<table cellspacing="0" cellpadding="0" border="0" ><tr><td valign="top" style="font: inherit;">Caros todos, referente a carta de Alexandre e Damián,<br><br>   A gente fala em "academia", como se ela fosse uma coisa só, mas de física teória a medicina, de sociologia a educação física tem uma laaaaaaarga diferença. A produção artística se encaixa nos extremos de critérios avaliativos que impõem cada uma dessas áreas.<br>   Não sei porque tanta resitência a aceita-la como parte da produção de professores. Ninguém, claro deseja tirar o lugar da pesquisa teórica que encontra nas ciências humanas seu modelo mais aproximado. Mas a performance acadêmica tem seus modos próprios de configuração de conhecimento...<br><br>Abraços, <br><br>Luciano<br><br>--- Em <b>ter, 5/6/12, Alexandre Ficagna <i><alexandre_ficagna@yahoo.com.br></i></b> escreveu:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255);
 margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><br>De: Alexandre Ficagna <alexandre_ficagna@yahoo.com.br><br>Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência<br>Para: "Damián Keller" <musicoyargentino@hotmail.com>, "anppom-l@iar.unicamp.br" <anppom-l@iar.unicamp.br><br>Data: Terça-feira, 5 de Junho de 2012, 17:19<br><br><div id="yiv472454002"><div><div style="color:#000;background-color:#fff;font-family:verdana, helvetica, sans-serif;font-size:10pt;"><div id="yiv472454002"><div><div style="color:#000;background-color:#fff;font-family:verdana, helvetica, sans-serif;font-size:10pt;"><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074848"><span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748121">Caro Damián,</span><span><br></span></div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748124"><br><span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748121"></span></div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748125"><span
 id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748121">você tem razão, eu acabei generalizando em minha afirmação. Estava me referindo a um pesquisador experiente que publica regularmente em congressos e revistas nacionais.</span></div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748411"><span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748121">Também concordo que a reflexão teórica faz parte
 do processo criativo. Também, não só, e o problema é que esta parte acaba tendo mais valor acadêmico, e não igual valor.<br></span></div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748141"><br>Quanto à discussão anterior - e talvez até saindo do foco -<span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748121">ainda penso que se os critérios de avaliação das artes na academia são os mesmos de outras áreas, então por que arte na academia? Seremos sempre aqueles que não conseguem se adequar, que utilizam métodos remendados, ou que precisam de malabarismos para justificar suas pesquisas, por vezes precisando "emprestar" de outras áreas do conhecimento para "trazer importância" ao seu objeto de estudo (importante ressaltar que não estou colocando neste balaio as pesquisas de fato interdisciplinares). Sempre pedindo desculpas por criar ou tocar.<br></span></div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748278"><br><span
 id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748121"></span></div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748279"><span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748121">Se as artes não contribuem criando novas formas de abordar o conhecimento - ainda que
 dialogando com outras, claro - então seremos sempre "quase-ciência-de-verdade". <br></span></div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748327"><br><span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748121"></span></div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748328"><span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748121">Por fim, a avaliação por pares conta com alguns fatores: o mais evidente e claro é sem dúvida o perfil da revista, mas há também o perfil do avaliador, sua empatia ou não para com o assunto (quantos casos de pesquisadores que se dedicam a criticar uma linha de pesquisa por conta de um desafeto pessoal...), com o estilo de escrita, etc. Penso que fatores "subjetivos"</span><span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748351" class="yiv472454002tab"></span> estão por todos os lados, não só na produção artística. A dificuldade de avaliação não deveria ser desestímulo à produção.<br></div><div
 id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748487"><br><span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748351" class="yiv472454002tab"></span></div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748488"><span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748351" class="yiv472454002tab">Será que o futuro do compositor na academia é compor para concursos/bienais e escrever "estilo Qualis A" para que sua produção seja considerada "de valor"? Espero que não.<br><br>No mais, estou achando o debate ótimo!<br></span></div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748288"><br><span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748121"></span></div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748479"><span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748121">Um abraço cordial a todos<br></span></div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748482"><span id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748121">Alexandre</span></div><div
 id="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074851"> </div><div>http://soundcloud.com/alexandre-ficagna<br id="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074856">www.myspace.com/alexandreficagna<br id="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074861">---------------------------------<br id="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074866">Endereço:<br id="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074871">Avenida Juscelino Kubitschek, 3117, apto 603<br id="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074876">Bairro: Vl.
 Ipiranga<br id="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074881">Londrina - PR<br id="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074886">CEP: 86010-540<br id="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074891"></div>  <div class="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074894" id="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074896" style="font-family:verdana, helvetica, sans-serif;font-size:10pt;"> <div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748419" class="yiv472454002yui_3_2_0_23_133889767074899" style="font-family:times new roman, new york, times, serif;font-size:12pt;"> <div dir="ltr"> <font face="Arial" size="2"> <hr size="1">  <b><span style="font-weight:bold;">De:</span></b> Damián Keller <musicoyargentino@hotmail.com><br> <b><span style="font-weight:bold;">Para:</span></b> anppom-l@iar.unicamp.br <br> <b><span style="font-weight:bold;">Enviadas:</span></b> Domingo, 3 de Junho de 2012 15:23<br> <b><span style="font-weight:bold;">Assunto:</span></b> [ANPPOM-Lista] Matéria sobre
 avaliação diferenciada entre arte e ciência<br> </font> </div> <br><div id="yiv472454002">

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<div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748418"><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748417" dir="ltr">
<div><span style="font-size:10pt;">Oi Alexandre,</span></div><div><br></div><div>> Todas as questões formuladas, todo o debate gerado, todos os insights, só surgiram a partir de "problemas" que são parte de seus processos criativos.</div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748416"><br></div><div>Concordamos. E aí tenho que fazer um adendo, a reflexão teórica forma parte desse processo criativo.</div><div><span style="font-size:10pt;">A parte questionável está nestas afirmações...</span></div><div><br></div><div>> Também acredito que a avaliação por pares não é a fórmula mágica da qualidade. Ela no máximo mantém um nível, digamos, estatístico, uma média. Alguém habituado a publicar artigos facilmente pode escrever algo "genérico" e tê-lo publicado. Sem esforço.</div><div><br></div><div>Vc já tentou publicar em revistas internacionais indexadas? Não falo em science ou nature, revistas menos visadas da nossa área
 mesmo. Eu
 cheguei a demorar 2 anos para conseguir ter um artigo aceito, e isso não inclui o trabalho prévio em programação, composição e aferição de resultados, estou falando só da parte escrita.</div><div id="yiv472454002yui_3_2_0_23_1338897670748493"><br></div><div>As colocações do Valério e do Álvaro são pertinentes. A avaliação do trabalho precisa levar em conta o impacto na área e fora da área específica. Parte desse impacto depende da capacidade do músico de comunicar os resultados do seu trabalho para outros pesquisadores. Lamentavelmente, só o resultado sonoro não é suficiente.</div><div><br></div><div>Por enquanto, a única forma de garantir a qualidade do trabalho é a avaliação anônima por pesquisadores experientes. Essa é a prática adotada internacionalmente em todas as áreas. Por isso parte do argumento do Charles não se sustenta. O Qualis está errado justamente nos itens em que não adota os mecanismos de avaliação
 aceitos
 internacionalmente.</div><div><br></div><div>Abraço,</div><div>Damián</div>                                      </div></div>
</div><br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________<br><br> </div> </div>  </div></div></div></div></div></div><br>-----Anexo incorporado-----<br><br><div class="plainMail">________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________</div></blockquote></td></tr></table>