<div dir="ltr"><br>Divulgando o FILO: 
<a href="http://www.filo.art.br/site/">http://www.filo.art.br/site/</a><div>vale conferir!<br><div class="gmail_quote"><div><br class="Apple-interchange-newline">Drª Magali Kleber</div><div><span style="font-size:x-small">Diretora da Casa de Cultura</span></div>
<div><span style="font-size:x-small">Universidade Estadual de Londrina</span><br></div><div><span style="font-size:x-small">Fone 55 43 3323 8562</span><br></div><div><font size="1">Londrina - Paraná<br>Brasil</font></div>



<div><div dir="ltr">
<div><b><br></b></div><div><b><br></b></div><div><b><br></b></div><div><b>INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS OFICINAS DAS ATIVIDADES FORMATIVAS DO FILO</b><u><b><br><br></b></u>As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail <a href="mailto:oficinas@filo.art.br" target="_blank">oficinas@filo.art.br</a> (link disponível no site do festival), por meio de carta de intenção e currículo resumido. A divulgação dos participantes selecionados será realizada no dia seguinte ao encerramento das inscrições.<br>
As inscrições para as oficinas dos grupos pH2: estado de teatro, Theatre ad Infinitum e Varasanta <u>encerram no dia 11/06.</u><br>
As inscrições para a oficina Máscara Neutra <u>encerram no dia 15/06</u>.<u><b><br></b></u>As atividades formativas do Filo são coordenadas pela Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL. Maiores informações pelo telefone 3322-1030 (Divisão de Artes Cênicas - Casa de Cultura da UEL -  Av. Celso Garcia Cid, 205)<br>

  <u><b><br><br>1 - Oficina "Da fotografia à cena: o deslocamento do olhar cotidiano como provocador da criação teatral" - Grupo [pH2]: estado de teatro - SP<br></b></u></div><div><div><b>15 de junho, das 14:00H às 18:00h</b></div>
<div><b>Carga Horária: 4hs</b></div><div><b>Vagas: 14</b></div><div><p style="text-align:justify"><b><span style="font-family:Arial">Investimento: Gratuito</span></b></p><p style="text-align:justify"><font face="Arial"><b>Público: Artistas e não artistas com mais de 16 anos.<br>
</b></font></p><p style="text-align:justify"><font face="Arial"><b>Local: Curso de Artes Cênicas - CECA - Campus da UEL</b></font></p><p style="text-align:justify"><br></p><p style="text-align:justify"><font face="Arial">O workshop, de caráter prático, tem como referência a série fotográfica <i>Recollections in America</i>, de David Lachapelle.Serão expostas aos participantes fotografias da referida série de LaChapelle. Essas imagens revelam um cotidiano estranhado, uma situação de histeria e desespero, e até uma tragédia iminente, circunstâncias que se manifestam no espetáculo do grupo. Após esse contato, os participantes criarão imagens cênicas e posteriormente construirão fluxos narrativos a partir dessas imagens.</font></p>
<p style="text-align:justify"><font face="Arial">O  workshop pode ser compreendido em duas etapas: uma primeira de apropriação das imagens fotográficas e uma segunda de criação cênica e textual a partir dessas imagens. Será ministrado por Nicole Oliveira, dramaturga do grupo e por Bruno Moreno, ator do grupo.</font></p>
<p style="text-align:justify"><font face="Arial"><b><br></b></font></p></div></div><div><br></div><div><u><b>2- Oficina Theatre ad Infinitum - Inglaterra<br></b></u></div><div><b>15 e 16 de junho, das 14:00H às 18:00h</b></div>
<div><b>Carga Horária: 8hs</b></div><div><b>Vagas: 14</b></div><div><p style="text-align:justify"><b><span style="font-family:Arial">Investimento: R$30,00 / R$15,00 (estudantes)</span></b></p><p style="text-align:justify">
<font face="Arial"><b>Público: Estudantes e profissionais de teatro e dança</b></font></p><p style="text-align:justify"><font face="Arial"><b>Local: Curso de Artes Cênicas - CECA - Campus da UEL</b></font></p></div><div><br>
</div><div><u><b>3- Oficina Varasanta - Colômbia<br></b></u></div><div><br></div><div><p style="text-align:justify"><b><span style="font-family:Arial">Curso: A POESIA DA AÇÃO</span><span style="font-family:Arial"></span></b></p>
<p style="text-align:justify"><b><span style="font-family:Arial">Período: 15 e 16 de junho, das 13:30 às 16:30</span></b></p><p style="text-align:justify"><b><span style="font-family:Arial">Carga Horária: 6hs</span></b></p>
<p style="text-align:justify"><b><span style="font-family:Arial">Vagas: 14</span></b></p><p style="text-align:justify"><b><span style="font-family:Arial">Investimento: R$30,00 / R$15,00 (estudantes)</span></b></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial"><b>Público: Estudantes e profissionais de teatro e dança</b></font></p><p style="text-align:justify"><font face="Arial"><b>Local: Curso de Artes Cênicas - CECA - Campus da UEL</b></font></p>


