<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;"><br>Caro Sílvio,<br><br>Obrigado pelas informações. Interessante observar que há de fato iniciativas de composição "formal" coletivas. Agora não imaginava que a composição do Requiem de Mozart poderia ser considerada uma metodologia de composição coletiva. Neste caso, em que sentido especificamente? Se o compositor estiver aberto a sugestões musicais de intérpretes, seria isto uma composição coletiva? Do aspecto da autoria, poderia não ser, pois Mozart assina a obra. Ainda, a aproximação entre intérprete e compositor, assim como nas <span style="font-style: italic;">Sequenze</span> de Berio, poderiam ser consideradas "composição coletiva"?<br><br>Um abraço,<br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="4"><font size="3">Daniel Lemos</font></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font
 size="4"><font size="2">Curso de Música/DEART - </font></font><font style="font-family:tahoma, new york, times, serif;" size="2"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/">musica.ufma.br</a></font></p><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="1"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://ufma.academia.edu/dlemos">ufma.academia.edu/dlemos</a></font></span></font><font size="2"><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://audioarte.blogspot.com/">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font size="2"><font size="2"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br></font><span
 style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span><br><br>--- Em <b>dom, 18/3/12, silvioferrazmello <i><silvioferrazmello@uol.com.br></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: silvioferrazmello <silvioferrazmello@uol.com.br><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Composição em Grupo<br>Para: "Valério Fiel da Costa" <fieldacosta@gmail.com><br>Cc: "ANPPOM-L" <anppom-l@iar.unicamp.br><br>Data: Domingo, 18 de Março de 2012, 23:27<br><br><div id="yiv1605999598"><div><div>Caro Daniel,</div><div><br></div><div>Lembro aqui de uma experiência.</div><div>Em 1994 Flo Menezes, eu e os alunos do festival de campos do jordão compusemos uma grande peça para isntrumentos e eletrônica como resultado do curso de composição.</div><div>A peça, intitulada Campos de Pássaros, está gravada em CD Música Maximalista (creio que o segundo
 volume)</div><div><div>Mas existem diversas formas de composição coletiva.</div><div>Mozart mantinha uma verdadeira oficina e seu Requiem é resultado desta oficina bem como suas ultimas sinfonias e a Cantata Maçônica.</div><div>Cabe saber bem o que entende0se por composição coletiva e o quanto seus participantes realmente participam do processo desde seus primeiros passos.</div><div>Cito o exemplo de Campos pois dele participaram, dentre os 9 alunos do curso, alguns que hoje se destacam no panorama da música brasileira como Pedro Kroeger e Sérgio Kafegian.</div><div>Pelo visto temos diversas experiências no Brasil.</div><div>Fora do Brasil uma experiência surpreendente é o trabalho do grupo L'Itineraire, que realizaram diversas obras coletivas nos anos 80.</div><div><br></div><div><br></div></div><div>Abs</div><div>Silvio Ferraz</div><div><br><div><div>On Mar 18, 2012, at 11:55 AM, Valério Fiel da Costa wrote:</div><br
 class="yiv1605999598Apple-interchange-newline"><blockquote type="cite">Caro Daniel.<div><br></div><div>Se estiver interessado em composição coletiva "formal", estamos programando para a ANPPOM um painel sobre a experiência de composição coletiva desenvolvida ano passado aqui em João Pessoa pelo COMPOMUS. Trata-se da "Cantata Bruta", obra para orquestra, coro, solistas, narradores e eletrônica composta por 6 membros do núcleo. Tal prática, muito bem sucedida, motivou mais duas experiências de grande porte, envolvendo vários compositores, programadas para este ano.</div>
<div><br></div><div>chamada aqui:</div><div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.paraiba.com.br/colunista/edileide-vilaca/52137-cantata-bruta-em-comemoracao-aos-70-anos-de-w-j-solha">http://www.paraiba.com.br/colunista/edileide-vilaca/52137-cantata-bruta-em-comemoracao-aos-70-anos-de-w-j-solha</a><br>
</div><div>Algumas críticas aqui:</div><div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.portal100fronteiras.com.br/noticias.php?id=10505">http://www.portal100fronteiras.com.br/noticias.php?id=10505</a></div><div><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.portal100fronteiras.com.br/noticias.php?id=10503">http://www.portal100fronteiras.com.br/noticias.php?id=10503</a></div>
<div><br></div><div>Abç</div><div><br></div><div>VFC<br><br><div class="yiv1605999598gmail_quote">Em 17 de março de 2012 15:20, Daniel Puig <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:danielpuig@me.com" target="_blank" href="/mc/compose?to=danielpuig@me.com">danielpuig@me.com</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="yiv1605999598gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><div style="word-wrap:break-word;">olá, daniel!<div><br></div><div>no campo da educação musical você encontra bastante coisa, se interessar. procure nos livros de Robert Murray Schafer, Brian Dennis, George Self e John Paynter. nos textos e livros de Keith Swanwick você pode achar algum aparato teórico que ajude, embora os questionamentos dele sejam voltados para a idade escolar. também em "Minds on Music: composition for creative and critical thinking" de Michele Kaschub e Janice Smith.</div>
<div><br></div><div>vários textos na área da música contemporânea, ligados principalmente à improvisação, você vai encontrar questionamentos que interessem. no momento não me lembro de nenhum que aborde unicamente o assunto "composição em grupo", mas tenho certeza que outros colegas de lista poderão completar as informações.</div>
<div><br></div><div>abraço,</div><div><br></div><div>puig</div><div><br></div><div><br><div></div></div><div><div>Em 16/03/2012, às 15:10, Daniel Lemos escreveu:</div><br><blockquote type="cite"><div><div class="yiv1605999598h5"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0">
<tbody><tr><td style="font:inherit;" valign="top"><br>Olá,<br><br>Gostaria de saber se vocês conhecem referências 
bibliográficas sobre prática de Composição em grupo. Não tenho tido 
sucesso nas pesquisas até agora. Muito obrigado pela atenção.<br><br>Cordialmente<br><br><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="4"><font size="3">Daniel Lemos</font></font></p><p style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">
<font size="4"><font>Curso de Música/DEART - </font></font><font style="font-family:tahoma, new york, times, serif;" size="2"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/">musica.ufma.br</a></font></p><font><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><font size="1"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://ufma.academia.edu/dlemos">ufma.academia.edu/dlemos</a></font></span></font><font><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://audioarte.blogspot.com/">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">
<font><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;"></span></font><font><font><span style="font-family:tahoma, new york, times, serif;">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br></font><span style="font-family:arial, helvetica, sans-serif;"></span></td>
</tr></tbody></table></div></div>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
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