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<BODY 
style="WORD-WRAP: break-word; -webkit-nbsp-mode: space; -webkit-line-break: after-white-space" 
bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT size=2 face=Arial>Como estamos no campo das informações sobre 
composição coletiva. Em 1972, nós, alunos de  de música da ECA , nos 
apresentamos na JAC, Jovem Arte Contemporânea, com uma obra coletiva. O local 
foi o Museu de Arte Contemporânea, localizado no último andar do prédio da 
Bienal e deve estar documentado pois fazia parte das atividades oficiais do 
evento. O caráter da apresentação já era o que hoje chamam de "pós 
moderno" <FONT size=3 face="Times New Roman">, pois as características de 
cada compositor do grupo era preservada, misturando momentos de estilos os 
mais variados, além de ter sido muito divertido. </FONT></FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2 face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>---- Original Message ----- </DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="BORDER-LEFT: #000000 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; PADDING-RIGHT: 0px; MARGIN-LEFT: 5px; MARGIN-RIGHT: 0px" 
dir=ltr>
  <DIV 
  style="FONT: 10pt arial; BACKGROUND: #e4e4e4; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=silvioferrazmello@uol.com.br 
  href="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br">silvioferrazmello</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=rodolfo.caesar@gmail.com 
  href="mailto:rodolfo.caesar@gmail.com">Rodolfo Caesar</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> quinta-feira, 22 de março de 2012 
  14:00</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-Lista] Composição em 
  Grupo</DIV>
  <DIV><BR></DIV>aliás, aproveitando o ensejo
  <DIV>Tato realizou um trabalho de criação coletiva ainda no encontro de jovens 
  compositores que aconteceu na usp em 1980.</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>Realmente falta documentação…este terreno é um mundo a ser 
  pesquisado.</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>abs</DIV>
  <DIV>silvio</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV><BR>
  <DIV>
  <DIV>On Mar 22, 2012, at 7:51 AM, Rodolfo Caesar wrote:</DIV><BR 
  class=Apple-interchange-newline>
  <BLOCKQUOTE type="cite">Caros,<BR><BR><BR>Muito interessante a assimetria 
    entre material bibliográfico e produção em composição coletiva / 
    improvisação. É mesmo um tema e tanto para dissertações.<BR>Caso seja de seu 
    interesse, posso encaminhar diretamente ao seu email, Daniel, dados 
    sobre  eventos, dos quais me lembro, que podem somar. De alguns deles 
    participei. Foram parcerias com Vania Dantas Leite, Tim Rescala, o Conjunto 
    Vazio (Vania, Tato Taborda, Tim Rescala + convidados Sandra Lobato, Anna 
    Maria Kieffer, Léo Küpper), Maurício Loureiro, Peter Schuback, Ale Fenerich, 
    Fernando Iazzetta, Michelle Agnes, Lilian Campesato, J.A. 
    Mannis.<BR>Digníssimo de nota era o grupo Juntos, dirigido pelo Tato. E deve 
    ter mais um monte que não estou lembrando agora.<BR><BR>Abs,<BR><BR>Rodolfo 
    Caesar<BR><BR><BR><BR>
    <DIV class=gmail_quote>2012/3/21 Daniel Lemos <SPAN dir=ltr><<A 
    href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br">dal_lemos@yahoo.com.br</A>></SPAN><BR>
    <BLOCKQUOTE 
    style="BORDER-LEFT: #ccc 1px solid; MARGIN: 0px 0px 0px 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex" 
    class=gmail_quote>
      <TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
        <TBODY>
        <TR>
          <TD vAlign=top><BR>Olá Sílvio,<BR><BR>Interessante o conceito de 
            improvisação que mencionaste. Lembro que há pouco foi dito que a 
            improvisação seria uma "mescla" de composição e performance, mas tu 
            deste um exemplo interessante de improvisação em termos de notação 
            musical.<BR><BR>Sobre a questão do tempo, me recordo também do que 
            Berio disse ao tratar sobre a Sequenza IV para Piano. Nesta peça, 
            Berio tratou melodia e harmonia como um só elemento musical, sendo 
            que se este elemento estivesse expandido no tempo, seria melodia; 
            caso estivesse condensado, tenderia à harmonia. Interessante este 
            tratamento do "horizontal" e "vertical" na Música.
