<div id="leftAb">
  <p class="titIni"><a href="http://www.filoeduc.org/infancia/">http://www.filoeduc.org/infancia/</a><br></p><p class="titIni">Justificativa</p>
  <p>Trata-se de um evento consolidado, desde 2002, com um amplo 
reconhecimento no campo da filosofia da educação, sendo um dos eventos 
mais importantes do país na área. Participarão palestrantes de diversos 
países da América Latina, Europa e Estados Unidos, bem como docentes e 
discentes dos principais programas de pós-graduação do país. Além das 
ricas discussões por ele promovidas, o evento é também tradicional pela 
produção de um livro com os principais trabalhos apresentados, lançados 
durante o próprio evento. Espera-se uma participação de em torno de 500 
profissionais, o que tem sido a média das edições anteriores do evento.</p>
  <p class="tit">Histórico</p>
  <p>Os Colóquios Bianuais Franco-Brasileiros já têm uma rica história: 
Em junho de 2002, teve lugar na UERJ o I Colóquio Franco-Brasileiro de 
Filosofia da Educação, «O valor do mestre – igualdade e alteridade na 
educação», com a presença, dentre outros convidados, de Jacques Rancière
 e o lançamento de seu livro O mestre ignorante. A segunda edição do 
colóquio, em novembro de 2004, foi organizada sob o tema “O 
devir-mestre: entre Deleuze e a Educação”. A terceira edição do Colóquio
 fez homenagem ao filósofo francês Michel Foucault, nos 80 anos de seu 
nascimento em outubro de 2006. O IV Colóquio, em agosto de 2008 deixou 
de ter um filósofo como tema central e passou a ter uma temática. Nessa 
ocasião foi: “Filosofia, aprendizagem, experiência”. O V Colóquio, em 
setembro de 2010, passou a ser Internacional e não apenas 
Franco-Brasileiro. A sua temática foi “devir-criança da filosofia: 
infância da educação”.  Em todas suas edições o colóquio reuniu uma 
média de público em torno aos 500 participantes.</p>
  <p class="tit">Objetivos</p>
  <ul><li>Os principais objetivos do Colóquio são:</li><li>Firmar o intercâmbio regular entre pessoas e instituições 
nacionais e estrangeiras com contribuições de relevância para a área de 
Educação, em torno a temas cruciais para a atualidade da filosofia da 
educação e, em particular, para a temática da infância;</li><li>Propiciar uma interlocução entre a filosofia contemporânea e o campo educacional explicitando:<br>
      1) Sua continuidade frente às tradições clássicas da filosofia;<br>
      2) Sua capacidade de consolidar e ao mesmo tempo recolocar os 
problemas da filosofia da educação através de problemáticas que lhe são 
específicas;<br>
      3) Suas ligações com reflexões feitas no campo da filosofia da educação no Brasil;</li><li>Mostrar que a reflexão filosófica concernente à educação tem 
efeitos significativos sobre os modos de ensinar, educar e formar a 
infância;</li><li>Contribuir para consolidar o campo do ensino de filosofia e, a 
uma só vez, examinar e problematizar os pressupostos e sentidos desse 
campo;</li><li>Fortalecer a formação de professores.</li></ul>
</div><br clear="all"><div id="rightAb">
  <p class="titIni">Comissão organizadora</p>
  <ul><li>Aimberê Quintiliano </li><li>Beatriz Fabiana Olarieta </li><li>Danilo Melo </li><li>Ingrid Muller Xavier </li><li>Lana Andrade </li><li>Maja Vargas Netto </li><li>Pablo de Vargas Guimarães </li><li>Tainá Lopes </li>
<li>Vanise Dutra Gomes </li><li>Walter Omar Kohan [Presidente]</li></ul>
  <p class="tit">Comitê científico</p>
  <p>Aimberê Quintiliano<span>[UERJ]</span></p><p>Alejandro Cerletti<span>[Universidad de Buenos Aires]</span></p><p>Bernardina Leal<span>[UFF]</span></p><p>Carlos Skliar<span>[FLACSO]</span></p><p>Danilo Melo<span>[UERJ]</span></p>
<p>Elisete Medianeira Tomazetti<span>[UFSM]</span></p><p>Filipe Ceppas<span>[UFRJ]</span></p><p>Giuseppe Ferraro<span>[Università di Napoli]</span></p><p>Gregorio Valera Villegas<span>[Universidad Simón Rodríguez, Caracas]</span></p>
<p>Ingrid Muller Xavier<span>[UERJ]</span></p><p>Jan Masschelein<span>[Leuven University]</span></p><p>Joanna Haynes<span>[Plymouth University, Great Britain]</span></p><p>Jorge Larrosa<span>[Universidad de Barcelona]</span></p>
<p>José Gondra<span>[UERJ]</span></p><p>Juliana Merçon<span>[Instituto Michoacano de Educación, México]</span></p><p>Junot Matos<span>[UFPE]</span></p><p>Karin Murris<span>[University of the Witwatersrand, South Africa]</span></p>
<p>Lídia Aquino<span>[UERJ]</span></p><p>Lúcia Helena Pulino<span>[UnB]</span></p><p>Maria Luisa Oswald<span>[UERJ]</span></p><p>Maria Regina Maciel<span>[UERJ]</span></p><p>Maximiliano Lopez<span>[UFF]</span></p><p>Miguel Angel de Barrenechea<span>[UNIRIO]</span></p>
<p>Olga Grau<span>[Universidad de Chile]</span></p><p>Paula Ramos de Oliveira<span>[UNESP, Araraquara]</span></p><p>Pedro Gontijo<span>[UnB]</span></p><p>Pedro Pagni<span>[UNESP, Marília]</span></p><p>Ralph Bannell<span>[PUC-RJ]</span></p>
<p>Rita Ribes<span>[UERJ]</span></p><p>Sílvio Gallo<span>[UNICAMP]</span></p><p>Samuel Mendonça<span>[PUC-Campinas]</span></p><p>Silvia Solas<span>[Universidad de La Plata]</span></p><p>Sylvio Gadelha<span>[UFC]</span></p>
<p>Vera Maria Ramos de Vasconcellos<span>[UERJ]</span></p><p>Walter Omar Kohan<span>[UERJ]</span></p><p>Wanderson Flor do Nascimento<span>[UnB]</span></p>
</div>
-- <br><div>carlos palombini<br></div><a href="http://www.researcherid.com/rid/F-7345-2011" target="_blank">www.researcherid.com/rid/F-7345-2011</a><br>