<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><div>Os estudos de gênero, corpo e música: </div><div>abordagens metodológicas</div><div><br></div><div>Série Pesquisa em Música no Brasil</div><div>Site Oficial: http://www.anppom.com.br/editora/</div><div>Volume 3 - ANPPOM</div><div><br></div><div>O volume oferece uma análise retrospectiva do “state-of-the-art” dos estudos de gênero na pesquisa em música na atualidade, do "gênero" como categoria de análise na pesquisa histórica (Joan W. Scott), e retornando o debate sobre estudos de gênero e do cânone musical, em ambos os casos, mediadas pelo corpo e sua performance. O volume é projetado em duas partes: uma primeira seção teórica escrita por especialistas de renome internacional em um campo interdisciplinar de pesquisa. Um segundo conjunto de estudos enfocando casos luso-brasileiros.</div><div><br></div><div>Para a segunda parte
 convida a todos/as os especialistas interessados/as a enviar textos com esta categoria de análise, com as seguintes linhas: construções musicais de gênero e sexualidade; aspectos de gênero da teoria musical tradicional; género e sexualidade na narrativa musical; a música como um discurso de questões de gênero e cânone; estudos de gênero, performance e política; música, corpo e gênero; teoria Queer. A linha de reflexão do trabalho poderá ser traçada a partir da etnomusicologia, musicologia histórica, estudos de música popular e áreas afins nas ciências humanas e sociais. Os textos enviados serão avaliados por um comitê científico internacional designado conjuntamente pela ANPPOM e pelos coordenadores do volume. </div><div><br></div><div>O prazo para apresentação de artigos será 10 de setembro de 2012. Os trabalhos selecionados serão anunciados no dia 1 de março de 2013. As normas editoriais são os fornecidos pela
 ANPPOM.</div><div><br></div><div>O volume será desenvolvido em colaboração com MUSICOLOGÍA FEMINISTA (MUS FEM) - o Grupo de trabalho em pesquisas sobre a mulher, gênero e feminismo na música da Sociedade de Etnomusicologia-SIBE, Grupo de pesquisa em Musicologia da UFPEL, e Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC, e coordenado por Susan Campos Fonseca (MUS FEM-SIBE), Isabel Nogueira (UFPEL), y Joana Maria Pedro (IEG-UFSC). </div><div><br></div><div><br></div><div>Informação de contato (MUS FEM):</div><div><br></div><div>Email: musicologiafeminista@gmail.com</div><div><br></div><div>Site Oficial: http://musicologiafeminista.ning.com/</div><div><br></div><div>A PUBLICAÇÃO SERÁ EM PORTUGUÊS, ESPANHOL E INGLÊS.</div><div><br></div><div><br></div><div><br></div><div>Normas editoriais são os fornecidos pela ANPPOM</div><div><br></div><div>Corpo do trabalho</div><div><br></div><div>O trabalho deve seguir as etapas e recomendações
 descritas abaixo:</div><div><br></div><div>1. Quanto à formatação, a submissão deverá ser apresentada com o título (Times New Roman 14, negrito centralizado), nome do autor (Times New Roman 12, itálico, alinhamento à direita), um resumo do trabalho com cerca de 6 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, justificado) e até cinco palavras-chave (Times New Roman 10), seguido de sua tradução conforme explicado no item 2. O texto deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado, sem indexação, espaço 1,5 e recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm. Caso o artigo se subdivida em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte Times New Roman 12. A página deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.</div><div><br></div><div>Nota: O nome do autor deve ser RETIRADO no envio da submissão e incluído apenas na versão final do trabalho, após
 aprovação (2a chamada).</div><div><br></div><div>2. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua utilizada no artigo. Para os trabalhos em português ou espanhol, após estes itens deve-se incluir a tradução dos mesmos em inglês; para os trabalhos em inglês, estes itens devem ser traduzidos para o português.</div><div><br></div><div>3. A submissão deverá ter até 8 páginas (incluindo título, resumo, palavras-chave e respectivas traduções, notas, referências, ilustrações, exemplos musicais, figuras, tabelas, etc.). OBS: Ilustrações, exemplos musicais, figuras e tabelas não devem ultrapassar o espaço equivalente a 25% do texto final. Textos que excedam o tamanho máximo de 8 páginas não serão aceitos pelo Conselho Científico para avaliação.</div><div><br></div><div>4. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura, em
 gradações de preto (formato .tif ou .jpg em 300 dpi, lembrando que o arquivo máximo não deve ultrapassar 10 MB), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no máximo 3 linhas quando necessário (Times New Roman 10, espaço simples, inserida sob a ilustração). As iniciais dos nomes das notas musicais deverão vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro poderá ser utilizada a fonte BACH. Você pode fazer o download da fonte na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont</div><div><br></div><div>5. As notas de rodapé devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários, em fonte tamanho 10 com espaçamento simples.</div><div><br></div><div>6. Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, Times New Roman 12). As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com recuo
 de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte Times New Roman tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado).</div><div><br></div><div>7. Para a formatação das citações e referências, vide o modelo disponível no site do Congresso. 8. Pede-se para se omitir auto-citações no corpo do texto e nas referências na versão de submissão para</div><div>garantir avaliação em caráter anônimo. </div><div><br></div><div>Nota: Tais referências, quando existirem, devem ser SUBSTITUIDAS por “XXXX” na submissão e restabelecidas na versão definitiva do trabalho, caso aceito.</div><div><br></div><div>9. As normas de editoração que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as normas vigentes da ABNT.</div><br><br></td></tr></table>