            <DIV class=im><BR><BR>Um abraço,<BR><BR>
            <P style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><FONT 
            size=4><FONT size=3>Daniel Lemos</FONT></FONT></P>
            <P style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><FONT 
            size=4><FONT size=+0>Curso de Música/DEART - </FONT></FONT><FONT 
            style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif" size=2><A 
            href="http://musica.ufma.br/" rel=nofollow 
            target=_blank>musica.ufma.br</A></FONT></P><FONT size=+0><SPAN 
            style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><FONT size=1><A 
            href="http://ufma.academia.edu/dlemos" rel=nofollow 
            target=_blank>ufma.academia.edu/dlemos</A></FONT></SPAN></FONT><FONT 
            size=+0><FONT size=1> - </FONT></FONT><FONT size=1><SPAN 
            style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><A 
            href="http://audioarte.blogspot.com/" rel=nofollow 
            target=_blank>audioarte.blogspot.com</A></SPAN></FONT><BR 
            style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><FONT size=+0><SPAN 
            style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"></SPAN></FONT><FONT 
            size=+0><FONT size=+0><SPAN 
            style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif">Universidade 
            Federal do Maranhão</SPAN></FONT><BR></FONT><SPAN 
            style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif"></SPAN><BR><BR>--- 
            Em <B>qua, 21/3/12, silvioferrazmello <I><<A 
            href="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" 
            target=_blank>silvioferrazmello@uol.com.br</A>></I></B> 
            escreveu:<BR></DIV>
            <BLOCKQUOTE 
            style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px">
              <DIV class=im><BR>De: silvioferrazmello <<A 
              href="mailto:silvioferrazmello@uol.com.br" 
              target=_blank>silvioferrazmello@uol.com.br</A>><BR>Assunto: Re: 
              [ANPPOM-Lista] Composição em Grupo<BR></DIV>Para: "Daniel Lemos" 
              <<A href="mailto:dal_lemos@yahoo.com.br" 
              target=_blank>dal_lemos@yahoo.com.br</A>><BR>Cc: <A 
              href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" 
              target=_blank>anppom-l@iar.unicamp.br</A><BR>Data: Quarta-feira, 
              21 de Março de 2012, 20:34
              <DIV>
              <DIV class=h5><BR><BR>
              <DIV>
              <DIV>
              <DIV>Oi Daniel,</DIV>Se posso colocar mais lenha da fogueira.
              <DIV>Toda tipologia sempre se desdobra sem fim.<BR>
              <DIV>
              <DIV>Existe um processo composicional que implica em improvisação 
              também, mesmo que sobre o papel.</DIV>
              <DIV>Lembro aqui de um processo descrito pelo Marcos Mesquita, em 
              que escrevia a cada dia um acorde sobre o papel, qualquer acorde, 
              e depois de um ano escrevendo acordes com durações específicas, os 
              reuniu todos e apresentou como peça para piano.</DIV>
              <DIV>Também trabalhei assim na composição de uma de minhas peças 
              para piano, todo dia escrevia um ou dois compassos, se escrevia 
              algo que não gostava, estava impedido de apagar, tinha de 
              prosseguir e tentar fazer aquela coisa se apagar 
              auditivamente.</DIV>
              <DIV>Ou seja, são processos temporais, talvez a questão não seja 
              distinguir improvisação e composição pelo paradigma clássico de 
              profundidade mas pelo modo como o tempo se manifesta no 
              processo.</DIV>
              <DIV>Um compositor que trabalhe simples melodias, harmonizadas e 
              encadeadas, não necessariamente trabalha com universos "fora do 
              tempo", talvez tenha o domínio temporal com parceiro, assim como 
              um improvisador.</DIV>
              <DIV><BR></DIV>
              <DIV>E nas improvisações podemos ter também o oposto, o chorinho 
              compreende uma estrutura super complexa, que os músicos dominam, e 
              que agenciam nas improvisações...ou seja, tocam uma peça 
              hiper-escrita, que sequer precisa estar na partitura de tão 
              estruturada que é. </DIV>
              <DIV><BR></DIV>
              <DIV>abs</DIV>
              <DIV>Silvio</DIV>
              <DIV><BR></DIV>
              <DIV>  </DIV>
              <DIV><BR></DIV>
              <DIV>On Mar 21, 2012, at 2:36 PM, Daniel Lemos wrote:</DIV><BR>
              <BLOCKQUOTE type="cite">
                <TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
                  <TBODY>
                  <TR>
                    <TD vAlign=top><BR>Olá caro Sílvio e colegas,<BR><BR>Achei 
                      bem pertinente definir duas modalidades de composição 
                      coletiva: "rizomática" e "arborescente". Seria possível 
                      que a improvisação pudesse assumir duas funções neste 
                      contexto:<BR><BR>a) servir como ferramenta composicional, 
                      a partir da experimentação e avaliação dos elementos 
                      musicais pesquisados;<BR>b) representar a liberdade - 
                      "livre-arbítro" segundo Boulez - no processo de 
                      composição, onde há liberdade ao intérprete ou compositor 
                      para tomada de decisões. Aqui teríamos os elementos 
                      musicais que não podem ser controlados de forma 
                      sistemática pelo compositor ou o sistema composicional 
                      utilizado.<BR><BR>Com relação a esta "letra b", gosto de 
                      pensar em "improvisação" como imprevisibilidade e 
                      "composição" como controle, todos fazendo parte de um 
                      mesmo processo - que seria a elaboração de uma obra 
                      musical (Swanwick já defendia esta ideia, mas em outro 
                      contexto, voltado à didática musical). Toda obra pode se 
                      encaixar em um ponto entre a improvisação e a composição. 
