nós não. Esse tipo de prática era o que estava<br>> sugerindo quando falei em ajustar<br>> as nossas práticas para que a nossa produção
 não fique defasada<br>> com as outras áreas. <br>> <br>> <br>> <br>> <br>>> Este<br>> é um problema: avaliar e permitir o que tem força impactante entre<br>> outros pesquisadores e que pode resultar não em citações mas em<br>> uso direto.<br>> <br>> <br>> <br>> Silvio, quando respondi<br>> à colocação sobre o <código de barras> estava me referindo<br>> justamente a essa questão. Performance e composição geram produtos<br>> não escritos. Mas esses produtos podem ser registrados, indexados, e<br>> consequentemente citados. Para falar do caso que conheço mais de<br>> perto, eu como compositor uso técnicas que documento através de<br>> publicações. Se existisse um mecanismo para publicar o resultado<br>> sonoro referenciando os trabalhos que lhe dão suporte, cada peça<br>> geraria várias citações a outros trabalhos.<br>> <br>> <br>> <br>> O que eu
 quero dizer é<br>> que a nossa produção como músicos não é muito diferente do tipo<br>> de trabalho que fazem os outros pesquisadores. O problema é que o<br>> nosso trabalho está <em negro>.<br>> <br>> <br>> <br>> Abraços,<br>> Damián<br>> <br>> <br>> Dr. Damián Keller -<br>> Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre - Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -<br>> <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://ccrma.stanford.edu/%7Edkeller">http://ccrma.stanford.edu/~dkeller</a><br>> <br>>                           <br><br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a rel="nofollow" target="_blank"
 href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________<br></div></blockquote></td></tr></tbody></table></div><br>-----Anexo incorporado-----<br><br><div class="plainMail">________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________</div></blockquote></td></tr></table>