<html><body><div style="color:#000; background-color:#fff; font-family:times new roman, new york, times, serif;font-size:12pt"><div><span>







<div class="p1">Eu queria resgatar a colocação do Alê:</div>
<div class="p2"><br></div>
<div class="p3">"Não creio que saia boa coisa de uma prática de composição coletiva sem uma grande dose de cumplicidade."</div>
<div class="p2"><br></div>
<div class="p1">Passei por diversas experiências de criação musical coletiva: desde a banda punk onde todos fazíamos a música, des-arranjo e às vezes inclusive a letra, passando por várias parcerias (principalmente duos relacionados à eletrônica) onde houve várias formas de se trabalhar (podia ser composição simultânea, tipo ambos sentados frente ao computador, outras vezes uma composição linear, onde um compunha uma parte e o outro compunha o resto, projetos de improvisação "livre", remixes, colaboração criativa com intérprete, música para teatro, etc.). Tenho sentido prazer ao fazer isto e geralmente os resultados foram satisfatórios. No entanto, o tipo de colaboração que mais me deixou "em dúvida", foi justamente uma instância de criação coletiva "sistematizada". É um projeto com diretrizes bem claras, até com uma "filosofia" própria, mas são convidadas e juntadas para compor pessoas que não se conhecem entre si, para
 seguirem um esquema mais ou menos delimitado, terminando de ser delimitado pelos próprios participantes (geralmente 4). Essa experiência ainda não me convenceu muito.</div>
<div class="p2"><br></div>
<div class="p1">Eu gostaria de saber mais sobre essa obra made in João Pessoa, fiquei curioso. Contem mais detalhes!</div><div class="p1"><br></div><div class="p1">Abs.</div></span></div><div> </div><div><font class="Apple-style-span" face="tahoma, 'new york', times, serif"><b>Bryan Holmes</b></font><br></div>  <div style="font-size: 12pt; font-family: 'times new roman', 'new york', times, serif; "> <div style="font-size: 12pt; font-family: 'times new roman', 'new york', times, serif; "> <div dir="ltr"> <font size="2" face="Arial"> <hr size="1">  <b><span style="font-weight:bold;">From:</span></b> Ale Fenerich <fenerich@gmail.com><br> <b><span style="font-weight: bold;">To:</span></b> Daniel Lemos <dal_lemos@yahoo.com.br> <br><b><span style="font-weight: bold;">Cc:</span></b> anppom-l@iar.unicamp.br <br> <b><span style="font-weight: bold;">Sent:</span></b> Monday, March 19, 2012 10:11 PM<br> <b><span style="font-weight:
 bold;">Subject:</span></b> Re: [ANPPOM-Lista] Composição em Grupo<br> </font> </div> <br>
<div id="yiv407068968">Caro Daniel e demais colegas<div><br></div><div><br></div><div>há alguns anos tenho participado de iniciativas de composição coletiva e posso colecionar alguns tipos de experimento.</div><div><br></div><div><br></div><div>
Em 2003-2005 participei, com Daniel Quaranta, Luiz Eduardo Castelões e Rodolfo Caesar, tanto do grupo Experimenta (eu + Quaranta + Castelões) quanto do AnãMagra (os quatro, posteriormente só eu e Caesar). Em ambos os casos, alguém vinha com uma base ou um som a ser transformado pelo outro. Me lembro de ter botado na roda um sambão de gafieira todo picotado; Caesar botou uma invenção de Bach filtrada; Quaranta, um ritmo de Candomblé; Castelões, algumas buzinas sequenciadas, etc. </div>
<div><br></div><div>Isso deu margem, se bem me lembro, para algumas músicas minhas (A Escada Infinita, A Morte do Compositor de Terno: http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm) e de outras tantas de Caesar, que ele chama de "Quatro Peças para 'Lounge" (http://sussurro.musica.ufrj.br/abcde/c/caesarrodolf/20052005/caesarro7.htm). No Experimenta deu um Frankstein bem interessante, que apresentamos na Bienal de 2003 (Heterotopias 2). Infelizmente isso não está no ar.</div>
<div><br></div><div><br></div><div>O procedimento era como de uma transformação contínua de um tema de passacaglia, por exemplo: cada um vinha com uma camada a mais (ou a menos) em um bolo que partiu de uma ideia ou material musical bem simples.</div>
<div><br></div><div>Um outro projeto que participo há anos é o Duo N-1, com Giuliano Obici. Ali fazemos de tudo: compomos, criamos instrumentos, improvisamos, tocamos, criamos imagens e relações audiovisuais, fuçamos em tecnologia. Ultimamente temos nos especializado: realizamos em duo a concepcão das peças audiovisuais ao vivo mas Giuliano se responsabiliza da realização da imagem, e eu, do som. No entanto, é uma composição coletiva conseguida às custas (ou pelo benefício) de muito diálogo, conversas de bar, ensaios infindos, piração coletiva. Não creio que saia boa coisa de uma prática de composição coletiva sem uma grande dose de cumplicidade.</div>
<div><br></div><div><br></div><div>Poderia falar também da minha prática de improvisação com Tato Taborda, realizada há anos também, que é dirigida por ele e pelas sonoridades da Geralda, seu instrumento: </div><div><br></div>
<div>http://www.youtube.com/watch?v=wvDnbOa1obU</div><div><br></div><div>São improvisações livres, mas o material e as direções são todas sugeridas pelo instrumento!</div>
<div><br></div><div><br></div><div>Enfim, são algumas práticas as quais participei/participo. Posso te dar mais detalhes, se for do seu interesse!</div><div><br></div><div><br></div><div>Um abraço, boa sorte na sua busca</div>
<div><br></div><div><br>Alexandre Fenerich<br><div class="yiv407068968gmail_quote">Em 16 de março de 2012 11:10, Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" ymailto="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" target="_blank" href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="yiv407068968gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0"><tbody><tr><td valign="top" style="font:inherit;"><br>Olá,<br><br>Gostaria de saber se vocês conhecem referências 
bibliográficas sobre prática de Composição em grupo. Não tenho tido 
sucesso nas pesquisas até agora. Muito obrigado pela atenção.<br><br>Cordialmente<br><br><div style="font-family: tahoma, 'new york', times, serif; "><font size="4"><font size="3">Daniel Lemos</font></font></div><div style="font-family: tahoma, 'new york', times, serif; ">
<font size="4"><font>Curso de Música/DEART - </font></font><font style="font-family: tahoma, 'new york', times, serif; " size="2"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://musica.ufma.br/">musica.ufma.br</a></font></div><font><span style="font-family: tahoma, 'new york', times, serif; "><font size="1"><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://ufma.academia.edu/dlemos">ufma.academia.edu/dlemos</a></font></span></font><font><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family: tahoma, 'new york', times, serif; "><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://audioarte.blogspot.com/">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="font-family: tahoma, 'new york', times, serif; ">
<font><span style="font-family: tahoma, 'new york', times, serif; "></span></font><font><font><span style="font-family: tahoma, 'new york', times, serif; ">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br></font><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; "></span></td>
</tr></tbody></table><br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>
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