                      Não existe peça onde se possa controlar na totalidade 
                      todos os aspectos musicais - parâmetros, agógica, 
                      acústica, intenção do intérprete, recepção pelos ouvintes, 
                      por exemplo; nem existe peça totalmente improvisada, pois 
                      toda peça necessariamente possui uma forma musical. Neste 
                      caso, creio que o "rizomático" e o "arborescente" se 
                      fundiriam em um elemento só, variando o peso de cada um de 
                      acordo com o contexto musical. Não seria?<BR><BR>Um 
                      abraço,<BR><BR>
                      <P style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><FONT 
                      size=4><FONT size=3>Daniel Lemos</FONT></FONT></P>
                      <P style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><FONT 
                      size=4><FONT size=+0>Curso de Música/DEART - 
                      </FONT></FONT><FONT 
                      style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif" size=2><A 
                      href="http://musica.ufma.br/" rel=nofollow 
                      target=_blank>musica.ufma.br</A></FONT></P><FONT 
                      size=+0><SPAN 
                      style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><FONT 
                      size=1><A href="http://ufma.academia.edu/dlemos" 
                      rel=nofollow 
                      target=_blank>ufma.academia.edu/dlemos</A></FONT></SPAN></FONT><FONT 
                      size=+0><FONT size=1> - </FONT></FONT><FONT 
                      size=1><SPAN 
                      style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><A 
                      href="http://audioarte.blogspot.com/" rel=nofollow 
                      target=_blank>audioarte.blogspot.com</A></SPAN></FONT><BR 
                      style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><FONT 
                      size=+0><SPAN 
                      style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"></SPAN></FONT><FONT 
                      size=+0><FONT size=+0><SPAN 
                      style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif">Universidade 
                      Federal do Maranhão</SPAN></FONT><BR></FONT><SPAN 
                      style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif"></SPAN><BR><BR>--- 
                      Em <B>qua, 21/3/12, silvioferrazmello <I><<A 
                      href="http://mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br" 
                      rel=nofollow 
                      target=_blank>silvioferrazmello@uol.com.br</A>></I></B> 
                      escreveu:<BR>
                      <BLOCKQUOTE 
                      style="BORDER-LEFT: rgb(16,16,255) 2px solid; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px"><BR>De: 
                        silvioferrazmello <<A 
                        href="http://mc/compose?to=silvioferrazmello@uol.com.br" 
                        rel=nofollow 
                        target=_blank>silvioferrazmello@uol.com.br</A>><BR>Assunto: 
                        Re: [ANPPOM-Lista] Composição em Grupo<BR>Para: "Ale 
                        Fenerich" <<A 
                        href="http://mc/compose?to=fenerich@gmail.com" 
                        rel=nofollow 
                        target=_blank>fenerich@gmail.com</A>><BR>Cc: "Daniel 
                        Lemos" <<A 
                        href="http://mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br" 
                        rel=nofollow 
                        target=_blank>dal_lemos@yahoo.com.br</A>>, <A 
                        href="http://mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br" 
                        rel=nofollow 
                        target=_blank>anppom-l@iar.unicamp.br</A><BR>Data: 
                        Quarta-feira, 21 de Março de 2012, 10:33<BR><BR>
                        <DIV>
                        <DIV>
                        <DIV>Daniel</DIV>
                        <DIV><BR></DIV>
                        <DIV>Acho que aquele quadro que escrevi ainda outro dia 
                        se amplia ainda mais com estas experiências do 
                        Alexandre.</DIV>
                        <DIV>Quando ele fala da geralda, traz uma coisa 
                        importante: o suporte dirige muito o trabalho.</DIV>
                        <DIV><BR></DIV>
                        <DIV>Quando trabalhamos em Campos tínhamos o Flo 
                        conduzindo a parte eletrônica com alunos mais voltados a 