<p style="text-align:justify"><b><span style="font-family:Arial"> </span></b><span style="font-family:Arial"></span></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial">O trabalho desenvolvido pelo Teatro
Varasanta fundamenta sua prática no ator criador com ênfase no treinamento como
desenvolvimento da energia e sua transformação em obra de arte. A tradição do grupo
aponta para o ator como poeta da ação, que ao transformar a energia cria o
poema cênico através da relação de seu organismo com o espaço, o tempo e os
mundos que habita.</font></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial"> </font></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial">Nestas sessões de trabalho conduzidas
pelos oito integrantes do Teatro Varasanta visa-se o encontro com as práticas
criativas desenvolvidas pelo grupo. Através do contato com elementos do
treinamento, com estruturas rítmicas e cantos tradicionais porta-se espaços que
possibilitem aos participantes plasmar nas coordenadas espaço-temporais suas
pulsações interiores.</font></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial"> </font></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial">Através do desenvolvimento da percepção
musical para um corpo que comunica em estado de representação, visa-se a
criação de ações e sua elaboração cênica. Memória pessoal e coletiva,
pensamento,  imagens, palavras, sons irão compor o tecido criativo 
em um processo de escuta e contato com o outro.</font></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial"> </font></p>

<p style="margin-bottom:1.0pt;text-align:justify"><font face="Arial">MINISTRANTES: </font></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial"> </font></p>

<p style="margin-bottom:1.0pt;text-align:justify"><font face="Arial">Fernando Montes</font></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial">Liliana Montaña</font></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial">Beto Villada</font></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial">Francisco Rebollo</font></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial">Marcia Cabrera</font></p>

<p style="text-align:justify"><font face="Arial">Gina Gutierrez</font></p>

<font style="font-size:10pt" face="Arial" size="2">Isabel Gaona<br><br></font>A Fundação Teatro Varasanta – centro para a transformação do ator – foi 
criada em abril de 1994. Desde o início, o grupo esteve sob a direção de
 Fernando Montes, que se formou em Paris com Jacques Lecoq, Mónica 
Pagneux e Ryzard Cieslak durante quatro anos, e na Itália no 
Workcenter de Jerzy Grotowski, sob a direção do mestre Jerzy Grotowski e
 de Maud Robart.<br></div><div><br></div><div><b><u>4- Oficina Inês Marocco - Porto Alegre - RS<br></u></b></div><div><br></div><div><p style="text-align:justify"><b>Curso</b>: <b><i>Máscara
Neutra </i></b></p>

<p style="text-align:justify"><b>Período:</b>
de 23 a 26 de junho, 14:00 às 18:00h</p>

<p style="text-align:justify"><b>Carga Horária</b>:16 hs </p>

<p style="text-align:justify"><b>Vagas</b>:
20.</p>

<p style="text-align:justify"><b>Investimento:</b> R$50,00 / R$25,00 (estudantes)</p>

<p style="text-align:justify"><b>Público:</b>
Estudantes e profissionais de Artes Cênicas</p>

<p style="text-align:justify"><b>Local:</b>
Curso de Artes Cênicas – CECA - Campus da UEL</p>

<p style="text-align:justify"> </p>

<p style="text-align:center" align="center"><b>  <i>Máscara
Neutra</i></b></p>

<p style="text-align:justify;text-indent:35.4pt">A máscara neutra é uma
técnica  para a formação do ator que desenvolve, entre outras coisas, o
estado da neutralidade, do silêncio e da calma que são pré requisitos para
a criação de<b> </b>qualquer tipo de jogo ou estilo<b>.</b>  Com a máscara, o ator é obrigado
a trabalhar com o corpo que é o seu principal meio de expressão, mas que
na maior parte das vezes é colocado em segundo plano em detrimento de uma
interpretação de personagens que prioriza os aspectos psicológicos da
atuação.Muitas vezes é no rosto que o ator coloca a expressão de seus estados e
emoções, tornando-a uma máscara de vícios e clichês. Ao esconder o rosto, a
máscara ajuda a eliminar estes vícios que o ator adquire por comodidade e
também por falta de esclarecimentos técnicos.O corpo do ator também sofre uma
adaptação a este <i>“novo rosto”</i>
eliminando os movimentos e vícios corporais adquiridos, pois  é na
calma e no silêncio que a máscara proporciona, e não na agitação ou exagero
superficial, que este se expressará organicamente e ganhará uma dimensão <i>extracotidiana</i>
re descobrindo a sua inteligência. O ator desenvolve então um estado de
tranqüilidade, as capacidades de economia, eficácia, precisão dos
movimentos  e disponibilidade, que constituem a base necessária para a
instauração de qualquer jogo.</p>

