Caro Daniel,<br><br>Aproveitando as indicações que todos estão dando sobre composições coletivas, informo também que em 2000 eu, Sergio Kafejian, Ignacio Campos e Paulo von Zuben trabalhamos em uma obra coletiva para a III Bienal Internacional de Música Eletroacúsitca de São Paulo, ocorrida no Sesc Vila Mariana chamada "O tempo da Espiral" . A peça, composta coletivamente, foi concebida tendo como mote principal a ocupação do espaço arquitetônico do atrium do Sesc. A formação era: eletroacústica em 10 canais (com auto-falantes) espalhados em espiral pelo atrium, Grupo de percussão, faluta, violão e piano. O Sergio tem todas as partituras e gravações da obra arquivadas e tenho os programas que foram publicados pelo Sesc. Uma breve menção da obra foi publicada na chamada de eventos da Computer Music Journal daquele ano.<br>
<br>Abraços e parabéns pelo trabalho.<br><br><div class="gmail_quote">On Mon, Mar 19, 2012 at 1:34 PM, Daniel Lemos <span dir="ltr"><<a href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</a>></span> wrote:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><tbody><tr><td style="font:inherit" valign="top"><br>Olá prof. Palombini,<br>
<br>Creio que no primeiro exemplo que deste, parecer ser também o papel do intérprete na composição coletiva. Então esta participação pode ser considerada composição coletiva (assim como na Música Aleatória, o intérprete pode também ser considerado compositor?) Ou poderia ser mais um caso de "fordismo musical", dada a utilização do intérprete pela sua especialidade no domínio do instrumento, seguindo as tarefas ordenadas pelo "compositor-chefe"? É uma questão a se pensar... ainda não tenho muito claro o que seria de fato a composição coletiva, mas seria interessante analisar diversos contextos pra compreender o que pode ser "isto". Vamos ver se esboçamos algumas conclusões...<br>
<br>Um abraço,<br><br><p style="font-family:tahoma,new york,times,serif"><font size="4"><font size="3">Daniel
 Lemos</font></font></p><p style="font-family:tahoma,new york,times,serif"><font size="4"><font>Curso de Música/DEART - </font></font><font style="font-family:tahoma,new york,times,serif" size="2"><a rel="nofollow" href="http://musica.ufma.br/" target="_blank">musica.ufma.br</a></font></p>
<font><span style="font-family:tahoma,new york,times,serif"><font size="1"><a rel="nofollow" href="http://ufma.academia.edu/dlemos" target="_blank">ufma.academia.edu/dlemos</a></font></span></font><font><font size="1"> - </font></font><font size="1"><span style="font-family:tahoma,new york,times,serif"><a rel="nofollow" href="http://audioarte.blogspot.com/" target="_blank">audioarte.blogspot.com</a></span></font><br style="font-family:tahoma,new york,times,serif">
<font><span style="font-family:tahoma,new york,times,serif"></span></font><font><font><span style="font-family:tahoma,new york,times,serif">Universidade Federal do Maranhão</span></font><br></font><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"></span><br>
<br>--- Em <b>seg, 19/3/12, Carlos Palombini <i><<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left:2px solid rgb(16,16,255);margin-left:5px;padding-left:5px">
<br>De: Carlos Palombini <<a href="mailto:cpalombini@gmail.com" target="_blank">cpalombini@gmail.com</a>><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Composição em Grupo<br>Para: <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br>
Data: Segunda-feira, 19 de Março de 2012, 1:39<br><br><div><br>Daniel,<br><br>Não tenho nenhuma referência bibliográfica pra lhe oferecer, mas lembro que participei de duas experiências do gênero. A primeira foi em 1984, na oficina de composição coletiva que Klaus Huber ministrou no Décimo Segundo Curso Latino-Americano de Música Contemporânea, em Tatuí, nos tempos de Koellreutter. Participaram da oficina, entre outros, Álvaro Guimarães
 (falecido, <<a rel="nofollow" href="http://blog.joseeduardomartins.com/index.php/2009/07/04/alvaro-guimaraes-1956-2009-2/" target="_blank">http://blog.joseeduardomartins.com/index.php/2009/07/04/alvaro-guimaraes-1956-2009-2/</a>>, meu amigo Luiz de Bragança (falecido, <<a rel="nofollow" href="http://youtu.be/PU8fF3uu6Zs" target="_blank">http://youtu.be/PU8fF3uu6Zs</a>>), Fortuna (<<a rel="nofollow" href="http://www.youtube.com/watch?v=BYhIO1LQlGI" target="_blank" class="playable">http://www.youtube.com/watch?v=BYhIO1LQlGI</a>>), que depois fez carreira como cantora, e outros que não lembro. Mas lembro muito bem que Klaus Huber, depois de me ouvir ao piano, exclamou atônito: "mais c'est de la musique de salon!". Ele e Herman Sabbe, no entanto, gostavam de me ouvir declamar Rimbaud: "Jadis, si je me souviens bien, ma vie était un festin où s'ouvraient tous les coeurs, où tous les vins coulaient. Un soir, j'ai assis la Beauté sur mes jenoux. --- Et
 je l'ai trouvée amère. --- Et je l'ai injuriée."<br>
<br>Assim, meu papel na composição coletiva foi de escolher o texto, que foi picotado por processos muito elaborados de música contemporânea, o que deixou a salvo minha musique de salon. Lembro que após a apresentação, um latino-americano mais exaltado, levantou-se na platéia para dizer que aquela música era execrável, e que Klaus Huber não teria coragem de apresentar aquilo na suíça. E eu defendi o mestre.<br>

<br>A segunda experiência foi em Londres, durante um curso de Analog Sound Recording and Production Techniques. Um dos trabalhos do curso era produzir em estúdio de 16 canais uma composição coletiva. Isso foi em 1987, e passado um quarto de século, o baixo da dita composição ainda me assombra.<br>

<br>Em ambos os casos os resultados foram, de modos diversos, horrorosos.<br><br>Abraço,<br><br>Carlos  <br><span class="HOEnZb"><font color="#888888"><br>-- <br><div>carlos palombini<br></div><a rel="nofollow" href="http://www.researcherid.com/rid/F-7345-2011" target="_blank">www.researcherid.com/rid/F-7345-2011</a><br>


</font></span></div><span class="HOEnZb"><font color="#888888"><br>-----Anexo incorporado-----<br><br><div>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
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Lista de discussões ANPPOM<br>
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