                        esta prática (dentre eles o ignácio Campos) e eu a parte 
                        de escritura instrumental (dentre os alunos, o Pedro 
                        Kroeger)</DIV>
                        <DIV>Cada um dos domínios acabou tendo um rumo, mesmo 
                        que concatenados a cada aula coletiva, o que de certo 
                        modo foi conduzido pelo tema do curso: Messiaen.</DIV>
                        <DIV>Naquele caso tínhamos então 3 determinantes, 
                        Messiaen, a eletroacústica e a escrita 
                        instrumental.</DIV>
                        <DIV><BR></DIV>
                        <DIV>Pensando um pouco sobre o que veio sendo debatido, 
                        vejo no mínimo dois mecanismos:</DIV>
                        <DIV>o rizomático (coletivo em que depois de certo tempo 
                        não se tem mais como localizar pontos de origem)</DIV>
                        <DIV>o arborescente (coordenado, seja por uma pessoa, 
                        seja por um sistema, seja por um suporte ou uma 
                        temática)</DIV>
                        <DIV><BR></DIV>
                        <DIV>acho que aqui chegamos a um suporte teórico bacana 
                        que é a sistêmica e seus diversos desdobramentos na 
                        ciência, nas artes e na filosofia.</DIV>
                        <DIV><BR></DIV>
                        <DIV>No Brasil acho que Jonatas, Mannis (ele faz cursos 
                        de composição empregando a ideia de composição coletiva 
                        com I-Ching, na UNICAMP), Iazzetta, Rogério Costa, Duda, 
                        e o pessoal da Paraíba (nesta exp. narrada pelo 
                        Valério), o pessoal do N-1...são realmente referências 
                        interessantes.</DIV>
                        <DIV>Muitos destes trabalhos tem resultados escritos em 
                        textos, dentre eles a tese de doutorado do Rogério 
                        (infelizmente ainda não publicada) que traz muito das 
                        ramificações de processos de criação coletiva por 
                        improvisação livre que trabalhamos no antigo grupo 
                        Akronon.</DIV>
                        <DIV><BR></DIV>
                        <DIV>abs</DIV>
                        <DIV>silvio</DIV>
                        <DIV><BR>
                        <DIV>
                        <DIV>On Mar 19, 2012, at 10:11 PM, Ale Fenerich 
                        wrote:</DIV><BR>
                        <BLOCKQUOTE type="cite">Caro Daniel e demais colegas
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV>há alguns anos tenho participado de iniciativas 
                          de composição coletiva e posso colecionar alguns tipos 
                          de experimento.</DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV>Em 2003-2005 participei, com Daniel Quaranta, 
                          Luiz Eduardo Castelões e Rodolfo Caesar, tanto do 
                          grupo Experimenta (eu + Quaranta + Castelões) quanto 
                          do AnãMagra (os quatro, posteriormente só eu e 
                          Caesar). Em ambos os casos, alguém vinha com uma base 
                          ou um som a ser transformado pelo outro. Me lembro de 
                          ter botado na roda um sambão de gafieira todo 
                          picotado; Caesar botou uma invenção de Bach filtrada; 
                          Quaranta, um ritmo de Candomblé; Castelões, algumas 
                          buzinas sequenciadas, etc. </DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV>Isso deu margem, se bem me lembro, para algumas 
                          músicas minhas (A Escada Infinita, A Morte do 
                          Compositor de Terno: <A 
                          href="http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm" 
                          rel=nofollow 
                          target=_blank>http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm</A>) 
                          e de outras tantas de Caesar, que ele chama de "Quatro 
                          Peças para 'Lounge" (<A 
                          href="http://sussurro.musica.ufrj.br/abcde/c/caesarrodolf/20052005/caesarro7.htm" 
                          rel=nofollow 
                          target=_blank>http://sussurro.musica.ufrj.br/abcde/c/caesarrodolf/20052005/caesarro7.htm</A>). 
                          No Experimenta deu um Frankstein bem interessante, que 
                          apresentamos na Bienal de 2003 (Heterotopias 2). 