<p style="text-align:justify">        <b>    </b>A
importância da máscara neutra como técnica para o ator está no fato de que ela
é indispensável para aquele indivíduo, ator ou não ator que quer se expressar
cenicamente de maneira não banal, <i>extracotidiana</i> e de forma orgânica. A
máscara neutra deveria ser a base, o primeiro exercício do ator, antes de
realizar qualquer trabalho em cena.<b> </b>    </p>

<p style="text-align:justify"><b> </b></p>

<p style="text-align:justify"><b>Abordagem:</b> A abordagem adotada é prática e
se fundamenta no Sistema pedagógico da <b><i>Escola
Internacional de Mimo e Teatro de Jacques Lecoq</i></b>, em Paris.</p>

<p style="text-align:justify"> </p>

<p style="text-align:justify"><b>Ministrante:</b>
Ines Alcaraz Marocco é
diretora teatral e pesquisadora da formação do ator. Possui graduação em
Direção Teatral e Licenciatura em Arte Dramática pela Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Diplôme d'Études Aprofondies - Université
de Paris VIII (1985) e doutorado em Doctorat en Esthétique Sciences et
Technologie des Arts - Université de Paris VIII (1997). Formação na École
Internationale de Théâtre, Mime et Mouvement Jacques Lecoq (1983/1984).
Atualmente é professora do departamento de Arte Dramática (DAD) da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. </p>

<p style="text-align:justify;text-indent:35.4pt">Dentre os principais espetáculos
que dirigiu estão: "O Sobrado", com o Grupo Cerco, em 2008, vencedor
do Prêmio Braskem em Cena no XVI Festival Internacional Porto Alegre em Cena
nas categorias Melhor Espetáculo pelo Júri Popular e Melhor Espetáculo pelo
Júri Oficial, vencedor de três prêmios Açorianos de Teatro 2009 (Melhor Direção
para Inês Marocco, Melhor Dramaturgia e Melhor Ator Coadjuvante para Luis
Franke, vencedor de Prêmio RBS Cultura de Melhor Espetáculo 2009 (votação por
Júri Popular); "Semeando Dobraduras", em 2006; "Rituais do
cotidiano", em 2005; "O Nariz", em 2003; "Os Tambores
Silenciosos", em 1997; "Manantiais", em 1989; "De como lhe
foi extirpado o sofrimento ao Sr. Mockimpott", em 1987; "Toda
linguagem é uma bobagem", em 1987; e "Soirée de Bouffons", em
1985.</p>

<p style="text-align:justify">Como pesquisadora, propôs o treinamento de atores
baseado na pesquisa "As técnicas corporais do gaúcho e a sua relação com a
performance do ator/dançarino" através da pratica do treinamento
continuativo na busca pela precisão de movimentos e ações.</p>

<p style="text-align:justify"> </p>

<p style="text-align:justify"><b>Metodologia</b>: As aulas são práticas, com
exercícios individuais, em pequenos grupos e com o grande grupo, iniciando
com aquecimento  onde são desenvolvidas as capacidades de concentração,
atitude, ponto fixo,postura extra cotidiana.Através do aquecimento, os alunos
desenvolverão a percepção do outro, do seu corpo no tempo 
e   espaço de jogo. Após o aquecimento, os alunos
experimentarão a máscara através de propostas dadas. Os exercícios são feitos
com e sem máscaras para melhor entendimento das propostas. Trabalho com os
Elementos da natureza: Terra, Ar, Água e Fogo. À medida que os alunos vão se
apropriando da essência da máscara esta será retirada e será desenvolvida a
transposição para o humano, verificando assim a funcionalidade do exercício
técnico da máscara no jogo.  </p>

<p style="text-align:center" align="center"><b> </b></p>

<p style="text-align:justify"><b>Sinopse:
</b>O estado neutro (anterior a ação): a
receptividade, a disponibilidade, a  calma,  o silêncio, o
equilíbrio.Uma viagem através da dinâmica da natureza e de seus elementos: a
economia de movimentos, o imaginário, o espaço, a presença do ator em cena.</p></div>                                         </div></div>
</div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div dir="ltr"><div>Drª Magali Kleber</div>
<div><font size="1">Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM</font></div>
<div><font size="1"><a href="http://www.abemeducacaomusical.org.br/" target="_blank">http://www.abemeducacaomusical.org.br/</a></font></div>
<div><font size="1">Gestão 2011-2013</font></div>
<div><span style="font-size:x-small">Diretora da Casa de Cultura</span></div><div><span style="font-size:x-small">Universidade Estadual de Londrina</span><br></div><div><span style="font-size:x-small">Fone 55 43 3323 8562</span><br>
</div><div><font size="1">Londrina - Paraná<br>Brasil<br></font></div></div><br>
</div></div>