                          Infelizmente isso não está no ar.</DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV>O procedimento era como de uma transformação 
                          contínua de um tema de passacaglia, por exemplo: cada 
                          um vinha com uma camada a mais (ou a menos) em um bolo 
                          que partiu de uma ideia ou material musical bem 
                          simples.</DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV>Um outro projeto que participo há anos é o Duo 
                          N-1, com Giuliano Obici. Ali fazemos de tudo: 
                          compomos, criamos instrumentos, improvisamos, tocamos, 
                          criamos imagens e relações audiovisuais, fuçamos em 
                          tecnologia. Ultimamente temos nos especializado: 
                          realizamos em duo a concepcão das peças audiovisuais 
                          ao vivo mas Giuliano se responsabiliza da realização 
                          da imagem, e eu, do som. No entanto, é uma composição 
                          coletiva conseguida às custas (ou pelo benefício) de 
                          muito diálogo, conversas de bar, ensaios infindos, 
                          piração coletiva. Não creio que saia boa coisa de uma 
                          prática de composição coletiva sem uma grande dose de 
                          cumplicidade.</DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV>Poderia falar também da minha prática de 
                          improvisação com Tato Taborda, realizada há anos 
                          também, que é dirigida por ele e pelas sonoridades da 
                          Geralda, seu instrumento: </DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV><A class=playable 
                          href="http://www.youtube.com/watch?v=wvDnbOa1obU" 
                          rel=nofollow 
                          target=_blank>http://www.youtube.com/watch?v=wvDnbOa1obU</A></DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV>São improvisações livres, mas o material e as 
                          direções são todas sugeridas pelo instrumento!</DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV>Enfim, são algumas práticas as quais 
                          participei/participo. Posso te dar mais detalhes, se 
                          for do seu interesse!</DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV>Um abraço, boa sorte na sua busca</DIV>
                          <DIV><BR></DIV>
                          <DIV><BR>Alexandre Fenerich<BR>
                          <DIV>Em 16 de março de 2012 11:10, Daniel Lemos <SPAN 
                          dir=ltr><<A 
                          rel=nofollow>dal_lemos@yahoo.com.br</A>></SPAN> 
                          escreveu:<BR>
                          <BLOCKQUOTE 
                          style="BORDER-LEFT: #ccc 1px solid; MARGIN: 0px 0px 0px 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex">
                            <TABLE border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0>
                              <TBODY>
                              <TR>
                                <TD vAlign=top><BR>Olá,<BR><BR>Gostaria de saber 
                                se vocês conhecem referências bibliográficas 
                                sobre prática de Composição em grupo. Não tenho 
                                tido sucesso nas pesquisas até agora. Muito 
                                obrigado pela 
                                atenção.<BR><BR>Cordialmente<BR><BR>
                                <P 
                                style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><FONT 
                                size=4><FONT size=3>Daniel 
                                Lemos</FONT></FONT></P>
                                <P 
                                style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><FONT 
                                size=4><FONT size=+0>Curso de Música/DEART - 
                                </FONT></FONT><FONT 
                                style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif" 
                                size=2><A href="http://musica.ufma.br/" 
                                rel=nofollow 
                                target=_blank>musica.ufma.br</A></FONT></P><FONT 
                                size=+0><SPAN 
                                style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><FONT 
                                size=1><A href="http://ufma.academia.edu/dlemos" 
                                rel=nofollow 
                                target=_blank>ufma.academia.edu/dlemos</A></FONT></SPAN></FONT><FONT 
                                size=+0><FONT size=1> - </FONT></FONT><FONT 
                                size=1><SPAN 
                                style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><A 
                                href="http://audioarte.blogspot.com/" 
                                rel=nofollow 
                                target=_blank>audioarte.blogspot.com</A></SPAN></FONT><BR 
                                style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"><FONT 
                                size=+0><SPAN 
                                style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif"></SPAN></FONT><FONT 
                                size=+0><FONT size=+0><SPAN 
                                style="FONT-FAMILY: tahoma,new york,times,serif">Universidade 
                                Federal do 
                                Maranhão</SPAN></FONT><BR></FONT><SPAN 
                                style="FONT-FAMILY: arial,helvetica,sans-serif"></SPAN></TD></TR></TBODY></TABLE><BR>________________________________________________<BR>Lista 
                            de discussões ANPPOM<BR><A 
                            href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
                            rel=nofollow 
                            target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________<BR></BLOCKQUOTE></DIV><BR></DIV>________________________________________________<BR>Lista 
                          de discussões ANPPOM<BR><A 
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                de discussões ANPPOM<BR><A 
                href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
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                target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________</BLOCKQUOTE></DIV><BR></DIV></DIV></DIV></DIV></DIV></BLOCKQUOTE></TD></TR></TBODY></TABLE><BR>________________________________________________<BR>Lista 
      de discussões ANPPOM<BR><A 
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